in

Cinta Modeladora Funciona? Benefícios de Usar Diariamente

cinta modeladora funciona 2
Foto: via Medjet

A cinta modeladora não é algo novo. Na verdade ela teve origem através do espartilho, que era usado no século XVI pelas mulheres para dar sustentação aos seios e manter o corpo com uma boa postura. Somente mais tarde no século XIX é que passou a ter modelos para diminuir a cintura.

Atualmente a cinta modeladora tem a mesma função, mas ela foi criada inicialmente para ajudar pessoas que haviam passado por cirurgias do estômago ou coluna como lipoaspiração ou mesmo cesariana, tendo a finalidade de aumentar a compressão da região, ajudando a manter os músculos abdominais juntos para aliviar a dor, aumentar a circulação local, ajudar na cicatrização e diminuir o inchaço.

Mas após a divulgação de que algumas celebridades fazem uso da cinta para afinar a cintura, ela virou moda e muitas mulheres começaram a usar.

Fica então a pergunta, a cinta modeladora funciona mesmo?

Na verdade sim, a cinta modeladora funciona e traz benefícios para as pessoas que a usam. No entanto é preciso tomar alguns cuidados e usá-la corretamente, sem exageros, caso contrário o efeito será o contrário, a pele ficará mais flácida e você terá dores na coluna, além de outros problemas.

A seguir você vai poder conferir maiores informações para que possa usar a cinta de forma correta, aproveitando todos os seus benefícios.

Quais os benefícios da cinta modeladora?

A cinta modeladora traz muitos benefícios para o corpo, especialmente de forma estética, entre eles:

Auxilia na melhora da postura – pois como ela comprime o abdome te obriga a ficar em uma posição mais ereta para se sentir confortável. Assim você fica com uma postura melhor, evitando dor nas costas devido à má postura.

Auxilia na melhora da dor nas costas – como ajuda a corrigir a coluna e também dá um suporte para as costas, a cinta proporciona o melhoramento da dor no caso de pessoas que tenham dores e trauma na coluna.

Auxilia na redução da cintura – a cinta ajuda a modelar a cintura, mas apenas momentaneamente, pois assim que tirá-la a barriga voltará a aparecer. Por isso para eliminar de vez a barriga é necessário seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.

Ajuda na boa recuperação após operação – a cinta ajuda a manter os músculos abdominais juntos, o que faz com que a dor após a operação diminua, ela também aumenta a circulação no local da cirurgia, o que promove a cicatrização, diminui o inchaço causado pela retenção de líquidos e ajuda a tornar as atividades físicas mais confortáveis e a fortalecer os músculos do abdome. Mas nesse caso tudo deve ser seguido de acordo com a recomendação do médico.

Ajuda a manter a autoestima durante a perda de peso – pessoas que estão perdendo peso se sentem mal inicialmente com seu corpo, pois conforme vão perdendo peso a pele fica flácida, por isso a cinta modeladora pode ser uma boa opção uma vez que modela o corpo, trazendo uma sensação de satisfação consigo mesmo. No entanto a cinta não resolve totalmente o problema, para eliminar de vez a flacidez pode ser preciso cirurgia plástica, massagens modeladoras ou mesmo a prática de exercícios específicos.

O que acontece quando há o uso inadequado da cinta?

cinta modeladora 4
Foto: via Seu Modelador Yoga

Apesar dos benefícios da cinta modeladora, ela pode prejudicar seu corpo, caso seja usada de forma inadequada.

A cinta nunca deve ser usada diariamente, pois dessa forma seus músculos abdominais e das costas se enfraquecerão, e sua barriga ficará mais flácida e a postura ruim, fazendo com que haja mais necessidade do uso da cinta.

Você também pode ter dificuldade para respirar, devido ao fato de a cinta comprimir seu abdome, prejudicando o movimento natural durante a inspiração.

Sua digestão também é prejudicada, pois a cinta pode comprimir o estômago e outros órgãos digestivos, dificultando a passagem de sangue e suas funções, podendo assim causar problemas como refluxo e prisão de ventre.

A pressão excessiva da cinta também pode causar má circulação sanguínea, tendo risco de inchaço nas pernas, varizes e até mesmo trombose, no caso de pessoas que tenham tendência.

Se usada durante a noite, a cinta também pode prejudicar, podendo comprometer a circulação devido ao inchaço noturno.

Há casos em que a cinta é contraindicada?

Sim, a cinta modeladora não é indicada em caso de pessoas que tenham doenças que afetem os pulmões, pois como a compressão pode dificultar a respiração, pode ser perigoso.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Também não é indicada para pessoas que tenham pressão alta, uma vez que a cinta proporciona uma maior circulação sanguínea, assim como obesos e obesos mórbidos.

Ela não é indicada para pessoas que sejam alérgicas ao material que ela é feito.

A cinta também não pode ser usada por menores de 18 anos, pois como seu corpo ainda está se desenvolvendo, pode ser perigoso e ter efeitos adversos.

Qual a forma correta de usar a cinta?

A cinta deve ser usada por até 8 horas seguidas. De 2 a 4 horas é um bom tempo para você poder ver a diferença.

Só devem usar mais horas em caso de pessoas que fizeram cirurgia no estômago ou coluna. Geralmente casos de uso de cinta após cirurgia é de 23 horas por dia, tirando apenas para o banho ou para lavar, sendo que o período de uso pode variar de 45 a 60 dias. Mas tudo sempre deve ser feito de acordo com a recomendação médica.

Você deve escolher produtos de marcas conhecidas para garantir sua qualidade, pois se a cinta não for boa pode deformar o corpo e causar dores.

Escolha a cinta de acordo com seu tamanho, sendo que os tamanhos variam de P a XXG, e o que define esses tamanhos é a medida da cintura.

O tamanho P serve pra cinturas de 60 a 68 cm, o tamanho M serve para cinturas de 69 e 73 cm, o tamanho G serve para cinturas de 73 a 82 cm, o tamanho XG serve para cinturas de 83 a 85 cm e o tamanho XXG serve para cinturas de 86 a 90 cm.

Mas isso também pode variar de acordo com a marca. Por isso é bom que você anote a medida de sua cintura e quando for comprar a cinta veja na embalagem as medidas e tamanhos para ver qual se adéqua a você.

Quais os tipos de cinta que existem?

cinta modeladora 3
Foto: via Ortoponto

Existem vários tipos de cinta, que devem ser escolhidos de acordo com a intenção da mulher e também para seu conforto.

Entre eles, temos:

Cinta corporal – parece um maiô e molda todo o tronco até o bumbum e as coxas. No entanto o tecido é mais grosso, podendo ter abertura higiênica para facilitar na hora de ir ao banheiro.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Cinta abdominal – é uma faixa que cobre apenas a cintura. Ela é limitada à área logo abaixo dos seios e um pouco acima da cintura. Possui duas tiras de colchetes, podendo comprimir mais ou menos a cintura.

Bermuda modeladora – essa bermuda é usada para disfarçar as medidas da barriga e das pernas, evitando o atrito entre elas, caso você tenha coxas grossas.

Calcinha redutora – esse modelo passa sobre o estômago logo acima do umbigo, ficando ligeiramente abaixo do busto. Ajuda a comprimir a barriga, especialmente a parte localizada próxima à região pélvica.

Camisete – parece uma blusa de alças, ajuda a comprimir a gordura da barriga até os seios.

Cinta vintage – é muito parecido com espartilhos, mas é feita em uma modelagem mais sofisticada que não só comprime a cintura como é visualmente bonita.

Cinta modeladora pós-operatória – essa cinta é específica para pessoas que passaram por cirurgias no abdome e coluna, como cesariana, lipoaspiração, cirurgia espinhal, histerectomia, abdominoplastia, cirurgia bariátrica e laparotoximia exploradora. Ela ajuda a aliviar a dor, aumentar a circulação e diminuir o inchaço, tornando também a atividade física mais confortável e fortalecendo os músculos do abdome.

Cuidados com a cinta modeladora

Confira a seguir algumas perguntas que vão te ajudar a entender os cuidados que você deve ter com a cinta modeladora para que ela proporcione seus benefícios a seu corpo e não prejudique a sua saúde.

Mulheres grávidas podem usar a cinta?

cinta modeladora funciona 1
Foto: via Yoga Distribuidora

Sim, mas a cinta abdominal deve ser apropriada para a gravidez. Nesse caso a cinta ajuda a segurar a barriga e a evitar a dor nas costas.

Geralmente o tecido usado na cinta para grávidas é mais elástico, não possui colchetes ou velcro, sendo mais fácil de vestir.

Se a grávida usar cinta modeladora que não foi feita para seu caso pode prejudicar o crescimento do bebê, podendo causar compressão do útero, da bexiga, da placenta e cordão umbilical.

A cinta pode ser usada para praticar exercícios físicos?

Sim, como a cinta ajuda a estabilizar as costas, pode facilitar na hora de realizar levantamentos de peso, protegendo a coluna.

Além disso, a cinta também ajuda a aumentar a produção de suor, para que você perca peso de água. No entanto é bom que você se mantenha hidratado para que seu corpo não seja prejudicado pela perda de água.

No entanto a cinta não deve ser apertada e você deve se sentir confortável durante a realização da atividade física. Caso você sinta qualquer tipo de incômodo ao usar a cinta durante a prática de exercícios físicos é bom parar de usar.

E saiba que não é o uso da cinta que vai te ajudar a perder medidas, mas a prática combinada de atividade física como corrida, exercícios aeróbicos, caminhada, entre outros e alimentação balanceada, ingerindo frutas, verduras, proteína e diminuindo o consumo dos carboidratos, e ainda tomando bastante água.

É importante que você consulte um médico para ver quais exercícios poderá praticar e um nutricionista para elaborar uma dieta de acordo com seu corpo e necessidades. Dessa forma você estará emagrecendo com saúde.

Ao que devo me atentar antes de comprar a cinta modeladora?

Primeiramente você deve escolher a cinta de acordo seu tamanho, pois se comprar um tamanho menor poderá se sentir incomodada e a cinta ainda poderá prejudicar sua circulação e comprimir seus órgãos, podendo até mesmo causar problemas de saúde.

Você também deve se atentar ao tecido, optando por cintas feitas de algodão, que são mais confortáveis e duráveis. O tecido também precisa ser respirando, para que sua pele não transpire muito quando utilizar a cinta.

A cinta também deve ter um caimento discreto embaixo da sua roupa, ficando o mais natural possível, para que você se sinta mais confortável e bonita quando usá-la.

Ela ainda deve ser fácil de colocar, dessa forma você não vai suar só de colocar a cinta.

Além disso, você deve se atentar se ela fica no lugar quando você a coloca, assim você não precisará ficar arrumando a todo o momento, o que é bem incômodo.

É importante que você se sinta bem a usando, de forma que não se sinta impedido de fazer movimentos nem de respirar. Também fique atento se ela causa coceiras nas extremidades mais apertadas. Você deve se sentir o mais confortável possível usando a cinta.

Como usar a cinta modeladora?

A colocação da cinta vai depender do modelo que você comprar.

No caso da cinta abdominal você deverá colocá-la de pé, em uma posição reta. Você deve evitar deixar a cinta folgada ou apertada demais para não impedir sua respiração.

A cinta deve estar em contato direto com a pele. Não a coloque por cima de suas roupas ou outro material. Envolva o abdome com a cinta e prenda-a com os ganchos ou velcro, de modo que fique confortável, mas que ao mesmo tempo esteja comprimindo o abdome.

Agora se a cinta for tipo bermuda ou cinta corporal, você deve começar colocando a parte da bermuda e puxar o máximo que puder para cima, para que comprima o abdome, o bumbum e as coxas.

Existem outros tipos de cinta?

Sim, os corsets, mas diferente das cintas não são feitos com barbatanas rígidas e flexíveis, sendo usado apenas para modelar a cintura, já as cintas além de modelarem a cintura também ajudam a manter a postura ereta.

Ele tem a aparência mais parecida com o espartilho. Geralmente as mulheres usam o corset dar ao corpo o conhecido formato “violão”. No entanto ele não é aprovado pelos médicos, já que pode acabar afetando os órgãos internos.

Antes e Depois

Confira alguns vídeos que vão te mostrar mulheres que fizeram a experiência da cinta modeladora e falam o que acharam e mostram o resultado em seu corpo.

 

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Como lavar roupa branca 1

Como Lavar Roupa Branca? Álcool, Bicarbonato, Vinagre

como lavar roupa de bebe capa

Como Lavar Roupa de Bebê? Máquina, Mão, Veja as Dicas