in

Como Lavar Roupa Branca? Álcool, Bicarbonato, Vinagre

Como lavar roupa branca 1
Foto: via Decoração Online

As roupas brancas são bonitas e chiques de usar, mas por outro lado são difíceis de lavar, uma vez que são fáceis de manchar e ficam amareladas com o passar do tempo.

Mas saiba que há formas práticas de lavar sua roupa branca e não é preciso utilizar produtos de limpeza caros para fazer isso, basta usar produtos mais naturais como álcool, bicarbonato e vinagre.

Esses produtos além de não provocarem alergia, ainda são fáceis de serem encontrados e relativamente baratos em relação a outros produtos de limpeza.

E se você já está preparando sua roupa branca para usar nas festas de fim de ano ou mesmo necessita usar roupa branca em seu trabalho vai gostar de conferir algumas dicas bem legais de como utilizar esses produtos quando for lavar suas roupas brancas.

Confira a seguir:

Lavar Roupas Com Álcool

O álcool é um ótimo produto para lavar roupas, deixando-as livres de bactérias, fungos e outros micro-organismos e também sendo um ótimo tira-manchas.

Confira as diferentes formas de utilizar o álcool:

Deixar a Roupa Limpa

Para que a limpeza da roupa seja completa e você não precise ficar esfregando, a utilização do álcool é uma boa opção. Assim você não desgasta suas roupas e ainda não precisa se desgastar tanto para deixá-las limpas.

Para isso você deverá deixar suas roupas de molho. Se a roupa for feita de algodão ou linho, você deverá colocar as peças de roupa branca em um balde, cobrir com água quente e acrescentar, um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato e um copo de sabão em pó ou sabão de coco ralado.

Deixe a roupa de molho por duas horas e depois lave normalmente. Pode lavar na máquina de lavar.

Agora se a roupa for feita de seda ou outros tecidos finos você deverá fazer outro processo. Deixe a roupa de molho no leite e depois lave com sabão de coco ou neutro, enxaguando bem. Não é bom lavar esses tipos de tecido na máquina de lavar.

Lavar a Roupa na Máquina de Lavar

como lavar roupa branca 2
Foto: via Top Maquinas

Para deixar suas roupas limpas, lavando-as na máquina de lavar você deverá utilizar para cada cinco litros de água: um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e a medida que você costuma utilizar de sabão em pó.

Dessa forma suas roupas ficarão limpas e com aparência de novas.

Lavar Roupas Brancas com Bicarbonato

O bicarbonato de sódio também é um ótimo auxiliar para lavar roupas brancas, pois ele atua como um detergente, ajudando a eliminar as manchas mais difíceis e até ajuda a diluir a gordura que fica no tecido.

Além disso, o bicarbonato também ajuda a fixar as cores e eliminar os odores sem danificar o tecido. O bicarbonato ainda realça o efeito do sabão sobre a roupa e ajuda a manter a cor branca das peças.

Você pode utilizar o bicarbonato de sódio para lavar roupas para diferentes finalidades. Entre elas:

Lavar as Roupas

O bicarbonato ajuda a suavizar a água da lavagem da roupa, ajuda a equilibrar os níveis de pH da água, além de agir como um bom alvejante.

Quando for utilizar na lavagem da máquina de lavar utilize meia xícara de bicarbonato de sódio no ciclo de enxágue da roupa.

Se for lavar a roupa na máquina de lavar você deverá acrescentar meia xícara de bicarbonato quando ela estiver totalmente cheia de água. O produto deve ser despejado diretamente na água para que se dissolva.

Depois basta deixar a lavadora lavando a roupa e caso você tenha que lavar muitas roupas acrescente mais meia xícara de bicarbonato.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Para potencializar os efeitos do bicarbonato você também poderá acrescentar uma xícara de vinagre branco.

Eliminar Maus Cheiros

Ao deixar a roupa de molho com o bicarbonato de sódio você ajudará a eliminar os maus odores das roupas, eliminando cheiros de cigarro, mofo ou suor.

Para fazer isso é necessário utilizar: uma xícara de bicarbonato e 4 litros de água. Você deve misturar a água e o bicarbonato em um recipiente grande. Depois coloque a roupa e mexa até mergulhá-la, se for preciso adicione mais água.

Você deve deixar a roupa de molho durante uma noite inteira, para lavá-la normalmente no dia seguinte.

Tirar Manchas

Para tirar as manchas das roupas com bicarbonato você deve utilizar: uma colher de sopa de bicarbonato e água.

Você deve preparar uma pasta espessa com o bicarbonato e água. Depois que ela estiver pronta aplique-a levemente sobre a mancha, cobrindo toda a área. Deixe agir por 15 minutos.

Se o tecido for resistente você deve esfregar o bicarbonato com a ajuda de uma escova de entes velha. Agora se o tecido for delicado como seda ou cetim não esfregue, deixe apenas o bicarbonato agir.

Passados os 15 minutos você deve enxaguar a roupa com água morna para retirar todo o bicarbonato. Em tecidos delicados use um pano molhado para não danificá-lo.

Essa mistura é boa para tirar vários tipos de mancha como gordura, iodo e comida.

Lavar Roupas Brancas com Vinagre

como lavar roupa branca 3
Foto: via Histórias com Valor

O vinagre branco também é ótimo para lavar roupas brancas. Ele ajuda a eliminar bactérias e tem efeito amaciante. O melhor de tudo é que ele não danifica a roupa.

O vinagre branco pode ser utilizado para várias finalidades. Entre elas:

Tirar Cheiro de Mofo

Para tirar o cheiro de mofo você deve misturar em um balde 200 ml de vinagre branco e completar o restante com água.

Depois coloque as roupas de molho na mistura e deixe por uma hora. Esse tempo é suficiente para o cheiro de mofo deixar suas roupas.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Tirar Manchas Amareladas

É comum roupas brancas ficarem com manchas amareladas. Isso pode acontecer devido a utilização de desodorantes e manchas causadas por comidas com corantes.

Para tirar a mancha amarelada você deve deixar a roupa de molho na água e acrescentar uma xícara de vinagre branco. Deixe a solução agir por uma hora e depois lave a roupa como de costume.

Tirar Manchas de Suor

O suor também pode deixar as roupas manchadas e isso é bem visto nas partes do colarinho, punhos e axilas.

Para tirar essas manchas você deverá combinar a ação do vinagre branco ao bicarbonato de sódio.

Você deverá fazer uma pasta, misturando o vinagre branco ao bicarbonato e em seguida espalhar essa solução nas áreas manchadas das roupas. Deixe a mistura agir por 20 minutos. Em seguida lave as roupas como de costume com sabão neutro e água corrente.

Como Amaciante

Você também pode utilizar o vinagre ao invés do amaciante de roupas. Pois como dissemos anteriormente, o vinagre também tem efeito amaciante e deixará suas roupas bem macias e sem odores. Além disso, o amaciente, se usado em excesso pode manchar as roupas.

Você pode utilizá-lo tanto em lavagens à mão como na máquina de lavar, sendo que a medida que você deve usar é de 100 ml de vinagre branca a cada balde de roupas.

Outras Dicas

Há mais dicas sobre lavagem de roupa que podem te ajudar a deixar suas roupas brancas mais limpas. Confira a seguir:

Lavar Roupa Com Água Sanitária

Além do álcool, bicarbonato e vinagre é possível utilizar a água sanitária ajuda a desinfetar as roupas, deixando-as mais limpas antes de serem lavadas. É ótima para limpar roupas íntimas e roupas de bebê.

Para utilizá-la você deve utilizar: duas colheres de sopa de água sanitária por litro de água. Você deve colocar a água sanitária e a água em um balde e deixar as roupas de molho por 10 minutos. Em seguida enxague as roupas e lave-as como de costume.

Como Lavar Roupa no Tanquinho

O tanquinho é uma boa opção para lavar suas roupas brancas, uma vez que a máquina é simples, não tendo todas as funções de uma máquina de lavar. É uma boa escolha se você quer lavar pouca roupa.

Antes de lavar as roupas no tanquinho você deve molhar as roupas na água, colocar sabão e esfregá-las por alguns minutos. Depois encha o tanquinho de água, de acordo com a medida indicada no manual, coloque as peças de roupa e adicione o sabão em pó.

Ligue o tanquinho e deixe a roupa lavando durante o tempo recomendado no manual. Depois remova toda a água com sabão e encha-o novamente com água para retirar o sabão das roupas. Deixe batendo por alguns minutos e em seguida remova toda a água do tanquinho.

Caso queira usar um amaciante de roupas, você deve encher novamente o tanquinho e colocar o produto, deixando bater por alguns minutos. Então esvazie novamente e encha com água para a última lavagem.

Depois você deve torcer as roupas para tirar o excesso de água e pendurá-las para secarem. De preferência em um local com meia sombra para não danificar o tecido.

Como Lavar Roupa na Mão

Imagem de mulher lavando roupa na mão.
Foto: via Pão de Açúcar

É importante saber como lavar roupa na mão, afinal nunca se sabe quando vamos precisar utilizar essa técnica, seja devido à máquina quebrada, ou para lavar roupas de tecido fino, por exemplo.

Primeiramente você deverá selecionar as peças com manchas para que deixe agir produtos para tirar essas manchas e depois lavá-las. Assim como mostramos na dica do uso do bicarbonato com água ou vinagre.

Você deverá deixar as roupas brancas em uma mistura de água fria e sabão em pó por até duas horas antes de lavar. Dessa forma poderá retirar as sujeiras mais difíceis.

Depois você deve enxaguar as roupas e lavá-las no tanque ou em uma bacia. Deixe as roupas de molho no sabão novamente de 5 a 10 minutos. Em seguida esfregue as peças uma a uma, esfregando melhor as áreas que sujam mais como golas, axilas e pulsos.

Quando terminar descarte a água. Encha a bacia ou tanque novamente e esfregue as roupas suavemente. Esfregue quantas vezes for necessário até que saia toda a sujeira.

Depois em outra bacia coloque água com um pouco de amaciante e dissolva bem. Coloque as roupas na mistura e deixe de molho por cinco minutos. Em seguida esprema as roupas sem torcer e coloque-as para secar ao ar livre.

Prefira usar luvas de borracha para não haver contato direto com produtos e não cause alergia.

Você também pode reutilizar a água da lavagem para lavar o quintal.

Separe Roupas Brancas de Coloridas

Não misture cores diferentes de roupas, pois pode acontecer das roupas coloridas mancharem as brancas. Por isso o mais seguro é que você lave primeiramente as roupas brancas e depois as coloridas, ou vice-versa, mas nunca misturá-las.

Seque as Roupas ao Ar Livre

A melhor forma de secar as roupas é ao ar livre. Pois dessa forma ela ficará melhor ventilada, o que ajudará na eliminação cheiros como suor, cigarro e umidade.

Una o Vinagre ao Bicarbonato de Sódio

Como mostramos anteriormente em algumas receitas para lavar roupa é comum haver a mistura do vinagre e do bicarbonato de sódio. Isso é muito bom, pois enquanto o vinagre branco ajuda a eliminar bactérias, dissolver gorduras e tirar manchas, o bicarbonato intensifica essa ação, e assim os dois juntos deixam as roupas mais limpas e brancas.

Como Lavar Panos de Prato Brancos

Os panos de prato também, especialmente os brancos, também são difíceis de lavar e retirar a sujeira, mas se você deixá-los de molho com os produtos certos, verá como eles ficarão limpos e sem manchas.

Para isso você deverá utilizar: 1 copo de álcool, 2 copos de sabão em pós e duas colheres de bicarbonato de sódio. Em um balde coloque água quente e coloque os panos até que eles fiquem totalmente cobertos pela água.

Depois acrescente o álcool, o sabão e o bicarbonato e misture até os produtos se dissolvam na água. Deixe de molho por 24 horas e durante esse tempo mexa e esfregue as manchas mais fortes. No dia seguinte lave normalmente os panos na máquina de lavar.

Lave as Roupas do Recém-Nascido Antes que Ele Use

Outra dica legal é que você deve lavar as roupas do recém-nascido antes que ele as use. Dessa forma o bebê terá menos contato com bactérias. Já que as roupas em seu processo de fabricação e embalagem são manipuladas por muitas pessoas antes de chegarem às lojas.

Troque Com Frequência Toalhas e Roupas de Cama

As toalhas e roupas de cama assim como as roupas íntimas ficam bastante tempo em contato com nosso corpo, por isso são locais em que há maior multiplicação de bactéria.

Uma das formas de eliminar essas bactérias e evitar o mau cheiro é secar as toalhas e roupas de cama ao sol.

Também é preciso trocá-las com frequência, sendo que as toalhas devem ser trocadas a cada dois dias, as toalhas de rosto devem ser trocadas todos os dias enquanto que as roupas de cama, uma vez por semana.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

chá de carqueja1

Chá de Carqueja Emagrece? Como Fazer?

cinta modeladora funciona 2

Cinta Modeladora Funciona? Benefícios de Usar Diariamente