Categorias
Diversos

Dicas Para Atingir Suas Metas Para o Ano Novo

Está se preparando para as comemorações de final de ano? E suas metas para o ano novo, já pensou nelas?

Muita gente se preocupa em repassar em sua mente as metas que desejam alcançar no ano que está chegando.

No entanto quando param para pensar não conseguiram cumprir todas as metas do ano anterior.

Isso gera um sentimento de frustração e derrota, mas não devemos desanimar, afinal um ano novo está chegando cheio de novas esperanças para nós.

E para te ajudar reunimos 17 dicas que poderão te ajudar a atingir suas metas para o ano novo.

Vamos conferi-las?

Não eleja metas que estão fora do seu alcance

Você pode ter grandes sonhos, mas já pensou se eles são possíveis de realizar?

Comprar uma mansão ou ter um alto cargo em sua empresa, por exemplo, podem ser metas difíceis de alcançar. E se você as escolhe e não tem êxito pode se sentir ainda mais frustrada.

Por isso você deve eleger metas que estejam ao seu alcance, de acordo com suas condições financeiras e capacidades.

Você pode ter como objetivo começar a poupar dinheiro para comprar a casa dos seus sonhos ou fazer um curso de capacitação para alcançar o emprego que tanto deseja.

São metas mais palpáveis, mas que podem te levar a realizar seu grande sonho.

Reflita sobre sua motivação

Foto: via Irresistível

Ao estipular suas metas você deve refletir se quer mesmo realizá-las ou se só está fazendo isso porque os outros estão impondo a você.

Reflita e pergunte-se se essa meta vai fazer você realmente feliz e se vai ser uma boa mudança em sua vida.

Caso contrário você perderá a motivação no meio do caminho e não terá ânimo para continuar.

Deve ser algo que você realmente deseja e quer realizar, isso vai te dar forças para seguir com sua meta até cumpri-la.

Escolha metas que você possa cumprir

Outra dica é escolher metas que você possa cumprir, por exemplo, se você está pensando em mudar de emprego, pense se você deseja realmente mudar de função e se adequaria às exigências que o novo emprego exige.

Ou se sua meta é ganhar mais e pedir um aumento a seu chefe, a realização dessa meta não depende de você, mas da decisão dele. Então não estaria em suas mãos cumprir essa meta.

Por isso o ideal é que ao traçar um objetivo você pense se com sua capacidade, força e habilidade poderia alcançá-lo. Dessa forma poderá fazer um plano de ação e ir em frente.

Dê prioridade às metas mais importantes

Foto: via Caminhos da Luz

Ao escolher suas metas para o ano novo você deve pensar em quais são as mais importantes.

Por exemplo, se você quer viajar para a Europa para ter mais tempo com a família ou otimizar seu rendimento no trabalho para ter sempre os finais de semana livres para poder se divertir com as pessoas que você ama.

O que vai te trazer mais motivação e qualidade de vida?

Seja objetiva

Também é bom que você seja objetiva em suas metas, não pense apenas no resultado final, reflita sobre os caminhos que terá que tomar para atingi-las.

Por exemplo, se você quer emagrecer, não fique apenas nesse pensamento seja mais específica. Pense, quero emagrecer tantos quilos este ano. Assim você já tem um objetivo e pode começar a montar seu plano de ação para alcançá-lo.

Crie prazos de acordo com o grau de dificuldade

Foto: via Jornal Contábil

Ao escolher suas metas você deve avaliá-las e definir os prazos para alcançá-las. Para isso você deve analisar os graus de dificuldade.

Se você quer se tornar uma médica, por exemplo, este objetivo deve ter um prazo longo, pois são necessários pelo menos seis anos de estudo para se tornar um clínico geral. E se você quiser ainda uma especialidade deve estudar mais dois anos.

Por se tratar de uma meta que você não vai alcançar em apenas um ano é indicado que você siga um passo a passo: pensar em fazer o vestibular em janeiro, começar o curso em fevereiro, empenhar-se e estudar no decorrer do ano, fazer os estágios exigidos nos últimos anos, começar a trabalhar, fazer uma especialização, e assim por diante, até que você alcance seu objetivo.

Agora se você quer apenas aprender outro idioma, pode se comprometer a fazer um curso ao longo do ano e ao final ser capaz de manter um diálogo na língua aprendida.

Anote suas metas

Agora que você já tem bem claro suas metas em mente, o ideal é anotar tudo em um caderno ou agenda.

Escreva tudo de forma detalhada e específica, com o passo a passo do que deve fazer, dessa forma sempre que apanhar o caderno para conferi-los terá tudo planejado e saberá qual o próximo passo a seguir.

Também é importante que você coloque por que deseja realizar os objetivos e o que te estimula a segui-los. Isso te ajudará a se lembrar do que te motiva a seguir com a meta e dará mais animação.

Você pode até mesmo colar imagens e fotos que representem suas pequenas conquistas. Dessa forma você terá mais incentivo para continuar.

Faça um planejamento

Foto: via Abracoaching

Tendo suas metas anotadas você deve fazer um planejamento e escolher por qual delas vai começar.

Você deve criar um passo a passo até o final do ano para que você tenha ideia de onde deseja chegar.

Por exemplo, se você quer emagrecer, você deve definir o que fará para realizar esse objetivo desde o mês de janeiro a dezembro. Dessa forma você poderá ter ideia de quantos quilos vai se empenhar para perder.

Se quiser buscar um emprego melhor você deve planejar o que deve fazer para alcançar essa meta.

Fazer um curso para ter mais conhecimento,  procurar empresas que estejam buscando novos talentos, arrumar seu currículo, são coisas que você pode fazer. 

Mantenha suas metas à vista

Deixe suas metas sempre à vista, dessa forma você não vai se esquecer delas e sempre terá algo para se lembrar de seus objetivos.

Você pode escrever pequenos lembretes de suas metas e colar em locais visíveis como na porta da geladeira, no espelho do banheiro, na sua escrivaninha, enfim qualquer lugar em que você passe durante o dia.

Isso vai te ajudar a sempre pensar no que você deseja alcançar. Se você colocar suas metas apenas no caderno e guardar em uma gaveta ou armário pode acabar se esquecendo.

Tenha disciplina

Foto: via Estilo de Vida

Você também deve ter disciplina e fazer tudo de acordo com o planejamento que você realizou. Deixe a preguiça de lado e se esforce.

Caso precise mudar a rota, mude. Afinal imprevistos podem acontecer, mas não perca o foco, pois é assim que você vai conseguir alcançar o que deseja.

Por isso caso aconteça algo inesperado é importante que você separe um tempo para rever seu planejamento e ver o que pode fazer para voltar a segui-lo.

Assuma sua responsabilidade

Se sua rotina agitada e os problemas da vida te impedirem de conseguir cumprir uma meta, você não deve colocar a culpa neles e desistir.

Assuma sua responsabilidade sobre as coisas que acontecem e faça uma reflexão. Não desista por causa dos problemas, sempre há uma forma de contornar a situação e continuar dando um passo de cada vez.

Cuide de sua saúde

Foto: via Uol

Para que você tenha disposição para alcançar seus objetivos,nada melhor, do que cuidar da saúde, não é mesmo?

Vá ao médico e faça um check-up, se você tem alguma doença pré-existente cuide para que ela esteja sob controle e adquira hábitos saudáveis.

Se alimentar bem, beber pelo menos dois litros de água por dia e praticar exercícios físicos devem fazer parte da rotina de uma pessoa saudável.

Assim você vai ter mais animação para trabalhar, cuidar de sua família e alcançar aquilo que você tanto deseja.

Poupe dinheiro

Poupar dinheiro não é só importante para atingir alguma meta, mas também para sua vida futura, para quando você estiver na fase de se aposentar.

Pois dessa forma você estará se prevenindo contra imprevistos, como problemas de saúde, financeiros, reformas, entre outros. É sempre bom ter uma reserva para as emergências.

Por isso é importante que você economize e se puder invista seu dinheiro, para que renda ainda mais a você e assim tenha uma vida mais tranquila.

Pense positivo

Foto: via Orloski Desenvolvimento Humano

Pensar positivo é muito importante para atingir seus objetivos. Afinal quem mais deve acreditar que você conseguirá alcançá-los é você mesma.

Acredite em suas capacidades e tenha a certeza de que você conseguirá chegar onde deseja.

Você também deve levar a positividade e o otimismo para os outros âmbitos de sua vida: como sua família, vida social, trabalho, estudo e espiritualidade.

Veja o lado bom das coisas, não desanime por causa de comentários ou algo que te coloque para baixo. Tenha mais autoconfiança e acredite em você.

E mesmo que aconteça algo que atrapalhe sua jornada, não desista, levante a cabeça e siga em frente. Assim você se sentirá mais motivada para enfrentar o que vier pela frente e terá mais fé.

Procure ajuda

Por mais que tenhamos confiança em nós mesmos, também devemos ter consciência de que não somos autossuficientes o tempo todo, em um momento ou outro dependeremos da ajuda de alguém, seja de forma direta ou indireta.

Para emagrecer, por exemplo, você pode buscar a ajuda de profissionais que vão te ajudar a avaliar sua saúde e a montar um plano de dieta como um médico endocrinologista e um nutricionista.

Se você vai começar a fazer academia ou caminhada e deseja companhia, que tal pedir para seu companheiro, um familiar ou amigo te acompanhe? Assim vocês dois terão mais animação.

Você também pode pedir o apoio de sua família para só comprarem coisas saudáveis a partir desse momento e assim te ajudarem na reeducação alimentar.

Mas saiba que emagrecer não depende das outras pessoas, mas de você mesmo, é de você que vai partir o esforço para se alimentar corretamente e para praticar exercícios físicos.

E isso vale para qualquer meta que você tenha. Por isso não culpe ninguém se falhar, pois seu sucesso só dependerá de você mesmo.

Vá à luta

Foto: Milhas

Agora que você escreveu e elaborou todas as suas metas de ano novo você deve ir à luta e se esforçar para que elas sejam cumpridas neste ano que está por vir.

Se for necessário economizar dinheiro, economize. Se for necessário fazer um curso profissionalizante faça, caso tenha que suar a camisa para emagrecer, sue.

Pois não basta apenas desejar algo, você tem que lutar para conseguir e fazer tudo que estiver ao seu alcance.

Comemore seus pequenos êxitos

E você não precisa só comemorar quando tiver atingido seu objetivo, comemore a cada pequeno êxito.

Se seu objetivo for aprender um idioma, comemore quando conseguir cumprimentar alguém na nova língua e manter uma pequena conversa.

Se você deseja emagrecer 20 kg, comemore ao emagrecer os primeiros 5 kg.

Quando reconhecemos nosso esforço e ficamos felizes com cada passo que conseguimos dar, nosso cérebro produz dopamina e serotonina, que são neurotransmissores que proporcionam sensação de prazer e recompensa.

Isso nos estimula a continuar e pensar em dar o segundo passo. E assim a cada passo dado ficamos mais próximos de atingir nossas metas, tendo fé de que conseguiremos chegar até o final.

Ter metas é muito bom, afinal ninguém consegue viver sem sonhar, não é mesmo? Pois as metas nos animam e ajudam a ter um objetivo que não seja apenas a velha rotina de sempre.

É uma forma de nos ajudar a crescer e a sermos pessoas melhores, tanto em nossa vida social como profissional.

Como você pode ver não basta apenas eleger as metas que desejamos para o próximo ano, precisamos de planejamento, pensamento positivo, pedir ajuda quando precisarmos, nos responsabilizarmos pelos nossas perdas e ganhos e ter fé para continuar.

Após ler todas essas dicas você está pronta para iniciar o ano novo com otimismo e perseverança? Então se anime, pegue o papel e a caneta e comece a anotar e se quiser compartilhar com a gente, gostaríamos muito de saber quais as metas que você deseja realizar e torcer para que consiga alcançá-la.