in

Como Clarear o Cabelo Naturalmente, Conheça Nossas Dicas!

Como Clarear o Cabelo Naturalmente, Conheça Nossas Dicas! Dicas de Menina
Foto: via Truques de Maquiagem

Muitas mulheres tem o desejo de mudar a cor de seus cabelos. Por isso investem em tinturas e clareamento químico. No entanto a química usada nesses produtos pode prejudicar os cabelos, tornando-os mais secos e opacos.

Uma boa opção é clarear o cabelo naturalmente utilizando produtos naturais e que você pode ter em casa, como canela, camomila, limão e até mesmo o sol que ajuda a potencializar o efeito do clareamento. Assim você não precisa usar água oxigenada nem descolorante.

Mas saiba que através desses métodos naturais não é possível clarear o cabelo rápido, sendo necessário fazer a reaplicação do método escolhido mais de uma vez.  E esses métodos também não fazem muito efeito para clarear cabelos escuros, e sim cabelo loiro ou outras tonalidades claras.

Conheça os métodos de clareamento natural mais utilizados através de nossas dicas a seguir.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Canela

A canela possui componentes que ajudam a clarear o cabelo naturalmente, além de apresentar um cheiro gostoso.

Para a receita você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de condicionador;
  • 3 colheres de sopa de canela em pó.

Para preparar a receita você deverá misturar os ingredientes em uma tigela, de forma que vire uma mistura homogênea.

Para utilizar você deverá lavar seus cabelos com xampu e com os cabelos ainda úmidos deverá aplicar a mistura em seus cabelos. Você deverá deixar a mistura agir de 4 a 6 horas.

Depois você deverá enxaguar bem o cabelo e de preferência deixar secar naturalmente. Você deve repetir o processo duas vezes por semana. Para ter um resultado satisfatório são necessárias pelo menos cinco aplicações.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Camomila

O uso da camomila é um dos métodos naturais mais conhecidos para clarear cabelo naturalmente. No entanto o processo pode ser bem demorado, sendo necessário repetir as receitas até obter o resultado almejado.

Há três receitas que podem ser usadas com a camomila:

Chá de Camomila

como clarear cabelo naturalmente  - Chá de Camomila - Dicas de Menina
Foto: via A Revista da Mulher

Para fazer o chá você vai precisar de:

  • 2 sachês de chá de camomila;
  • 2 xícaras de água.

Para fazer o chá você deve colocar água em uma panela e levar ao fogo. Deixe a água ferver. Depois desligue o fogo e acrescente os sachês de chá de camomila.

Coloque uma tampa na panela ou um prato para abafar o chá. Espere esfriar. Coloque o chá em um borrifador e borrife a mistura nos cabelos. Seus cabelos devem ter sido previamente lavados com xampu e estar úmidos. Você pode borrifar o chá de camomila em todo o cabelo ou nas mechas que deseja clarear. Deixe agir por 30 minutos.

Depois enxague os cabelos e passe o condicionador. Deixe os cabelos secar naturalmente. Esse método deve ser feito pelo menos duas vezes por semana.

Camomila com Leite

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 300 ml de leite;
  • 3 sachês de chá de camomila.

Você deverá colocar o leite em uma panela, levar ao fogo e deixar até ferver. Em seguida apague o fogo e acrescente os sachês de camomila. Tampe a panela com a tampa ou um prato para abafar a mistura e deixe esfriar.

Depois coe a mistura em outro recipiente. Você deve aplicar a mistura nos cabelos secos, aplicando-a aos poucos. Massageie os cabelos e deixe agir por 40 minutos. Depois lave o cabelo e deixe secar naturalmente. Essa receita deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Xampu de Camomila

Existem xampus que são vendidos no mercado que já são feitos com camomila, mas na falta dele você pode fazer seu próprio xampu de camomila em casa e para isso você vai precisar de:

  • 1 copo de xampu neutro;
  • ½ litro de chá de camomila (devendo ser feito com a utilização de 3 ou 4 sachês);
  • 1 colher de sopa de mel.

Para fazer o xampu você deve misturar todos os ingredientes em um recipiente com tampa. Agite tudo e mexa bem até que a mistura fique homogênea. Depois é só utilizar normalmente o xampu quando for lavar os cabelos, deixando-o agir por pelo menos dois minutos.

Depois passe o condicionador da forma que você costuma fazer e deixe secá-lo naturalmente.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Limão

O limão é ótimo para clarear cabelo, no entanto ele também pode deixá-lo mais seco, por isso é bom tomar o cuidado de deixar o cabelo bem hidratado após utilizá-lo.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 3 limões;
  • 1 litro de água mineral;
  • 1 colher de chá de sal refinado.

Para fazer a receita você deve espremer os 3 limões até extrair todo o suco. Depois peneire para que os pedaços de gomos e sementes sejam removidos.

Misture o suco com a água e o sal de modo que a mistura fique homogênea. Depois coloque a mistura em um borrifador e aplique nos cabelos. Lembrando que os cabelos já devem estar previamente lavados com xampu.

Borrife nas partes que deseja clarear, se você quiser aplicar a mistura em um determinado local um bom modo é mergulhando uma bola de algodão na mistura e esfregando suavemente nas mechas que deseja clarear. Deixe agir por 30 minutos, enxague os cabelos e passe o condicionador.

Em seguida deixe os cabelos secarem ao sol. Pois sabia que o sol também é bom para clarear o cabelo naturalmente?

Sim, pois expondo os fios aos raios solares ocorre uma oxidação do pigmento que é responsável pela tonalidade dos cabelos, dessa forma alterando a cor e deixando-a mais claras, fazendo com que pareçam reflexos naturais.

No entanto não fique muito tempo exposta ao sol, pois faz mal à saúde, lembre-se de usar protetor solar se for ficar mais do que 15 minutos.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Mel

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Mel - Dicas de Menina
Foto: via Lobi Cicloculturismo

O mel também é uma boa forma natural de clarear o cabelo, além de ser um ótimo hidratante natural.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 xícara de mel puro;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

Para fazer a receita você vai precisar misturar todos os ingredientes em um recipiente e reservar.

Depois lave os cabelos com xampu e com os cabelos ainda úmidos aplique a mistura. Massageie os cabelos e deixe o produto agir 3 a 6 horas, quanto mais tempo puder deixar agir melhor. E se puder use uma touca térmica para potencializar o efeito.

Quando for retirar a mistura do cabelo lave-o novamente com xampu e passe o condicionador. Depois deixe o cabelo secar naturalmente. Se quiser que o efeito seja mais rápido você pode usar essa receita todos os dias.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Sal

Saiba que também é possível clarear o cabelo com o sal. Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de sal refinado;
  • 5 colheres de sopa de água.

Primeiramente você deve misturar os ingredientes em uma tigela até que a mistura fique homogênea e reservar.

Em seguida lave os cabelos com xampu. Tire o excesso de água com a toalha e com os fios ainda úmidos aplique a mistura. Deixe agir por 15 minutos. Depois enxague bem com água e passe o condicionador para não ressecar os cabelos.

Deixe o cabelo secar naturalmente. A receita pode ser feita até duas vezes por semana.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Vinagre de Maçã

Também é possível utilizar o vinagre de maçã para clarear o cabelo. Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de vinagre de maçã;
  • 6 xícaras de chá de água.

Primeiramente você deve misturar os ingredientes em um recipiente grande como um balde até que a mistura fique homogênea. Depois reserve.

Lave os cabelos com xampu e seque-os com a toalha para tirar o excesso de água. Com os cabelos ainda úmidos aplique a mistura, jogando-a aos poucos até terminar. Deixe a mistura agir por 20 minutos. Depois enxague os cabelos e passe o condicionador.

Faça a receita pelo menos duas vezes por semana.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Henna

A henna é um corante em pó que é obtido através da trituração das folhas de uma planta chamada Lawsonia inermis. Na verdade ele não clareia os cabelos, mas tinge-os em tons que vão de castanho ao vermelho, sendo uma boa opção para mulheres que tem os cabelos escuros.

Como também não contém química a henna não prejudica os cabelos, e dá brilho e fortalece os cabelos, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

Outra coisa boa da henna é que ela é o único corante natural capaz de cobrir os cabelos brancos, pois ela forma uma película sobre os fios. É necessário fazer mais de uma aplicação para que tenha o efeito desejado.

Para a receita você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de henna em pó;
  • 1 xícara de água fervente.

Primeiramente você deve misturar a henna em pó com água fervente aos poucos até que se forme uma pasta espessa, tendo a consistência de um iogurte. Em seguida deixe a mistura esfriar. A mistura deve ficar 12 horas descansando antes de você utilizá-la nos cabelos.

Como a henna pode manchar a pele e tecidos é bom que você passe creme hidratante no pescoço e pele ao redor dos cabelos para evitar manchas e use roupas velhas durante a aplicação.

O cabelo pode estar seco ou molhado, mas de qualquer forma deve estar limpo, caso contrário o sebo natural do cabelo pode impedir que a henna se ligue bem à queratina do cabelo.

Usando luvas pegue a mistura aos poucos e aplique no cabelo ou nas mechas que você deseja clarear. Cubra os fios com a pasta. Coloque uma toca plástica na cabeça para evitar que a henna seque muito rápido e deixe a mistura agir de 2 a 3 horas.

Depois retire a touca e aplique o condicionador no cabelo, para que depois fique mais fácil de pentear. Depois enxague bem o cabelo e deixe-o secar naturalmente.

A henna pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou na internet.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Ruibarbo

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Ruibarbo - Dicas de Menina
Foto: via Eu Como Sim

O ruibarbo é uma planta comestível e que também usada para fins medicinais, tendo vários benefícios para a saúde, como melhorar a saúde dos olhos, prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a saúde da pele, fortalecer o sistema imunológico e até mesmo aliviar os sintomas da menopausa e ajudar na perda de peso.

A receita usada para o cabelo é o chá de ruibarbo, para fazê-lo você vai precisar de:

  • ¼ de xícara de ruibarbo picado;
  • 2 copos de água.

Para fazer a receita você deverá colocar o ruibarbo e a água em uma panela e levar ao fogo até ferver. Depois deixe a mistura esfriar e coe o líquido em uma tigela.

Enxágue os cabelos com o chá de ruibarbo e deixe agir nos cabelos por 10 minutos.

Clarear o Cabelo Naturalmente com Vitamina C

A vitamina C, conhecida por fazer bem a saúde, ajudando a combater gripes e resfriados também pode ser boa para clarear os cabelos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 10 tabletes de vitamina C;
  • Xampu de sua preferência.

Para fazer a receita você deverá amassar os tabletes de vitamina C e misturá-los ao seu xampu até que a mistura fique homogênea. Depois lave os cabelos e passe a mistura sobre eles, deixando agir por alguns minutos.

Enxágue e passe o condicionador normalmente. Deixe secar naturalmente.

Como Clarear o Cabelo Naturalmente com Cebola

Outro ingrediente natural usado para clarear o cabelo é a cebola, que além de fazer muito bem à saúde ajuda a clarear o cabelo.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 xícara de casca de cebola;
  • 1 xícara de água.

Para fazer a receita você deverá colocar a cebola e água em uma panela, levar ao fogo e deixar ferver. Depois tire a panela do fogo e espere esfriar.

Coe em outro recipiente ou borrifador se você tiver e aplique o chá de cebola nos cabelos limpos e úmidos. Deixe a mistura agir por 30 minutos. Em seguida enxágue os cabelos e passe condicionador.

Dicas

Confira algumas dicas que vão te ajudar durante a aplicação das receitas mostradas no artigo:

  • Ao aplicar as receitas coloque uma toalha sobre os ombros para não sujar sua roupa;
  • No caso de receitas líquidas prefira aplicar na pia do banheiro ou mesmo dentro do Box para não sujar o chão;
  • Nas receitas em que a espera é mais longa prefira realizá-las à noite antes de dormir ou em um dia que você não tenha muitas coisas para fazer, dessa forma conseguirá organizar melhor seu tempo;
  • Não repita essas receitas por mais de duas vezes na semana, pois seu cabelo pode ficar ressecado.

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Como Clarear o Cabelo Loiro e Preto? Veja 12 Dicas! - Dicas de Menina

Como Clarear o Cabelo Loiro e Preto? Veja 12 Dicas!

Corrimento Amarelado e Coceira O Que Pode Ser? - Dicas de Menina

Corrimento Amarelado e Coceira O Que Pode Ser?