in

Como Fazer Umectação? Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc

Como Fazer Umectação Dicas de Menina
Foto: via Blog da Vizcaya

A umectação é um tratamento que também é conhecido como nutrição em que é usado algum óleo vegetal nos cabelos para repor os lipídios das madeixas.

Os cabelos tem uma gordura natural, mas acabam perdendo-a devido a processos químicos, a ação da chapinha e do secador ou mesmo por fatores externos como o sol.

Ao fazer a umectação você devolve essa gordura aos fios e os deixa mais macios, hidratados, com mais brilho e menos frizz.

É possível fazer a umectação com vários tipos de óleos vegetais como óleo de rícino, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate, entre outros.

A umectação pode ser feita em cabelos cacheados ou lisos, mistos, oleosos ou secos. E você pode fazer através de um produto específico ou mesmo caseira.

Saiba como fazer umectação e quais são os óleos vegetais mais usados nesse tratamento e sua ação nos cabelos.

Como fazer umectação com óleo de rícino

Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc Dicas de Menina
Foto: via Liberte Sua Mente

O óleo de rícino é rico em ácido ricinoleico, vitamina E, minerais e outros componentes. Além de hidratar os fios, ele ajuda a fortalecê-los, combatendo a queda de cabelos e ainda favorecendo seu crescimento.

Como o óleo de rícino é viscoso pode ser difícil aplicá-lo nos cabelos, por isso que uma dica legal é misturá-lo com o azeite de oliva, que é um óleo mais fino e mais fácil de aplicar.

Para isso você deve utilizar quantidades iguais dos óleos e misturá-los, como por exemplo, uma colher de chá de cada um e misturar em um recipiente.

Depois você deve aplicar tanto na raiz quanto no comprimento dos fios secos e sujos, massageando o couro cabeludo para ativar a circulação.

Prenda os cabelos e deixe os óleos agirem por quatro horas. Em seguida lave os cabelos com xampu e passe um condicionador nos fios. Então os arrume como de costume.

Outra opção seria passar os óleos nos cabelos limpos e depois de esperar o tempo agir passar apenas o condicionador, tendo o cuidado de distribuir por todas as mechas dos cabelos e deixá-lo agir por vinte minutos nas madeixas e depois enxaguar bem os cabelos.

Uma terceira opção seria misturar os óleos de rícino e o azeite com uma máscara de hidratação ou nutrição até obter uma mistura homogênea. Então você deveria lavar os cabelos com xampu e passar a mistura nos fios, deixando-a agir de quinze a trinta minutos, depois é só enxaguar e arrumar os cabelos normalmente.

Algo importante de saber é que o óleo de rícino é contraindicado para mulheres gestantes, pois ele pode induzir ao parto ou aborto. Ele também não é indicado para mulheres que estão amamentando e pessoas com doenças intestinais graves ou que tenham alguma doença interna.

Por isso na dúvida antes de usar o óleo de rícino é bom consultar um médico para ver se você pode utilizá-lo sem problemas.

Como fazer umectação com azeite de oliva

O azeite de oliva é rico em nutrientes como vitaminas A, D, K e E e antioxidantes que ajudam a manter a raiz dos cabelos saudáveis. Ele penetra bem nos cabelos, ajudando a fortalecer os fios, dando brilho e fechando as cutículas, assim mantendo a hidratação dos fios.

Além disso, o azeite de oliva ajuda a amolecer as impurezas, ajudando a retirá-las mais facilmente e também a eliminar a caspa. O azeite de oliva que você deve usar é o extravirgem com acidez de 0,1 a 0,5%.

Se você tiver os cabelos lisos ou ondulados deve misturar uma colher de chá de azeite de oliva com duas colheres de um creme de hidratação e uma ampola de queratina.

Primeiramente você deve lavar seus cabelos com xampu com água morna ou fria. Em seguida você deve secar os fios com uma toalha e aplicar a mistura nos fios, tendo o cuidado de distribuir por todas as mechas.

Então você deve deixar agir por quinze a vinte minutos e em seguida enxaguar os cabelos com água fria. Você deve fazer essa umectação nos cabelos uma vez a cada quinze dias ou uma vez por mês.

Se os seus cabelos são cacheados ou crespos você deve utilizar uma ou duas colheres de chá de azeite de oliva (tudo vai depender do tamanho do seu cabelo) e misturar com uma ampola de vitamina E.

Para misturar os dois ingredientes você deve misturá-los em um recipiente e levar ao banho-maria para que eles possam revolver melhor. Depois você deve esperar esfriar a mistura para poder passar em seus cabelos.

Então em seus cabelos sem lavar você deve passar a mistura da raiz às pontas, prender os cabelos e deixar agir por uma hora e meia. Depois você deverá lavar seus cabelos normalmente com xampu e condicionador. Essa umectação deve ser feita nos cabelos de uma a duas vezes por semana ou uma vez a cada quinze dias.

Outra opção seria utilizar nos cabelos apenas o azeite puro. Para isso você deve utilizar uma ou duas colheres de chá de azeite (a quantidade vai depender do comprimento dos seus cabelos). Então você deverá passar por todo o cabelo, distribuindo o óleo por todas as mechas.

Prenda o cabelo e deixe agir por até duas horas e depois lave os cabelos com xampu e condicionador.

Como fazer umectação com óleo de coco

Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc Dicas de Menina
Foto: via Veja

O óleo de coco tem propriedades antioxidante, antiviral, antifúngica e antibacteriana. Ele ajuda a hidratar os fios e diminuir o frizz dos cabelos. Além disso, o óleo de coco ajuda a fortalecer os cabelos e deixa os fios mais macios.

Para utilizá-lo você deve aplicar uma colher de chá de óleo de coco nos cabelos sem lavar, passando da raiz até as pontas. Massageie o couro cabeludo para que a circulação seja ativada e assim os nutrientes sejam melhor absorvidos.

Depois prenda os cabelos e deixe o óleo agir por duas horas ou mais, sendo que você também pode realizar uma umectação noturna e deixar o óleo agir por toda a noite, envolvendo o cabelo em um pano para não sujar o travesseiro.

Depois é só você lavar os cabelos com xampu e passar o condicionador e arrumar os cabelos normalmente.

Como fazer umectação com óleo de abacate

O óleo de abacate tem uma ótima ação em cabelos cacheados e crespos, pois ele protege os cabelos contra o ressecamento, além de prevenir a queda e quebra dos fios. O óleo de abacate também deixa os cabelos mais macios e brilhosos.

O óleo de abacate ainda pode ser muito benéfico para quem tem problema de calvície androgenética, pois ele tem um fitohormônio que inibi a ação da DHT (di-hidrotestosterona), um hormônio que é responsável por causar esse tipo de calvície.

Para utilizá-lo você deve passar a quantidade de uma colher de chá em seus cabelos, da raiz às pontas, distribuindo-o em todas as mechas.

Depois você deverá prender seus cabelos e deixar agir por duas horas. Então você deve lavar os cabelos com xampu e passar o condicionador.

Como fazer umectação com óleo de cenoura

Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc Dicas de Menina
Foto: via Programacioextrema

O óleo de cenoura é rico em betacaroteno e vitaminas A e E. Esse óleo ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, ajudando a combater a queda capilar, promove o crescimento dos fios, dá mais brilho e maciez aos cabelos, ajuda a combater a caspa, diminui o ressecamento e as pontas duplas e protege os cabelos dos raios UV.

Para utilizar o óleo de cenoura você deve passar a quantidade de uma colher de chá em seus cabelos, tomando o cuidado de passar em todas as mechas, da raiz às pontas.

Depois você deve prender os cabelos e deixar o produto agir por até duas horas. Então você deve lavar os cabelos com xampu, passar o condicionador e arrumar normalmente.

Como fazer umectação com óleo de café

O óleo de café possui proteínas fundamentais para a fibra capilar, ajudando a estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e assim favorecendo o crescimento dos fios e também deixando os cabelos mais fortes e saudáveis.

Para fazer o óleo de café basta que você misture óleo de coco com café moído em um frasco.

Quando for utilizar o óleo nos cabelos utilize uma ou duas colheres de chá (a quantidade vai depender do tamanho do seu cabelo). Distribua o óleo nos fios sem lavar, tomando o cuidado de passar em todas as mechas.

Depois deixe o óleo de café agir no cabelo por duas horas e lave normalmente as madeixas com xampu e passe o condicionador.

Como fazer umectação com óleo de licuri

Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc Dicas de Menina
Foto: via Blog Mundo dos Óleos

O óleo de licuri ajuda a hidratar os cabelos e também a nutrir os fios. Ele ainda ajuda a dar brilho, diminuir o frizz, evitar a queda e eliminar a caspa.

Para utilizá-lo você deve passar a quantidade de uma ou duas colheres de chá do óleo e distribuir por todo o cabelo, sem lavar. Depois prenda os cabelos e deixe agir por duas horas.

Passado esse tempo você deve lavar os cabelos com xampu e passar o condicionador. Então é só arrumar o cabelo normalmente.

Como fazer umectação com óleo de palmiste

O óleo de palmiste é extraído da mesma palmeira em que é retirado o azeite de dendê. Ele é ótimo para hidratar os cabelos.

Você pode utilizá-lo de duas formas, na primeira você deve colocar de cinco a seis mililitros de óleo de palmiste a cada 100 mililitros de creme capilar sem enxague.

Você deve misturar bem e utilizar nos cabelos após lavar os cabelos com xampu.

Na segunda forma você deve passar o óleo de palmiste diretamente nos cabelos, massageando-os para penetrar bem. Então você deve prender os cabelos e deixar agir o óleo por duas horas.

Depois é só lavar o cabelo com xampu, passar o condicionador e arrumar suas madeixas normalmente.

Como fazer umectação com óleo de babaçu

Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc Dicas de Menina
Foto: via Beleza Feminina

Assim como o óleo de licuri, o óleo de babaçu contém ácido láurico que ajuda a fortalecer os fios, aumenta a elasticidade e diminui a possibilidade de quebra.

Além disso, o óleo de babaçu também ajuda a deixar os cabelos mais macios, sem frizz e ajuda a limpá-los, assim combatendo infecções e a caspa.

Para fazer a umectação você deve passar de uma a duas colheres de chá do óleo de babaçu nos cabelos, distribuindo-os por todas as mechas. Depois prenda os cabelos e deixe o produto agir por duas horas.

Então passado esse tempo é só lavar os cabelos com xampu, passar o condicionador e arrumar os cabelos normalmente.

Como fazer umectação com óleo de andiroba

O óleo de andiroba é rico em substâncias que atuam contra os fungos, ele ajuda a limpar os cabelos, assim combatendo a caspa e seborreia. Além disso, o óleo ajuda a nutrir e hidratar os cabelos, sendo ótimo para cabelos cacheados, crespos e ressecados.

Para fazer a umectação você deve passar o óleo nos cabelos, uma quantidade de uma a duas colheres de chá, tomando o cuidado de distribuir por todas as mechas.

Então você deve deixar o óleo agir nos cabelos de uma a oito horas. Depois é só lavar os cabelos com xampu e depois passar o condicionador e aí arrumar os cabelos como de costume.

Como fazer umectação com óleo de argan

Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc Dicas de Menina
Foto: via Drograria Primus

O óleo de argan é extraído da árvore de argan, que é nativa do Marrocos. Ele é rico em nutrientes como ácidos graxos e vitamina E. Esse óleo ajuda a condicionar os cabelos, dá brilho aos fios e os torna mais maleáveis.

Para utilizar o óleo de argan você deve passar de uma a duas colheres de chá em seus cabelos e distribuir por todas as mechas. Depois prenda os cabelos e deixe o óleo agir por duas horas.

Então é só lavar os cabelos com xampu, passar o condicionador e arrumar suas madeixas como de costume.

Como fazer umectação com óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é rico em vitaminas A, B1, B2, PP, B5 e B6. Ele ajuda a nutrir e hidratar os cabelos.

Para utilizá-lo nas madeixas, você deve passar o óleo nos cabelos, distribuindo em todas as mechas, massageando bastante para que o produto possa penetrar bem.

Depois é só prender os cabelos e deixar o óleo agir por duas horas. Então lave os cabelos com xampu e passe o condicionador.

Como fazer umectação com óleo de semente de uva

Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc Dicas de Menina
Foto: via Big Fonte Essências

O óleo de semente de uva ajuda a combater o ressecamento e quebra dos fios. Ele também previne a queda e a caspa, limpando e fortificando os cabelos. O óleo de semente de uva ainda dá mais brilho e maciez aos cabelos, sendo ótimo para ser usado em todos os tipos de cabelos.

Para utilizá-lo você deve passar a quantidade de uma a duas colheres de chá em seus cabelos, distribuindo o óleo por todas as mechas. Depois deixe agir nos cabelos por duas horas e lave normalmente com xampu e condicionador.

Quando o assunto é cabelo, a mulherada adora falar de mudança de visual e isso inclui com toda a certeza a mudança na cor as madeixas. Porém, quando a decisão é escurecê-lo, na maioria dos casos, acaba se tornando um passo difícil de ser dado pela maioria das mulheres, principalmente as loiras. O artigo de hoje irá te dar dicas incríveis de como escurecer o cabelo, seja a través de tintura permanente ou com dicas naturais. Se você está precisando dar um Up no visual ou cuidar melhor de suas madeixas, fique tranquila que vamos dar os melhores truques e você ver que não é tão difícil assim passar por todo esse processo. Se você seguir os cuidados corretos e necessários, o resultado final fica incrivelmente lindo.

Como Escurecer o Cabelo? Temporariamente? Com tinta?

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer?