in

Chá de Carqueja Emagrece? Como Fazer?

chá de carqueja1
Foto: via Youtube

A grande maioria das mulheres está insatisfeita com seu corpo e deseja emagrecer, perder os incômodos quilinhos a mais. Uma das melhores formas para emagrecer é recorrer a métodos naturais, como a ingestão de chás, que são cheios de propriedades que fazem bem ao organismo, permitindo uma perda de peso mais saudável. E entre os chás indicados para a perda de peso está o chá de carqueja.

O que é a carqueja?

Também chamada de bacanta, bacárida, cacália, vassoura e cacália-amarga, a carqueja é uma planta nativa do Brasil que pode chegar entre 80 cm e 1,2 metros de altura. Ela tem hastes ramificadas e muito retas, com folhas e pequenas flores amarelas. A parte da carqueja que se usa para fazer o chá são suas folhas.

Esse tipo de erva costuma nascer em pastos ou terrenos baldios, sendo considerada uma erva daninha. Mas é uma planta que se usada corretamente faz muito bem ao organismo, podendo até ser cultivada em casa.

Quais as propriedades da carqueja?

A carqueja é composta por óleos essenciais, flavonoides e saponinas. Os flavonoides tem ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres, protegendo o cérebro e o sistema cardiovascular, dessa forma melhorando a circulação sanguínea.

Já as saponinas possuem efeito anti-inflamatório, ajudando a reduzir o colesterol.

A carqueja emagrece?

chá de carqueja 2
Foto: via Biossom

Sim, pois ela possui propriedades que auxiliam na perda de peso. Entre elas o cromo, que ajuda a quebrar gorduras e também a moderar o apetite. Por isso é indicado que o chá de carqueja seja tomado antes das refeições, dessa forma você se sentirá mais saciada e comerá menos, diminuindo a quantidade de calorias diária, o que proporcionará a queima de gordura.

A carqueja também é antioxidante, auxiliando na eliminação de toxinas que prejudicam o bom funcionamento dos órgãos. Com os órgãos trabalhando corretamente, o processo de emagrecimento se tornará mais fácil.

Ela também ajuda a regular o nível de glicose do sangue, te ajudando a ter mais energia e animação para fazer exercícios físicos. Pois o excesso de glicose faz com que o corpo fique cansado e por isso queira consumir alimentos calóricos. Isso acontece, pois o cérebro interpreta que esse cansaço é devido à falta de energia.

Além disso, a carqueja é diurética e ajuda a combater a constipação, ajudando seu intestino a funcionar melhor e a diminuir a barriga inchada causada pela retensão de líquidos e prisão de ventre.

No entanto saiba que apesar desses bons benefícios a carqueja não proporciona o emagrecimento, sozinha. É indicado que você também siga uma reeducação alimentar para perda de peso e pratique exercícios físicos para potencializar seu efeito.

Quais os outros benefícios da carqueja?

Além de ajudar no emagrecimento, a carqueja proporciona outros benefícios para a saúde. Entre eles:

  • Auxilia no controle da diabetes, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, dessa forma diminuindo a absorção de carboidratos ingeridos;
  • Ajuda a combater inflamações;
  • Auxilia no tratamento de doenças digestivas como refluxo e úlceras, pois possui extratos que são capazes de reduzir a secreção gástrica, tendo ainda efeito analgésico;
  • Ajuda na redução do colesterol;
  • Melhora a circulação do sangue;
  • Protege o fígado e ajuda no seu bom funcionamento;
  • Auxilia o bom funcionamento do sistema urinário, ajudando órgãos como rins, bexiga, ureteres e uretra;
  • Ajuda no controle da hipertensão, já que diminui a pressão sanguínea;
  • Ajuda no controle da arteriosclerose;
  • Tem efeito antibiótico, anti-inflamatório e antialérgico, já que possui uma grande concentração de flavonoides que ajudam na fixação da vitamina C no organismo.

Como fazer o chá de carqueja?

Você pode fazer o chá de carqueja utilizando suas folhas secas, sejam sozinhas ou combinadas com outras ervas que também são benéficas ao organismo.

Confira duas receitas que vão te ajudar a emagrecer:

Chá de carqueja

Para essa receita você vai precisar de:

  • 500 ml de água
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de carqueja

Para fazer você deverá:

Colocar a água em uma chaleira ou panela, adicionar a carqueja e levar ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos, depois retire do fogo e deixe repousar por 10 minutos.

Beba uma xícara do chá morno antes do almoço e do jantar. Para ter efeito o chá não deve ser adoçado.

Chá de carqueja com menta, anis e camomila

Para essa receita você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de carqueja
  • 1 colher de sopa de menta seca ou um ramo de menta fresco
  • 1 colher de sopa de flores secas de camomila

Para fazer a receita você vai precisar:

Colocar água em uma chaleira ou panela, adicionar a carqueja, menta e anis . Em seguida levar ao fogo. Quando a mistura começar a ferver você deverá deixá-la no fogo por 5 minutos. Depois apague o fogo e adicione a camomila. Tampe o recipiente e deixe o chá descansar por 10 minutos.

Você deverá tomar duas xícaras de chá por dia, uma antes do almoço e outra antes do jantar.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Com esse chá além dos benefícios da carqueja, você poderá contar com as propriedades digestivas do anis, da camomila e da menta, auxiliando ainda mais no seu emagrecimento.

Há outras receitas com chá de carqueja?

Além das receitas citadas, saiba que o chá de carqueja pode ser misturado a outras ervas e especiarias, dessa forma potencializando seu efeito. Entre os ingredientes que podem ser usados com o chá de carqueja, temos:

Erva doce – pois possui propriedades diuréticas e tem efeito calmante. Combinada com a carqueja ajuda a reduzir inchaço causado ela retenção de líquidos. Além disso, como o sabor da erva doce é mais adocicado, melhorará o sabor da bebida.

Louro – o louro assim como a carqueja é ótimo para o fígado e auxilia na digestão, assim intensificando o efeito da bebida. No entanto como essa combinação é forte não é indicado que tome com muita frequência e o sabor do chá não ficará melhor, já que o louro também é amargo.

Canela – a canela tem ação termogênica, anti-inflamatória, diurética e ainda protege o sistema imunológico. Essa combinação fica ainda melhor com algumas gotas de limão e um pouco de gengibre. Além disso, o sabor da canela melhorará o sabor do chá.

Hibisco – o hibisco tem ação antioxidante e diurética e quando combinado com a carqueja ajuda a reduzir inchaços causados pela retenção de líquidos. Essa combinação também pode ser usada para combater a celulite. Além disso, o sabor adocicado do hibisco torna o chá de carqueja mais agradável.

O chá de carqueja é amargo?

Sim o chá tem o sabor amargo. No entanto se tomado todos os dias é possível acostumar o paladar.

O chá de carqueja em sachê também emagrece?

chá de carqueja 3
Foto: via Net nature

Sim, mas o efeito não é o mesmo que o chá de carqueja com folhas secas inteiras. Na verdade o processo de fabricação do chá em sachê é diferente das folhas secas. O chá em sachê é industrializado, sendo que as folhas são quebradas por máquinas, podendo perder seus óleos essenciais e aroma.

E quando o chá é preparado, essas folhas liberam mais taninos que o chá feito com folhas secas inteiras, deixando a bebida mais amarga e adstringente.

Agora o processo de fabricação do chá com folhas secas inteiras é feito manualmente, tendo a colheita da folha, a seleção e secagem. Isso dá um sabor mais gostoso à bebida, além de tirar o menos possível de suas propriedades.

Além disso, o chá em formato de folha inteira rende mais que o sachê, uma vez que é possível fazer mais de uma infusão com as folhas, enquanto que o sachê dá para fazer apenas uma xícara de chá.

Como plantar carqueja?

É possível cultivar suas próprias folhas de carqueja na sua casa. O bom da carqueja é que ela se adapta a qualquer clima, sendo que para ela crescer, necessita receber de sol moderado a sol forte.

Ela pode ser cultivada através de suas sementes ou estacas. A carqueja pode ser plantada em um vaso e precisa estar sempre em solo úmido.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Se for plantar em sua horta ou jardim saiba que o espaçamento entre as plantas deve ser de um metro a um metro e meio.

Dessa forma você poderá fazer o chá de carqueja com folhas frescas.

O chá de carqueja tem contraindicações?

Sim. Apesar de suas propriedades e benefícios não é todo mundo que pode tomar o chá de carqueja.

Ele é contraindicado para:

Gestantes, uma vez que o chá tem efeito abortivo. Também não é bom para mães que estejam amamentando, pois as substâncias presentes no chão passam para o leite materno, podendo prejudicar o bebê.

Não é bom para pessoas que estejam abaixo do peso ou bem próximas ao limite de peso.

Também não é indicado para pessoas com pressão baixa, já que ele baixa a pressão.

Pessoas com diabetes e hipoglicêmicas também não podem consumir o chá de carqueja devido à diminuição da glicose sanguínea que ele proporciona.

Quem é alérgico a ambrósia, margaridas, calêndulas e outras plantas da família Asteraceae, mesma família da carqueja, também não deve consumi-la.

Por isso é indicado que antes de consumir o chá de carqueja você consulte um médico para se certificar se não possui algum problema que a impeça de tomar o chá.

Quais os efeitos colaterais do chá de carqueja?

O chá de carqueja também não pode ser tomado em excesso, pois possui substâncias químicas naturais que podem causar alguns efeitos colaterais. Entre eles:

  • Hipotensão (pressão sanguínea muito baixa);
  • Diminuição da imunidade;
  • Irritações do sistema digestivo;
  • Interação com alguns medicamentos, como medicamentos para controle de diabetes,  hipertensão e inibidores da síntese da proteína.

Depoimentos de pessoas que emagreceram com o chá de carqueja

chá de carqueja 4
Foto: via Blog Moda da Gente

Muitas pessoas gostam de conferir depoimentos de pessoas que já experimentaram algo para ver se é bom. Dessa forma elas tem uma ideia do que esperar quando forem utilizar certo produto.

Para te ajudar separamos alguns depoimentos que encontramos em sites na internet. Confira a seguir:

Usuária LUBECA no Fórum Preciso Falar

23/03/2011

“Eu já tomei durante um tempinho e perdi mais de 10kg, o problema foi que emagreci mais do q precisa, e pra recuperar o peso levou um tempão…

Também deve-se tomar cuidado se tiver algum problema de saúde, pois dependendo pode se agravar também. Uma conhecida tomou sendo q tinha problema no coração e não fez bem a ela.”

Usuária Teresa Golveia no Blog Quero Emagrecer

6/12/2009

“BEM, O QUE SEI É QUE TOMO DOIS COPOS DE 200 ML POR DIA E ESTOU EMANGRECENDO. EM CINCO DIAS QUE TOMO JÁ PERDI 3 QUILOS.”

Usuária Brilhos das Árvores no Blog Quero Emagrecer

3/03/2010

“Bem um tio meu exagerou neste tal chá de carqueja e quase empacotou … ele emagreceu muito e nunca mais conseguiu engordar… bem eu to precisando perder 4kg mais estou com medo de embarcar nesta.ok”

Usuária Hellen no Blog Quero Emagrecer

9/03/2010

“eu já tomei o chá e emagreci 30 quilos em 2 meses ,depois tive duas gravidez e engordei tudo de novo ,vou começar a tomar novamente.”

Usuária Débora no Blog Quero Emagrecer

4/06/2010

“Oiee…estou tomando esse chá e gostando do resultado. Ele é diurético e eu retenho líquidos principalmente na TPM. Vou continuar o consumo…beijocas”

Ad DDM

Como você pode ver tem muitos depoimentos positivos sobre o uso do chá para emagrecer, mas ao mesmo tempo alguns deles falam que é preciso tomar cuidado e não exagerar no consumo do chá, pois pode fazer mal.

Os depoimentos podem ajudar a te animar ou abrir os olhos para algumas coisas, mas não devem ser prioridade na hora de você se decidir por tomar ou não o chá de carqueja para emagrecer.

Outra coisa é que nunca se sabe se o depoimento é totalmente verdade. Por isso antes de tomar essa decisão o ideal é que você consulte um médico, assim você poderá conferir se tem algum problema de saúde que te impeça de tomar o chá.

Para te ajudar a intensificar o emagrecimento também é indicado a consulta em um nutricionista que te ajudará a montar uma dieta de acordo com seu corpo e necessidades. Dessa forma você poderá emagrecer com saúde.

A prática de exercícios físicos ainda é essencial para um bom emagrecimento e tonificação dos músculos. Por isso não se esqueça de praticá-los durante o processo.

Deixe uma resposta

feridas do colo do utero 1

Feridas no Colo do Útero: Como tratar? Pode Engravidar?

Como lavar roupa branca 1

Como Lavar Roupa Branca? Álcool, Bicarbonato, Vinagre