in

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido?

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via A revista da mulher

As mulheres nunca estão satisfeitas com sua aparência e sempre querem mudar alguma coisa, se são loiras querem ser morenas e vice e versa, assim como se tem cabelo cacheado querem alisar. Mas e quando a mudança enjoa?

Você faz progressiva há um tempo e quer seus cachos de volta? Muitas mulheres, inclusive eu já passaram por isso.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

A melhor forma de tirar a progressiva é deixando de fazer a química no cabelo e passar pela transição capilar. No entanto a transição capilar não é rápida, podendo durar de 24 a 36 meses.

Pois a progressiva vai saindo gradativamente dos cabelos conforme vamos lavando. Mas será que não tem um jeito de tirar a progressiva mais rápido dos cabelos?

Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada.

Mas antes vamos entender…

O que é progressiva?

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via Perfeita o Blog da Moda

A escova progressiva é um tratamento químico que utiliza um produto que desestrutura os fios, tornando-os lisos por um determinado tempo. Esse tratamento também diminui o volume dos cabelos assim como o frizz.

Esse método de alisamento é indicado para mulheres que tem os cabelos bem cacheados ou crespos, mas não é indicado para quem tem cabelo afro, pois como os fios costumam ser mais porosos podem ser danificados pela progressiva.

Como é feita a progressiva?

A progressiva é feita no salão de beleza, primeiramente o cabelo da cliente é lavado com xampu antirresíduo e depois é secado. Então é passado o produto de alisamento.

O cabelo é secado novamente com o produto nos cabelos e o cabeleireiro modela os fios da cliente com a chapinha, deixando-os lisos. Por fim é feito um enxágue e passado um creme de tratamento para finalizar.

Atualmente a maioria das progressivas é feita com carbocisteína, um aminoácido que abre a estrutura dos fios e assim permite que o alisamento seja feito através da chapinha.

Quanto tempo dura a progressiva?

A progressiva costuma durar de três a cinco meses, o tempo vai depender da reação em cada tipo de cabelo e das manutenções feitas em casa com produtos específicos que ajudam a progressiva a durar mais.

Passado o tempo de duração do tratamento os fios da raiz começam a nascer em seu formato original e assim as mulheres que desejam que o efeito liso continue voltam a fazer o tratamento.

É possível pintar os cabelos após fazer a progressiva?

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via Folha do Poder da Folha

Sim, mas o procedimento deve ser feito de quinze a vinte dias depois da progressiva, pois antes disso não é possível chegar ao tom desejado, além de você danificar os fios que já estão ressecados devido ao alisamento.

Quem tem os cabelos tingidos quando faz a progressiva também pode notar um desbotamento da cor. Sendo indicado fazer a progressiva trinta dias depois de ter pintado os cabelos.

Há contraindicações para fazer progressiva?

Como a química utilizada no tratamento é forte não é indicado que mulheres com couro cabeludo sensível e cabelos com oleosidade em excesso façam a progressiva, pois ela pode aumentar a sensibilidade e a oleosidade do couro cabeludo.

Mulheres que têm o cabelo virgem, ou seja, que não fizeram nenhum tratamento químico no cabelo, não devem fazer a progressiva, pois não obtêm os melhores resultados.

As grávidas devem evitar o tratamento também, pois as químicas usadas podem afetar a saúde da mãe e do bebê.

Existem complicações ao realizar a progressiva?

Se a concentração de formol no produto for muito alta pode causar problemas de saúde como queimadura, descamação do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, enjoo, vômito e desmaio.

Como tirar a progressiva mais rápido?

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via Depositphotos

Como dissemos anteriormente o processo de transição capilar não é rápido, podendo durar de 24 a 36 meses. Mas há algumas coisas que você pode fazer para acelerar o processo.

Confira algumas dicas:

Pare de Fazer Progressiva

A primeira coisa que você tem que fazer quando decide tirar a progressiva do cabelo é parar de fazer o tratamento ou outras químicas alisantes, mesmo que seja um alisamento mais leve. Pois dessa forma além de prolongar o efeito alisante, usar mais química no cabelo pode acabar danificando os fios.

Parando de usar a química você dará a chance do seu cabelo crescer normalmente e passar pela transição capilar.

Faça o Big Shop

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via Guia Feminina

A progressiva vai saindo conforme o cabelo vai nascendo, pois a raiz nasce na forma original cacheada, enquanto que o comprimento e as pontas permanecem lisos com o efeito da progressiva.

Assim muitas mulheres para terem os fios totalmente cacheados fazem o big shop que seria o grande corte, cortando o cabelo bem curto ou até mesmo raspando a cabeça. Essa é uma forma rápida de tirar a progressiva.

Mas se você não quiser não precisa chegar a tanto, basta ir cortando o cabelo aos poucos, fazer camadas e também dar mais textura aos fios através de cortes desfiados.

É legal que você busque a ajuda de um cabeleireiro para ver qual corte ele recomenda para seu tipo de rosto e cabelo.

Use xampu antirresíduo

A progressiva vai saindo aos poucos dos cabelos durante a lavagem, uma forma de acelerar o processo é utilizar xampu antirresíduo.

Esse tipo de xampu faz uma limpeza profunda no couro cabeludo, retirando todas as impurezas concentradas nele, inclusive a química da progressiva.

No entanto como o xampu antirresíduo resseca os cabelos ele não deve ser usado sempre. Sendo que pessoas que tem o cabelo oleoso devem usar uma vez por semana, quem tem cabelo normal deve utilizar uma vez a cada quinze dias e quem tem os cabelos secos uma vez por mês.

Faça hidratação nos cabelos

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via Universa Uol

Você também deve fazer hidratação nos cabelos com regularidade, pois dessa forma esse tratamento ajudará na recuperação dos cabelos devido ao dano que a progressiva causa, assim os fios podem crescer mais fortes e saudáveis.

O ideal é fazer a hidratação uma vez por semana, sendo que você pode utilizar uma máscara de hidratação de sua preferência ou mesmo fazer uma receita caseira.

Assim seus cabelos ficarão mais hidratados e com mais brilho e maciez. Uma dica legal é acrescentar algumas gotas de óleo vegetal na máscara de hidratação para que o efeito do tratamento seja maior.

Faça um cronograma capilar

Além da hidratação você também pode fazer outros tratamentos nos cabelos, dessa forma você ajudará os fios a se recuperarem dos danos que a progressiva causou.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Assim é indicado que você faça um cronograma capilar, que nada mais é do que uma agenda de tratamentos para serem realizados no mês. Entre os tratamentos que compõe o cronograma capilar estão: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

A hidratação como falamos anteriormente ajuda os cabelos a ficarem mais hidratados, macios e com mais brilho. Ela também ajuda a preparar os cabelos para outros tratamentos, como os que falaremos a seguir.

Ela é feita através de máscaras de hidratação ou mesmo receitas caseiras. A hidratação deve ser feita uma vez por semana.

A nutrição ajuda a repor os lipídios naturais para devolver a oleosidade natural dos cabelos. Ela é feita através de óleos vegetais como óleo de coco, óleo de amêndoas, entre outros. A nutrição também pode ser feita uma vez por semana.

Já a reconstrução ajuda a repor a massa e proteínas dos fios, dando mais rigidez e força aos cabelos. Ela é feita através de queratina líquida, arginina, colágeno, entre outros. A reconstrução deve ser feita uma vez por mês.

Para fazer o cronograma capilar você deve organizar os dias que vai lavar seus cabelos para fazer os tratamentos. Veja um exemplo de cronograma capilar:

Primeira semana: Uma hidratação e uma nutrição.

Segunda semana: Uma hidratação e uma nutrição.

Terceira semana: Uma hidratação e uma reconstrução.

Quarta semana: Uma hidratação e uma nutrição.

Cada tratamento deve ter dois dias de intervalo um do outro, assim você dará tempo de seus cabelos absorverem o tratamento realizado e poderem se recuperar para o próximo tratamento.

Dicas

Como passar pela transição capilar?

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via Uma Preta Afiada

Passar pela transição capilar não é fácil, já que o cabelo fica com texturas diferentes, o que deixa os fios com um aspecto estranho. Assim você não sente que seus cabelos estão bonitos e sua autoestima pode ficar lá embaixo.

Mas há algumas coisas que você pode fazer para passar pela transição capilar tranquilamente e ainda deixar seus cabelos bonitos. Entre elas:

Fazer penteados que valorizem seu visual

Você pode utilizar penteados que valorizem seu visual e não deixem o cabelo com aspecto estranho, como coque, semi-preso ou trança.

Esses penteados acabam escondendo as diferentes texturizações dos cabelos, dando uma aparência mais despojada e até mais chique ao seu visual.

Usar acessórios nos cabelos

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via All Things Hair

Os acessórios também ajudam a disfarçar as diferenças em texturização e também ajudam a compor os penteados, deixando os cabelos ainda mais bonitos, entre eles temos: tiaras, presilhas, lenços, turbantes, laços e grampos.

Com eles você pode criar vários penteados diferentes e dar uma variada no visual, podendo usar um acessório a cada dia ou look diferente que vai usar.

Fazer texturização

Você também pode fazer texturização em seus cabelos, enrolando as partes que estão lisas com a ajuda de acessórios. Entre esses acessórios estão os bigudinhos, bobs, grampos ou mesmo enrolando os fios com os próprios dedos.

A dica é umedecer seus cabelos ou fazer a texturização após lavá-los e deixar secando ao natural, podendo até mesmo dormir com os cabelos enrolados para quando acordar, seus cabelos já estarem prontos com os cachinhos que você deseja.

Fazer escova

Como Tirar a Progressiva do Cabelo Mais Rápido Dicas de Menina
Foto: via Pinterest

Outra forma de você passar pela transição capilar é fazendo escova em seus cabelos até que todos os fios estejam cacheados.

Apesar de seu desejo ser usar seus cabelos ao natural, há mulheres que ainda não estão preparadas para isso, então uma boa forma de começar a se preparar aos poucos é manter seus fios lisos através da escova.

Assim você mantém seu cabelo liso, mas quando passar pela transição pode dar aquela mudança radical no visual e mostrar suas madeixas cacheadas.

Ter paciência

A transição capilar não é realizada de um dia para o outro, podendo durar até dois anos. Por isso é necessário que você tenha paciência.

Você pode não ter os cabelos que deseja hoje, mas seguindo as dicas que demos, você poderá aproveitar as mudanças gradativas que seus cabelos vão passar conforme vão voltando a ficar cacheados e assim quando menos esperar as madeixas que você tanto deseja aparecerão.

Aceitar a mudança

Mudar nem sempre é fácil, ainda mais se falando de cabelo, que é muito importante para a mulher compor o visual. Mas se você tem mesmo vontade de ter suas madeixas cacheadas de volta o sacrifício é válido.

Através da transição capilar você vai ver a mudança gradualmente e assim poderá se acostumar aos poucos a ter os cabelos cacheados. E assim quando eles voltarem completamente ao normal vai estar preparada para recebê-los e mostrá-los às outras pessoas com orgulho.

Fazer desprogressiva é uma boa opção?

Um tratamento que tem sido divulgado é a desprogressiva, que nada mais é do que uma química para cachear os cabelos. Esse tratamento é indicado para ser realizado durante a transição capilar para quem deseja ter logo fios cacheados e não quer esperar muito para isso.

No entanto a desprogressiva não é indicada já que é outra química que além de não tirar a progressiva que foi feita anteriormente pode acabar danificando os cabelos.

Confira a explicação da vlogueira Tamires Maia que fala sobre a desprogressiva e dá um alerta às mulheres.

A desprogressiva não é um tratamento que é oferecido somente nos salões de beleza, mas também há indústrias que estão vendendo produtos de desprogressiva para quem deseja cachear os fios de forma artificial.

Saiba que não é indicado adquiri-los, já que além do tratamento não ser indicado pode ser perigoso usar essa química em casa, sem ajuda profissional.

E lembre-se que isso foge totalmente da razão de você estar realizando a transição capilar, ter seus cabelos naturais de volta, assim fazendo outro processo químico você pode nem saber mais como são seus fios naturais.

Por isso não tenha pressa, seja perseverante e faça a transição capilar tranquilamente através das dicas que demos neste artigo, assim você deixará seu cabelo livre de químicas e pode apostar que eles ficarão mais bonitos e saudáveis.

botox capilar dicas de menina

Botox Alisa O Cabelo? Por Quanto Tempo? Veja Aqui

Hidratação de Banana Para que Serve Dicas de Menina

Hidratação de Banana Para que Serve? Funciona?