Categorias
Beleza

Como Deixar as Mãos Macias? Veja 14 dicas mais bonus

As nossas mãos são nossas aliadas no nosso dia-a-dia e nos mais diferentes trabalhos. Mas, sofrem com nossa rotina diária e necessitam de cuidados especiais. A causa mais comum das mãos secas e rachadas é uma camada externa comprometida, o que faz com que ela não consiga mais manter a umidade.

Às vezes, as mãos ficam muito ressecadas, com calos e até mesmo machucadas, incomodando tanto esteticamente como fisicamente – afinal, dói e fica sensível. Dependendo da natureza do seu trabalho, o clima, o quanto a expõe a agentes químicos – tudo isso pode agravar ainda mais o quadro das mãos ressecadas e ásperas, portanto, fique de olho em atitudes que podem estar fazendo mal para suas mãos. Vamos Lá!

A) 7 Motivos das Mãos Estarem Ásperas e Ressecadas:

Manchas

Essas manchas, também chamadas de manchas de fígado, não são causadas pela idade nem pelo fígado, rs. Na verdade, são áreas de hiperpigmentação causadas pelo aumento da produção de melanina que ocorre devido à exposição aos raios UV.

Perda de colágeno

À medida que envelhecemos, a pele em nossas mãos pode ficar enrugada e parecendo papel crepom por causa da perda de gordura, de colágeno e elastina. A pele flácida, vermelha, descolorida, seca e com rachaduras também podem fazer suas mãos parecerem mais velhas.

Ar seco

O ar como o que ocorre em climas secos e durante os meses frios do inverno retira a umidade da pele.

Perda de umidade

As pessoas que sempre precisam lavar as mãos várias vezes ao dia, experimentam uma perda de umidade, pois a água rouba os óleos hidratantes naturais da pele.

Sabonetes

Infelizmente, esse é outro passo muitas vezes negligenciado por muita gente: os sabonetes. Acabam colocando qualquer um na pia do banheiro apenas para “dar um cheirinho” nas mãos, deixando totalmente de lado a ação hidratante. Muitos dos sabonetes atuais atrapalham a integridade normal da pele, o que retarda o processo natural de reparo da pele e cria secura e rachaduras.

Outros fatores, como condições médicas da pele, alérgenos e certos medicamentos, também podem contribuir para a pele seca e rachada.

Secadores de ar quente

A cada dia mais populares, os secadores de ar quente, economizam dinheiro e podem facilmente secar suas mãos.

Unhas por fazer

Toda semana apare suas unhas, aplique um óleo de cutícula e após alguns minutos, empurre suas cutículas para trás com um empurrador de cutícula. Pinte com uma nova cor para chamar a atenção para as unhas, em vez de para as mãos.

Por volta dos trinta anos, nossa pele e nossas unhas começam a ter problemas para se recuperar dos danos e começam a parecer visivelmente mais velhas. Este processo pode ser mais óbvio em nossas mãos porque a pele é mais fina e, portanto, mais facilmente sujeita a danos. Alguns passos fáceis, no entanto, podem ajudar a manter as mãos jovens durante anos, diminuindo os sinais de envelhecimento.

B) Você tem mãos ásperas, rachadas e secas? Acha que não pode fazer nada sobre isso? Pense de novo: Afinal, como mantê-las macias, bonitas e jovens diariamente? Veja nossas 14 dicas!

Use maquiagem

Para uma solução rápida e temporária para fazer suas mãos parecerem mais jovens, esfregue uma pequena quantidade de corretivo líquido em toda a parte de trás de suas mãos. Embora o efeito não seja permanente, isso ajudará a esconder rugas, tons e texturas irregulares, manchas solares e outros sinais de envelhecimento.

Esfolie, massageie e hidrate

Esfregue uma pequena quantidade de azeite ou óleo de coco em suas mãos antes de dormir para ajudar a hidratar a pele e melhorar a circulação. Adicione um pouco de açúcar à mistura para o benefício adicional de esfoliar a pele ao mesmo tempo.

Seja gentil enquanto massageia, e certifique-se de pegar as costas de suas mãos, palmas, dedos e suas cutículas e unhas. Se você usou açúcar, lave-o quando terminar a massagem, caso contrário, suas mãos ficarão pegajosas. Em seguida, passe um super hidratante e envolva suas mãos em papel filme, pois assim o calor irá potencializar a absorção dos componentes do produto e sua pele irá amanhecer super macia e linda. Esta é uma ótima pedida para eliminar calos.

Preenchimento ou injeção

Quando envelhece, você perde gordura em suas mãos e isso torna os ossos e veias mais acentuadas. Injeções de gordura e enchimentos ajudam a engordar suas mãos novamente. Se você estiver indo para ir este caminho, escolha um tratamento de preenchimento que inclua o Ácido Hialurônico, que é um ótimo hidratante que ajuda a engordar a pele.

Há também tratamentos a laser que podem ser feitos para promover a produção de colágeno, o que ajudará a recuperar sua pele novamente.

Use protetor solar

Use um filtro solar com um fator de proteção entre 30 e 50 durante todo o dia, todos os dias. E não se esqueça de reaplicar ao longo do dia. Tente manter suas mãos longe da luz direta e indireta, tanto quanto possível, especialmente durante as horas entre as 10 e às 16h.

Coma os alimentos certos

Muitos dos alimentos que são bons para nosso corpo também mantêm nossa pele mais jovem. Comer uma dieta balanceada que inclua grãos integrais, frutas e vegetais de todas as cores e gorduras saudáveis, como tofu, verduras de folhas escuras, sementes de girassol, abacate, pimentão e frutas cítricas, cebolas e cenouras ajudarão a manter sua pele radiante e jovem.

E não se esqueça de ficar hidratado! Toda vez que você sentir sede, beba um copo de água.

Exercite-se regularmente

Uma rotina regular de exercícios é boa para a saúde mental, a saúde física e a aparência da pele. Ao melhorar a circulação e trazer mais oxigênio para as células, o exercício mantém a mente, o corpo e a pele com aparência e sensação de juventude.

Você deve se exercitar por pelo menos meia hora por dia, três a seis vezes por semana. Fazer caminhada é um excelente exercício de baixo impacto. A natação proporciona um fantástico exercício cardiovascular sem a pressão ou o impacto de outros exercícios, porque a água retira a pressão dos músculos e das articulações.

Manter sua pele jovem, radiante e saudável é muito mais fácil quando você pratica uma boa rotina de cuidados com a pele e mantém todo o seu corpo em boa forma.

Evite produtos químicos

Os maldosos produtos químicos – livre-se do contato deles em sua pele! Sim, sabemos que até mesmo o detergente de lavar louças acaba deixando nossas unhas fracas e quebradiças, mas, agride nossas mãos também.

Portanto, livre-se desse contato direto com produtos químicos de uma vez por todas! E isso inclui detergente, água sanitária, cloro, sabão em pó, amaciante de roupas, etc. Evite também lavar as mãos com muita frequência. Invista em bons sabonetes, tanto líquido quanto em barra, que sejam realmente hidratantes, pois eles são fortes aliados na proteção da pele das mãos.

Escolha sabonetes suaves e sem perfume para as mãos, o rosto e o corpo, como os que contêm aloe vera, óleos vegetais como oliva e ingredientes calmantes como lavanda.

Use luvas o tempo todo

As luvas são uma camada adicional de proteção contra produtos químicos. E, sempre que for limpar a casa, utilize luvas, pois muita gente acha “besteira”, mas essa proteção é fundamental para ter mãos suaves.

Consulte um médico

Os sinais de envelhecimento são uma parte normal da vida da sua pele. Existem, no entanto, doenças que podem causar problemas anormais e você deve estar ciente disso.

Fale com o seu médico ou profissional de saúde se detectar algum sintoma como erupção cutânea ou lesões, bolhas, manchas vermelhas ou escamosas, verrugas ou unhas manchadas.

Use um umidificador

Particularmente no inverno e em climas secos, um umidificador pode ser um salva-vidas quando se trata de sua pele. O lugar mais importante para ter um é no seu quarto, para que você possa aproveitá-lo enquanto dorme.

Óleo de coco

Este óleo é mágico para a pele devido à sua combinação única de ácidos e aplique diretamente na pele.

Mantenha produtos no balcão do banheiro

Manter hidratantes e cremes para as mãos no balcão do banheiro podem ser o primeiro passo para manter as mãos macias.

Leve os produtos com você

Hidratar e usar creme protetor para as mãos ao longo do dia pode mantém as mãos em boa forma. Isso é especialmente aplicável aos cremes para as mãos que protegem você dos raios UV. Você vai querer reaplicar estas várias vezes por dia para proteger sua pele.

Evite roer suas unhas

Se você acha difícil parar, converse com um psicólogo para determinar se há problemas subjacentes de ansiedade que possam ajudá-lo.

C) Como deixar as mãos macias com bicarbonato de sódio

Algumas mulheres estão sempre cuidando do rosto e de outras partes do corpo, deixando as palmas das mãos mais velhas do que realmente são. É igualmente importante passar mais tempo cuidando das mãos porque elas são uma parte muito óbvia do seu corpo.
Se você quiser mãos macias como de um bebê, siga estes passos.

Azeite e Açúcar

O que fazer: Misture 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de azeite em uma tigela. Pegue um pouco e esfregue na palma da mão. Massageie os dedos e as mãos com movimentos suaves e circulares durante cerca de 30 segundos. Lave as mãos com água morna e seque com uma toalha limpa.

Bicarbonato de sódio, limão e mel

O que fazer: Em um pequeno recipiente, misture 2 colheres de chá de limão, mel e bicarbonato de sódio juntos de maneira uniforme. Agora aplique esta mistura em suas mãos, esfregando-a e massageando suas mãos por um minuto. Lave as mãos com água morna. Não use sabão diretamente depois. Repita este processo pelo menos duas vezes por semana para promover mãos com aparência saudável.

Vaselina

A vaselina é um produto básico e um dos hidratantes mais usados para recém-nascidos.
O que fazer: Lave as mãos com água morna e cubra as mãos com vaselina todas as noites antes de ir para a cama.

Gema de ovo, mel e amêndoas

Gema de ovo contém quantidades elevadas de vitamina A, enquanto as amêndoas aumentam o teor de vitamina E em sua pele. Esta mistura esfolia, hidrata e nutre suas mãos, dando-lhe aquelas mãos macias que você merece.

O que fazer: Misture 1 colher de chá de mel, ½ colher de chá de amêndoas trituradas e um pouco de água de rosas e uma gema de ovo. Massageie as mãos com essa mistura por 10 minutos e deixe por 15-20 minutos antes de enxaguar com água morna.

Viu só como que com apenas alguns passos você pode conquistar mãos suaves e macias? Sem contar que essas dicas também auxiliam nos cuidados com as unhas, afinal, elas também precisam de hidratação para serem macias e jovens.

Por Sarah

Oi! Sou a Sarah, hoster no DDM - Dicas de Menina. Somos uma comunidade de compartilhamento de dicas de moda, beleza, estilo, compras e muito mais. Aproveitem;)

Deixe uma resposta