in

Como Emagrecer Amamentando? É Possível? Leia aqui!

É Possível? Leia aqui! Dicas de Menina
Foto: via Remédio Caseiro

Após o parto a mulher geralmente não se sente bonita. Pois se encontra com os quilinhos a mais que ganhou com a gravidez, além de a barriga estar flácida.

Mas sabia que é possível emagrecer amamentando?

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Sim, pois a mulher pode perder até 700 kcal por dia devido à produção de leite. Mas se você está amamentando e não consegue emagrecer ou engordou pode estar se alimentando de forma errada.

Para emagrecer amamentando é preciso ter uma alimentação saudável e fazer exercícios leves como caminhada, pilates ou yoga. Assim você pode emagrecer, 10, 20 kg, mas é preciso ter paciência, já que o processo não deve ser tão rápido, para que seja saudável.

Quem amamenta não pode tomar remédio para emagrecer, pois a substância vai para o leite e pode prejudicar o bebê. Mas a mulher pode tomar sopa e alguns tipos de chá como erva cidreira e camomila.

Por outro lado há mães que emagreceram muito amamentando, nesse caso elas podem estar ingerindo menos calorias do que o necessário, se esforçando em demasia ou com algum problema de saúde. Por isso é bom consultar um médico.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia as informações a seguir aqui.

Emagrecer 20 kg amamentando

Para quem deseja emagrecer 10, 15 ou até mesmo 20 kg a primeira coisa que você precisa ter é paciência. Pois geralmente, de forma saudável, a mulher costuma emagrecer cerca de 2 kg por mês quando está amamentando. Dessa forma no mínimo em seis meses ou mais a mulher retorna ao peso normal.

E para isso acontecer é necessário ter uma alimentação saudável e ingerir de 1500 a 1800 kcal por dia. A mulher não deve fazer dietas restritivas de 1200 kcal para emagrecer nesse período, pois pode faltar nutrientes essenciais para o leite materno.

Durante a amamentação é importante que a mulher ingira proteína, ômega 3, vitamina B6, cálcio e vitamina C.

A proteína, presente em carnes magras, peixes, aves, ovo, ervilha, feijão e lentilha, é essencial para a formação do leite materno.

O ômega 3, presente no salmão, sardinha, atum e linhaça, ajuda no desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê.

A vitamina B6, que pode ser encontrada em cereais integrais, verduras verdes-escuras, batata e banana, ajuda na absorção das proteínas.

O cálcio, presente no iogurte, leite desnatado, ricota, queijo cottage, rúcula, agrião, couve, espinafre, semente de girassol e gergelim cru, ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes e no funcionamento dos nervos e músculos.

E a vitamina C, presente nas frutas como laranja, limão e manga e legumes verduras como brócolis, aspargo, repolho e folhas verdes-escuras, fortalece o sistema imunológico.

Sopa para emagrecer amamentando

É Possível? Leia aqui! Dicas de Menina
Foto: via M de Mulher

É importante as mães comerem sopa durante a amamentação, pois além de serem muito nutritivas são pouco calóricas e vão ajudar no emagrecimento.

Confira a seguir algumas receitas de sopas:

Sopa de cenoura, frango e gengibre

A cenoura contém vitamina C e é boa para a digestão, pois possui uma boa quantidade de fibra alimentar, contribuindo para o trânsito intestinal.

O frango é uma fonte importante de proteínas e também possui pouca gordura o que contribui para o emagrecimento, além de manter o bom funcionamento da glândula tireoide que é essencial para o metabolismo.

Já o gengibre é um alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo, assim promovendo a queima de gordura.

Ingredientes

Para fazer a sopa você vai precisar de duas cenouras cozidas, dois filés de frango cozidos, um pedaço pequeno de gengibre, uma cebola, um dente de alho, meia colher de sopa de óleo de canola, três copos de água, duas colheres de sopa de extrato de soja, uma colher de sopa de amido de milho e uma colher de chá de sal.

Modo de fazer

Para fazer a sopa você deve refogar em uma panela a cebola e o alho com o óleo de canola. Em seguida bata no liquidificador dois copos de água e as cenouras cozidas. Coloque a mistura na panela e acrescente o gengibre. Deixe ferver. Depois dissolva o extrato de sopa no copo de água que restou e coloque junto o amido de milho.

Em seguida coloque essa mistura na panela e mexa até que a sopa engrosse. Coloque o sal a gosto e acrescente o frango desfiado. Então é só servir.

Sopa de abóbora com couve

A abóbora contém poucas calorias e é rica em fibras, o que ajuda no processo de digestão, fazendo com que os alimentos sejam digeridos de forma mais lenta e assim você tenha maior saciedade.

A couve também é pouco calórica e rica em fibras, dessa forma ajudando sua digestão e liberando o trânsito intestinal.

Ingredientes

Para fazer a receita você vai precisar de um quilo de abóbora descascada e picada, meia colher de chá de óleo de canola, uma cebola média, dois dentes de alho, quatro xícaras de água fervente, sal e pimenta do reino a gosto, uma colher de chá de noz-moscada em pó, salsa e cebolinha e quatro folhas de couve picadas.

Modo de fazer

Para fazer a receita você deve primeiramente apanhar uma panela e refogar a cebola e o alho no óleo de canola, acrescentar a abóbora picada e deixar por dois minutos. Depois coloque a água fervente, o sal e a pimenta e cozinhe por meia hora.

Em seguida acrescente a noz-moscada e bata a abóbora e a água no liquidificador. Coloque salsa, cebolinha e couve. Então é só servir.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Sopa de beterraba, chuchu e brócolis

A beterraba é rica em fibras, promovendo uma boa digestão e aumentando a sensação de saciedade. Além disso, ela também possui ácido fólico que é bom para o desenvolvimento do tubo neural e da medula espinhal dos bebês.

O chuchu além de ter baixa caloria é rico em fibras, que ajudam o funcionamento do intestino e a diminuir o apetite e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, evitando várias doenças.

O brócolis também possui poucas calorias, sendo rico em ácido fólico, fibras e fitoquímicos que ajudam a queimar gordura.

Ingredientes

Para fazer a sopa você vai precisar de 200 gramas de cenoura, 200 gramas de beterraba, 200 gramas de abóbora, 200 gramas de chuchu e 200 gramas de batata baroa, ¼ de repolho, meio maço de couve, um brócolis e meio quilo de carne moída cozida.

Modo de fazer

Para fazer a receita você deverá colocar todos os ingredientes, com exceção da carne moída, para cozinhar em uma panela com água e sal a gosto. Quando estiver tudo cozido, bata os ingredientes em um liquidificador. Depois misture em uma panela a sopa batida com a carne moída e deixe ferver por alguns minutos. Então é só servir.

Chá para emagrecer amamentando

É Possível? Leia aqui! Dicas de Menina
Foto: via Portal Bebês

Outra forma de emagrecer amamentando é tomando chá. Pois além do chá aumentar a produção do leite (uma vez que ele é líquido), vai facilitar a circulação sanguínea, assim ajudando a mãe a desinchar após o parto.

Mas a mulher que está amamentando não pode tomar qualquer chá, já que dependendo da composição pode alterar o sabor do leite e causar cólicas no bebê. Entre os chás que a mãe pode tomar e que ainda podem ajudar a emagrecer estão: cardo mariano, erva cidreira e camomila.

O chá de cardo mariano provém de uma planta que possui silimarina, uma substância que ajuda na produção do leite. Para fazer o chá você deve ferver uma xícara de água e acrescentar uma colher de chá de sementes de cardo mariano e deixar em infusão por quinze minutos.

O chá de erva cidreira ajuda a melhorar a digestão e combater os gases, assim auxiliando na diminuição da barriga inchada. Para fazê-lo você pode utilizar um saquinho de chá para cada xícara. Devendo colocá-lo na água fervente e deixar em infusão por três minutos.

Para fazer melhor efeito esses dois chás devem ser tomados meia hora antes das refeições.

O chá de camomila vai ajudar a acalmar o estômago e também a te deixar mais tranquila e o bebê também. Dormindo bem você se sentirá mais bem disposta para seguir uma alimentação saudável.

Para fazer o chá, você deve ferver uma xícara de água e colocar um saquinho de chá, deixando em infusão por três minutos. Uma dica é tomar uma hora antes de amamentar, próximo do momento em que o bebê vai dormir.

Exercícios para emagrecer amamentando

É Possível? Leia aqui! Dicas de Menina
Foto: via Viva Salute

Após o parto não é recomendado que a mulher faça muito esforço, pois isso pode prejudicar sua recuperação, além de deixá-la muito cansada e ser perigoso, já que devido ao buraco que fica na placenta pode haver sangramentos que duram até seis semanas após o parto. E esse sangramento pode piorar se fizer algum esforço.

Alguns dos exercícios indicados são os aeróbicos, que são mais leves e ajudam a tonificar os músculos. Fazer abdominais e levantar as pernas pode ajudar a tonificar as regiões.

Outro exercício recomendado é a caminhada, que pode ser realizada com o carrinho de bebê, assim você estará dando um passeio com seu filho ao mesmo tempo em que se exercita.

Usar carregadores de bebê como slings também pode ajudar a você fazer um bom exercício enquanto caminha com seu bebê de forma segura e sem prejudicar sua coluna.

Qual remédio quem amamenta pode tomar para emagrecer?

Não é recomendado que a mãe tome remédios químicos enquanto está amamentando, pois eles podem afetar o bebê negativamente.

Mas a mãe pode tomar remédios naturais como os chás que indicamos no artigo e também acrescentar chás de alimentos termogênicos como gengibre, canela ou limão.

O gengibre ajuda na hora da digestão e a acelerar o metabolismo. Além disso, ele possui alguns compostos como 6-gingerol e 8-gingerol que ajudam a aumentar a produção de calor e suor. Além do chá, você pode usar o gengibre em sopas, sucos e vitaminas.

A canela ajuda a promover uma boa digestão e combate os gases. Ela também é rica em fibras, assim ajudando a desacelerar a digestão e dar uma sensação maior de saciedade e ainda diminui o acúmulo de gordura, uma vez que melhora a sensibilidade à insulina. A canela pode ser usada em várias receitas, como sopas, sucos, vitaminas, ser misturada com o leite, entre outros.

O limão também ajuda na digestão e ainda age como diurético, ajudando a eliminar substâncias e toxinas do corpo. Além disso, o limão é rico em fibras que ajuda a desacelerar a digestão e a diminuir o apetite. Ele pode ser ingerido com água, em sucos e também ser usado como tempero em saladas e carnes.

Esses remédios naturais podem ajudar e muito, mas se você quiser tomar medicamentos prescritos por um médico terá que esperar seis meses, e se após esse tempo ainda continuar amamentando deverá esperar até que o bebê desmame.

Emagreci muito amamentando o que faço?

É Possível? Leia aqui! Dicas de Menina
Foto: via Dicas de Treino

Durante a amamentação é normal emagrecer de 500 a 700 calorias por dia, já que é a energia gasta na produção do leite. No entanto quando isso acontece de forma exagerada é preocupante e o ideal é que a mulher fique atenta.

Isso pode acontecer devido ao fato da mãe não estar ingerindo calorias suficientes. Como foi citado no início do artigo o ideal é que a mãe siga uma dieta de 1500 a 1800 kcal diárias. Por isso é essencial que a mãe visite uma nutricionista e faça uma rotina alimentar das calorias e nutrientes necessários para comer durante o período de amamentação.

Outro motivo é a mãe estar se esforçando em demasia e esquecer de se alimentar direito, tomando conta das tarefas da casa e do bebê fica difícil manter uma rotina saudável de alimentação. Por isso é bom que a mãe fique atenta e peça ajuda quando precisar, para não ficar se esforçando demais, isso é bom tanto para sua saúde quanto do bebê que precisa dos nutrientes do leite materno.

Também pode acontecer da mãe estar com algum problema de saúde como anemia ou problemas na tireoide. O hipertireoidismo acelera demais o metabolismo e pode afetar a produção do leite materno.

Geralmente a mulher sente tremores, palpitações, dificuldade para dormir, problemas na vista, cansaço excessivo e agitação. Por isso é importante consultar um médico para ver o que está acontecendo.

Deixe uma resposta

Veja Aqui! Dicas de Menina

Como tirar esmalte da Roupa? Veja Aqui!

Dicas Dicas de Menina

Como Fazer Francesinha Perfeita na Unha! Dicas