Categorias
Cabelo

Como matizar o cabelo com tinta: Preta, Cinza, Vermelha

Uma das técnicas que a mulherada costuma utilizar no cabelo é a Matização, que para quem não sabe é basicamente o método que promove a neutralização da cor capilar, eliminando qualquer pigmento indesejado. E hoje, o artigo irá focar em te mostrar como matizar o cabelo com tinta.

A Matização é comumente usada logo após um descolorimento dos fios, nas situações em que eles ficam com aspecto amarelado ou alaranjado, em vista deste processo. Matizá-los ajuda a alcançar a tonalidade almejada.

Para quem não sabe o produto com efeito Matizador tem pigmentos que penetram na parte externa das madeixas, o que é diferente do que ocorre que as tintas permanentes, que penetram na região interna capilar, mais conhecida como Córtex.

Qual a finalidade do Matizador?

No geral os produtos matizadores são excelentes opções para quem quer dar aquela revitalizada ou banho de brilho nos fios que já estão com a tintura desbotada ou com pigmentações de cor amarelada. Além disso, ele promove a correção da tonalidade do cabelo, tirando esses pigmentos indevidos.  

Em vista disso, o matizador é muito mais usado para tal finalidade: Deixar a cor do cabelo com harmonia e na tonalidade adequada.

Melhores indicações de uso do Matizador

Se você tem o cabelo descolorido, então o Matizador é excelente principalmente para você. O uso do produto não tem restrição, independente do procedimento químico que você tenha feito nas suas madeixas, contudo é importante ter cautela, pois que tem o cabelo muito clarinho pode acabar tendo um efeito contrário ao usar o Matizador. 

Matizadores violetas, por exemplo, se usados por um período muito excessivo em quem tem cabelo platinado, o resultado final será um cabelo com pimentos roxos. Por isso reforçamos, quem tem os fios claros precisa ter cuidado redobrado na hora da matização.

Cabelos Virgens podem ser matizados?

Existem muitos casos em que a mulher tem o cabelo natural muito claro e aí surge a dúvida sobre a possibilidade de matizá-lo, apesar dele nunca ter passado por um processo químico.

Porém, o que poucos sabem é que não é apenas o processo químico que afeta a cor do cabelo, existem diversos aspectos do ambiente externo que também contribui para que essa alteração ocorra, dos quais podemos destacar: A luz do sol, cloro de piscina, água do mar e a própria poluição.

Por conta desses agentes que também prejudicam o cabelo, quem tem o fio mais grisalho ou loiro, acaba sofrendo muito mais do que quem tem o cabelo naturalmente escuro. Em vista disso, recomenda-se aplicar um Matizador Violeta, pois ele irá recuperar todo o brilho que o cabelo natural perdera.

Quais os principais tipos de Matizadores?

Felizmente há uma variedade significativa de tons de Matizadores, cada um com sua finalidade para cada tipo de cabelo. Você pode encontrar Matizador Preto, Castanho, Loiro, Vermelho, Acinzentado e por aí vai.

Sem contar que você pode adquirir matizadores na versão máscara, na versão em creme ou na versão tradicional de Tonalizante. Mas é ideal ir em busca de ajuda profissional antes de decidir aplicar algum tipo de matizador, pois ele saberá identificar a necessidade do seu cabelo e aliá-la ao melhor produto para o seu caso. 

Descubra a seguir, o tipo de Matizador para o seu cabelo, dependendo da cor dele:

  • Loiras: Quem é loira sabe que tomar banho de piscina ou de água do mar, facilmente deixa o cabelo com tonalidades amareladas ou até mesmo esverdeadas. Quando isso ocorre é preciso utilizar um matizador para neutralizar a cor e para esse caso o ideal são os matizadores roxos. Quem tem o loiro platinado pode apostar no Matizador pérola também. Se o seu loiro estiver com pigmentos alaranjados, nesse caso o ideal é usar um produto de matização na cor Azul. Agora se estiver com pigmentação verde, o recomendado é procurar ajuda de um profissional para fazer a remoção dessa tonalidade, justamente pelo fato de que é necessário usar matizador vermelho nesse processo e se usar ele inadequadamente pode acabar transformando o cabelo loiro em ruivo.
  • Morenas: Para as de cabelo preto, a dica é usar um matizador na cor preta mesmo, para dar brilho aos fios, já que os fios nessa tonalidade acabam desbotando facilmente e é em vista disso que eles ficam com aquele aspecto opaco e sem vida muito mais rápido.
  • Ruivas e Avermelhadas: A mulher que tem o cabelo ruivo ou com qualquer tonalidade vermelha, o ideal é primeiro ir a um profissional da área para pode conseguir recuperar a pigmentação dos fios. Posteriormente dá para matizar o cabelo, com produtos já voltados para intensificação de cor ruiva e vermelha. Na hora de escolher a cor do Matizador não tem erro, basta escolher baseado no tom que você quer ter do seu cabelo ruivo ou vermelho.
  • Grisalhas: O cabelo grisalho tem uma maior tendência para ficar amarelado. Em vista disso é necessário fazer a utilização de produtos voltados para desamarelizar as madeixas, e deixa-las branquinhas e cheias de saúde. Se você tem o cabelo nessa tonalidade, os matizadores roxos ou violetas são os ideais.

De que forma se deve usar um Matizador?

Se você aliar um Shampoo com um Matizador da mesma linha, os resultados serão incríveis no cabelo. De forma geral, o tempo que o produto deverá agir vai depender de produto para produto e inclusive de marca para marca, por isso é fundamental sempre ler as instruções de uso. Mas para quem quer ter uma noção, o Matizador pode agir nas madeixas entre um período de cinco e trinta minutos.

Lembrando que é muito importante manter os cuidados diários do cabelo. Hidrate ele sempre e use Shampoos e máscaras de hidratação específico para o tipo do seu cabelo. Além disso, evite ao máximo lavar o cabelo com água em temperatura quente, pois isso acelera o processo de desbotamento da cor.

Se você nunca fez matização, o ideal é ir em busca de um profissional de confiança, pois se fizer de forma incorreta o cabelo pode acabar ficando com uma tonalidade ainda mais indesejada.

Qual a periodicidade do processo de Matização?

Não há uma regra específica quanto a isso, mas no geral orienta-se matizar os fios a cada vinte dias pelo menos, dependendo também da necessidade deles, uma vez que há cabelos que demoram mais para precisar da matização, enquanto que outros desbotam mais rápido.

Quem se expõe muito à luz solar ou toma frequentes banhos de piscina, naturalmente precisa fazer matização capilar em um período menos de a cada vinte dias. A mulher que tem cabelo vermelho ou Acinzentado, por exemplo, precisa matizar as madeixas a cada quinzena.

Onde é possível adquirir os Matizadores?

Os matizadores são muito fáceis de achar. Em farmácias e Lojas voltadas para produtos apilares, você consegue adquirir sem problemas. Lembrando que antes de comprar o seu, é importante consultar um profissional da área para saber exatamente qual é o tom de Matizador que o seu cabelo precisa.

Matizadores caseiros funcionam?

Facilmente você consegue achar inúmeras receitas naturais com efeito matizador. Contudo, os profissionais da área não indicam utilizá-las, porque além do efeito não ter tanta durabilidade, existe sim o risco de acabar manchando os fios ao invés de neutralizar o tom e deixar a cor linda e cheia de brilho.

Aliás, é importante frisar que os produtos comercializados com tal função são testados e apresentam fórmula científica, o que garante um melhor efeito desejado no cabelo. Se você usar receitinhas caseiras de forma indevida e uma delas acabar prejudicando os fios, dificilmente você vai conseguir reparar o dano e quando conseguir, não vai sair nada barato.

Existem contraindicações?

Na verdade, as contraindicações existentes estão relacionadas à utilização do produto, já que de maneira geral qualquer pessoa para passar por esse processo. É muitíssimo importante ter cautela no uso, pois ele precisa ser feito de forma correta para que não haja nenhum dano maior nas madeixas.

Um exemplo disso que já mencionamos é com relação ao tempo de ação do produto. Se você deixar demais, o seu cabelo pode acabar ficando com mechinhas azuladas, verdes ou até mesmo violetas.

Aliás, antes de aplicar qualquer produto no cabelo, inclusive o Matizador, faça um teste de mecha antes para saber se você não tem alergia ao produto e ver previamente como ficará o resultado dele no fio.

Como matizar o cabelo com tinta?

Se você tinha alguma dúvida sobre isso, sim é possível fazer a matização capilar utilizando tinta e vocês saberá como. Primeiramente, para quem não sabe, matizar o cabelo com tinta faz com que o efeito tenha muito mais durabilidade.

Com o processo que matiza os fios você consegue alcançar a tonalidade capilar que você tanto almeja, desde o loiro mais dourado até o platinado, tudo vai depender diretamente do tom da tinta que você irá aplicar na cabeleira.

Mas vale enfatizar: Se você está pensando em matizar o cabelo em casa com tinta ou tonalizante, você precisa conhecer bem sobre o assunto e conhecer sobre a Colorimetria, para evitar que haja qualquer problema indesejado com a cor dos fios. Qualquer dúvida buque ajuda de um profissional de sua confiança.

Quais as vantagens de se matizar o cabelo com tinta?

Para quem está querendo aprender a como matizar o cabelo com tinta, e que conhecer as vantagens de se fazer isso, fique ligado que nesse tópico iremos detalhar tudo.

Como o dia a dia de muitos é bem corrido, fica mais difícil ter tempo para cuidar com mais frequência dos cabelos. Nesse contexto entra a matização com a tinta que é indicada para quem precisa cuidar das madeixas, mantendo a cor delas mais viva por mais tempo, sem necessariamente precisar ficar matizando os fios semanalmente, por exemplo.

Além disso, a matização com tinta é recomendada para a mulher que ainda não conseguiu se adaptar com um tom de loiro claro demais e que por isso quer dar uma escurecidinha no tom, ou ainda simplesmente para quem quer neutralizar e remover as manchas que acabam ficando por conta do processo que visa descolorir o cabelo.

Aprenda a escolher o tom da tinta para a matização Capilar

Naturalmente a cor da tinta que você vai usar na matização vai depender da cor de fundo que o seu cabelo ficou depois do último processo de descoloração e principalmente do resultado que se espera disso.

Uma dica é prestar atenção nos números na hora de escolher a tinta. Basicamente o primeiro número se refere ao tom capilar, ou seja, quanto maior ele for, mais claro será os fios. Para se ter uma ideia, o número um se refere ao Preto Azulado e a doze se refere ao loiro super claro.

O segundo número está ligado a Nuance, que para quem não sabe é o reflexo que a tinta pode acabar deixando nas madeixas.

Veja agora como matizar o cabelo com tinta

Uma observação muito importante: O processo de matização capilar não equivale ao de tintura. Ambos possuem objetivos e ações diferentes nos fios. Em vista disso, o tempo que você deixa uma tinta no cabelo para colori-lo, será diferente de quando você for meramente matizá-lo.

Com relação à quantidade de produto que você irá usar, vai depender das instruções da marca que você adquiriu. Para o processo você precisará usar a tinta e a água oxigenada de dez ou vinte volumes.

A aplicação deverá ser feita em todo o seu cabelo e o tempo de ação é de no máximo dez minutinhos. Em seguida é só lavar as madeixas normalmente com o seu shampoo, sem esquecer de aplicar creme condicionante, para que as cutículas dos fios sejam bem seladas.

Depois das etapas seu cabelo já estará matizado. Se quiser aproveitar pode até hidratar a cabeleira para reforçar os resultados. Basta aplicar uma colher do seu creme de hidratação preferido na misturinha do Matizador.

Para melhor compreensão veja a seguir o passo a passo de como matizar o cabelo com tinta:

  • Separe grampos, papel alumínio e pincéis para te auxiliar no procedimento;
  • Em seguida separe as mais claras do seu cabelo, das mais escuras, e faça isso com a ajuda odos grampos e vá enrolando as mechas com o papel alumínio para promover a separação;
  • Com o pincel você irá espalhar todo o produto pelas mechas, garantindo que todas as regiões sejam atingidas. Depois de finalizar o tempo de ação do produto pode variar, mas será bem menor do que o tempo que você costuma deixar na hora de colorir os fios.  Entre dez e quinze minutos você poderá ficar com as madeixas matizadas, mas lembre-se de que tudo vai depender do tom que você deseja e claro, do tom atual dos seus fios.

Como matizar o cabelo com tinta preta?

Acredite se quiser, é possível sim matizar os cabelos loiros utilizando tinta preta. Aliás esse método é excelente para quem quer promover a remoção dos pigmentos alaranjados. Mas é claro, tem que ser feito tudo com cautela, afinal, é tinta preta em cabelo loiro não é mesmo? O menor erro pode deixar o loiro com aspecto chumbado. 

E sabe porque matizar o cabelo com tinta preta funciona? Por que essa tonalidade tem pigmentação Azulada, o que ajuda a promover a matização de cabelos com tonalidades do dourado até o mais loiro.

Anote aí a receitinha básica e segura: Para cada um centímetro de tinta, separe uma colher de água oxigenada de dez volumes e mais três de algum creme branco ou do Shampoo de sua preferência.

Quando você for fazer a misturinha, ela inicialmente ficará branca e aos poucos vai ficando com aspecto arroxeado, parecendo um lilás. A dica é deixar nesse tom mesmo para evitar que o matizador acabe chumbando a cor do fio.

Outra dica na hora da aplicação é certificar-se de passar em toda a região capilar, inclusive em toda a raiz, e quando deixar o produto agindo, deixe os primeiros dois minutos fazendo efeito nos fios, depois disso fique observando o tempo todo o resultado para que assim você previna também o indesejável aspecto chumbado.

Aliás, é importante seguir à risca as quantidades que indicamos acima para a receita de como matizar o cabelo com tinta preta, até porque se você fizer demais ou de menos o resultado pode não ser o esperado.

Quando for aplicar o produto nas madeixas faça isso usando uma luva, até porque o produto manchas a região das unhas e dos dedos. A mulherada que adora o tom acinzentado do cabelo tem a possibilidade de deixar o matizador agindo por um período maior.

Se quiser, aplique o produto com os cabelos ainda úmidos, isso ajuda na aplicação, uma vez que fica muito mais fácil de espalhá-lo por toda a região.

Tenha ciência de que se você for loira e quer matizar os fios com tinta preta, tem que ter muita cautela e nenhum pingo de pressa, pois qualquer erro pode deixar seu cabelo chumbado.

O segredo é ficar sempre de olho na ação do produto, porque dependendo do tom do seu cabelo ele pode demorar para clarear ou pelo contrário, ser muito rápido nesse processo. Quem tem os fios mais alaranjados acabam demorando mais, agora se o cabelo é muito claro o cuidado deve ser redobrado, porque eles chumbam muito facilmente.

Tomando todos os cuidados necessários o resultado final fica lindo. Você não vai se arrepender!

Independente se você quer matizar seus fios com tonalizante ou com tinta, o mais importante é seguir sempre a risca todas a orientações e preferencialmente ir em busca de ajuda profissional para não comprar um produto errado em um tom inadequado.

Com tonalidade capilar não se brinca, é necessário ter responsabilidade e saber bem o que está se aplicando na região, pois qualquer dano pode ser difícil de ser resolvido, principalmente quando o assunto é coloração.

Fazendo os cuidados o resultado fica maravilhoso. E matizar pode ser a solução dos seus problemas. Então pesquise bem e vá logo trazer harmonia para o tom das suas madeixas  e deixá-las ainda mais lindas!