in

Como Clarear o Cabelo Loiro e Preto? Veja 12 Dicas!

Como Clarear o Cabelo Loiro e Preto? Veja 12 Dicas! - Dicas de Menina
Foto: via Salon Line

Com a chegada de dias mais quentes e ensolarados algumas mulheres pensam em clarear o cabelo. Essa técnica pode deixar a mulher com o rosto mais iluminado e valorizar o bronzeado.

Mas como clarear o cabelo?

A forma mais comum de clarear o cabelo é através do uso da água oxigenada e um produto descolorante. No entanto há outras formas e até mesmo naturais associando uso de alimentos como o leite e o limão.

Há diferença em clarear cabelo preto e loiro?

Sim, o cabelo preto demora mais para clarear, uma vez que a pigmentação é mais escura, sendo que dependendo do tom que você deseja pode demorar até quatro sessões para alcançar o resultado esperado, já o cabelo loiro, como contém menos pigmento pode clarear naturalmente em um dia.

Também há diferenças na hora de clarear cabelo tingido?

Sim, como o cabelo com tinta está com excesso de pigmentação é necessário tomar cuidado ao clareá-lo, sendo preciso fazer uma decapagem antes de realizar o processo. A decapagem é um processo de limpeza dos fios, tendo a finalidade de retirar o excesso de pigmento de um cabelo colorido, assim preparando-o para uma nova coloração.

Se você quer saber mais sobre o assunto veja 12 dicas que elaboramos sobre como clarear o cabelo.

Como Clarear Cabelo Preto

Se você tem o cabelo preto ou castanho saiba que é necessário mais de uma sessão para torná-lo mais claro. Pois como sua pigmentação é maior, os pigmentos devem ser retirados de forma gradual para que o cabelo se recupere da química usada.

Por isso é indicada a utilização de água oxigenada de baixo volume juntamente com o descolorante. O cabelo vai passar por tons avermelhados e alaranjados até chegar à tonalidade almejada.

Uma dica para cabelos escuros é deixar apenas algumas mechas mais claras ao invés de clarear totalmente o cabelo, para que deixe um efeito iluminado e valorize o bronzeado.

Se o seu cabelo é castanho e tem a intenção de deixar mechas loiras, uma cor recomendada é o caramelo. Pois ele se mistura mais naturalmente à cor castanha. Também é indicado que você deixe a raiz escura para que não seja necessário realizar retoques com frequência.

Entre as sessões é importante que você deixe o cabelo bem hidratado, usando, xampu, condicionador e máscara para proporcionar saúde, maciez e naturalidade aos cabelos.

Como Clarear Cabelo Loiro

como clarear cabelo loiro - Dicas de Menina
Foto: via La Belle Cabeleireiros

Agora o cabelo loiro é mais simples, pois como tem menos pigmentação em uma só sessão pode alcançar um tom mais claro e até mesmo platinado, dependendo da intenção.

Uma dica para quem tem a pele bronzeada é deixar os cabelos mais claros, criando um degradê a partir da raiz. Esse método deixará a pele mais iluminada.

Se você já tiver descolorido os fios é importante que hidrate bem o cabelo, já que a fibra capilar pode estar frágil ou ressecada. Dessa forma o cabelo ficará mais macio e com mais brilho.

Como Clarear Cabelo Ruivo

Quem tem o cabelo ruivo natural deve saber que o clareamento também é mais rápido, sendo que dependendo do tom de seu cabelo é necessária apenas uma sessão para chegar ao tom almejado.

Saiba que os tons indicados para o clareamento de cabelos ruivos são o loiro mel, caramelo e o dourado, uma vez que preserva o perfil quente do cabelo avermelhado.

Agora se o seu cabelo é ruivo tingido, é necessário realizar a decapagem, para que os pigmentos vermelhos sejam retirados e seja realizada uma limpeza para que a descoloração pegue com mais eficiência.

Como Clarear Cabelo Tingido

No caso de cabelos tingidos como explicamos anteriormente é necessário a realização da decapagem, que nada mais é do que o processo de despigmentação dos fios tingidos.

Dessa forma eles ficarão limpos e livres do excesso de pigmento para ser realizado o processo de clareamento com tranquilidade.

No entanto saiba que se os fios estiverem sensibilizados, o cabeleireiro pode pedir uma pausa de alguns dias ou semanas entre um processo e outro, para que seu cabelo fique mais saudável.

Como Clarear Cabelo Alisado

Outro caso de cabelo sensível é o alisado quimicamente, pois ele está fragilizado, sendo mais propenso à quebra e ao ressecamento, por isso é necessário ter um cuidado maior.

O indicado é que seja realizado um teste, em que o cabeleireiro aplicará a mistura descolorante apenas em uma mecha para ver como os fios reagem.

Se tudo der certo deve ser utilizado um condicionador para hidratar o cabelo, sendo indicado o Smartbond da L´Oréal Professionnel. Esse produto tem como objetivo proteger a fibra capilar dos agentes químicos, fortalecendo a estrutura do fio e assim diminuindo a quebra.

Como Clarear Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo

Como Clarear Cabelo Ondulado, Cacheado ou Crespo - Dicas de Menina
Foto: via Salon Line

No caso de cabelos ondulados, cacheados ou crespos o cuidado com os fios deve ser maior, devido ao fato dos fios tenderem a ser mais secos naturalmente. Dessa forma o uso da água oxigenada e do descolorante podem tornar os fios ainda mais secos e ainda deixá-los mais abertos, indefinidos e com frizz.

Nesse caso deve haver um extremo cuidado após realizar o clareamento dos fios. Você deve fazer uma hidratação profunda uma vez por semana para que recupere a definição, movimento, maciez e brilho dos cabelos. Também é importante fazer tratamento de reconstrução capilar para dar força aos fios.

Clareie o Cabelo com um Cabeleireiro

Não tente usar produtos químicos para clarear seu cabelo, sozinha, pois você pode acabar danificando seu cabelo, sendo que a cor pode ficar manchada, a fibra capilar fraca e os fios podem até se partir devido à química forte colocada no cabelo.

Sempre consulte um profissional e recorra ao serviço de um profissional, pois o cabeleireiro saberá avaliar, de acordo com seu tipo de cabelo e tratamento que ele já passou, qual o melhor processo a ser feito para que a descoloração tenha o efeito desejado e não danifique os cabelos.

Proteja os Fios Quando For Clarear o Cabelo

É importante que, independente do seu cabelo ter passado por algum processo químico anteriormente ou não, você proteja os fios quando for clarear o cabelo.

Deve ser utilizado um produto para hidratação dos fios durante e após o clareamento. Consulte seu cabeleireiro sobre os produtos a serem utilizados em seu cabelo e veja qual a melhor forma de proteger seus fios.

Como dissemos anteriormente, um produto indicado é o Smartbond, da L`Oréal Professionnel, que ajuda a manter o fio e sua estrutura e atua na reconstrução das pontes de enxofre presentes na fibra.

Faça Mechas no Cabelo Antes de Clareá-lo Completamente

Se você não quer que a mudança no seu visual seja tão drástica uma boa dica é fazer mechas no seu cabelo. Dessa forma você irá clareá-los gradualmente e assim poderá se acostumar com os fios mais claros.

Comece com as mechas em torno do seu rosto, dessa forma iluminará ainda mais a sua pele, depois vá aumentando as mechas gradualmente até que todo o cabelo esteja em tom mais claro. Isso além de te ajudar a se acostumar aos poucos com o novo visual ainda ajudará a manter a saúde da fibra capilar.

Corrija os Tons no Salão de Beleza

Após o clareamento do cabelo é normal que o tom precise de manutenção. Uma vez que ao clarear fios escuros, a cor pode ficar alaranjada ou amarelada.

A manutenção da cor pode ser feita em casa, utilizando produtos diários, como máscaras e também no cabeleireiro através da matização. Esses cuidados são importantes para que seus cabelos se mantenham saudáveis e bonitos.

Clareie o Cabelo com a Shampoozada

O cabeleireiro David Rocha dá a dica em seu Blog Colorimetria sobre a shampoozada para descolorir cabelos em tonalidade castanha.

Essa técnica de clareamento é menos invasiva do que o clareamento feito com água oxigenada e descolorante. Ela mistura o xampu a esses dois ingredientes, podendo clarear os cabelos em um ou dois tons, não mais do que isso.

Essa técnica danifica menos o cabelo e além de clarear o cabelo em um ou dois tons ainda limpa cores indesejadas que podem ser adquiridas no processo de matização. O processo de matização serve para retirar reflexos ou consertar uma cor, mas nem sempre dá certo.

O xampu usado deve ser normal com pH neutro. Caso seja utilizado o xampu anti resíduo pode danificar o cabelo, por deixar o pH alcalino.

A shampoozada deve ser utilizada com os cabelos molhados para que seja mais fácil a aplicação.

Clarear o Cabelo Naturalmente

Se você não quer se arriscar com produtos químicos, saiba que é possível clarear o cabelo naturalmente com a ajuda de alimentos como limão, leite, camomila e mel.

Dessa forma você estará danificando menos os cabelos e poderá ter um efeito mais claro sem precisar gastar muito com isso.

Mas saiba que o efeito não é o mesmo de usar a água oxigenada e o descolorante em um salão de beleza, e sim algo mais suave.

Confira a seguir algumas receitas.

Clarear o Cabelo com Limão

Clarear o Cabelo com Limão - Dicas de Menina
Foto: via Lala Fuj

O suco do limão pode ajudar a suavizar o tom dos cabelos, deixando os reflexos dourados de forma natural.

Para fazer o clareador com o limão você deve utilizar:

  • 3 limões maduros;
  • 1 litro de água mineral;
  • 1 colher de chá de sal refinado.

Primeiramente você deve extrair o suco dos três limões, espremendo-os e peneirando o suco, de modo que não fique nem restos de polpa ou sementes.

Em seguida você deve colocar o suco de limão em um recipiente, acrescentar a água e o sal e mexer bem para que todos os ingredientes se misturem. Depois você pode colocar a mistura em um borrifador para passar em todo o cabelo ou deixar no mesmo recipiente e ir aplicando com as mãos.

Mas antes de aplicar a mistura, você deve lavar os cabelos com xampu, enxaguar e só então aplicar a mistura em todo o cabelo. Espalhe da raiz até as pontas massageando com os dedos para que a mistura se impregne em todas as mechas.

Depois você deve deixar a mistura no cabelo por 30 minutos, enxaguar bem e então usar o condicionador.

Para que seu cabelo adquira um tom dourado natural mais rápido você deve secá-lo ao sol. Mas lembre-se que apesar do método ser natural o limão e os raios UV podem ressecar o cabelo, por isso não é indicado fazer o tratamento mais de uma vez por semana.

Procure também usar depois do tratamento uma máscara hidratante para hidratar os fios e deixá-los mais macios e saudáveis.

Clarear o Cabelo com Chá de Camomila

A camomila possui peróxido de hidrogênio que ajuda a clarear os fios naturalmente. Ela funciona especialmente em cabelos em tonalidade castanho médio e claro.

Para fazer a receita você vai precisar:

Preparar o chá, como o que você geralmente toma, mas um pouco mais forte. Deixe o chá esfriar e coloque-o em um borrifador.

O chá deve ser aplicado nos cabelos, após lavá-los com xampu. Depois deixe agir alguns minutos. Enxágue e deixe os fios secarem naturalmente ao sol, que potencializará a ação. Esse procedimento pode ser feito toda vez que você for lavar os cabelos.

Clarear o Cabelo com Chá de Camomila e Leite

A camomila unida com o leite também é uma boa forma de clarear os cabelos, pois ajuda a dar mais brilho. Sendo uma ótima receita para cabelos loiros.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 copo de leite;
  • 3 sachês de chá de camomila.

Primeiramente você deve ferver o leite e acrescentar os sachês de chá de camomila. Tampe a panela e espere esfriar completamente.

Em seguida coloque a mistura em um borrifador e aplique nos cabelos lavados com xampu, deixando agir por 30 minutos. Depois enxágue bem os cabelos e deixe-os secar naturalmente.

Clarear o Cabelo com Mel

Assim como a camomila o mel também possui peróxido de hidrogênio, o que ajuda a clarear os cabelos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 xícara de mel;
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
  • 2 colheres de sopa de vinagre.

Primeiramente você deve misturar os ingredientes até que a mistura se torne homogênea. Caso a mistura tenha ficado muito grossa coloque um pouco de água.

Depois você deverá aplicar a mistura nos cabelos lavados nas partes que deseja clarear. Você deverá deixar a mistura agir por duas horas em seu cabelo. Depois é só enxaguar bem. O legal dessa receita é que além de clarear seus cabelos, o mel também ajuda a hidratá-los.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Personalidade Forte: Você tem? Quais são as características

Personalidade Forte: Você tem? Quais são as características

Como Clarear o Cabelo Naturalmente, Conheça Nossas Dicas! Dicas de Menina

Como Clarear o Cabelo Naturalmente, Conheça Nossas Dicas!