in

Como Lavar um Travesseiro? Amarelado? Pena? Na Mão?

Amarelado? Pena? Na Mão? Dicas de Menina
Foto: via Universa

Talvez você não saiba, mas é importante lavar o travesseiro. Ele pode estar protegido pela fronha, mas através dela é passado o suor, baba que expelimos quando dormimos e oleosidade da nossa pele, o que faz com que se multipliquem ácaros, fungos e bactérias, que por sua vez podem causar alergias e infecções de pele.

Por isso é importante que você lave o travesseiro com frequência, dessa forma você diminuirá a presença de micro-organismos e preservará sua saúde.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Para lavar um travesseiro primeiramente você deve ficar atenta à sua etiqueta onde consta o que é permitido ou não na hora da lavagem. Você deve seguir tudo o que recomenda a etiqueta, dessa forma não danificará o travesseiro.

Os travesseiros de pena de ganso e poliéster geralmente podem ser lavados na máquina de lavar, mas os travesseiros de látex, visco-elástico, de mola e nasa devem ser lavados apenas na mão.

Já o travesseiro de pescoço não pode ser lavado na máquina de lavar, pois pode perder sua forma, por isso é indicado apenas passar um pano úmido nele.

Também há um travesseiro da Ortobom chamado “6 Estrelas” que é feito com fibra siliconada, nesse caso também pode ser lavado na máquina de lavar, pois ele é feito de 100% poliéster.

É possível tirar o amarelado do travesseiro e até mesmo lavar travesseiro mofado com a ajuda do vinagre branco.

Confira mais informações sobre como lavar travesseiro a seguir.

Como lavar travesseiro na mão

Para lavar o travesseiro na mão você deve retirar a fronha do travesseiro. Se ele tiver uma capa protetora também a retire.

Leve-o até o tanque, se quiser pode utilizar um balde também, e molhe sua superfície e o interior em água fria. Depois passe o sabão líquido neutro e friccione-o sobre o tecido levemente.

Depois você deve enxaguar o travesseiro, tomando o cuidado para tirar todo o sabão. Para tirar a água você deve apertá-lo, não torça-o, pois ele pode deformar.

Para secá-lo você deve colocá-lo no varal na posição vertical e deixa-lo lá até que seque totalmente.

Observação: lembre-se que os travesseiros de látex, visco-elástico, de mola e nasa devem ser lavados na mão.

Como lavar travesseiro na máquina de lavar e secar

Amarelado? Pena? Na Mão? Dicas de Menina
Foto: via Sony DSC

Para lavar na máquina de lavar você também deve retirar a fronha e a capa protetora do travesseiro.

Na máquina você pode lavar até dois travesseiros por vez, eles devem ficar na posição vertical, dessa forma ele pode balançar durante a lavagem.

Você deve colocar uma quantidade suficiente de sabão em pó para lavar bem os travesseiros, mas não de forma exagerada para que possa sair todo o sabão durante o enxágue.

Você pode colocar para os travesseiros enxaguarem duas vezes para que assim tenha certeza que não tenha qualquer resquício de sabão.

Junto ao sabão você pode colocar bicarbonato de sódio para que a limpeza dos travesseiros seja maior, já que o bicarbonato é ótimo para limpar além de ser antifúngico e bactericida.

Opte pela lavagem delicada, para que os travesseiros não fiquem com bolotas e deformações.

Para secar o ideal é que você não utilize a máquina de secar e sim o próprio varal. Você pode pendurá-lo na vertical ou horizontal para não danificar a forma dos travesseiros.

Também não deixe-os diretamente no sol, pois apesar do sol ajudar a eliminar o calor excessivo, como os ácaros e outros micro-organismos se encontram no interior do travesseiro, pode causar sua reprodução por tornar o ambiente mais propício para sua proliferação.

Além disso, os raios-ultravioleta podem oxidar a superfície do travesseiro, fazendo com que ele fique amarelado.

O ideal é deixar o travesseiro secar em um local arejado, sem luz direta sobre o travesseiro.

Observações

Lembre-se de que apenas os travesseiros de plumas e poliéster podem ser lavados na máquina de lavar.

Se o travesseiro tiver algum rasgo você deve costurá-lo antes de colocar na máquina de lavar, caso contrário o enchimento do travesseiro poderá sair.

Outra coisa importante e que você deve saber é que na lavagem não deve utilizar amaciante nem alvejante, pois eles podem danificar o travesseiro.

Como lavar travesseiro amarelado

O travesseiro pode ficar amarelado devido ao suor e à saliva que eliminamos quando dormimos.

As manchas amareladas são difíceis de tirar, mas é possível removê-las, para isso você pode usar duas receitas caseiras. Confira a seguir:

Receita 1

Para fazer a receita você vai precisar de uma xícara de sabão, uma xícara de detergente, uma xícara de branqueador caseiro (feito através da mistura de doze xícaras de água, ½ xícara de suco de limão e uma xícara de água oxigenada), meia xícara de boráx e água quente.

Para realizar esse método você deve lavar o travesseiro na máquina de lavar, por isso é recomendado que seu travesseiro possa ser lavado nela, como no caso dos travesseiros de pena e poliéster.

Faça a primeira lavagem com água quente, acrescente à ela os ingredientes. Utilize luvas para proteger suas mãos. Depois coloque um ou dois travesseiros na posição vertical e coloque a máquina para funcionar.

Você deve realizar o enxágue duas vezes para que a mistura seja completamente tirada do travesseiro.

Depois seque normalmente, colocando o travesseiro na horizontal ou vertical no varal em um local arejado e longe do sol direto. Deixe-o lá até secar completamente.

Receita 2

Para fazer essa segunda receita também é necessário utilizar a máquina de lavar, por isso travesseiros que não sejam feitos de pena ou poliéster não podem ser lavados dessa forma.

Você deve retirar a fronha e o protetor de travesseiro e colocá-lo na máquina de lavar na posição vertical. Coloque uma quantidade de sabão em pó suficiente para realizar a lavagem.

Quando o travesseiro estiver de molho você deve colocar na água 240 ml d peróxido de hidrogênio e 120 ml de vinagre branco. Depois que o ciclo de lavagem terminar você deve colocar para enxaguar mais uma vez, dessa forma sairá qualquer resquício das substâncias.

Observação: quando você notar que seu travesseiro está começando a ficar amarelado não demore para lavá-lo, pois as manchas recentes são mais fáceis de tirar do que as mais antigas.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Como lavar travesseiro mofado

Através do suor que transpiramos durante a noite o travesseiro pode ficar molhado e assim gerar a reprodução de fungos, o que pode fazer com que o travesseiro fique mofado.

Para acabar com o mofo você pode usar o vinagre branco, que é um ótimo fungicida, além de ajudar a eliminar o mau cheiro.

Para utilizá-lo você deve adicionar de 120 a 240 ml de vinagre branco no local onde está o sabão na máquina de lavar. Coloque o travesseiro na posição vertical dentro da máquina de lavar e faça a lavagem normalmente.

Como lavar travesseiro de pena

Amarelado? Pena? Na Mão? Dicas de Menina
Foto: via Casa e Reforma

O travesseiro de pena é bem macio e pode ser lavado na máquina de lavar, mas ao mesmo tempo é delicado e por isso deve ser lavado com cuidado.

Para lavá-lo você deve retirar sua fronha e protetor (se tiver), em seguida coloque-o na posição vertical dentro da máquina de lavar. A lavadora que você deve utilizar é a que tem abertura frontal, caso contrário o agitador pode acabar danificando o travesseiro.

Você deve colocar quantidade de sabão suficiente para lavar o travesseiro. Prefira utilizar o sabão líquido, pois ele deixa menos resquícios.

Você deve optar pela lavagem delicada e se puder colocar água morna para que a limpeza seja mais eficiente.

Quando acabar a lavagem opte por enxaguar mais uma vez, para que todo o sabão seja retirado.

Para secar o travesseiro você pode fazer o seguinte procedimento, coloque o travesseiro entre duas toalhas e pressione-o para que as toalhas absorvam o excesso de água.

Você também pode colocar o travesseiro na secadora, mas utilize o ciclo delicado com pouco calor. Você pode repetir o ciclo caso julgue necessário até que o travesseiro seque completamente.

Para que o travesseiro não fique com caroços você pode tirá-los da secadora e bater neles. Você também pode colocar bolas de plástico na secadora para manter os travesseiros macios.

Ao tirar o travesseiro da secadora para afofá-lo você pode segurar os cantos dele e agitá-lo por alguns minutos e fazer o mesmo do outro lado. Só utilize o travesseiro quando ele estiver completamente seco.

Observações

É importante que antes de lavar a peça você veja a etiqueta do travesseiro para ver se seu tecido permite que ele seja lavado na máquina e senão qual as recomendações para sua lavagem.

Você deve colocar o ciclo da lavagem na opção roupas delicadas, caso contrário as penas podem se aglomerar.

Caso você não tenha máquina frontal, que abre cima, é melhor levar o travesseiro para lavar em uma lavanderia.

Se o travesseiro não estiver seco não a use, pois senão o travesseiro poderá começar a cheirar mal e a ficar encaroçado.

Sempre retire a fronha antes de lavar o travesseiro, caso contrário ele não será bem lavado.

Nunca use água sanitária ou amaciante durante a lavagem dos travesseiros, pois essas substâncias danificam as penas.

Como lavar travesseiro de pescoço

Amarelado? Pena? Na Mão? Dicas de Menina
Foto: via Elo7

O travesseiro de pescoço é diferente do travesseiro convencional, ele tem o formato curvo e tem um material mais leve e macio. Ele é feito para dar mais comodidade ao pescoço quando você for tirar um cochilo.

Não é possível lavá-lo na máquina, pois ele pode ficar deformado. Para lavá-lo é só umedecer um pano com água, passar no travesseiro e deixar ele secar naturalmente.

Como lavar travesseiro Ortobom

A Ortobom é uma empresa que produz colchões e travesseiros, e entre os travesseiros que ela fabrica está o “Travesseiro Seis Estrelas”. Esse travesseiro tem o enchimento de fibra siliconada, 100% poliéster, portando ele pode ser lavado na máquina de lavar.

O processo de lavagem dele é o mesmo, basta colocar o travesseiro na posição vertical na máquina de lavar e coloca sabão, apenas suficiente para a lavagem.

Também não se esqueça de dar um enxágue a mais para que qualquer resquício de sabão seja retirado.

Na hora da secagem você deve deixar o travesseiro secar ao natural, pendurado no varal, sem ter contato direto com o sol.

Dúvidas

Amarelado? Pena? Na Mão? Dicas de Menina
Foto: via UniVirtua

É preciso trocar o travesseiro?

Sim, é indicado que o travesseiro seja trocado a cada dois anos. Pois nesse tempo um terço do travesseiro será tomado de ácaros mortos, vivos e suas fezes, o que faz com que fiquemos mais suscetíveis a alergias.

Ad DDM

Com que frequência devemos lavar o travesseiro?

O travesseiro deve ser lavado no mínimo a cada seis meses. Mas também é indicado que a lavagem seja feita de quatro a cinco vezes por ano.

Como é possível proteger mais o travesseiro?

Entre as lavagens o travesseiro pode ser protegido com a ajuda de uma capa protetora. A capa é impermeável por dentro, fazendo com que a umidade do suor e da saliva não chegue ao travesseiro, dessa forma ele fica limpo por mais tempo.

A capa também deve ser lavada. Devemos lavá-la com a mesma frequência em que é lavada a fronha, geralmente uma vez por semana.

Como conservar o travesseiro limpo?

Uma dica para conservar o travesseiro limpo é arejá-lo uma vez por semana. Para isso você deve colocá-lo em um local arejado e deixá-lo tomando ar por um tempo.

Você também pode utilizar a secadora para matar os micro-organismos que ficam no travesseiro, colocando-o na secadora por três minutos. Isso pode ser feito uma vez por mês.

O mesmo efeito dá se você deixá-lo no sol direto por cinco minutos.

Como tirar o cheiro ruim do travesseiro?

Se seu travesseiro está cheirando mal você pode tirar os maus odores com a ajuda do bicarbonato de sódio. Para isso você deve colocar ½ xícara de bicarbonato de sódio na máquina quando for lavar o travesseiro.

O bicarbonato também pode ajudar a tirar manchas do travesseiro.

Para deixar um cheiro gostoso no travesseiro você também pode colocar algumas gotas de óleo essencial como lavanda, alecrim ou baunilha na hora do enxágue do travesseiro.

Como conservar melhor o travesseiro?

Cada vez que utilizar o travesseiro você deve afofá-lo, dessa forma você poderá acomodar melhor as células de espuma.

Também é indicado que você não utilize o travesseiro para recostar suas costas nem como almofada, pois pode acabar danificando-o, já que sua espuma é feita apenas para absorver o peso da cabeça.

Quando for guardar o travesseiro procure guarda-lo dentro de armários ou deixá-los embaixo das cobertas para que fiquem protegidos.

Deixe uma resposta

Toda mulher gosta de se sentir bonita, poderosa e segura de si não é mesmo? E pensando nisso, o artigo de hoje irá dar muitas dicas maravilhosas para te ajudar a como ficar mais bonita. A sociedade impõe padrões de beleza que na maioria das vezes enlouquecem a classe feminina, que tenta se sacrificar para se encaixar na beleza aceita pela moda e isso consequentemente gera muita frustração. E porque gera frustação? Simplesmente porque ninguém é igual a ninguém. Cada mulher tem suas particularidades, que a tornam linda e especial. E ao invés de tentar moldar essas particularidades para os padrões que a sociedade estabelece, a mulher precisa realçar o que ela tem de mais lindo. Preste bem atenção em uma coisa: Quanto mais você tentar agradar os outros, mais triste você se sentirá, até porque sempre vai ter quem desaprove algo de você ou te critique. Então chegou a hora de mudar, mas mudar por você. Não importa se você é mais gordinha, magrinha, loira, morena, baixa ou alta. Você pode sim ficar cada vez mais bonita e atraente, e o melhor de tudo: Se sentir assim! Afinal, o sentimento é o que chamamos de segurança. Muitas mulheres se produzem, mas ainda não se sentem bonitas o bastante. Precisam da aprovação constante de alguém, para tentar se sentir aceita. Mas não é isso que desejamos não é mesmo? Fazer mudanças que elevem nossa autoestima é primordial, e devemos nos enxergar de verdade até sentirmos e vermos quão lindas somos. Você pode sim ficar ainda mais maravilhosa do que já é e não precisa que ninguém aceite isso para que você sinta ser real, apenas se olhe no espelho e sinta o quanto você é maravilhosa. Isso vai fazer toda a diferença!

Como ficar mais bonita e atraente? Leia este post!

Funciona? Dicas de Menina

Vinagre de Maçã no Rosto: Funciona?