in

Como engravidar de gêmeos? É possível?

É possível? Dicas de Menina
Foto: via MMO

O sonho de muitas mulheres é ter filhos gêmeos, seja porque desejam que os filhos tenham um irmão para crescerem juntos, querem ter uma família grande ou mesmo ter apenas uma gravidez.

Naturalmente não há como prever uma gravidez de gêmeos, sendo algo decidido por Deus. Mas há alguns fatores que podem contribuir para haver uma gravidez de gêmeos, como ter ovulação dupla e para isso há mulheres que recorrem à ajuda médica e tomam estimulantes de ovulação como clomid e indux. Outras tomam vitaminas para fortalecer o organismo e o ácido fólico que podem ajudar a mulher a ter uma gravidez saudável.

Também há indicações de remédios caseiros como o chá de inhame que estimula a ovulação. Há algumas mulheres que falam que a mandioca ajuda a engravidar de gêmeos e até mesmo fazem simpatias para ter filhos gêmeos, mas será que dá certo?

Neste artigo vamos falar sobre algumas dúvidas que as mulheres podem ter em relação aos fatores que podem ajudar as futuras mamães a ter uma gravidez de gêmeos. Será mesmo possível?

É o que vamos te ajudar a entender através das informações que reunimos.
Vamos lá?

Quais os fatores que contribuem para engravidar de gêmeos?

Como dissemos anteriormente não há nada que determine que a mulher vai engravidar de gêmeos ou não, a não ser a vontade de Deus. Mas há alguns fatores que podem contribuir para isso. Como:

Hereditariedade

Se a mulher tiver na família parentes que sejam gêmeos há maior probabilidade que ela venha a ter também, e se ela for gêmea as chances aumentam ainda mais.

Já o homem ser gêmeo ou ter parentes que sejam gêmeos não influencia, pois é o organismo da mulher que determina essa parte.

Idade acima dos 35 anos

As chances de a mulher engravidar de gêmeos aumenta se ela tiver idade acima dos 35 anos.

Isso acontece, pois conforme vai ficando mais velha a tendência da mulher é perder mais e mais óvulos, dessa forma ela pode ovular mais de uma vez no mês.

No entanto ao mesmo tempo, como a qualidade dos óvulos diminui, as chances de a mulher mais velha engravidar são menores.

Tratamentos para fertilidade

É possível? Dicas de Menina
Foto: via Suprimatec

As mulheres que passam por tratamentos para fertilidade também têm mais chances de engravidar de gêmeos.

Entre os tratamentos para fertilidade há os indutores de ovulação, medicamentos que aumentam a ovulação da mulher.

Esse tratamento deve ser acompanhado pelo médico e é indicado para mulheres que tem problemas em ovular ou problemas hormonais, como a Síndrome dos Ovários Policísticos. Os indutores de ovulação podem aumentar em até 10% as chances de a mulher engravidar de gêmeos.

Geralmente os indutores de ovulação são feitos à base de clomifeno. Entre os indutores mais conhecidos há o Clomid e o Indux.

Esses medicamentos aumentam as chances do ovário liberar mais de um óvulo, dessa forma há possibilidade de dois óvulos nascerem fecundados e assim originar duas crianças.

No entanto como eles são vendidos livremente sem necessidade de receita médica há uma preocupação no uso indiscriminado dos medicamentos.

Se forem usados em excesso eles podem ocasionar a hiperestimulação ovariana, que é o excesso de produção e estimulação dos óvulos em um único ovário ou nos dois. Esse problema pode causar dores abdominais fortes, febre, inchaço abdominal, irritabilidade e dores durante a relação sexual.

Em casos mais graves o excesso de produção de óvulos podem prejudicar os ovários, sendo até mesmo necessário cirurgia para drenar o líquido no interior deles para resolver o problema.

Por isso é sempre indicado que o tratamento com indutores de ovulação seja feito com prescrição médica e mesmo assim você deve pensar duas vezes antes de decidir fazê-lo.

Outro tratamento é a fertilização in vitro, ela é voltada para mulheres mais velhas que desejam ser mães e tem dificuldade para engravidar ou casais que não tem possibilidade de ter uma gravidez natural. Esse tratamento pode aumentar a chance de a mulher engravidar de gêmeos de 20 a 25%.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Isso acontece devido ao fato de que durante a fertilização in vitro é usado dois ou mais embriões por tentativa, os quais podem ou não se desenvolverem com sucesso.

A fertilização in vitro é feita através da coleta do esperma do homem e do óvulo da mulher para serem colocados juntos para ocorrer a fecundação fora do útero. Então esses óvulos fecundados são injetados diretamente no útero da mulher.

Essa técnica além de ser cara não garante que a mulher vai ter uma gravidez e nem que engravide de gêmeos.

Por isso é importante que a mulher pense bem antes de recorrer a um método de fertilização, converse com um médico e pese os prós e os contras para que possa tomar uma boa decisão para si mesma.

Dúvidas

Agora que você conheceu os fatores que contribuem para a mulher engravidar de gêmeos, vamos lhe mostrar algumas dúvidas sobre outros métodos que a mulher pode ou não contribuir para que tenha gêmeos.

Remédio caseiro ajuda a engravidar de gêmeos?

Existem produtos naturais que ajudam a mulher a mulher a ter uma ovulação mais saudável e por isso podem contribuir para uma gravidez de gêmeos, mas não é nada milagroso e nem garantido que vá dar resultado.

Entre eles:

Inhame

O inhame é um tubérculo que possui diogestina que na indústria farmacêutica é convertida em hormônios femininos como progesterona e estrogênio. Essa substância ajuda a aumentar a fertilidade, pois equilibra os níveis de estrogênio no corpo da mulher, dando mais qualidade aos óvulos produzidos.

O inhame também possui ácido fólico, que é importante na gravidez, auxiliando no bom desenvolvimento do bebê, especialmente do cérebro.

Por isso para mulheres que desejam engravidar é um bom alimento para ser consumido. Ele pode ser consumido ao natural ou em forma de chá.

Chá de Inhame

Para preparar o chá você vai precisar de:

Casca de um inhame;

250 ml de água.

Você deve lavar bem o inhame e retirar sua casca. Então coloque em uma panela juntamente com a água e leve para o fogo para ferver. Ferva até que a água seja reduzida pela metade.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Depois é só desligar o fogo, esperar que o chá esfrie, coar o chá e tomar.

Você deve tomar o chá a partir do sétimo dia do seu ciclo menstrual e tomá-lo até o décimo quarto dia.

O chá estimula a produção dos ovários, podendo promover a liberação de dois ou mais óvulos, que podem ser fecundados e dar origem a gêmeos.

Saiba que se o chá for tomado em excesso pode causar náuseas, diarreias e vômitos. Por isso é indicado que seja tomado meio copo por dia durante o período do dia sétimo do ciclo ou décimo quarto.

Gestantes, idosos e crianças não podem tomar o chá. O melhor inhame para usar é o chinês.

Confira o vídeo abaixo que explica na prática como fazer o chá.

Maca Peruana

É um tubérculo nativo do Peru. Ele protege a mulher contra fatores nocivos à fertilidade, estimulando os folículos do ovário, assim aumentando a possibilidade de uma gravidez saudável.

Essa planta pode ser encontrada em forma de pó ou cápsula em farmácias e laboratórios de manipulação, mas ela não deve ser consumida livremente. O ideal que você consulte um nutricionista ou nutrólogo para que ele defina a quantidade que você deverá consumir.

Outros Alimentos

Além desses remédios naturais, você também pode fazer uma dieta alimentar rica em alimentos que fazem bem para a gravidez. Dessa forma preparará melhor seu organismo para receber os bebês que poderão vir.

Entre os alimentos que fazem bem ao organismo estão:

Proteínas

É possível? Dicas de Menina
Foto: via Alira Clinica

Consumir mais proteínas do que carboidratos pode ajudar a mulher a engravidar de gêmeos, pois há alguns alimentos ricos em proteínas que podem contribuir para uma melhor ovulação.

Entre eles: ovos, carne vermelha, carne branca e peixes ricos em ômega-3 como o salmão.

A carne vermelha possui muito ferro e vitamina B12 que ajudam a prevenir a anemia, além disso, também ajuda a produzir mais células vermelhas do sangue e no desenvolvimento do sistema nervoso.

Alimentos Ricos em Ferro

O ferro também é importante para uma gravidez saudável, por isso é bom ingerir feijão, soja, sementes de abóbora e outras leguminosas.

Alimentos Ricos em Ômega-3

O ômega-3 assim como o ácido fólico ajuda no bom desenvolvimento do cérebro do bebê. Essa substância também ajuda a manter os hormônios funcionando bem, dessa forma os hormônios femininos funcionam corretamente e a mulher pode engravidar normalmente.

Entre os alimentos ricos em ômega-3 estão: sementes de chia, sementes de linhaça, nozes e peixes.

Leite e Derivados

Leite integral e derivados que provêm do leite como queijo, iogurte, entre outros, ajudam a preparar o corpo da mulher para receber os bebês. Isso porque o leite é rico em cálcio, fósforo e vitamina D, o que ajuda na construção óssea dos bebês.

O leite consumido deve ser integral, pois o leite desnatado desestabiliza os hormônios sexuais, assim dificultando a ovulação.

Frutas e Vegetais

As frutas e vegetais possuem muitas vitaminas e antioxidantes. Todos esses nutrientes ajudam a diminuir a inflamação e a prevenir uma série de doenças.

As folhas verdes como espinafre, alface, rúcula e brócolis, por exemplo, são ricas em ácido fólico, que ajuda a melhorar a ovulação.

Já as bananas contém vitamina B6 que ajuda na produção de hormônios sexuais, dessa forma auxiliará na regularização da menstruação e assim no equilíbrio do ciclo menstrual, sendo essencial para que a mulher engravide.

Essa fruta também auxilia na gravidez, dando mais energia, criando novas células de sangue e contribuindo na formação saudável da pele e dos olhos dos bebês.

Além disso, as frutas e os vegetais ajudam a pessoa a ter uma vida mais saudável e escolher esses alimentos a fast food e outros mais calóricos podem ajudar a quem tem sobrepeso emagrecer e assim aumentar a fertilidade.

Ácido Fólico

O ácido fólico também conhecido como vitamina B9 é um nutriente muito importante e que pode ajudar a mulher a ter uma gravidez saudável.

Ele ajuda a prevenir doenças do tubo neural do bebê, essas doenças podem surgir no início da formação do feto, por isso é indicado que a mãe já comece a tomar ácido fólico um mês antes de engravidar. Dessa forma já estará preparando seu corpo e protegendo.

Essa vitamina pode ser encontrada naturalmente nos alimentos como: verduras escuras, batata grande, feijões, lentilha, ervilha, gérmen de trigo, mandioca, aspargos, frutas cítricas, ovo cozinho, salmão e carne vermelha.

Também é possível tomar essa vitamina na forma de suplemento, que pode ser encontrado em farmácias.

Alimentos Para Evitar

Se você quer ter uma gravidez saudável deve evitar alimentos com gordura trans, como farinhas brancas, alimentos industrializados e fritos. Pois eles fazem com que o organismo não responda tão bem à insulina, o que por sua vez faz com que a ovulação desestabilize.

Simpatia pode ajudar a engravidar de gêmeos?

Além das dicas acima há as simpatias para engravidar de gêmeos. Pode ter pessoas que acreditem, mas não há nada comprovado de que funcione.

Qual a diferença entre gêmeos bivitelinos e univitelinos?

É possível? Dicas de Menina
Foto: via VIX

Os gêmeos bivitelinos nada mais são que os gêmeos fraternos, que não são idênticos, já os univitelinos são os gêmeos idênticos.

Os gêmeos bivitelinos são formados através da fecundação de dois óvulos. Eles são concebidos em um mesmo ciclo menstrual, se desenvolvendo cada bebê em sua placenta.

Esse tipo de gêmeos podem ser duas meninas, dois meninos ou um menino e uma menina. Os irmãos se assemelham entre si, no entanto não são idênticos, pois compartilham apenas 50% da informação genética.

Já o caso de gêmeos univitelinos acontece quando um óvulo fecundado se divide após a fecundação, dando origem a dois ou mais embriões. Nesse caso os gêmeos compartilham a mesma porcentagem genética, assim se tornando idênticos.

Geralmente esses gêmeos têm sua própria placenta e bolsas amnióticas separadas, dificilmente compartilham a mesma placenta. Eles podem compartilhar as características emocionais, sendo a famosa ligação dos gêmeos que tanto falam.

Todas as mulheres podem ter a chance de ter gêmeos univitelinos, no entanto no caso dos bivitelinos os fatores que citamos é que podem influenciar a mulher nessa parte, como ter pessoas na família que tiveram gêmeos, ter mais de 35 anos e fazer tratamentos para fertilidade.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Vinagre de Maça nos Cabelos: Como Usar?

Vinagre de Maçã no Cabelo: Como Usar?

Vinagre no Cabelo Funciona? Veja nossas dicas!

Vinagre no Cabelo Funciona? Veja nossas dicas!