in

Como Limpar Ferro a Vapor? Veja 17 Dicas

Veja 17 Dicas Dicas de Menina
Foto: via Magazine Luíza

O ferro a vapor é um item importante, pois ele ajuda a passar as roupas com mais facilidade, assim dando mais praticidade à vida da dona de casa.

No entanto assim como qualquer eletrodoméstico ele precisa de manutenção e limpar o ferro a vapor é uma tarefa que deve ser realizada de um a dois meses, para que assim você possa ajudar a ele durar mais tempo.

Há diferentes formas de limpar o ferro a vapor, uma dica antiga é limpá-lo com vela e palha de aço, no entanto esses dois itens não são muito indicados por causa que a vela pode manchar as roupas de amarelo, enquanto que a palha de aço risca o ferro, danificando sua base.

A limpeza do ferro a vapor antiaderente é diferente do ferro que tem aderência, sendo que no primeiro caso não é indicado o uso de sal, bicarbonato e sapóleo.

Já no segundo caso pode ser utilizado esses produtos, tanto que uma forma de limpar o ferro é com uma mistura parecida com pasta de dente, utilizando vinagre branco e bicarbonato de sódio.

É bom limpar o ferro quando você ver que ele está com um aspecto de queimado ou enferrujado, com aquelas manchas pretas na base do ferro.

Ferro com opção de limpeza automática como Philips Walita tem uma forma diferente de limpar. Quanto ao material quanto mais delicado for como cerâmica você deve ter ainda mais cuidado ao limpá-lo, podendo utilizar cotonete ou um palito com algodão.

Quer saber mais?

Então confira 17 dicas de como limpar ferro a vapor.

Como limpar ferro a vapor antiaderente

O ferro antiaderente é aquele em que a base é revestida por um material antiaderente como o teflon. Nesse caso substâncias que desgastam a cobertura da base do ferro não são indicadas.

O que pode ser utilizado são produtos mais leves, mas que limpam, como o vinagre branco, limão e o detergente neutro. Vamos conferir a seguir como fazer os procedimentos:

Como limpar ferro a vapor com vinagre branco

Para limpar o ferro com vinagre branco você deve separar:

  • 50 ml de vinagre branco
    50 ml de água

Misture os dois ingredientes em uma tigela e passe a mistura na base do ferro com a ajuda de um pano macio ou uma esponja. O ferro deve estar morno, de forma que não queime sua mão.

Passe quantas vezes forem necessárias até tirar toda a sujeira. Depois é só passar um pano úmido para tirar a mistura.

Como limpar o ferro a vapor com limão

Veja 17 Dicas Dicas de Menina
Foto: via SPDM

Para utilizar o limão você deve forrar uma mesa com uma toalha e colocar o ferro morno sobre ela. Corte um limão ao meio e derrame o suco dele sobre a base do ferro. Em seguida passe o ferro na toalha que você forrou para enxugar.

Depois é só você fazer a mistura de água e vinagre e passar no ferro com a ajuda de uma esponja. Quando toda a sujeira tiver saído você deverá passar um pano úmido no ferro para tirar a substância.

Como limpar o ferro a vapor com o detergente

O detergente também ajuda a limpar o ferro, auxiliando na remoção da sujeira. Mas será necessário esfregar mais vezes do que com o vinagre.

Para utilizá-lo você deverá misturar um pouco de detergente em um recipiente pequeno com água e usar a parte amarela da esponja de lava louça para passar a mistura na base do ferro.

Quando já tiver limpado o ferro, você deverá usar um pano úmido para tirar o produto e deixar o ferro limpinho.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Como limpar ferro a vapor sem antiaderente

Já o ferro sem antiaderente permite a utilização de produtos abrasivo, ou seja que fazem atrito com a superfície de sua base. Pois já que não possuem um revestimento, isso não danificará o ferro e ainda ajudará a tirar a sujeira que fica grudada em sua superfície.

Entre os produtos que podem ser usados estão o sal, o açúcar, o bicarbonato de sódio e o sapóleo. Confira como eles podem ser utilizados a seguir:

Como limpar ferro a vapor com sal

Veja 17 Dicas Dicas de Menina
Foto: via Rádio 93 FM

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 5 colheres de sopa de vinagre
    5 colheres de sopa rasas de sal
    1 par de luvas de borracha
    1 pano limpo

Misture os ingredientes, coloque em uma panela e leve ao fogo. Espere o sal derreter e desligue o fogo. Então você deverá apanhar as luvas e colocá-las.

Depois mergulhe um pano limpo na mistura ainda quente e passe na base do ferro, esfregando até que esteja limpa. Caso ache que o pano não tira muita sujeira pode utilizar esponja de lavar louça.

Outra forma de utilizar o sal é colocá-lo sobre uma folha de papel ou pano e passar o ferro bem quente por cima. Dessa forma o sal criará atrito com a base do ferro e poderá eliminar melhor a sujeira.

Depois que a base esfriar é só passar um pano úmido para tirar os grãos de sal e deixar secar naturalmente.

Como limpar ferro a vapor com bicarbonato de sódio

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de água
    2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
    1 espátula
    1 pano limpo
    1 cotonete

Você deve misturar os dois ingredientes em uma tigela até que se forme uma pasta, parecida com pasta de dente. Depois com a ajuda de uma espátula você deve pasar a mistura sobre a base do ferro.

Em seguida você deve esfregar a base com um pano macio e limpo, esfregando especialmente as manchas. Para limpar as saídas de vapor você deve usar um cotonete úmido.

Depois você deve encher o ferro com água e passar um pano que você só utiliza para limpeza, pois ele poderá ser danificado. Dessa forma você terá certeza de que o bicarbonato saiu pelas saídas de vapor. Você deve utilizar o ferro até que toda a água contida nele se evapore.

Como limpar ferro a vapor com açúcar

Para fazer essa receita você deverá misturar um pouco de açúcar com detergente até virar uma pasta. Em seguida você deverá passar essa pasta na base do ferro com um pano úmido. O ferro deve estar morno.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Você deve esfregar bem a sujeira grudada no ferro. Quando tiver saído a sujeira você deverá pegar um pano limpo e passar na base do ferro para tirar toda a pasta.

Como limpar ferro a vapor com sapóleo

Para usar o sapóleo você deverá colocar um pouco de sapóleo na parte mais macia de uma esponja de lavar louça. Depois você deverá esfregar o produto sobre a base do ferro nas sujeiras que estiverem mais difíceis de tirar.

Este produto deve ser usado como último recurso e ao utilizá-lo você deve tomar todo o cuidado para que ele não caia entre os orifícios das saídas de vapor.

Como limpar ferro a vapor Philips Walita

Veja 17 Dicas Dicas de Menina
Foto: via Philips

O ferro a vapor da Philips Walita tem a função de limpeza automática assim como outros modelos da marca.

Para utilizar a limpeza automática você deve encher o reservatório de água do ferro e ligá-lo na temperatura máxima. Depois quando a luz do ferro apagar (o que indica que ele já chegou à temperatura máxima) você deve tirá-lo da tomada e levá-lo até a pia.

Segure o ferro sobre a pia, deixando a base na horizontal. Depois você deve ativar a função CALC CLEAN, clicando no botão indicado.

Então você deverá agitar o ferro com cuidado de um lado para o outro até que ele esvazie. O botão ativará uma função que liberará a água, o vapor e a sujeira contida no interior do ferro.

Depois você deverá aquecer o ferro novamente e passar um pano que você utiliza para limpeza para limpar a base. Caso o ferro ainda esteja sujo você deverá fazer o procedimento novamente.

De acordo com a Philips é recomendado que seja utilizada água desmineralizada ou da torneira para não ter acúmulo de minerais no ferro. Também não é indicado utilizar água perfumada no ferro a vapor, pois pode contaminar o ferro, podendo danificar o aparelho.

É recomendado também que o ferro seja limpo de um a dois meses. Dessa forma o ferro poderá ter maior duração.

Os ferros da Philips possuem uma lâmpada piloto de remoção de impurezas chamada descaling. Ela ajuda a saber quando o ferro precisa ser limpo, pois ela pisca dependendo do tempo de uso do aparelho. Assim você é avisado quando o ferro precisa de limpeza.

É importante que você leia o manual do ferro para ver as instruções sobre qual o método de remoção de impurezas que você deve usar.

Caso não tenha mais o manual você pode encontrar mais informações no site oficial da Philips.

Como limpar ferro de cerâmica queimado

A cerâmica é um revestimento que permite que o ferro tenha uma melhor distribuição de calor.

Esse acabamento é antiaderente e deve ser limpo da mesma forma que os demais ferros antiaderentes com vinagre, limão ou detergente, que são produtos que não agridem a cerâmica.

Outra dica que vimos em um vídeo é passar desodorante rolom na base do ferro e com um cotonete ou palito com algodão na ponta esfregar a sujeira.

Confira a seguir:

Parece simples e prático.

Observação: quando o ferro está com a base preta da a impressão de que ele está queimado, mas na verdade nada mais é do que as impurezas que ficam grudadas nele.

Como limpar o reservatório do ferro a vapor

Não basta só limpar a base do ferro a vapor, também é preciso limpar seu reservatório, pois também podem se acumular impurezas dentro dele.

Para fazer a limpeza você deverá colocar 1/3 de vinagre branco no compartimento. Caso o vinagre tenha uma concentração muito forte o ideal é diluí-lo na água.

Em seguida você deve ligar o ferro na temperatura mais alta e passar um pano de limpeza, para que o vapor saia e assim o vinagre seja evaporado. Você verá que no pano sairá toda a sujeira que havia no interior do ferro.

Depois para retirar qualquer vestígio de vinagre dentro do ferro você deverá desligar o aparelho e encher o reservatório de água. Depois ligue-o novamente e deixe todo o vapor sair.

Quando o ferro esfriar você deve limpar toda a base, inclusive as saídas de vapor com um pano para remover toda a sujeira que houver ali. Se necessário pode limpar melhor os orifícios das saídas de vapor com cotonete.

Como limpar ferro a vapor com vela

Uma dica antiga e que é divulgada na internet é utilizar a vela juntamente com a palha de aço para limpar o ferro. No entanto não é indicado.

Isso se deve ao fato da vela soltar parafina que acaba deixando resíduos na base do ferro e assim pode acabar manchando as roupas de amarelo quando for passá-las.

Já a palha de aço pode riscar a base do ferro, removendo o esmalte da base e sua antiaderência.

Dúvidas

Veja 17 Dicas Dicas de Menina
Foto: via Fique Linda

Com que frequência devo fazer limpar o ferro a vapor?

Você deve fazer a limpeza do ferro a vapor pelo menos uma vez por mês. Assim a sujeira não ficará tão acumulada.

Quando devo levar o ferro para o conserto?

Quando o ferro cair no chão e não estiver funcionando o ideal é levar em uma assistência técnica. Se você não tem conhecimento não tente consertar o aparelho sozinho.

O que devo fazer se um pedaço de tecido grudar na base do ferro?

Você deve esperar o ferro esfriar e colocar água gelada em um recipiente raso. Então coloque o ferro, de modo a molhar apenas sua base. A água gelada vai fazer com que o tecido seja removido mais facilmente. Então é só tentar remover com uma espátula.

Como devo guardar o ferro?

O ferro deve ser guardado sempre na posição vertical, a não ser que você ainda tenha sua caixa, então guarde-o dentro dela.

Ao que devo me atentar quando for usar o ferro?

É importante que você cheque o cabo de energia toda vez que for usar o ferro. Pois se você notar algum dano você deve levá-lo rapidamente a uma assistência para que haja uma troca desse cabo, caso contrário pode haver mais gasto de energia elétrica ou até mesmo haver um acidente quando você estiver usando o ferro, especialmente se ele estiver com o reservatório cheio de água.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Como Dobrar Lençol de Elástico Dicas de Menina

Como Dobrar Lençol de Elástico

Bicarbonato Dicas de Menina

Como Tirar Amarelado de Roupa Branca? Bicarbonato?