in

Como Lavar o Cabelo Corretamente? Veja Nossas dicas!

Como Lavar o Cabelo Corretamente Dicas de Menina
Foto: via DVien

No dia a dia estamos tão atarefadas que acabamos fazendo algumas coisas por hábito sem pensar na forma correta de fazer.

Lavar os cabelos é um exemplo. Existem formas de lavar o cabelo corretamente seja ele liso, cacheado, oleoso ou seco, no site Wikihow, inclusive há um artigo que fala bastante sobre isso. Também há uma forma correta de lavar cabelo masculino.

Existem algumas ideias radicais como ficar de cabeça para baixo para fazer o cabelo crescer, mas não é preciso chegar a tanto.

Quer saber como lavar o cabelo corretamente de uma vez por todas? Então veja nossas dicas!

Como lavar o cabelo corretamente?

Para lavar o cabelo corretamente há algumas coisas que você deve levar em conta. Confira:

Lavar os cabelos em água morna ou fria

Nunca lave os cabelos com água quente, pois a temperatura elevada da água prejudica os fios, deixando-os ressecados, com frizz e sem brilho.

O ideal é começar lavando os cabelos na água morna, pois ela ajuda a retirar o excesso de oleosidade e também a sujeira, deixando o fio mais limpo.

Depois que lavar os cabelos com o xampu e condicionador você deve enxaguá-lo pela última vez com água fria, isso ajuda a fechar as cutículas dos fios, assim mantendo a hidratação dos cabelos e dando mais brilho.

Usar a quantidade de xampu certa

Na hora de usar o xampu você não precisa encher seus cabelos com o produto, pelo contrário, colocar muito xampu o prejudica, já que deixa os cabelos com mais resíduos e com aspecto pesado.

O ideal é se você tem os cabelos longos e volumosos usar a quantidade de duas moedas de um real a cada lavagem. Se os seus cabelos são médios ou curtos a quantidade deve ser de apenas uma moeda de um real.

Já o número de lavagens vai depender com que frequência você lava seus cabelos. Se você costuma lavar seus cabelos todos os dias ou dia sim, dia não, deve lavar os cabelos com xampu apenas uma vez.

Mas se a frequência for menor deve lavar duas vezes. O mesmo vale se o seu cabelo for muito oleoso. Dessa forma seu cabelo ficará mais limpo.

Para lavar o cabelo com xampu da forma correta você deve colocar a quantidade de xampu que vai usar em um pote de plástico e misturá-lo com água.

Em seguida você deve jogar a mistura somente na raiz e massageá-la com os dedos.

Usar o condicionador corretamente

O condicionador ajuda a fechar as cutículas dos cabelos após a lavagem com o xampu, assim deixando o cabelo mais hidratado, com brilho, evitando a quebra e pontas duplas.

A quantidade que deve ser usada nos cabelos a cada lavagem é a mesma do xampu, uma moeda de um real no caso de cabelos médios e curtos e duas moedas se o seu cabelo for grande e volumoso.

Nunca passe o condicionador na raiz dos cabelos, pois ele faz com que a raiz fique oleosa e assim se forme caspa e partículas que tiram o brilho dos cabelos.

O ideal é passar o condicionador no comprimento dos cabelos. Para isso você deve colocar a quantidade de condicionador usada dentro de um pote de plástico e misturá-la com um pouco de água.

Passe no comprimento e pontas dos cabelos, aguarda três minutos e enxágue.

Ao contrário do xampu o condicionador deve ser passado apenas uma vez. Você também deve enxaguar bem os cabelos para que todo o produto deixe os fios, caso contrário o cabelo poderá ficar com o aspecto muito pesado, além de causar irritações no couro cabeludo.

Secar os cabelos com cuidado

Veja Nossas dicas! Dicas de Menina
Foto: via Fala, Dantas

Após lavar os cabelos você deve secá-los com cuidado, evitando esfrega-los ou torcê-los, mas apenas apertá-los com a toalha para que o excesso de umidade saia. Esfregar ou torcer os fios pode causar sua quebra.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

O ideal é deixar os cabelos secando ao natural, sem prendê-los, para que não aumente a oleosidade na raiz e os fios não quebrem. Mas se não for possível prefira secá-los com o secador na temperatura fria.

Se for secar os cabelos ao natural, não os lave muito tarde, caso contrário eles não terão tempo de secar até o momento que você for dormir. Dormir com os cabelos molhados faz com que eles se quebrem mais facilmente e o couro cabeludo fique mais quente e úmido, se tornando propício à proliferação de fungos.

Pentear os cabelos da forma correta

O ideal é que você comece a desembaraçar os cabelos durante sua lavagem, no momento em que coloca o condicionador, dessa forma você pode desembaraçá-los mais facilmente com os dedos.

Depois que secar os cabelos você deve usar um pente de madeira ou um pente de cerdas largas, para evitar o atrito com os cabelos.

Como lavar o cabelo e hidratar

Para hidratar os cabelos você deve utilizar uma máscara de hidratação. A máscara não só ajuda a hidratar como a nutrir os fios.

Para utilizá-la, primeiramente você deve lavar os cabelos com o xampu. Depois você deve secar os cabelos com uma toalha, para tirar o excesso de água, apenas apertando os fios suavemente.

Depois aplique a máscara no comprimento e pontas do cabelo, sempre evitando a raiz. Desembarace os fios com os dedos e depois penteie os cabelos com um pente largo para distribuir bem o produto.

Também faça uma breve massagem em todas as mechas do cabelo para que o produto seja bem absorvido. Então enxágue os fios. Depois é só enxugar os cabelos e arrumá-los como de costume.

O ideal é que a hidratação nos cabelos seja feita uma vez por semana. E se os seus cabelos estão danificados e porosos uma boa dica é fazer o cronograma capilar.

O cronograma capilar deve ser feito mensalmente e combina a hidratação com a nutrição e a reconstrução.

A nutrição também chamada de umectação é feita com o uso de óleos vegetais, como o óleo de coco, por exemplo. Ele deve ser passado nos cabelos sujos e deixar agir por uma hora. Depois é só lavar normalmente com xampu e condicionador.

A reconstrução compreende o uso de queratina, que deve ser passada nos cabelos depois da lavagem com xampu e deixar agir por 10 minutos. Então é só passar uma máscara por cima e deixar agir mais 20 minutos e então enxaguar os cabelos.

O cronograma capilar deve ser feito da seguinte forma: nas duas primeiras semanas devem ser feitas duas hidratações e uma nutrição, na terceira semana devem ser feitas duas hidratações e uma reconstrução e na quarta semana devem ser feitas duas hidratações e uma nutrição.

Cada tratamento deve ser feito com o intervalo de pelo menos dois dias um do outro. Por exemplo, se faço a hidratação na segunda-feira devo fazer a nutrição na quarta-feira.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Para entender melhor como funciona o processo confira nosso artigo: Cabelo Poroso: O que é? Como Recuperar?

Como lavar o cabelo corretamente para crescer?

Veja Nossas dicas! Dicas de Menina
Foto: via Salon Line

Como dissemos anteriormente há quem diga que ficar de cabeça para baixo ajuda os cabelos a crescerem. De certa forma isso tem fundamento, já que a quantidade de sangue do couro cabeludo é que determina a velocidade do crescimento.

E como ficar de cabeça para baixo estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo tem sentido falar que ficar nessa posição pode ajudar o cabelo a crescer.

Mas não é necessário ficar de cabeça para baixo para estimular o crescimento do cabelo, basta fazer massagem no couro cabeludo todos os dias, assim você vai estimular a circulação sanguínea na área e consequentemente estimular o crescimento dos cabelos.

Como lavar cabelo corretamente de acordo com seu tipo?

Dependendo do tipo de cabelo é bom saber qual produto utilizar e como lavar o cabelo, já que cada tipo tem sua particularidade e assim é importante saber a forma correta de cuidar de suas madeixas.

Vamos conferir:

Como lavar cabelo liso corretamente?

Para os cabelos lisos e finos o ideal é utilizar um xampu que dê mais volume aos fios. Geralmente os xampus transparentes costumam fazer isso.

Mas você deve evitar xampus que tenham em sua composição cloreto de sólio ou polietilenoglicol (PEG), pois deixam os fios mais secos e quebradiços. Também é bom utilizar produtos específicos para cabelos lisos.

Apesar de o cabelo ter mais oleosidade não é preciso lavá-lo todos os dias, o ideal é lavá-lo dia sim, dia não.

Para deixar os fios mais fortes e saudáveis o ideal é cortar as pontas com frequência, assim você também ajuda a evitar as pontas duplas.

Os cabelos lisos são fáceis de marcar assim não devem ser presos com fios elásticos, pois eles podem quebrar os fios se forem usados muito apertados. O ideal é usar laços de tecido.

Como lavar o cabelo cacheado corretamente?

Veja Nossas dicas! Dicas de Menina
Foto: via All Things Hair

Se você tem os cabelos cacheados ou ondulados deve utilizar xampus com silicone, pois esse produto ajuda a hidratar os cabelos, fazendo com que os cachos fiquem mais soltos sem formar frizz.

Se o seu cabelo for crespo e grosso você deve usar xampus que ajudem a hidratar os fios. Eles devem ter em sua composição glicerina, pantenol ou manteiga de karité.

Os cabelos cacheados são mais sensíveis que os cabelos lisos, já que são fáceis de ressecar, uma vez que a oleosidade é mais difícil de atingir as pontas dos fios devido ao seu formato.

O indicado é que eles também sejam lavados dia sim, dia não, para manter a hidratação dos fios. E quando for pentear os cabelos no dia em que não lavá-los você também pode utilizar um umidificador de cachos para manter a aparência de fios hidratados.

Quando for hidratar os cabelos procure utilizar o xampu, a máscara de hidratação e condicionador para fechar as cutículas e assim evitar os frizz nos cabelos.

Outra dica é utilizar as técnicas low poo (pouco xampu) e no poo (sem xampu) que foram explicadas no livro Curly Girl (Garota Cacheada) da cabeleireira britânica Lorraine Massey.

De acordo com a autora os xampus comuns retiram a oleosidade dos fios, assim deixando-os mais secos, por isso utilizar pouco xampu ou nenhum seria a solução para evitar o ressecamento dos fios.

Na técnica low poo são utilizados xampus que não contém algumas substâncias enquanto que na técnica no poo o cabelo é lavado apenas com condicionador que não deve conter produtos derivados do petróleo e silicones insolúveis em água.

Para você entender melhor como funciona essas técnicas dá uma olhada no vídeo da vlogueira Valeska Rodrigues que dá uma explicação bem legal.

O que é interessante é que ela explica direitinho como funciona o método e ainda dá dicas de produtos que você pode utilizar e que são fáceis de encontrar para comprar.

Como lavar cabelo oleoso corretamente?

Se o seu cabelo é oleoso você deve utilizar um xampu sem sal, pois ele ajuda a remover o excesso de oleosidade sem ressecar os fios.

É interessante também utilizar o xampu antirresíduos uma vez por mês ou a cada quinze dias. Pois ele ajuda a remover qualquer resquício de produto que tenha no cabelo assim como a oleosidade.

Ao contrário do que se pensa mesmo o cabelo oleoso não deve ser lavado todos os dias, pois a oleosidade pode aumentar. O ideal é lavar dia sim, dia não.

Quando for utilizar o condicionador tome cuidado para usá-lo do comprimento para as pontas, evitando a raiz. Também quando for enxaguar tire todo o condicionador do cabelo, para que não fique nenhum restinho e o cabelo fique gorduroso.

Como lavar cabelo normal corretamente?

Veja Nossas dicas! Dicas de Menina
Foto: via Fegobel

Se o seu cabelo é normal você pode usar qualquer tipo de xampu no entanto não deve optar por xampus que tirem a oleosidade natural dos fios, caso contrário o cabelo ficará com um aspecto seco.

Como lavar cabelo seco corretamente?

Se o seu cabelo for seco ou estiver danificado você deve utilizar xampus com queratina, pois ele ajudará a reparar os fios.

Você deve evitar xampus que tenham álcool, pois pode deixar o cabelo ainda mais seco.

Ad DDM

No site Wikihow há um passo a passo falando como lavar corretamente É bem interessante. Se quiser dar uma olhada clique aqui.

Como lavar cabelo masculino corretamente?

Veja Nossas dicas! Dicas de Menina
Foto: via Cabelos&cia Uol

O cabelo masculino apesar de geralmente ser mais curto que o feminino também precisa de cuidados.

Ele também deve ser lavado com água morna e o homem deve tomar o cuidado de escolher o xampu de acordo com seu tipo de cabelo.

O homem também deve massagear os cabelos durante a lavagem para estimular a circulação do couro cabeludo e também limpar os fios.

Alguns homens pensam que não precisam usar condicionador, mas se enganam, pois ele deve ser usado para fechar as cutículas dos fios e assim manter o cabelo hidratado.

E falando em hidratação é bom que o homem faça hidratação nos cabelos uma vez a cada quinze dias, utilizando uma máscara para que os fios recebam os nutrientes que faltam e assim fiquem hidratados.

Como Tirar os Cílios Postiços Dicas de Menina

Como Tirar os Cílios Postiços? Leia aqui!

Uma das coisas mais importantes para uma mulher, sem dúvida é a sobrancelha, que muda completamente o visual e aumenta a autoestima de forma incomparável. Basta dar um Up no design ou tirar somente o excesso dos pelinhos que parece que o rosto muda completamente. A mulher simplesmente se olha no espelho e se sente linda e poderosa! E o artigo de hoje irá te ensina a como fazer sobrancelha para arrasar sempre no dia a dia. Não dá para negar que as sobrancelhas valorizam a beleza facial. Se um ou dois pelos forem arrancados de forma incorreta, a expressão pode sofrer drásticas mudanças e além disso pode provocar falhinhas que permanecem por um bom período de tempo até finalmente serem corrigidas, uma vez que o pelo da sobrancelha demora muito tempo para crescer. Para facilitar a vida da mulherada com o tempo curto e a rotina corrida, separamos as melhores dicas para cuidar e fazer as sobrancelhas na comodidade da sua casa. Embora demanda muita cuidado e atenção na hora de fazer, você verá que não é uma missão impossível. Quem gosta de se cuidar, vai adorar aprender a como fazer sobrancelha. Fique atenta as dicas e pratique bastante nas amigas. Você vai arrasar!

Como Fazer a Sobrancelha? O Guia Completo!