in

Chá de Sene para que serve? Emagrece?

Emagrece Dicas de Menina
Foto: via Beleza Feminina

Tomar chá é um hábito saudável, no entanto é preciso tomar cuidado com certas plantas e a quantidade de chá que tomamos, pois ao invés de fazer bem pode fazer mal. Esse é o caso do chá de sene.

O sene é uma planta asiática que é utilizada desde o século IX. Ela possui propriedades laxativas e purgantes que ajudam a combater o intestino preso. Para intensificar seu efeito e diminuir os efeitos colaterais podem ser misturadas outras plantas como gengibre e hibisco. A planta costuma demorar de seis a doze horas para fazer efeito.

Devido a ela melhorar o trânsito intestinal também pode ajudar a emagrecer, mas não de forma saudável, por isso não é muito recomendada para essa finalidade.

Se tomada em excesso essa planta pode causar diarreia, náuseas e vômitos. Há pessoas que pensam que o chá de sene causa câncer, mas não há nada que comprove isso. Grávidas não podem tomar o chá de sene, pois ele pode ajudar a provocar o aborto.

Confira a seguir como fazer o chá de sene, como tomar, seus benefícios para o organismo, cuidados e outras informações interessantes.

Para que serve o chá de sene?

O sene, chamado cientificamente de Cassia angustifolia, é uma planta originária da Ásia. Ela é um arbusto que não ultrapassa os 60 centímetros de altura. Ela possui folhas verdes e flores amarelas.

Na antiguidade ela foi levada para o Oriente Médio sendo utilizada pelos egípcios, árabes, gregos e romanos.

Ela era usada pelos antigos povos para tratar alguns problemas de saúde, como febre, indigestão, bronquite, doenças de pele, disenteria, entre outros. No entanto nessa parte sua efetividade nunca foi provada.

Suas propriedades fitoterápicas, especialmente em relação a seu efeito laxante, se tornaram mais conhecidas durante a época do Renascimento (entre 1300 e 1600).

Essa planta contém propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífuga, servindo para tratar problemas gastrointestinais como a prisão do ventre. Como o sene provoca um movimento maior do intestino, as fezes se tornam mais moles e assim fica mais fácil de serem eliminadas.

Por seu forte efeito é que o sene também pode ser encontrado em laxantes vendidos em farmácias. Esse chá também é bom para quem sofre de hemorroidas, passou por cirurgia do reto ou tem hérnia, pois nesses casos não é possível forçar as fezes fisicamente, sendo muito dolorido e até perigoso e elas se tornando mais moles com a ação do sene, facilita o processo.

Quem vai fazer o exame de colonoscopia também pode beber o chá, pois como ele ajuda a limpar o intestino, fará com que as imagens do exame fiquem mais claras para que o médico possa analisar.

Devido à sua propriedade vermífuga é uma boa opção para eliminar vermes intestinais e toxinas.

O chá de sene emagrece?

Emagrece Dicas de Menina
Foto: via Fitness Lifestyle

Sim, emagrece. Pois como faz com que os alimentos se movimentem mais rapidamente no intestino acaba impedindo que todos os nutrientes e gorduras sejam absorvidos. Assim ocorre a perda de peso.

Tem sido bastante divulgado na internet essa proeza do chá de sene, o que anima as leitoras que desejam perder peso de forma mais rápida. No entanto essa forma não é nada saudável, por isso são indicados outros chás para emagrecer como chá verde, chá de carqueja ou chá oolong que auxiliam a acelerar o metabolismo.

O chá verde possui cafeína e catequinas, substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo. Ele também facilita a digestão, ajuda a regular o intestino e combater a retenção de líquidos. Além disso, o chá verde conta com outros benefícios como proteger as células do organismo, retardando seu envelhecimento, combate o colesterol, previne doenças do coração e vários tipos de câncer.

O chá de carqueja tem efeito diurético e ajuda a combater a retenção de líquidos, além disso, ajuda a diminuir a absorção de açúcar no sangue, protege o estômago contra doenças digestivas, reduz o colesterol, combate inflamações e desintoxica o fígado.

O chá oolong ajuda a ativar o metabolismo, dessa forma auxiliando na diminuição de gordura, além de ajudar a reduzir o acúmulo de gordura abdominal e o triglicérides. Esse chá ainda tem efeito antioxidante, auxiliando na prevenção do câncer.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

E ainda assim para emagrecer de fato, o ideal não é depender somente de chás e sim ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Os chás são apenas auxiliares, é você que tem que se esforçar para perder peso.

Quais os efeitos colaterais que o chá de sene provoca?

É preciso tomar muito cuidado ao tomar o chá de sene, pois ele pode provocar efeitos colaterais, entre eles:

O chá de sene pode provocar a baixa nos níveis de potássio, que é um eletrólito, assim podendo causar um desequilíbrio eletrolítico. Os eletrólitos são sais que tem como função conduzir a eletricidade necessária para que várias funções orgânicas sejam realizadas. A ausência do potássio pode provocar desestabilização nos batimentos cardíacos e fraqueza;

Se você toma algum medicamento ou está fazendo uso de outras ervas não deve tomar o chá de sene, pois pode causar reações adversas, prejudicando o organismo;

Devido à ação do chá de sene ser rápida ele acaba atrapalhando na absorção de vitaminas e minerais que são importantes no organismo;

Se o chá for consumido em excesso pode provocar desidratação, dores abdominais, náusea, diarreia, vômitos, erupções cutâneas, inchaço nas pontas dos dedos, danos crônicos no fígado, nos rins e até mesmo no cólon;

Além disso, o chá também pode provocar a eliminação de bactérias e outros micro-organismos benéficos ao intestino, o que por sua vez pode ocasionar a proliferação de micro-organismos causadores de doenças.

Quais as contraindicações do chá de sene?

Mulheres grávidas e que estejam amamentando não devem tomar o chá de sene, pois ele pode abortar e também provocar desidratação na mulher.

Crianças menores de 12 anos também não devem tomar o chá, assim como pessoas com problemas no aparelho digestivo, que tomem medicamentos (especialmente remédios para o coração, laxantes, diuréticos ou cortisona), pessoas com anemia, mulheres com útero inflamado, cistite, desidratação, problemas cardíacos e apendicite.

É recomendado que qualquer pessoa, em especial os idosos, consulte um médico antes de ingerir o chá. Dessa forma poderá ter a opinião de um profissional e saber se fará bem ao seu organismo ou não.

Chá de Sene Como Fazer

Emagrece Dicas de Menina
Foto: via We Mystic

Para fazer o chá podem ser utilizadas suas folhas ou frutos, no entanto suas folhas tem um efeito laxante mais forte.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Para preparar o chá você deverá apanhar uma panela e ferver 200 ml de água e acrescentar uma colher de café de olhas secas de senes. Desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por 10 minutos.

Depois você deve coar o chá e deixá-lo esfriando um pouco antes de tomar.

Chá de Sene Como Tomar

Você pode tomar uma xícara de chá duas vezes ao dia, sendo que o chá deve ser consumido puro, sem adoçar. O sabor do chá é amargo.

O chá de sene deve ser tomado no máximo durante sete dias. Mais do que isso não é recomendado.

Chá de sene demora quantas horas para fazer efeito?

O chá de sene demora de seis a doze horas para fazer efeito. Por isso é indicado que ele seja tomado à noite.

Dúvidas

Chá de sene com hibisco emagrece?

Na internet também é divulgada a mistura do chá de sene com o chá de hibisco, que é uma flor que tem um efeito levemente laxante e que ajuda a emagrecer.

De acordo com o site Quero Dieta, você deve ferver uma xícara e meia de água e adicionar as folhas de sene e hibisco e deixar em infusão de cinco a dez minutos antes de tomar.

E é recomendado que o chá seja tomado de uma a duas vezes por semana.

No entanto como dissemos anteriormente o chá de sene não é recomendado para usar com a finalidade de emagrecer, uma vez que seu efeito é muito forte e faz com que nutrientes e vitaminas sejam perdidos.

Por outro lado o chá de hibisco pode ser mais eficaz que o chá de sene nessa empreitada. Pois o chá de hibisco ajuda a reduzir o açúcar no sangue, assim evitando a formação do tecido adiposo, ele também ajuda a sintetizar as novas células de gordura, diminui os níveis do colesterol ruim e dos triglicérides, acelera o metabolismo, inibe enzimas pancreáticas e ainda bloqueia uma enzima envolvida na síntese de ácidos graxos.

Por isso seu efeito assim como o chá verde, o chá de carqueja e o chá oolong é mais eficaz para emagrecer.

Chá de Sene com gengibre é bom?

Se for a primeira vez que você vai fazer uso do chá de sene é recomendado que você comece tomando doses menores para que você possa analisar as reações de seu organismo. Isso também vai ajudar a evitar cólicas.

Pois o chá de sene pode causar cólicas e dores estomacais. Para diminuir os sintomas você pode misturá-lo com outras ervas que ajudam a minimizar as dores como o gengibre, funcho, canela, coentro, casca de laranja e anis.

Chá de sene aborta?

Como o uso do chá de sene faz com que intestino grosso se movimente rapidamente e tenha uma maior quantidade de contrações, isso pode fazer com que o útero também se movimente.

Assim se a mulher está grávida pode ser perigoso para o bebê, ainda mais se está no início da gestação, podendo provocar um aborto.

Chá de sene causa Câncer?

Emagrece Dicas de Menina
Foto: via Blog Testo do Brasil Ltda

Não há estudos que comprovem que a ação do chá de sene causa câncer, no entanto como dissemos anteriormente ele pode provocar vários problemas como:

Hipocalcemia – que é a diminuição de cálcio no sangue e que pode levar a você sentir espasmos musculares, confusão mental e convulsões.

Hipocalemia – é a diminuição da quantidade de potássio no sangue. O potássio é extremamente importante no organismo, sendo necessário para garantir o bom funcionamento das células nervosas e dos músculos, em especial as células do músculo cardíaco. A hipocalemia pode causar disritmias cardíacas, fadiga, paralisia, prisão de ventre, fraqueza, espasmo e lesão muscular.

Dependência – o uso excessivo do chá de sene pode causar dependência da ação do chá, fazendo com que o organismo não consiga mais evacuar sozinho, uma vez que o intestino é prejudicado, tornando-se mais fraco.

Má absorção intestinal – com a ação do chá o intestino começa a se movimentar rapidamente, não dando a oportunidade para o organismo absorver as vitaminas e nutrientes dos alimentos digeridos.

Tetania – espasmos e contrações involuntários nos músculos. Quando iniciam os espasmos são indolores, mas podem se tornar bem doloridos. Caso não seja tratado esse problema pode causar lesões musculares.

Acidose metabólica – excesso de acidez no sangue, devido à baixa concentração de carbonatos. Se não for tratado pode levar ao coma.

Por isso é que o chá deve ser tomado somente para tratar a prisão de ventre e você de preferência deve seguir as recomendações de não ultrapassar os sete dias recomendados para tomá-lo.

Outra coisa importante é que você deve consultar um médico antes de tomar o chá, pois somente ele poderá dizer se o uso do chá de sene é indicado para seu organismo ou não.

Existem outras opções de chá para combater a prisão de ventre?

Sim, o chá de carqueja, por exemplo, que já foi citado como um bom auxiliador no processo de emagrecimento também ajuda a combater a prisão de ventre. Ele ainda ajuda no tratamento de anemia e protege o fígado contra toxinas.

O chá de ruibarbo também é bom para combater a prisão de ventre. Essa planta conta com propriedades que ajudam a estimular os músculos intestinais e ainda ajuda o intestino a absorver água.

O chá de ameixa preta também é bem eficaz, já que a ameixa é rica em fibras e dessa forma promove um bom funcionamento do intestino, sendo ótima para tratar a prisão de ventre.

A frângula é outra planta que tem propriedades laxativas e seu chá ajuda a eliminar as fezes e diminuir o inchaço da barriga.

Já a erva cidreira conta com propriedades anti espasmódicas, que ajuda a combater os gazes e a facilitar a saída das fezes.

 

Deixe uma resposta

Maquiagem, Dicas! Dicas de Menina

Cut Crease Aberto, Fechado, Maquiagem, Dicas!

Que as atrizes globais Fernanda Souza, Mariana Ximenes e Leandra Leal são lindas, famosas e ricas, a gente sabe não é mesmo? Mas você pode citar mais alguma característica que elas têm em comum? Se você respondeu Testa Grande acertou em cheio. E você, assim como elas, sabe como disfarçar testa grande? Se você está no grupo da mulherada que tem a testa mais larga não precisa ficar desesperada porque existem muitos truques infalíveis para dar uma disfarçada, caso isso te incomode. Existem muitas atrizes e mulheres maravilhosas que utilizam muitas dicas, que aqui nós iremos te ensinar no decorrer do artigo. São dicas bem simples e milagrosas. Quem realmente não gosta da testa maior, pode recorrer a vários artifícios. Quer aprender a como disfarçar testa grande? Então fique ligada e não deixe de prestar atenção a nenhuma dica que daremos mais adiante. Você vai adorar! Poucas pessoas sabem que ter a parte frontal do rosto mais larga se trata de um aspecto de caráter genético. Ou seja, se você tem a testa mais grande, provavelmente deve conhecer uma ou mais pessoas da sua família que também tem, isso é normal. E é possível disfarçar o tamanho por intermédio de várias ferramentas, desde a tão conhecida maquiagem, até cortes de cabelo específico e intervenções cirúrgicas, para os casos mais extremos. Truques na hora de se maquiar, determinados penteados, cortes de franja e cirurgias são artifícios utilizados pela mulherada que deseja diminuir o tamanho da testa. Uma curiosidade é que a intervenção cirúrgica que reduz o tamanho dessa região, é a mesma usada para o tratamento de problemas com calvície no homem. Não fique paranoica achando que sua testa grande é um defeito que atrapalha sua beleza. Trata-se apenas de uma característica sua, e você pode sim disfarçar caso lhe incomode, porém não deixe de se sentir linda e ser feliz por conta de um detalhe como esse. A seguir separamos algumas dicas para você se inspirar. Veja e anote as que você mais gostar!

Como disfarçar Testa Grande?