in

Como Limpar Bolsa de Couro? Guia Completo

Guia Completo Dicas de Menina
Foto: via Marie Claire

A bolsa de couro chama a atenção por ser bonita e durável, no entanto é preciso ter alguns cuidados para conservar o tecido, que na verdade é uma pele.

É preciso limpar a bolsa de couro cru e mantê-la em um lugar seco e arejado para não criar mofo. Também é necessário hidratar a bolsa de couro que fica ressecada com o passar do tempo.

A bolsa pode ficar suja por causa de mofo, manchada de roupa jeans, se for branca pode ficar amarelada com o passar do tempo e se for bolsa de couro camurça o cuidado deve ser ainda maior.

Quando limpar a bolsa de couro é bom limpar também o forro da bolsa para que não junte pó ou sujeira.

Confira o guia completo de como limpar bolsa de couro a seguir.

Como limpar bolsa de couro com mofo

Se a sua bolsa fica muito tempo dentro do guarda-roupa ela pode ficar com mofo. Por isso é importante hidratá-la a cada três meses. Para isso basta passar um pano limpo com óleo de amêndoas, vaselina líquida ou hidratante para o corpo ou cabelo em toda a bolsa.

Mas se sua bolsa está com mofo e você quer retirá-lo você deve utilizar vinagre de álcool branco. Para usá-lo basta molhar um pano limpo com o vinagre e passar na bolsa.

Se a sua bolsa tiver zíperes, fivelas e outros adereços de metal, prefira limpá-los simplesmente com um pano seco.

Depois você deve deixar o produto agir por duas horas, deixando a bolsa em um local arejado, mas longe do sol. Em seguida você deve hidratar o couro.

Mas se a bolsa estiver muito prejudicada pelo mofo o jeito é levar em uma lavanderia especializada.

Para proteger a bolsa do mofo você deve guardá-la em um local seco e em uma sacola de TNT para que ela não fique abafada.

Se você gosta de manter um aroma gostoso dentro do guarda-roupa deve utilizar sachês perfumados. Você também pode usar sachês anti-mofo ou giz de lousa, são ótimos para absorver a umidade. Basta colocá-los dentro de um pote sem tampa.

Como limpar bolsa de couro manchada de jeans

Se você utilizar uma roupa jeans e esta encostar em sua bolsa de couro é provável que a bolsa fique manchada. No entanto não é difícil limpar bolsa de couro manchada de jeans.

Confira algumas formas bem fáceis de limpar sua bolsa de couro.

Use Lenços Umedecidos

Os lenços umedecidos são práticos e ótimos para limpar. Eles são descartáveis e podem ser encontrados facilmente em supermercados.

No começo havia apenas os lenços umedecidos para bebês no entanto depois surgiu o lenço umedecido para limpeza em geral, que facilitou a vida da dona de casa.

No entanto eles são um pouco caros, sendo assim se você quiser pode fazer em casa com ingredientes fáceis de encontrar e baratos.

Para fazer a receita você vai precisar de: um rolo de papel toalha resistente, um pote que tem o tamanho para acomodar um rolo de papel toalha inteiro, 300 ml de água, 100 ml de álcool, uma colher de sopa de detergente neutro e algumas gotas de essência natural, como lavanda, flores do campo, entre outros.

Primeiramente você deve misturar a água, o álcool e o detergente em um pote e mexer bem até que a mistura fique homogênea.

Depois você deve colocar o rolo de papel toalha no pote, onde ele caiba completamente. Então você deverá jogar a mistura sobre os papéis do rolo de papel toalha.

Depois que tudo estiver bem úmido você deve retirar o cilindro que fica no centro do papel e jogar fora. Então já pode utilizar o papel.

Para limpar a bolsa você deve esfregar o papel sobre a mancha de jeans até que ela suma.

Use Água e Sabão de Coco

Você também pode utilizar água e sabão de coco para limpar a bolsa de couro. Pode parecer uma mistura simples, mas é eficaz para tirar manchas de jeans do couro.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Para isso você deve misturar um pouco de água e sabão, misturar bem até fazer espuma e aplicar a mistura sobre a mancha, espalhando e esfregando com a ajuda de uma escova macia. Você deve esfregar até que a mancha suma.

Use Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado a seco para a limpeza, pois ele ajuda a limpar bem, sem que seja necessário colocar água.

Para utilizá-lo você deve colocar um pouco de bicarbonato sobre a mancha da bolsa de couro e friccionar levemente com um pano limpo.

Friccione até que a mancha suma, depois é só retirar o que sobrou do bicarbonato com o próprio pano ou aspirador.

Use Água Quente e Vinagre

Outros dois ingredientes que você pode utilizar para tirar mancha jeans de bolsa de couro é a água quente e o vinagre. Misture um pouco dos dois ingredientes em um recipiente.

Depois passe um pouco da mistura sobre a mancha e friccione levemente até que a mancha suma.

Como limpar bolsa de couro camurça

Guia Completo Dicas de Menina
Foto: via Chá de Mulher

É preciso ter cuidado com o couro camurça, pois ele não pode ser molhado diretamente, ou vai danificar o tecido. Confira algumas formas de limpar o couro camurça.

Use uma Escova de Dentes

Você pode limpá-lo apenas com uma escova de dentes (que deve ser somente utilizada para essa finalidade) ou uma borracha, caso seja uma mancha superficial. Você deve fazer movimentos leves.

Coloque em um Ambiente Úmido

Você também pode colocar a bolsa em um ambiente úmido como o banheiro para ajudá-la a soltar os resíduos externos. Você deve fazer isso caso a mancha esteja mais profunda.

Use Vinagre Branco

Outro método é limpar a bolsa com um pano limpo umedecido com vinagre branco ou álcool. Você deve friccionar o pano levemente sobre a bolsa e fazer movimentos repetitivos até que a mancha suma.

Como limpar bolsa branca amarelada

Guia Completo Dicas de Menina
Foto: via Youtube

O couro branco é mais fácil de sujar do que o couro escuro, por isso é preciso ter um cuidado maior com a bolsa branca, que pode ficar amarelada com o passar do tempo.

Confira algumas formas de limpar a bolsa branca:

Use Água e Sabão

A água e o sabão misturados fazem uma ótima solução para limpar o couro branco quando aparecer qualquer sujeirinha. Para fazer a solução você vai precisar de duas gotas de sabão branco e 350 ml de água morna.

Misture os ingredientes até que o sabão se dissolva na água. Em seguida você deverá molhar um pano limpo e passar sobre a sujeira.

Depois que limpar você deve passar um pano seco sobre o local para secar a bolsa.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Use Cera de Sapato Branco

Você também poderá limpar a bolsa branca utilizando cera de sapato branco. Esse método funciona com manchas difíceis de retirar como tintas.

Para utilizar a cera você deve espremer o tubo sobre a mancha da bolsa até que saia uma quantidade de produto suficiente para cobrir a mancha. Em seguida você deve friccionar levemente a mancha com a ajuda de uma esponja.

Use Talco de Bebê

Outra forma de limpar bolsa branca é com talco de bebê. Você deve utilizá-lo em manchas de óleo.

Para usar o produto você deve espalhar o talco sobre toda a mancha. Deixe o produto agir durante a noite e no dia seguinte passe um pano limpo no local.

Caso a mancha não saia você deve passar o talco novamente e esperar mais um dia.

Se não tiver jeito, a única maneira é procurar ajuda profissional.

Use um Produto Específico para Limpeza de Couro

Em caso de manchas muito grandes, o ideal é utilizar um produto específico para limpeza de couro.

Para utilizá-lo basta aplicar o produto sobre a mancha. Você deve verificar na embalagem do produto a forma correta de utilizá-lo e seguir todas as instruções.

Caso as instruções peçam para você friccionar o couro, você deve fazer isso levemente, pois se fizer com força a mancha pode ficar ainda mais profunda.

Como limpar couro cru

Guia Completo Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

O couro cru ou couro claro também é fácil de ficar manchado, por isso é preciso ter cuidado com sua limpeza.

Confira algumas formas de limpar couro cru.

Use Água Morna e Sabonete Líquido

Água morna e sabonete líquido dão conta de limpar pequenas sujeirinhas que possam aparecer na sua bolsa de couro cru.

Para utilizar a mistura, você deve misturar uma colher de chá de sabonete líquido em um recipiente com quatro copos de água morna.

Depois umedeça um pano limpo, torça para tirar o excesso de água e passe na parte suja da bolsa. Você deve friccionar levemente até que a sujeira saia.

Em seguida você deve molhar outro pano apenas com água e passar sobre a bolsa para tirar os resíduos de sabão. Então é só passar uma toalha de papel para secar a bolsa.

Use Acetona

Caso a sujeira seja mais profunda você pode utilizar acetona ou álcool. Para utilizar os produtos você deve umedecer um pano limpo com um deles e passar sobre a mancha.

Use Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio também pode ajudar a limpar a bolsa de couro cru, em especial se você quiser tirar manchas de gordura.

Para utilizá-lo você deve cobrir a mancha com o bicarbonato e deixar o produto agir durante uma noite. No dia seguinte você deve utilizar um pano limpo para tirar o bicarbonato e limpar o local.

Use Suco de Limão e Bitartarato de Potássio

Esses dois produtos juntos também ajudam a tirar manchas. Para utilizá-los você deve espremer um limão em um recipiente e misturar um pouco de bitartarato de potássio até que se forme uma pasta.

Você deve passar a pasta sobre a área manchada e friccionar com a ponta dos dedos. Depois deixe agir no local por meia hora. Então limpe a área com uma esponja e depois passe um pano limpo.

Como limpar forro de bolsa

Guia Completo Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

Além do exterior da bolsa de couro também é preciso limpar seu interior, que pode ficar sujo devido ao pó acumulado e pequenos resíduos.

Para fazer isso primeiramente você deve esvaziar o interior da bolsa. Tome o cuidado de chacoalhá-la para retirar qualquer sujeirinha que tiver.

Em seguida use um rolo adesivo para tirar qualquer resíduo que ainda esteja no interior da bolsa. Então você deve utilizar um aspirador de pó para tirar o restante dos resíduos.

Para limpar o forro você deve usar água morna e vinagre branco. Você deve misturar um pouco dos dois ingredientes e umedecer um pano limpo. Passe o pano no forro e depois deixe-o para fora para secar naturalmente.

Como hidratar bolsa de couro

É preciso hidratar o couro a cada três meses, pois como ele é uma pele pode ficar ressecado com o passar do tempo. E hidratando o couro você o deixará ainda mais bonito e lustroso, tornando a bolsa ainda mais atraente.

Ad DDM

Você pode hidratar a bolsa de couro utilizando:

Óleo de Amêndoas ou Vaselina Líquida

Para utilizar esses produtos você deve umedecer um pano com uma das substâncias, torcê-lo bem e e friccionar na bolsa. Deixe o produto agir por dez minutos e depois passe um pano limpo e seco.

Fluido Hidratante de Couro

Você também pode utilizar fluido hidratante de couro, que é um produto específico para esse tipo de tecido e deve ser utilizado quando o couro estiver bem ressecado.

Para usá-lo você deve umedecer um pano limpo com o fluido e passar sobre a peça. Depois deixe agir por dez a quinze minutos e passe um pano limpo e seco.

Como hidratar bolsa de couro ressecada

Se a sua bolsa estiver bem ressecada perto de craquelar é necessário ter um cuidado ainda maior. Pois além do craquelado piorar o aspecto da bolsa ainda deixa espaços na peça, onde fica mais fácil de acumular sujeira.

Para limpar a bolsa de couro ressecada você pode utilizar:

Vinagre e Óleo de Linhaça

Você deve misturar partes iguais de vinagre e óleo de linhaça em um recipiente. Em seguida pegue um pano limpo e umedeça-o na mistura, passe-o sobre o couro ressecado e deixe a mistura agir por uma noite. No dia seguinte passe um pano limpo e seco.

Limão, Leite e Fluído Hidratante de Couro

Você pode utilizar limão, leite e fluido hidratante de couro. No lugar do fluido hidratante de couro você também pode utilizar vaselina líquida ou hidratante para cabelos.

No entanto esses produtos devem ser usados separadamente e não juntos. Primeiramente você deve pegar uma escova de dente limpa e molhá-la no leite.

Em seguida você deve friccionar sobre a parte ressecada usando um pouco de força. Isso vai fazer com que os resíduos de sujeira ou farelos do couro sejam removidos.

Depois corte o limão ao meio e esfregue-o na parte ressecada. Então você deve usar um pano limpo para limpar todos os restos de limão até que seque bem área.

Depois você deverá fazer uma hidratar a peça, utilizando o fluido hidratante de couro, vaselina líquida ou hidratante de cabelo e passar sobre um pano. E então passar sobre a área ressecada.

Deixe o produto agir durante uns dez a quinze minutos. Então passe um pano seco sobre a bolsa.

Você já enlouqueceu tentando tirar mancha de caneta de boneca? Para ser uma missão impossível? Então esse artigo é para você, que dará inúmeras dicas para te ajudar a salvar as bonecas das suas filhas, sem promover dano algum. Para primeiramente vamos conhecer um pouco sobre como tudo surgiu. Para quem não sabe, o termo Boneca surgiu da palavra espanhola “Muñeca” e sem dúvida é o brinquedo que existe há mais tempo do que qualquer outro que você possa imaginar. Além disso, a sua popularidade é indiscutível e faz sucesso por todo o planeta. A boneca é uma reprodução das formas do ser humano, principalmente com relação aos aspectos femininos. É um brinquedo infantil considerado por muitos como um pré-preparo da criança para a futura maternidade. A confecção da boneca pode ser feita por intermédio de distintos tipos de materiais, na medida em que vaia acompanhando a evolução e a tecnologia que vai surgindo ao longo do tempo. Em boa parte das culturas, o brinquedo tem relação direta com as meninas. Porém, há muitas versões de bonecos que são fabricados voltados para os meninos. Independente se é para o menino ou a menina, a boneca ou boneca é sempre confeccionado reproduzindo as formas do ser humano. Nem todo mundo já ouviu falar, mas existem registros de bonecas da pré-história, que é muito provável que eram produzidas com madeira ou com couro (podendo até mesmo ser com materiais de caráter perecível). No período da civilização babilônica, as bonecas tinham bracinhos com mais articulação, e eram feitas através de alabastro. Havia também aquelas que eram encontradas nos túmulos infantis, na época do Antigo Egito. Tais bonecas provavelmente existiram entre os anos três mil e dois mil antes de cristo, e inclusive, nessa época encontraram-se alguns modelos feitos em madeira que pareciam com uma espátula, tinha cabelos bem armados, além do fato de que os cabelos eram mesmo feitos com fios de cabelos e é muito provável que recebiam banho de argila. Inclusive, já eram encontradas bonecas mais luxuosas na época, onde os braços eram possíveis de manipulação e elas tinhas roupinhas. Basicamente, os pesquisadores que estudavam o assunto eram divididos com relação ao sentido que era atribuído a presença da boneca nos túmulos infantis. De acordo com algumas opiniões, tais bonecas serviam para que a criança brincasse no “outro mundo” (após a morte). Em contrapartida, outros acreditam que elas possuíam papel mágico referente a criança, trabalhando a sua outra vida após a morte, é como se as bonecas desempenhassem a mesma função das Estátuas Uchebti, pertencentes aos túmulos adultos. Na região da Grécia e da Roma antigas, também existiam o costume de colocar bonecas nos túmulos das crianças. Inclusive, na Grécia, a noiva antes de se casar entregava todo as suas bonecas e brinquedos em oferenda a Deusa Artêmis, para representar o fim de sua efetiva infância. A Roma também adotava esse tipo de ritual. Foi por volta do século quinze, na região Alemã que se começou a criar bonecas voltadas para a comercialização. Primeiramente começaram a surgir nas regiões da Nuremberga, de Augsburgo e de Sonneberg. Foram nessas localidades que surgiram efetivamente e os primeiros fabricantes desse brinquedo que eram conhecidos como “Dochenmacher”). Além disso, foi na região da Alemanha que também surgiu a criação e a comercialização das casinhas de bonecas. A medida em que o país alemão avançava nesse ramo, Paris também iniciava sua trajetória de sucesso na criação de bonecas. Foi nesse período que o brinquedo era inspirado no perfil feminino da época, e eles eram fabricados com materiais que variavam entre terracota, madeira e Alabastro. Durante o século dezessete, começaram a surgir bonecas na Holanda, que apresentavam olhinhos de vidro e inclusive algumas delas eram fabricadas com cabelo de verdade. Podemos dizer por volta do século dezenove as bonecas ganharam muito destaque e fizeram muito sucesso até o século vinte. Uma curiosidade é que nesse período as bonecas eram feitas para aquisição adulta e elas representavam detalhadamente as características das figuras da corte e de toda a sociedade. Em boa parte dos casos, elas eram produzidas com a madeira, onde o rosto era de porcelana e vinham vestidas de roupas típicas daquele tempo. Pelo fato de elas terem sido artefato de pessoas mais ricas da época, facilmente surgiram profissionais renomados na costura que criaram modelos exclusivos de roupinhas para essas bonecas. Foi por volta do fim do século dezenove que foi criada a ideia da boneca que falava. Quem teve essa ideia foi Thomas Edison, e graças a ele não demorou muito para surgir modelos de bonecas que cantavam ou recitavam orações. Foi com o surgimento do cinema e da evolução e criação do desenho animado, juntamente com o popular uso da Televisão, que por volta do século vinte os indivíduos desse meio começaram a ganhar réplicas de bonecas idênticas a eles.

Como tirar mancha de caneta de boneca? Dicas Úteis!

Veja Nossas Dicas Dicas de Menina

Como Ser uma Boa Esposa? Veja Nossas Dicas