Categorias
Moda

Chapéu Feminino: Dicas e Modelos Para Usar!

Apesar de não ser tão comum vermos mulheres usando chapéu, é um item que dá charme ao visual feminino.
Não se sabe ao certo sua origem, mas a primeira forma de usar chapéu vem de registros de 4 mil A.C que falam que na época as pessoas usavam faixas de tecido na cabeça para proteger e prender os cabelos.
Na Grécia Antiga foi criado o “Pétaso”, que é conhecido como o primeiro chapéu da história, sendo usado para proteção durante viagens. Posteriormente vieram os turbantes, tiaras e coroas que tinham como papel demonstrar a posição que as pessoas da nobreza ocupavam.
No século XX o chapéu feminino passou a mudar bastante, recebendo uma grande variedade de modelos, que mudavam de acordo com as estações do ano. Foi só após os anos 1930 que o chapéu começou a ser visto apenas como um acessório.
E atualmente é difícil ver as pessoas usando chapéu no dia a dia, sendo usado somente em certas ocasiões. Tanto que existem algumas regras para usar chapéu.
O chapéu feminino não deve ser usado de qualquer maneira, podendo ser utilizado em ocasiões durante o dia e ao ar livre, como almoços, casamentos, festivais, passeios, na praia e no campo.
O chapéu não deve ser usado em ambiente fechados, local de trabalho (a menos que seja chapéu de segurança ou tenha sido incluído no uniforme) ou na igreja.
Entre os tipos de chapéu estão: o chapéu panamá (que apesar do nome é feito com uma palha do Equador) é um chapéu com abas medianas e tem um estilo voltado para o verão. Esse chapéu pede um look mais simples e despojado.
O chapéu fedora surgiu no início do século XX, sendo inicialmente um chapéu masculino. Ele tem uma modelagem parecida com o panamá, no entanto é feito de feltro, mais voltado para o inverno, ele também combina com estilo mais casual.
O chapéu coco surgiu no século XIX e também foi feito para homens. Ele tem a copa redonda e as abas curvadas. Esse modelo é muito utilizado em festivais e shows ao ar livre.
O chapéu clochê foi criado nas décadas de 1920 e 1930, ele tem um estilo mais romântico, tendo a forma de um sino. Geralmente ele vem acompanhado de detalhes delicados como laços e penas. Seu modelo ajuda a compor visuais delicados e graciosos.
O chapéu floppy foi bastante usado pelos hippies. É um modelo mais despojado, tendo a copa arredondada e abas grandes. É bom para ser usado em dias mais quentes e ajuda a compor looks casuais com um toque chique.
Ainda tem o chapéu country que é parecido com o chapéu fedora, mas suas abas são levemente voltadas para cima. Ele combina bastante com um visual estilo country com botas e saia ou calça jeans.
Quando usar chapéu feminino o ideal é que você não use outros acessórios chamativos, caso contrário seu visual ficará carregado. Uma boa dica é combinar o chapéu com suas roupas, ou cores aproximadas, como vermelho e cor de rosa, por exemplo.
Se você quiser conferir alguns looks com chapéu, confira as fotos que selecionamos a seguir e veja os diferentes modelos de chapéu feminino que existem.

O chapéu feminino dá charme ao visual da mulher

O boné é uma boa opção para ocasiões ao ar livre e eventos esportivos

O boné torna o visual mais jovial e despojado

O chapéu de praia é ótimo para dias quentes e ensolarados

O chapéu preto pode ser combinado com diferentes colorações de roupas

O chapéu fedora é um chapéu criado no século XX

Ele é feito de feltro e combina bem com looks de inverno

Esse modelo era masculino, mas passou a ser produzido para as mulheres

Combinar o chapéu com algumas peças de roupa deixa o visual bonito e equilibrado

As mulheres podem usar cabelos soltos ou presos quando usam o chapéu

O chapéu estilo floppy era muito usado pelos hippies

Mas com o tempo isso mudou e ele passou a compor visuais mais refinados

É uma boa opção para dias ensolarados

Ou dias mais frios, tudo vai depender do seu look

É uma boa opção para ocasiões mais formais, como almoços e jantares fora

O chapéu clochê tem um estilo romântico que deixa o visual delicado e gracioso

Os chapéus mais sofisticados são indicados para eventos formais e chiques

Como casamentos, aniversários e jantares de gala

Combinado com uma roupa fina o visual fica ainda mais elegante


Gostou das fotos? Gostaria de usar algum dos chapéus mostrados? Comente com a gente. Gostaríamos de saber sua opinião!

Deixe uma resposta