in

Como Clarear Roupa Branca? Álcool, Açúcar, Bicarbonato

Álcool, Açúcar, Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Santo Cuidado

Roupas brancas são bonitas, mas em contrapartida são fáceis de amarelar e manchar. Um produto para clarear roupa branca que as mulheres costumam usar é o cloro, mas além de fazer mal ao meio ambiente é um produto químico que pode ser perigoso à saúde, podendo causar asma, alergias, queimaduras, dificuldades em respirar e lesões no sistema nervoso.

Por isso o mais indicado é usar produtos mais naturais e que podemos encontrar facilmente. É possível clarear roupa branca com álcool, açúcar, bicarbonato, vinagre e até mesmo limão.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Esses produtos agem como alvejantes naturais, ajudando a remover as manchas e assim clareando a roupa branca. Além disso, são baratos, o que vai te ajudar a economizar.

Outras formas de clarear a roupa branca é utilizar o microondas e também o Vanish, que é um alvejante comercializado e que não tem cloro em sua composição.

Quer saber mais como clarear roupa branca?

Então confira as informações que reunimos para você.

Como clarear roupa branca com álcool

O álcool ajuda a limpar as roupas, ajudando a desinfetá-las e também clareá-las. Confira algumas formas de utilizar o álcool e assim branquear suas roupas.

Deixar a roupa de molho no álcool

Uma forma de utilizá-lo é misturar um copo de álcool em uma bacia de água e deixar as roupas brancas de molho pelo tempo de uma a duas horas. Depois é só lavar como de costume.

Usar o álcool como alvejante

Você também pode usar o álcool para tirar manchas, aplicando-o diretamente na parte amarelada ou manchada e deixando agir por um tempo antes de lavar a roupa.

Como clarear roupa branca com bicarbonato

O bicarbonato é um produto que ajuda muito na limpeza das roupas, pois ele age como um detergente, removendo as manchas do tecido e ainda potencializa o efeito do sabão sobre as roupas brancas, assim proporcionando seu branqueamento.

Confira algumas formas de utilizá-lo:

Utilizar o bicarbonato durante a lavagem

Você pode utilizá-lo durante a lavagem de roupas, colocando meia xícara de chá de bicarbonato de sódio no momento que a roupa for enxaguada. Se for muita roupa você pode adicionar mais meia xícara de bicarbonato.

Se for utilizar o bicarbonato na máquina de lavar saiba que ele deve ser colocado diretamente na água, para que ele possa dissolver nela.

Utilizar o bicarbonato como alvejante

Outra forma de utilizar o bicarbonato é misturando um pouco de água com bicarbonato até formar uma pasta. Depois você deve aplicar essa pasta sobre a área manchada da roupa e deixar agir por quinze minutos.

Caso a mancha persista você pode esfregar o bicarbonato com a ajuda de uma escova de dentes (que você tiver separado somente para esta finalidade).

Depois de passado o tempo de espera você deve enxaguar a roupa com água morna, pois ela ajudará a potencializar o efeito do bicarbonato sobre o tecido.

Utilizar o bicarbonato para deixar a roupa de molho

Álcool, Açúcar, Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Notícias ao Minuto

Você também pode deixar a roupa de molho em uma bacia com água quente. Acrescente o sabão em pó e mexa até a água ficar azul e depois coloque três colheres de sopa de bicarbonato.

Você deve deixar de molho por seis horas. Depois você pode lavar como de costume.

Outra dica para deixar a roupa de molho no bicarbonato é colocar a roupa branca em um balde com água quente e acrescentar cinco colheres de sopa de sal e cinco colheres de sopa de bicarbonato.

Você também deve deixar de molho por seis horas e depois lavar normalmente. Evite lavar roupas delicadas na água quente, pois pode danificá-las.

Como clarear roupa branca com bicarbonato e álcool

Você pode aumentar ainda mais o efeito do bicarbonato e do álcool utilizando-os juntos.

Para isso você deve esquentar água e cobrir as roupas brancas que deseja lavar em uma bacia ou balde. Depois adicione um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato e um copo de sabão em pó ou sabão de coco ralado.

Você deve deixar a roupa de molho de duas a seis horas. Então retire a roupa do balde, torça e lave como de costume, seja na mão ou na máquina de lavar.

Você pode fazer esse processo em roupas com tecidos mais resistentes como algodão ou linho.

Agora se a roupa for feita de um tecido mais fino como a seda você deve deixar a roupa de molho no leite integral por 24 horas, depois enxague a peça normalmente apenas com água.

Como clarear roupa branca com limão

O limão age como um adstringente, ajudando a limpar roupas sujas e a branquear as roupas brancas. Confira algumas formas de utilizar o limão nas roupas brancas:

Utilizar o limão para deixar a roupa de molho

Receita 1

Uma forma de usar o limão é ferver em uma panela água com algumas rodelas de limão. Depois coloque as roupas em uma bacia e despeje essa água sobre elas.

Deixe as roupas de molho durante uma hora e depois de passado esse tempo lave normalmente.

Receita 2

Você também pode fazer uma mistura com sabão, uma colher de sal e o suco de dois limões. Misture em uma quantidade de água que dê para cobrir a roupa e deixe-a de molho. Depois você deve deverá torcer a roupa e secá-la no sol.

O sol também ajuda a branquear as roupas, mas você não pode deixar por muito tempo, caso contrário também pode danificá-las.

Receita 3

Outra forma de usar o limão é misturando meio copo de suco de um limão com água suficiente para cobrir a roupa. Misture bem e deixe de molho por trinta minutos. Passado esse tempo exágue a roupa como de costume.

Como clarear roupa branca com vinagre branco

O vinagre branco também é ótimo para a limpeza, ajudando a deixar as roupas mais limpas e sem mau cheiro. Confira algumas formas de utilizar o vinagre para clarear as roupas.

Utilizar o vinagre branco na lavagem

Álcool, Açúcar, Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Histórias com Valor

Uma forma de utilizar o vinagre é durante a lavagem da roupa. Você deve misturar meia xícara de vinagre branco ao sabão em pó e colocar na máquina.

Caso aconteça de ficar manchas de sabão em suas roupas você pode colocar o vinagre branco na hora do enxágue, dessa forma ele ajudará a tirar essas manchas.

Utilizar o vinagre branco para deixar as roupas de molho

Usar o vinagre branco como alvejante é uma boa forma de remover as manchas das roupas brancas. Para utilizá-lo você deve ferver uma xícara de vinagre branco em uma panela grande cheia de água.

Depois que a mistura estiver fervendo, desligue o fogo e coloque as roupas dentro da panela ou passe a água para uma bacia e deixe as roupas de molho de um dia para o outro. Depois é lavar a roupa como de costume.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Você também pode passar o vinagre diretamente sobre a mancha e deixar agir por uma hora. A mancha pode ser tanto de algum alimento que caiu como de suor e desodorante. Depois é só lavar como de costume.

Utilizar o vinagre branco como alvejante

Para utilizar o vinagre branco como alvejante você deve misturá-lo com bicarbonato. Faça uma pasta com essas duas substâncias e passe-a sobre as partes manchadas das roupas.

Deixe a pasta agir sobre a roupa durante vinte minutos e lave naturalmente em seguida.

Como clarear roupa branca com açúcar

O açúcar pode ser usado juntamente com a água sanitária, pois ajuda a anular sua acidez, assim ajuda a não danificar as roupas.

Para utilizá-lo basta misturar cinco colheres de sopa de açúcar em uma bacia com água suficiente para cobrir as roupas e meio copo de água sanitária.

Você deve deixar a roupa de molho por duas horas. Depois friccione as roupas suavemente, então enxágue as roupas e lave como de costume.

Clarear roupa branca no microondas

Uma forma bem peculiar de clarear roupa branca é utilizar o microondas. Na internet há pessoas que confirmam que a técnica dá certo.

O que você tem que fazer é pegar uma peça de roupa branca molhá-la e ensaboar com sabão ou pedra ou barra.

Depois coloque a roupa dentro de uma sacola plástica e leve ao microondas por um minuto e meio, na potência máxima.

Quando terminar o tempo você deve retirar a sacola do plástico, esfregar e enxaguar a roupa. E pronto, sua roupa branca ficará mais clara.

Como clarear roupa branca com Vanish

O Vanish é um alvejante que não tem cloro e por isso ele não danifica as roupas. Ele tem uma linha chamada Vanish Oxi Action Crystal White que é voltada para tirar manchas e clarear roupas brancas.

Para utilizá-la você deve diluir 1/4 de medidor do Vanish em 100 ml de água quente (a água deve estar a 50°C). Você deve misturar bem até formar uma mistura homogênea.

Então com a roupa seca você deve colocar a mistura sobre as manchas. Deixe a solução agir por dez minutos e lave a roupa em seguida.

De acordo com o site oficial do Vanish através de seu uso é possível clarear até três tons das roupas brancas.

Como clarear roupa branca com água oxigenada

Álcool, Açúcar, Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Drogaria Primus

A água oxigenada também ajuda a branquear as roupas, mantendo-as limpas e sem manchas. É importante saber que você deve utilizar água oxigenada volume 10 ou 20 para não manchar sua roupa. Confira algumas formas de utilizá-la a seguir:

Utilizar a água oxigenada durante a lavagem

Quando for lavar suas roupas você deve misturar meio copo de água oxigenada com o sabão em pó que você utiliza para lavar roupas e então fazer a lavagem normal, seja na máquina de lavar ou na mão.

Utilizar a água oxigenada para deixar a roupa de molho

Você também pode usar a água oxigenada para deixar a roupa de molho. Para isso você deve misturar água oxigenada em uma bacia e mergulhar a roupa branca. Deixe a roupa de molho por trinta minutos e depois lave a roupa normalmente.

Utilizar a água oxigenada como alvejante

Outra forma de utilizar a água oxigenada é misturá-la com sabão em pó e bicarbonato de sódio. Dessa forma você fará um alvejante caseiro.

Para fazer você vai precisar de 150 ml de água oxigenada 30 volumes,
sete colheres de sopa de sabão em pó e sete colheres de sopa de bicarbonato

Você deverá separar uma tigela e misturar os ingredientes até formar uma pasta. Caso a pasta fique muito sólida você deve adicionar um pouco de água.

Depois coloque uma tampa na tigela e reserve em um local fresco e arejado. Quando for utilizar você deve colocar uma colher de sopa na água para deixar a roupa de molho. Deixe agir de dez a quinze minutos e depois lave a roupa normalmente.

Utilizar a água oxigenada para tirar manchas

Você também pode usar a água oxigenada para tirar manchas. Confira algumas formas de utilizá-la para essa finalidade:

Como tirar mancha de sangue

Se você trabalha em um hospital ou se feriu e sua roupa branca ficou suja de sangue você pode utilizar água oxigenada de 10 ou 20 volumes.

Para tirar a mancha você deve deixar a roupa de molho em uma bacia com partes iguais de água e água oxigenada e deixar de molho por cinco minutos. Passado esse tempo você pode enxaguar a roupa.

Como tirar mancha de vinho

Álcool, Açúcar, Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Como Tirar Manchas

Para tirar mancha de vinho você deve fazer uma mistura com partes iguais de água oxigenada e detergente.

Em seguida você deve passar a mistura sobre a mancha e ir secando o excesso com uma toalha. Quando a mancha tiver saído você deve enxaguar em água morna.

Como tirar mancha de suor

Para tirar mancha de suor você deve misturar uma parte de sabão líquido com duas partes de água oxigenada. Então você deve colocar a mistura sobre a mancha e deixá-la agir durante uma hora. Depois é só enxaguar com água fria.

Como tirar mancha de mofo

A água oxigenada também pode eliminar mancha de mofo, já que tem propriedades que ajudam a eliminar fungos. Para utilizá-la você deve colocar a água oxigenada diretamente na mancha e deixar agir por dez minutos. Depois esfregue bem e lave a roupa como de costume.

Como tirar manchas escuras

Para tirar manchas escuras como café, uva ou jabuticaba, você deve umedecer um pano ou esponja com água oxigenada e friccionar a roupa até que a mancha tenha saído. Depois é só lavar como de costume.

Também é possível tirar mancha de cigarro das roupas brancas. Para isso você deve misturar partes iguais de água oxigenada e limão.

Então você deverá aplicar a solução sobre a mancha e friccioná-la até que a mancha tenha sido removida. Depois é só enxaguar a roupa.

Dicas

Quando for lavar as roupas brancas e coloridas tome o cuidado de separá-las no momento da lavagem, pois as roupas coloridas podem manchar as roupas brancas.

Quando for lavar roupas com tecidos delicados tome o cuidado de lavar à mão ou se preferir lavar na máquina utilize um saquinho para roupas delicadas, assim essas roupas não serão danificadas.

Quando for lavar as roupas evite colocar amaciante e sabão em pó demais, pois poderá deixar manchas nas roupas, deixando-as com aspecto envelhecido e desgastado.

Quando for guardar suas roupas brancas, procure colocá-las em sacos de TNT para evitar que fiquem amareladas.

Deixar as roupas brancas secarem ao sol ajudará elas clarearem. No entanto é preciso ter cuidado, pois a ação excessiva do sol pode acabar danificando as fibras do tecido, assim desgastando-o mais.

Quando quiser tirar manchas da roupa branca procure lavá-la na água morna. Pois a temperatura ajuda a potencializar a ação do sabão e outros produtos, assim auxiliando na remoção de manchas.

No entanto você deve evitar lavar em água morna roupas de lã e outros tecidos que podem encolher.

Deixe uma resposta

Veja Nossas Dicas Dicas de Menina

Como Ser uma Boa Esposa? Veja Nossas Dicas

Guia Completo Dicas de Menina

Como Tirar Mancha de Tinta de Cabelo da Roupa? Guia Completo!