in

Como Arrumar o Quarto: 13 Formas de Ensinar seus Filhos

Você tem dificuldade em fazer com que seus filhos arrumem o quarto?

Esse é um dilema de toda mãe e todo pai, afinal é difícil fazer as crianças obedecerem, não é?

No entanto não é impossível, pois você pode mostrar a seus filhos como pode ser divertido e bom para eles arrumar o quarto, afinal dormir em um lugar bagunçado é incômodo, não é mesmo?

Ser criança é maravilhoso, pois geralmente a criança não tem as mesmas preocupações de um adulto, o mesmo podemos falar dos adolescentes. Mas é importante desde cedo ensinar a seus filhos a ter responsabilidade e a zelar pelo que é seu.

Dessa forma eles crescerão como adultos responsáveis e poderão colocar em prática em sua vida os aprendizados que tiveram durante a infância e adolescência.

Mas a questão é, como convencê-los a arrumar o quarto?

Vamos mostrar a você 13 formas de ensinar seus filhos a arrumarem o quarto.

Vamos conhecê-las?

Ensine seu filho a realizar cada tarefa

Não basta apenas mandar a criança arrumar o quarto, você tem que ensiná-la como fazer cada tarefa. Você pode mostrar a ela como se faz e incentivá-la a te ajudar.

Mostre como guardar os brinquedos, como arrumar a cama, como dobrar as roupas e onde guardá-las e como ela pode organizar os materiais da escola.

Quando seu filho se sentir confiante pode orientá-lo a realizar essas tarefas todos os dias.

Caso seu filho seja pequeno você deve dar orientações específicas para que a criança entenda o que deve fazer, tal como “colocar os brinquedos dentro da caixa”.

É necessário ter paciência e refazer o processo até que a criança tenha aprendido e possa fazer sozinha.

Elabore uma rotina

13 Formas de Ensinar seus Filhos  Dicas de Menina
Foto: via Pedagoga Andréa Educa

Você deve elaborar uma rotina para que a criança se habitue a realizar as tarefas.

Assim ensine seu filho que depois de brincar com um brinquedo ele deve guardá-lo, após usar o material escolar para fazer uma lição da escola deve colocá-lo de volta na mochila, guardar as roupas e sapatos quando trocá-los e assim por diante.

Você também deve explicar por que é importante organizar o quarto, falando sobre como é mais fácil encontrar o que se procura.

Também é possível estabelecer um horário para que seu filho possa arrumar o quarto, fazer uma limpeza semanal e assim ajudar a manter tudo em ordem.

Crie brincadeiras

Pode ser difícil a criança se animar a arrumar o quarto, por isso é importante criar brincadeiras para incentivá-la.

Conheça algumas brincadeiras que você pode utilizar:

  • Contagem de pontos: divida a arrumação do quarto em tarefas, como, guardar os brinquedos, arrumar a cama, dobrar as roupas, etc. Conforme seu filho for realizando as tarefas durante a semana ou o mês você vai contando pontos, até que ao final vocês contam os pontos que ele acumulou e assim você pode estabelecer um prêmio para ele.
  • Encontrar coisas que não servem mais: conte com seu filho os objetos que tem no quarto e que precisam ser jogados fora como papéis de bala, um brinquedo quebrado ou papéis velhos. Dê a ele a tarefa de encontrar esses objetos e lhe entregar para que vocês possam jogar fora.
  • Limpeza em 15 minutos: se seu filho não tem paciência de arrumar o quarto, você pode incentivá-lo a fazer isso por 15 minutos, colocando um alarme para tocar ao final desse tempo, assim ele para a arrumação e continua no dia seguinte.
  • Adivinhar o brinquedo: fale a seu filho para guardar os brinquedos em uma caixa ou armário, enquanto você vira de costas, depois faça ele te pedir para adivinhar quais foram os brinquedos que ele guardou e onde estão.
  • Dobrar as roupas: peça a seu filho para dobrar as roupas dele que foram lavadas recentemente e dividi-las em pilhas como camisetas, blusas e meias, aumente a velocidade da tarefa para que fique divertida.
  • Sorteio de tarefas: escreva cada tarefa em um pedaço de papel e fale para seu filho sorteá-las para ver qual ele vai realizar naquele dia. Dessa forma fica mais divertido.
  • Arrumação ao som de uma música animada: outra forma de brincar com seu filho enquanto fazem a arrumação do quarto é colocar uma música animada e fazer uma competição de quem guarda mais rápido os brinquedos ou dobra mais rápido as roupas, por exemplo.

Organize o quarto

13 Formas de Ensinar seus Filhos Dicas de Menina
Foto: via Colchão Costa Rica

Para ajudar seu filho a arrumar o quarto é interessante que você organize-o através de objetos de arrumação, como caixas, gavetas e prateleiras. Dessa forma seu filho saberá onde guardar os objetos.

As caixas você pode separar para colocar os brinquedos, as gavetas os objetos miúdos e as prateleiras, os bichos de pelúcia e livros.

Uma ideia interessante para as gavetas é fazê-las com várias divisórias, dessa forma podem servir para guardar pecinhas de lego e outras miudezas.

Colocar prateleiras sobre a escrivaninha é uma ótima ideia para a criança organizar seus objetos de escola, livros e bibelôs.

Também é possível colocar cestos de tecido no quarto, pois pode ajudar a manter a organização e servir para guardar brinquedos e outros objetos.

Posicionar cestos de plástico nas prateleiras ou escrivaninha também é uma boa forma de organizar o quarto e guardar, por exemplo, lápis de cor, canetas, tintas e outros materiais escolares.

Colocar porta livros atrás de portas, nas paredes ou ao lado de móveis pode ajudar na organização dos livros infantis.

Instalar ganchos atrás das portas ou nas paredes também é uma boa forma de aproveitar o espaço do quarto e guardar mochilas, bolsas e aventais de escola.

Para ajudar a criança a se organizar você também pode posicionar etiquetas nas prateleiras e caixas para mostrar para seu filho onde ele deve guardar cada objeto e caso ele não saiba ler, ao invés de colocar o nome do objeto na etiqueta, você pode usar fotos e desenhos.

Outra forma de organizar o quarto é instalando móveis que facilitem a criança a guardar os objetos como um guarda-roupa para guardar as roupas, jogos, bolas e outros objetos.

Uma bancada ou escrivaninha para a criança fazer as atividades escolares ou mesmo pintar e realizar atividades manuais. Tudo deve ser facilitado para ajudar a criança a ter organização.

Organize os objetos de acordo com a altura da criança

Para que a criança tenha acesso aos objetos e possa guardá-los o ideal é que tudo esteja na altura de seu filho. Dessa forma ele poderá apanhar e guardar mais facilmente os objetos.

Por isso uma dica é organizar tudo de baixo para cima. Comece guardando os brinquedos em caixas no chão, coloque os objetos mais usados nas prateleiras de baixo, faça o mesmo com as roupas nas gavetas inferiores.

Nas prateleiras e gavetas mais altas guarde objetos que não são muito usados. Dessa forma seu filho poderá arrumar o quarto com mais facilidade.

Ofereça ajuda

13 Formas de Ensinar seus Filhos Dicas de Menina
Foto: via Just Real Moms

Caso seu filho tenha dificuldade em fazer alguma tarefa ofereça ajuda a ele, para orientá-lo a como melhor proceder.

Pois muitas vezes as crianças têm dúvidas e podem se atrapalhar, especialmente quando estão iniciando a arrumação do quarto.

Assim você mostrará que é companheiro do seu filho e vai ajudá-lo quando ele está precisando.

Tenha paciência, com o tempo ele vai aprender a fazer sozinho, mas é importante você dar assistência no começo.

Dê o exemplo

De nada adianta você ensinar seu filho a arrumar o quarto se o seu é uma bagunça ou a casa toda, não é mesmo?

Pois mais do que aprender te ouvindo, seu filho vai preparar-se ainda mais através do seu exemplo.

Claro que às vezes não é possível deixar a casa arrumada, mas tente mantê-la em ordem para que seu filho veja e aprenda.

Uma boa forma de você ajudar seu filho e incentivá-lo a arrumar o quarto é ajudá-lo na arrumação do quarto dele e também convidá-lo para arrumar o seu.

Dessa forma seu filho entenderá que todos os lugares da casa precisam de arrumação e não apenas seu quarto. E fazendo essa tarefa em conjunto, tudo se torna mais divertido.

Ensine o filho a limpar o quarto

13 Formas de Ensinar seus Filhos Dicas de Menina
Foto: via Inspirander

Além da organização você também pode incentivar seu filho a limpar o quarto. Isso deve ser feito quando a criança já está grandinha com idade entre 7 e 10 anos.

Dessa forma seu filho começará a dar valor à importância de manter a casa limpa. Ensine-o varrer o chão e passar aspirador nos cantos. Outra tarefa que ele pode realizar é tirar o pó dos móveis.

Assim ele te ajudará com a limpeza da casa, limpando o próprio quarto.

Elogie seu filho

Quando seu filho terminar a tarefa de arrumar o quarto elogia-o pelo trabalho feito, ainda que algo esteja errado. Dessa forma ele se sentirá valorizado.

Mas você também deve mostrar a ele onde pode melhorar, dessa forma poderá incentivá-lo ainda mais.

Incentive seu filho a ajudar em outras tarefas

13 Formas de Ensinar seus Filhos Dicas de Menina
Foto: via Faz Fácil

Conforme seu filho for crescendo e se tornando adolescente é uma boa ideia incentivá-lo a ajudar em outras tarefas da casa, como lavar a louça, varrer a casa, tirar pó dos móveis e sempre incentivá-lo a manter a organização.

Estimule-o a não deixar roupas no banheiro após o banho, a esticar a própria toalha molhada e contribuir para que a casa fique sempre organizada. Isso o ajudará a ter mais respeito e responsabilidade.

Tenha paciência com as crianças

De acordo com a psicóloga Renata Bento, que deu entrevista ao site Bebê Abril as crianças tem prazer em ajudar quando pequenas, no entanto por elas fazerem as tarefas de forma mais lenta, faz com que os adultos não tenham paciência de esperá-las concluir a tarefa.

Ela ressalta que é importante incentivar as crianças a participarem das atividades domésticas, pois isso não só faz com que tenham noção de responsabilidade como se tornam mais independentes.

Por isso é importante ter um pouco de paciência e aguardar o tempo da criança, para que assim ela se sinta estimulada a ajudar.

Tenha paciência com os adolescentes

13 Formas de Ensinar seus Filhos Dicas de Menina
Foto: via Mulher Imparável

No caso dos adolescentes também é bom ter paciência, pois eles são mais rebeldes, segundo a psicanalista Fabiana que Rovigatti Malacrida que deu entrevista ao site Delas IG, os adolescentes ficam irritados quando os pais ficam repetindo ordens.

Por isso é indicado que os pais acolham os filhos e tenham compreensão para que eles possam ser estimulados a contribuir com as tarefas tanto de arrumar o quarto quanto da casa.

Diferente das crianças você deve dar autonomia para os adolescentes escolherem o melhor horário para eles ajudarem.

No caso do quarto você deve respeitar o espaço e privacidade de seu filho adolescente e deixar por sua conta a arrumação de suas roupas e a troca de lençóis.

Organize passeios

Como uma forma de incentivo é interessante usar o dinheiro que você gastaria com a limpeza da casa para passeios em família. Dessa forma seu filho se sentirá mais animado e você estará estimulando-o a continuar ajudando.

Como vimos neste artigo existem várias formas que você pode usar para incentivar seu filho a arrumar o quarto.

Para as crianças, as brincadeiras são bem-vindas, a ajuda e o envolvimento dos pais nas tarefas também, pois isso só vai estimulá-las ainda mais a continuarem ajudando.

Isso também é bom para as crianças irem aos poucos criando autonomia e aprendendo a fazer as coisas sozinhas, sem precisar da constante ajuda dos pais.

Já no caso dos adolescentes é necessário ter jogo de cintura e paciência, pois eles são mais rebeldes e pode ser difícil conversar. Mas é bom incentivar sua independência, para que eles possam se sentir felizes em estar ajudando os pais, vendo aquilo como uma obrigação.

Fazê-los entender que eles precisam ajudar vai mostrar como sua presença é importante na família e que eles como parte da família precisam contribuir para a boa organização da casa.

Afinal é difícil com o trabalho e tantos afazeres os pais cuidarem de tudo sozinhos, os filhos ajudando é mais do que bem-vindo.

A maior parte das táticas mostradas neste artigo é simples e só demanda paciência e carinho, duas coisas importantes que os pais devem ter e que não tira de forma alguma sua autoridade, muito pelo contrário, só faz com que os filhos os respeitem ainda mais.

Através disso você estará não só contribuindo para que seu filho se torne mais responsável como para a formação de seu caráter como pessoa. Além disso, isso tornará a relação com seu filho ainda mais próxima.

Kit de Pincéis de Maquiagem – Guia Completo

Tipos de Esmaltes: Esmalte em Gel, Esmalte Degradê, Marcas, Dicas, Preços