in

Pincel de Maquiagem: Como escolher o seu?

Quando o assunto é make, a mulherada vaidosa pira e um dos maiores desafios de quem está começando a gostar desse universo é aprender a usar os pincéis certos, afinal são vários tipos não é mesmo?

Pensando nisso, para que você arrase de uma vez por todas na make, separamos aqui dicas de pincel de maquiagem e suas devidas funções.

Pode ficar atenta, que hoje você vai aprender de vez sobre os tipos mais básicos de pincel de maquiagem, os melhores para iniciantes, bem como truques de otimização dos mesmos. Bora começar?

Primeiramente é fundamental esclarecer aqui que esses kits super completos que você encontra a venda em diversas lojas, apesar de encantarem demais os nossos olhos, não são indispensáveis para garantir uma boa maquiagem. Isto é, você pode comprar vários pincéis, mas nem sempre vai usar todos e principalmente se você está começando, o ideal é comprar os mais básicos para você ir pegando o jeito.

Pincel de maquiagem não é tão barato, e se contar esses super kits existentes no mercado, você vai gastar muito dinheiro com itens que nem sequer terá utilidade. Para evitar isso vamos nos focar nos pincéis realmente básicos que fazem mil e uma funções.

Aliás, para ter um kit bem bacana de maquiagens, não significa que você tem que encher sua prateleira de produtos até não acabar mais. Adquirir os produtos certos ,vai garantir uma make impecável e ainda não vai pesar tanto no seu bolso, evitando também futuros desperdícios.

Principais tipos de pincel de maquiagem e suas devidas funções

Antes de detalharmos sobre os pincéis mais básicos para quem está começando e não quer se perder, separamos aqui os principais modelos, seus devidos nomes e funções. Isso vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre eles.


• Pincel modelo Língua de Gato tamanho grande

Sem dúvida é um dos pincéis mais conhecidos no mundo da make. Ele possui um formato incrível que garante uma make impecável. Sem contar que é super fácil de achar e seu preço cabe no bolso de forma leve. Você verá que adiante esse modelo estará na nossa lista do básico para quem quer aprender a usar pincéis na make.

Vale enfatizar que embora o língua de gato seja um pincel ótimo, é preciso ter cuidado pois a aplicação de base cuja cobertura é alta pode acabar ficando um pouco marcas na pele, e para prevenir isso a dica é fazer movimentos no formato de X quando for aplicar a segunda camada de base ou pegue uma esponjinha úmida e dê algumas batidinhas para uniformizar a pele.


• Pincel modelo Duo Fiber

Esse outro modelo de pincel é incrível e você consegue encontrar ele em duas versões básicas: A primeira versão do Duo Fiber é o pincel de modelo mais longo, que acaba dando um acabamento mais macio na pele. A segunda versão é o menorzinho, que acaba sendo mais compacto e apresenta maior firmeza.

Com ele você tem mais praticidade, e além disso ele consegue alcançar todas a regiões do rosto garantindo um resultado mais uniforme.

Sua fabricação é feita com cerdas do tipo natural ou sintético, e por isso o resultado final da pele fica mais iluminado, mantendo simultaneamente aquele ar mais leve do rosto.

Você só precisa ter cautela quando for aplicar base de alta cobertura com ele pois pode acabar manchando algumas regiões, para isso vá dando batidinhas suaves para garantir a uniformidade.


• Pincel modelo Kabuki

Esse modelo de pincel de maquiagem é o de maior densidade e por isso ele é ótimo para criar coberturas rapidamente. Por ter um maior número de cerdas, ele pode ser utilizado para aplicar base mineral, Blush ou Pó translúcido, mas tenha cuidado, pois o fato dele ser mais grandão, tem mais chance de você acabar saindo da região de aplicação e acabar promovendo manchas na make.

A maior vantagem de se usar o pincel Kabuki, é justamente o fato dele conseguir promover um esfumado profissional de dar inveja.


• Pincel modelo Esponjinha

Sem dúvida a esponjinha é uma das ferramentas mais usadas e queridinhas da mulherada no mundo da maquiagem. Esse item virou um verdadeiro clássico na vida da mulherada, pelo menos toda mulher tem uma esponjinha na sua nécessaire.

Seu preço acessível conquistou o coração das mulheres amantes da maquiagem, sem contar que a esponjinha é um item fácil de ser encontrado em diversos tipos de lojas, e é recomendado para quem deseja fazer aplicação de sombra.

E maioria das vezes já vem acompanhado com estojos prontos de make. O pincel esponjinha é super recomendado para quem está procurando precisão na hora de aplicar a sombra cremosa, compacta ou até mesmo em pó, e ele é um verdadeiro coringa nessa hora e vai te ajudar bastante a não errar.

Para se ter uma noção, o pincel esponjinha consegue concentrar uma grande quantidade de produto na região, sem mesmo esfarelar e ele é capaz de proporcionar um resultado muito impecável na maquiagem. Com duas cores você consegue fazer uma mistura bem bonita com aquele esfumado de dar inveja.

O único cuidado que você deve tomar ao usar o pincel esponjinha é porque o fato dele depositar muito produto na pálpebra, acaba deixando uma aparência mais pesada e para aliviar isso, você precisa ter um bom pincel de esfumado para poder criar aquele efeito mais sofisticado e bonito na make.


• Pincel modelo vassourinha

Esse tipo de pincel ele é usado com muita frequência por pessoas que trabalham com maquiagem profissionalmente. Com esse modelo, você consegue retirar todo o excesso de sombra, seja em pó ou pigmentada, que acaba ficando pelo rosto depois que você aplica na área desejada.
Dessa maneira, você consegue preservar todo o trabalho eficaz da make e manter a pele intacta.

Quem gosta de se maquiar sabe como é ruim quando acaba caindo excesso de sombra, por exemplo, na pele já feita, para evitar isso ou é passar o pincel esponjinha que vai limpar todo excesso e manter a sua pele linda.

Sem contar, que o pincel esponja também se tem sido usado bastante para deixar o iluminado da pele mais esfumadinho, então quem quer aplicar ou até mesmo só esfumar o Iluminador, pode usar esse pincel que o efeito fica maravilhoso e com aquele acabamento de profissional.


• Pincel modelo Large Fluff

Esse modelo de pincel costuma ter cerdinhas mais macias, com certo nível de densidade e levemente arredondado. Em vista disso, ele pode ser usado para aplicar iluminador nas maçãs do rosto e ainda para fazer contorno facial.

Além disso, a versatilidade do formato de especial também permite que você use ele para fazer aplicação de sombra nos olhos, pelo fato justamente dele ter pontinhos mais arredondadas.

Se o formato achatado também é ótimo para você aplicar qualquer tipo de produto de maquiagem em pó. Por conta disso, esse formato de pincel é um dos mais procurados para quem quer fazer qualquer tipo de maquiagem.


• Pincel para blush no modelo regular

Sabe aquele modelo de pincel mais tradicional do Blush que todo mundo conhece? Então, o modelo dele regular é bastante parecido com esse tradicional, porém a diferença é que o regular é um pouco menor e suas cerdinhas são de origem natural.

Por conta disso, esse outro modelo de pincel de maquiagem para blush tende a ser bem mais macio quando entra em contato com a sua pele, e ele tem um formato mais compridinho.

Quem deseja ter uma make mais elaborada e não tem tanta experiência nesse mundo da maquiagem, pode aproveitar também esse tipo de pincel para poder aplicar o corretivo, visto que o seu aspecto mais retangular ajuda a não errar na hora de fazer esse tipo de aplicação.

Outra dica é fazer uma espécie de linha, com produto que você quer aplicar e depois dar uma assopradinha, e começar esfumando com pincel, o efeito fica profissional.


• Pincel modelo Large Powder

O próximo modelo de pincel é o Large Powder que é um dos mais usados na make. Ele é comumente conhecido como pincel para pó e o seu formato é bem grandão, arredondado e ele possui cerdas com bastante volume.

Esse pincel de maquiagem ajuda a espalhar o produto por todas as regiões do seu rosto, para poder selar bem a base e deixar aquele visual com mais uniformidade.

Sem dúvidas, uma de suas maiores vantagens é justamente o fato de ele conseguir alcançar todos os pontos do rosto e cobrir todos eles de forma bem uniforme.

Escolhendo o pincel de maquiagem certo para cada função: Nível básico

Felizmente nos dias de hoje, não existem apenas opções caras e importadas no mundo da beleza. Com pouco dinheiro, já dá para investir em produtos de boa qualidade que entreguem a mesma qualidade na maquiagem, assim como os de primeira linha.

E para quem está se sentindo um tanto perdida e não sabe nem por onde começar para montar seu kit com pincel de maquiagem, separamos aqui os item mais básicos, que vão te ajudar a preparar uma boa pele e um olho de dar inveja, sem precisar de muita coisa.

Observe a seguir as melhores opções de pincel de maquiagem para fazer uma ótima preparação de pele:


• Pincel para aplicação de Pó ( solto ou compacto)

Se tratando de preparação de pele não é indicado ficar apenas no uso de esponjinhas. Principalmente na etapa de aplicação de Pó. Um pincel de maquiagem bem macio e gordinho para aplicar o pó é sem dúvida indispensável para manter o acabamento da pele.

E não tem erro na hora de comprar o pincel certo, afinal os modelos de pó são bem grandes e bem fofinhos. Quanto mais macio o seu for, melhor será o resultado final.


• Pincel para aplicação de Contorno com Ângulo

O mercado da beleza está repleto de diversos tipos de pincel de maquiagem próprio para o contorno facial. E para quem está começando, a dica é optar pelos modelos práticos de multifunções, e por isso o tipo mais angulado é o coringa nessas situações.

Podemos dizer que se trata de um pincel para contorno com extrema versatilidade. A sua ponta, por ser angulada, faça com que ele seja de caráter Ergonômico, ou seja, dá para alcançar todos os cantinhos necessários.

Sem contar que ele ajuda a ter mais precisão na hora de contornar o rosto, mantendo sempre tudo bem esfumadinho.

A grande vantagem do pincel de maquiagem angulado, é que ele não serve apenas para aplicação de contorno facial, ele também é útil para aplicação de Pó, seja ele solto ou compacto, para aplicação de Blush, Bronzear e inclusive para aplicação de Iluminador.

Vale salientar que esse pincel também é ótima opção para aplicar base, seja ela líquida ou bem cremosa. Sem dúvida ele é mil e uma utilidades.


• Pincel para aplicação de Base

Se tratando de pincel de maquiagem básico para aplicar base no rosto, nós irmãos por dar destaque ao tradicional pincel Língua de Gato. E claro, existem modelos desse pincel mais moderno e todos eles vamos enfatizar aqui, pois são ótimos.

O modelo mais comum de pincel de maquiagem Língua de Gato, é aquele cuja ponta é parecida com o formato de uma gota. Além disso, o pincel é de fibras de alta densidade, bem estreitas e de origem sintética. Em vista disso ele recebeu esse nome: Língua de Gato.

Por ser um pincel de origem sintética, ele é ótimo para aplicação de qualquer produto de consistência cremosa. Produtos densos também, como Iluminador, corretivos, e outros do gênero, também podem ser aplicados com esse tipo de pincel.

O Pincel Língua de Gato já foi mais usado, mas por ele ter menos maleabilidade, acabou que não se adequando a muitos outros tipos de produto e acabou sendo um pouco esquecido.

Mas ele é excelente aplicação de base, com ele você também consegue fazer a correção da boca, quando está fica borrada de batom, ele também é ótimo para aplicar corretivo nas como já mencionamos, produtos cremosos e pincel de Língua de Gato, super combinam.

Mas existem também outros modelos de pincel de maquiagem que surgiram como novidade para aplicação de base, é o que podemos chamar de nova geração de pincéis.

A nova proposta vem com um conceito mais distinto, onde os modelos começaram a ser produzidos com cerdas mais fofinhas, tanto de origem sintética, como também de origem natural.

Há quem use, por exemplo, pincel de maquiagem próprio para blush, pó ou contorno, para aplicar também a base. Mas isso é de gosto pessoal e você pode até testar essa dica para ver se você também opta por esse método. Quem gosta de usar produto mais líquido, levinho e com efeito bastante esfumado pode testar também essa dica, que é excelente.

Na hora de comprar seus pincéis, invista nas versões mais fofas, de formato arredondado e com média densidade nas cerdinhas, justamente para fugir daquele efeito mais duro dos pincéis antigos.

Veja agora, dicas de pincel de maquiagem para fazer aquele olho fatal e também maquiar a boca:


• Pincel para fazer esfumado na sombra

Como já vimos o básico de preparo de pele, agora vamos aprender sobre os pincéis mais versáteis para te a mudar a fazer desde o olho mais levinho até o mais fatal e para começar não poderíamos deixar de enfatizar o pincel de esfumado.

Esse modelo não pode faltar de jeito nenhum do seu kit de maquiagem.
Existem variados tipos e tamanhos desse pincel, e inclusive com a sua ponta mais fofa. Esse modelo de pincel de maquiagem é indispensável, porque é ele que vai dar aquele efeito profissional na make.

Primeiro você aplica a sombra e com ele você vai esfumar até atingir o resultado esperado. E onde apostar que o efeito fica lindo demais.

Sem contar que o pincel de esfumado também é ótimo para aplicação de corretivo, seja líquido ou em pó, na região das indesejáveis olheiras. Também é ótimo para fazer um contorno de nariz né preciso, com ele você também consegue remarcar melhor o côncavo e ainda, dá para aplicar Iluminador nos cantinhos mais pequenos, como no topo dos lábios, no cantinho lacrimal do olho e na parte embaixo da sobrancelha.

Aliás, sabe aquele de transição, onde você consegue fundir duas ou mais cores de sobra, formando aquele efeito degradê maravilhoso? É com esse tipo de pincel que você consegue esse resultado de forma impecável.

Sua versatilidade é incomparável, se você desejar consegue maquiar o seu olho aí com ele. É só variar do tom escuro pro claro na sombra, para dar aquele efeito.


• Pincel para aplicação de Sombra

O pincel para você aplicar a sombra, é basicamente aquele que você usa para depositar o produto nas pálpebras. Em vista disso, os modelos ideais para essa finalidade são aqueles mais estreitos e achatados. Esses pincéis soa excelentes pois ajuda a aplicar a sombra de forma pontual.

Se você ter um pincel de maquiagem para esfumar e outro para aplicar, pronto, você já vai ter a dupla infalível para um olho de dar inveja.

A grande vantagem de um pincel de aplicação é que ele te dá mais controle na hora da maquiagem, assim, em vista de sua precisão, você consegue definir exatamente aonde deseja aplicar aquela determinada cor sem erro.

Aliás, para quem gosta de dar aquela esfumadinha na região abaixo dos olhos, esse pincel é o segredo, visto que ele te ajuda a aplicar a sombra a penas onde ela deve ser aplicada.

Você também pode usar esse tipo de pincel para dar aquela escurecida na região dos cantos externos do olho, justamente para causar uma maior dimensão no seu look final.

O mesmo pincel de maquiagem você também pode usar mais molhadinho. Nessa versão ele é excelente para a aplicação de pigmentos soltos e ainda te ajuda a controlar melhor na hora de promover a iluminação da região abaixo das sobrancelhas.

Você também pode usar esse tipo de pincel para poder aplicar o corretivo ou o produto para fazer a correção de manchinhas de sol. Aliás, para a aplicação de Primes nas sombras ele também super funciona.

Outro modelo de pincel ótimo para aplicar sombra é o modelo chanfrado. Sua ponta na maioria dos casos é fininha e mais chanfrada. Ele pode ser tanto de origem sintética, como também de origem Natural. Se o seu intuito for um efeito mais gráfico ou até mesmo de correção, pode apostar nesse tipo de pincel de maquiagem.

Basicamente, o pincel chanfrado é excelente para a aplicação de Sombra na região das sobrancelhas, justamente para corrigir o seu formato e também para fazer o famoso delineado nos olhos, seja ele no estilo gatinho, tradicional ou com aquele efeito de sombra molhada.

Sem contar que com ele você consegue também fazer a aplicação de sombra na região abaixo dos olhos, para deixar aquele efeito mais marcadinho, para fazer aplicação de lápis com efeito mais Esfumado bem rente aos cílios.

Se você gostar de um efeito mais desenhado e com ângulo no topo dos lábios, esse pincel te ajudar a fazer o desenho bem preciso na região. E aliás, dá para fazer a correção do contorno dia lábios, com o auxílio também do corretivo.


• Pincel para a região dos lábios

Os pincéis para lábios, de forma geral, são feitos com cerdinhas de origem sintética, e você encontra eles tanto com ponta de tamanho pequeno como mediano. Esse tipo de pincel é ótimo porque te ajuda a aplicar o batom com bastante precisão, se riscos de você errar.

Esse modelo também pode ser utilizado para aplicar corretivo e demais produtos cuja consistência seja mais cremosa. Você pode também aplicar com ele uma sombra mais cremosa no cantinho lacrimal, para dar aquela iluminada que a gente tanto ama. Fica lindo demais!

E para ajudar ele na boca mesmo, você pode tanto fazer a aplicação de Gloss, como também de batom e de pigmentos que podem ser aplicados em cima mesmo do batom.

Investir os pincéis certos, fazem toda a diferença no resultado final da sua maquiagem. Vale muito a pena, mas é importante saber exatamente que modelo comprar, por existe muitos e gasta dinheiro a toa é bem fácil nesse ramo.
Portanto, se você é iniciante não se iluda come essa kits prontos que vendem vários modelos e custa muito caro.

Lembre-se das dicas de pincel de maquiagem que demos ao longo do artigo e vá comprando aos poucos, testando, até descobrir o que você mais gosta.

Não importa a quantidade de pincéis que você tem nesse exato momento, o mais importante de tudo é entender para que cada um serve de verdade e aliar isso com as suas reais necessidades na maquiagem.

Você pode começar investindo em pincéis mais básicos, com multifuncionalidades, ir aprendendo a manusear e ao longo do tempo você vai descobrir o que funciona com você o que não funciona.

Aos poucos você vai descobrir quais são os pincéis que você realmente vai usar e se desejar, você pode ir comprando outros modelos aos poucos para ir testando e ver o que você gosta.

Uma grande dica para não comprar demais e acabar gastando dinheiro à toa é pesquisar bastante sobre aquele tipo de pincel que você tá de olho.

Independente dos pincéis que você vai começar a usar, o importante é se sentir bem. Não deixe que ninguém te impeça de tentar e não se ponha para baixo, você é capaz sim de fazer a make mais impecável e maravilhosa que você possa imaginar, é só não desistir e continuar treinando. Você vai arrasar!

Onde passar o Natal? Veja as melhores dicas

Como Emagrecer Até o Natal – Dicas Para Emagrecer Rápido e Com Saúde