in

Como se Depilar Sozinha? Veja 10 Dicas!

Tudo Sobre Depilação com Lâmina

Fazer a depilação corporal não precisa ser um problema. Você pode fazê-la de diversas formas, na sua própria casa! Separamos alguns dos métodos mais eficientes e de baixo custo. Descubra como se depilar em casa:

1. Creme depilatório

Creme depilatório é bem comum e o menos restritivo, ele é indicado para quem tem problemas de inflamação do folículo do pelo, que pode acontecer para depilação com lâmina. Os cremes são geralmente feitos à base de tioglicolato de amônia, substância química usada em alisamentos de cabelo, que ajuda na quebra da estrutura do fio, dissolvendo-o por completo.

Esta técnica porém existe que um teste seja feito. Aplique o creme depilatório escolhido na parte de trás do braço, onde ficará menos visível. Aguarde 24h para aparecer alguma reação alérgica, se for o caso.

Lembre-se de hidratar a região depilada e evitar a exposição no sol sem proteção.

2. Como se depilar com pinça

Depilação com pinça é recomendado para pequenas quantidades de pelos ou ajuste após a depilação feita com cera (quente ou fria). A pinça pode ser usada em casos de emergência, se na hora de entrar na piscina você encontrou um pelo que está te incomodando. Evite tirar grandes quantidades, pois essa técnica aumenta a probabilidade de foliculite.

Faça a higienização da pinça, banhando ela em álcool.

3. Lâmina

No caso das lâminas, a depilação é feita de modo superficial, ou seja, ela não atinge a raiz, por isso a impressão dos pelos crescerem tão rápido. Mas se você prefere essa técnica por ser prática e, muitas vezes, mais acessível, não se esqueça de tomar os cuidados necessários.

Antes da depilação, tome banho com água morna, isso ajuda a amolecer os pelos e abrir os poros. Usar cremes ou gel emolientes também ajuda a hidratar e reduzir riscos de inflamação. O sentido no qual você faz a depilação com a lâmina, não interfere no resultado. Caso a pele fique vermelha, aplique uma loção calmante e nunca esqueça de usar protetor solar.

Passo a Passo

  • Esfoliação

Antes de tudo esfolie a sua pele. A esfoliação vai remover as células mortas fazendo com que sua pele fique macia, evitando o aparecimento de pelos encravados.

  • Depilação no banho

Fazer a depilação no banho pode ser uma ótima opção. Já que seus poros estarão se abrindo, além de manter a pele limpa.

  • Escurecimento da área

Dependendo da pele, ela pode ficar escura na região onde é feita a depilação com lâmina. Hoje em dia existem cremes e procedimentos clareadores, caso isso seja um incômodo. Procure sua dermatologista.

  • Lâmina enferrujada

Utilize a sua lâmina até 3 vezes seguidas, também evite deixá-la no box do banheiro, onde há mais umidade. Isso faz com que a lâmina enferruje e possa causar problemas de alergia, além de não ser mais tão eficiente.

  • Hidratação

É importantíssimo que você hidrate a pele para repor as vitaminas, evitando os pelos encravados.

4. Cera de açúcar, mel e limão

Essa receita caseira para depilação em casa é simples, mas requer muito cuidado. Você precisará de 250 gramas de açúcar cristal, 50 ml de limão e uma colher de chá de mel. Misture tudo e leve ao fogo. Espere ferver, para que fique no ponto ideal.  Depois, passe na região que deseja depilar e não tome sol após o uso da solução, o limão pode causar manchas graves na pele.

5. Como se depilar com cera natural de pepino

Com essa técnica você pode ficar sem seus pelos por um bom período de tempo. Para isso, você vai precisar de uma colher de sopa de bicarbonato, duas colheres de gelatina incolor, duas colheres de sopa de suco de pepino, duas colheres de sopa de leite. Misture tudo e leve ao fogo, espere esfriar e aplique na região que deseja depilar. Lembre-se que cada pele pode reagir de uma maneira diferente, por isso, é indicado fazer um teste em local que não seja visível e, em caso de alergia, procure um dermatologista.

6. Depilação egípcia

A técnica surgiu como uma maneira de remoção de pelos da maneira mais natural possível, usando fios para removê-los diretamente da raiz. A linha usada é confeccionada de algodão, para que não haja irritação na pele. O procedimento pode ser feito em casa, dependendo da habilidade de cada uma.

Você precisa amarrar as duas pontas do fio, até se formar um círculo. A parte enrolada forma uma espécie de tesoura, o que vai removendo os pelos.

7. Depilação com cera quente

Essa é uma técnica bem tradicional quando falamos de depilação. Ela pode ser feita tanto com cera caseira, quanto com a cera industrializada e os pelos são retirados desde a raiz, fazendo com que demorem para crescer.

A vantagem desta técnica é o custo benefício, as ceras são bem acessíveis no mercado e as receitas caseira são bem simples. Além disso, a depilação pode durar até 20 dias, que podem variar de acordo com a pessoa.

Porém, existem alguns pontos negativos quando se fala do uso da cera quente. Ela pode promover a perda da elasticidade da área depilada, pois a cera é arrancada de uma vez só, com força. Além disso, também existe o escurecimento da região depilada, além de existir possibilidade de casos de foliculite.

Algumas dicas para a depilação com cera quente:

– Antes da depilação, é importante que seja feito um teste de sensibilidade na região do pulso. Assim pode-se verificar a temperatura, sem correr risco de queimaduras.

– A cera quente nunca deve ser passada no sentido contrário do crescimento dos pelos.

– Não deixe a cera secar demais em sua pele e use a quantidade certa, caso passe pouca cera, pode dificultar a retirada e deixar ainda mais dolorido.

– Caso a cera seja industrializada, sempre confira os ingredientes usados em sua composição. Evite produtos que contenham componentes que te causam alergias.

8. Depilação com cera fria

Essa técnica de depilação é feita exclusivamente com ceras industrializadas. Elas são aplicadas frias sobre a pele, usando um lenço próprio para a depilação. Este método também remove os pelos desde a raiz.
Ela é feita de maneira mais simples do que a cera quente, pois não são necessários aparelhos para esquentá-la e não tem risco de queimaduras na pele. A cera está sempre em temperatura ambiente e pode ser uma ótima opção para mulheres com varizes.
Alguns produtos podem deixar resíduos e com isso a sensação de pele grudenta. A cera fria também pode ser mais dolorosa e agressiva, pois não possui o calor para dilatar os poros.

Dicas para depilação com cera fria:

– Fique sempre atenta aos componentes do produto, para que não haja problemas de alergia.

– Limpe bem a pele antes da depilação.

– Aplique a cera no sentido de crescimento dos pelos e retire-a no sentido contrário, para que os pelos saiam desde a raiz.

– Após a depilação, lembre-se de usar calmantes na pele, como loções de camomila ou calêndula, por exemplo.

9. Como se depilar com bicarbonato de sódio

Este é um tratamento caseiro, testado por diversas pessoas, para diminuir o crescimento de pelos. Lembre-se antes da aplicação, faça um teste em sua pele para ter certeza que não haverá reações alérgicas ou desconfortos. Cada organismo pode reagir de uma maneira diferente. Além disso, também é importante que um médico dermatologista seja consultado para acompanhamento.

Veja o passo a passo da aplicação:

– 1 colher de sopa de  bicarbonato de sódio

– 200 ml de água

– óleo de coco para hidratação da pele

– Cotonete

– Algodão

– Band-aid ou gaze

Coloque a água em uma panela, leve ao fogo e espere ferver. Quando estiver em ponto de borbulhar, retire a panela do fogo e despeje a água quente em um recipiente. Adicione o  bicarbonato de sódio, misture bem, até atingir ponto homogêneo.

Faça a aplicação da solução sempre antes de dormir. Mergulhe o cotonete  e aplique na área que deseja remover os pelos. Depois, coloque uma pequena quantidade de algodão por cima e aplique band-aid ou a gaze, usando esparadrapo, mantendo a área coberta até o dia seguinte.

De manhã retire o band-aid e lave a área com água morna, removendo toda a solução da pele. Aplique um hidratante com óleo de coco na área.

Repita a técnica de duas a três vezes por semana, para alcançar resultados. Em média, na terceira ou quarta aplicação será perceptível a diminuição de pelos.

10. Óleo de bebê para depilação

Com esta técnica você também diminuirá gradativamente a quantidade de pelos da região desejada. Para isso, você vai precisar de uma colher de sopa de iodo 2% e uma xícara de óleo de bebê. Usando um algodão, esfregue a área desejada com a mistura e deixe agir por cinco minutos. Limpe em seguida com um pano macio e úmido.

Estas técnicas podem te ajudar, tanto a diminuir gradativamente a quantidade de pelos nas regiões que desejar, como conseguir uma depilação que dure mais tempo. É importante ressaltar que cada pessoa pode reagir de maneira diferente à estas técnicas, por isso, nunca se esqueça de fazer testes antes da aplicação total dos produtos ou soluções feitas em casa. Caso haja reações alérgicas, sempre procure seu médico dermatologista para o tratamento correto.

Avatar

Written by Amanda

Deixe uma resposta

Dicas de menina - tpm sintomas

11 Dicas Eficientes para Aliviar os Sintomas da TPM

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Corretivos

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Corretivos