in

Como Limpar Jaqueta de Couro – 19 Dicas!

19 Dicas! Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

A jaqueta de couro apesar de ser uma roupa cara, ela dura muito e por isso muitas mulheres fazem questão de ter essa peça no seu guarda-roupa. No entanto é uma roupa que precisa de cuidados especiais, especialmente na hora de limpar.

Se lavar jaqueta de couro na máquina ela estraga, podendo ficar pequena e deformada, por isso é indicado passar um pano úmido para tirar a sujeira. Essa forma pode ser realizada tanto para jaqueta de couro branco quanto bege, marrom ou preto.

Também é possível fazer esse processo para lavar a jaqueta de couro com forro de tecido.
Já a jaqueta de couro sintético pode ser lavada na máquina, desde que esteja dentro de um saquinho de lavar roupas delicadas.

É preciso hidratar a jaqueta de couro para conservá-la com óleos naturais como amêndoas e linhaça ou com produtos específicos. O bicarbonato pode ajudar a tirar o cheiro da jaqueta de couro fedida. Já a jaqueta de couro com mofo pode ser limpa com vinagre branco.

Quer saber mais?

Então confira 19 dicas que reunimos sobre como limpar jaqueta de couro.

Como limpar jaqueta de couro bege, marrom ou preta

A jaqueta de couro de coloração mais escura como bege, marrom ou preta pode ser limpa utilizando produtos de limpeza comuns que você tem em casa. Confira alguns:

Água e detergente

A junção de água e detergente pode ajudar a tirar manchas e a deixar sua jaqueta de couro mais limpa.

Para utilizar esses ingredientes você precisará misturar 50 ml de água e duas colheres de chá de detergente neutro líquido em uma tigela. Então você deverá mexer bem a solução com uma colher até que o detergente se dissolva.

Depois você deverá pegar uma tolha macia ou esponja e mergulhar na mistura. Torça para tirar o excesso de líquido de modo que a toalha ou esponja apenas fique úmida.

Passe a toalha ou a esponja sobre a parte externa da jaqueta e faça movimentos leves. Faça isso em toda a jaqueta até que ela esteja completamente limpa.

Depois você deverá pegar outra tigela e colocar apenas água. Troque a toalha ou limpe a esponja e mergulhe na água. Torça para sair o excesso de água e passe na jaqueta para retirar o detergente. Faça isso até que todo o detergente tenha saído.

Em seguida apanhe uma toalha seca e seque a jaqueta com cuidado. Então pendure a jaqueta do lado de fora do guarda-roupa e deixe secar naturalmente.

Observações

Não utilize uma quantidade maior de detergente da que foi indicada, pois poderá deixar a jaqueta desbotada.

Também não passe a toalha e a esponja encharcada, pois poderá danificar o couro da jaqueta.
E não seque a jaqueta no sol, na secadora ou com um secador de cabelo, pois o calor direto também prejudica o couro.

Água morna e sabão neutro

A água morna vai ajudar a tirar as sujeiras mais resistentes, enquanto que o sabão neutro tem a mesma função do detergente.

Para utilizá-los você deverá encher um balde com água morna e adicionar uma colher de sopa de sabão neutro, de preferência líquido. Misture bem até que se forme espuma.

Em seguida apanhe um pano macio ou uma esponja e mergulhe na mistura. Torça e passe suavemente na jaqueta. Quando tiver passado água morna com sabão em toda a jaqueta, prepare outro balde apenas com água.

Então molhe outro pano limpo ou a esponja (que já esteja sem sabão) e passe na jaqueta para remover o sabão. Depois de ter tirado todo o sabão passe um pano seco e macio sobre a jaqueta, para retirar o excesso de umidade.

Depois pendure a jaqueta de couro do lado em um local ventilado e deixe-o secar naturalmente.

Produto para limpar couro

19 Dicas! Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

Também é possível limpar a jaqueta de couro com um produto próprio. O produto próprio para couro ajuda a tirar a sujeira e manchas. Ele deve ser utilizado diretamente na parte suja do couro.

Há vários produtos disponíveis no mercado, sendo que você pode encontrar em forma de gel, spray ou barra.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Para utilizá-lo você deve aplicar uma pequena quantidade do produto sobre o couro, em seguida você deve apanhar uma toalha macia e limpa e passar na área, esfregando de dentro da para forma, de forma suave até que o produto seja absorvido.

Repita o procedimento se a sujeira ou mancha ainda não tiver saído. Caso fique algum resquício do produto você deve retirar com uma toalha limpa.

O produto vai fazer com que a jaqueta fique com uma aparência mais nova. Ele também deixará a pela mais hidratada e protegida.

Você poderá encontrar o produto para comprar em supermercados ou lojas de produtos para casa. Também é possível encontrar para comprar na internet.

Confira uma oferta em produto de limpeza e hidratação de couro no site das Lojas Americanas e também no site da Leroy Merlin.

Como limpar jaqueta de couro branco amarelado

Limpar a jaqueta de couro branco é um pouco mais difícil, especialmente quando estamos falando em tirar as manchas amareladas. Mas é possível através de alguns produtos. Confira:

Sabonete líquido neutro e água morna

Esses produtos além de não danificar o couro branco ainda ajuda a limpá-lo. Para fazer isso você deve misturar uma parte de sabonete líquido neutro (exemplo: um copo de café) e oito partes de água morna (exemplo: oito copos de café) em uma tigela.

Misture até que sabonete seja dissolvido. Em seguida mergulhe um pano limpo na mistura, torça para tirar o excesso de água e passe sobre o couro de forma suave.

Caso a sujeira ainda não tenha saído aplique novamente e continue fazendo movimentos circulares suaves.

Depois você deverá colocar água em outra tigela, pegar outro pano e mergulhá-lo nela. Então você deverá torcê-lo e passar na jaqueta, de modo que retire o sabonete.

Quando tiver tirado todo o sabonete você deverá passar um pano limpo e seco na jaqueta para tirar o excesso de umidade. Então você poderá pendurar a jaqueta em um local ventilado para que seque naturalmente.

Vinagre branco e óleo de linhaça

Essa mistura além de limpar a jaqueta de couro ainda dará mais brilho a ela. Para fazê-la você deverá misturar em uma tigela duas partes de vinagre branco (exemplo: dois copos de café) para uma parte de óleo de linhaça (exemplo: um copo de café).

Misture bem até que se forme uma mistura homogênea. Então pegue um pano limpo e mergulho na mistura, torça-o e passe sobre a jaqueta com cuidado, fazendo movimentos leves e circulares.
Depois é só passar um pano limpo e seco para tirar o excesso de óleo da jaqueta.

Então é só deixar a jaqueta de couro pendurada em um local ventilado para que seque de forma natural.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Observações: Uma boa dica é passar uma esponja de melamina depois de aplicar uma dessas misturas, pois ela ajudará a evitar que fique marcas d´água na jaqueta de couro. A esponja também ajuda a tirar arranhões e marcas de caneta.

Sabão próprio para couro

19 Dicas! Dicas de Menina
Foto: via Aki

Esse produto é vendido em forma de cera sólida ou líquida e ajuda a remover manchas que possam desaparecer no couro.

No entanto é preciso ter cuidado na hora de utilizar o sabão, já que há o risco dele tirar a cor do couro. Por isso é indicado passá-lo primeiramente em uma área pequena para fazer o teste do produto.

Talco ou Amido de Milho

Em caso de mancha de óleo ou graxa você pode utilizar o talco ou o amido de milho para absorver a substância.

Para fazer isso você deverá pressionar a mancha com um pano limpo, em seguida coloque um pouco de talco ou amido de milho sobre a mancha e deixe agir por um tempo.

Depois apanhe uma escova de dentes destinada a apenas essa função e escove o excesso de pó com suavidade. Você deve repetir o procedimento novamente até absorver todo o óleo.

Como lavar jaqueta de couro com forro de tecido

Para limpar o forro de tecido da jaqueta de couro o processo realizado é diferente. Primeiramente você deve utilizar um aspirador de pó e aspirar a parte interna da jaqueta de couro para remover a poeira.

Outra opção é molhar um pano limpo com água, torcê-lo para tirar o excesso e passá-lo no forro da jaqueta para tirar a poeira.

Em seguida você deve colocar água morna em um balde e misturar um pouco de detergente neutro ou sabão.Molhe um pano limpo e macio ou uma esponja, torça-o e passe no forro suavemente. Repita a operação até que o forro esteja limpo.

Depois use um pano molhado somente com água e passe no forro para tirar qualquer resquício de sabão ou detergente. Por último passe um pano seco para tirar o excesso de umidade.
Então pendure a jaqueta em um local ventilado e deixe-a secar naturalmente.

Como limpar jaqueta de couro com mofo

19 Dicas! Dicas de Menina
Foto: via Compra a Jatto

Além de manchas e sujeira a jaqueta de couro também pode criar mofo, especialmente se ela for guardada molhada ou com uma capa de plástico que não deixa o tecido respirar.

Para tirar o mofo você pode usar o vinagre de álcool branco. Para aplicá-lo você deverá molhar um pano limpo com o vinagre e passar na peça de couro que está com mofo.

Tome cuidado para não esfregar e passe o produto até que a jaqueta esteja limpa.

Depois é só apanhar um pano seco e limpo para secá-la. Então você deverá deixá-la em um local ventilado e iluminado por duas horas.

Caso a jaqueta de couro esteja muito embolorada o jeito é levá-la em uma lavanderia especializada para limpá-la.

Como hidratar jaqueta de couro

É importante hidratar a jaqueta de couro depois de limpá-la, caso contrário ela poderá ficar ressecada e quebradiça. A hidratação também ajudará a remover odores e manter a cor e o brilho da peça.

Você poderá hidratar a jaqueta de couro utilizando:

Óleo de linhaça

Este óleo natural vai te ajudar a hidratar sua jaqueta de couro. É indicado que seja comprado um óleo de qualidade. Para utilizá-lo basta colocar um pouco do óleo no couro da jaqueta e usar um pano limpo para distribuí-lo pela peça de forma suave até que o couro o absorva.

Óleo de amêndoas

Este óleo também é eficaz para hidratar jaqueta de couro. Para utilizá-lo você deverá umedecer um pano impo e seco com o óleo de amêndoa e passar suavemente pela jaqueta. Depois você deverá deixar o produto agir por 15 minutos e passar um pano seco para tirar o excesso de óleo.

Polidor de sapatos

O polidor de sapatos também pode ajudar. O melhor para hidratar couro natural é o polidro de cera de carnaúba e outros ingredientes naturais. Você deve colocar um pouco em um pano limpo e passar pela jaqueta de couro suavemente.

Condicionador para couro

Esse produto é específico para couro, geralmente vem em formato de spray. Para utilizá-lo basta borrifar o condicionador sobre o couro. Este produto vai ajudar a deixar o couro mais brilhante e também ajudará a eliminar os odores.

Como lavar jaqueta de couro fedida

O couro geralmente capta odores fortes como fumaça, comida, suor, perfume, mofo e até mesmo o cheiro de tingimento do couro. Você pode fazer algumas coisas para remover o cheiro, entre elas:

Secar a jaqueta de couro molhada

Caso a jaqueta de couro esteja molhada você deve secá-la rapidamente para o coiro não ser danificado e deixar um cheiro forte.

Para isso você deverá pendurá-la em um local ventilado. Em seguida seque-a com um secador em temperatura baixa. Deixe o secador a uma distância segura da jaqueta para que ela não rache ou lasque devido ao calor.

Depois pegue um pano limpo e seco e seque o couro delicadamente.

Colocar a jaqueta em uma caixa forrada com jornal

Coloque várias folhas de jornal em uma caixa que caiba a jaqueta. O jornal vai ajudar a absorver o cheiro. Depois coloque a jaqueta dentro da caixa e deixe-la lá por uns dois dias.

Quando abrir a caixa verifique que o cheiro saiu, caso ainda não tenha saído, deixe a jaqueta nela por mais um dia.

Limpar a jaqueta com vinagre de álcool

19 Dicas! Dicas de Menina
Foto: via Casa dos Químicos

O ácido do vinagre vai ajudar a eliminar o cheiro ruim. Para utilizá-lo você deve misturar partes iguais de vinagre e água.

Em seguida você deve apanhar um pano limpo e molhá-lo na solução, torcer e passar na jaqueta. Caso o cheiro esteja muito forte, outra dica é mergulhar a jaqueta de couro na solução de vinagre de 5 a 10 minutos. Depois você deverá secar muito bem a jaqueta.

Usar bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também pode ajudar a tirar o cheiro ruim da jaqueta de couro. Para utilizá-lo você deve colocar a jaqueta de couro em uma fronha ou um saco grande e polvilhar uma camada fina de bicarbonato sobre a jaqueta.

Depois você deverá amarrar a ponta da fronha ou do saco e deixar o produto agir por um dia. No dia seguinte tire o bicarbonato com a ajuda de um aspirador de pó ou um pano limpo.
Você pode repetir o procedimento até o odor sumir.

Observação: Caso o cheiro ruim seja devido ao tingimento do couro novo é só você ir usando a jaqueta de couro, com o tempo o cheiro tende a sair.

Como limpar jaqueta de couro sintético

O couro sintético é diferente do couro natural, sendo que é possível lavá-lo normalmente. Veja as possíveis formas de limpar a jaqueta de couro sintético:

Limpar com água morna e sabão

Para limpá-lo você poderá fazer o mesmo processo da água morna com sabão neutro, devendo mergulhar um pano limpo na mistura, torcê-lo e passar sobre a peça de forma suave até remover a sujeira.

Não se esqueça de passar um pano molhado apenas com água para tirar o sabão e depois um pano limpo e seco para secar a peça.

Ao final você deverá hidratar a peça, passando um óleo ou condicionador para que o tecido não fique ressecado.

Limpar lavando na máquina de lavar

É possível lavar a jaqueta de couro sintético na máquina de lavar. Para isso você deve colocá-la em um saco para lavar roupas delicadas. Caso não tenha um saco apropriado para isso pode utilizar uma fronha e amarrá-la na ponta.
Você deverá lavar a peça na opção de roupas delicadas e com água fria. A jaqueta de couro deve ser pendurada para secar naturalmente em um local ventilado e sem bater o sol direto.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

50 Inspirações para Você! Dicas de Menina

Cabelo Preto Azulado: 50 Inspirações para Você!

Como Tirar Cheiro de Urina do Colchão Dicas de Menina

Como Tirar Cheiro de Urina do Colchão