Categorias
Diversos

Casamento Simples – Mini Wedding, Micro Wedding, O que é, Como Funciona

Você quer ter uma festa de casamento bonita e memorável, mas seu orçamento está baixo? Então uma boa opção seria o casamento simples.

Mas o que é casamento simples?

É um tipo de casamento barato e íntimo, em que você e seu noivo podem reduzir o número de convidados e escolhem um local menor para realizar a cerimônia, além de diminuírem os gastos com a festa.

E falando em redução no número de convidados saiba que existem as opções mini wedding e micro wedding, que estão muito populares.

Nelas você pode convidar de 10 a 100 convidados, uma boa opção para você que deseja que essa ocasião tão importante seja o mais pessoal possível.

Mas como funciona? Onde fazer o casamento?

Essas e outras informações sobre o casamento simples você vai conferir no decorrer do artigo.

Vamos lá?

Como funciona o casamento simples?

O casamento simples funciona da mesma forma que um casamento tradicional, o que muda é o número menor de convidados, assim como a simplicidade do evento, que tem um clima mais familiar.

Para fazer um casamento simples você deve levar algumas coisas em consideração. Entre elas:

Faça um bom planejamento

Foto: via CIO na Nuvem

É essencial que você comece a planejar o casamento com antecedência, se possível um ano antes.

Dessa forma você vai ter tempo para escolher a data, o local da cerimônia e da festa, a decoração e o Buffet, pensando no orçamento que tem disponível.

E falando em orçamento, após fazer o seu é indicado deixar um valor reservado para possíveis imprevistos, para evitar dores de cabeça.

Realize o casamento em datas não populares

Sabe o mês de maio? Considerado mês das noivas e em que muitas desejam casar? Se você quer um casamento simples e barato você deve esquecer essa data, pois tudo fica mais caro, devido à concorrência.

Além de maio, outra data popular é o começo da primavera. Por que não se casar no verão, outono ou inverno? Nessas épocas os preços de buffets e salões de festa ficam mais em conta.

Dias como sábado à noite também são muito populares e por isso mais caros. Uma boa opção é se casar sexta-feira à noite ou domingo de manhã.

Reduza sua lista de convidados

A quantidade de convidados também acaba tornando o casamento mais caro, por isso para um casamento simples é bom reduzi-la.

Procure convidar aquelas pessoas que fazem parte de sua vida e de seu noivo, familiares e amigos próximos. Isso vai fazer com que sua cerimônia fique mais íntima e gostosa de participar.

Pensa só, com um número menor de convidados, você terá tempo de sobra para curtir a ocasião e dar atenção a todos.

Economize nos convites

Os convites de casamentos tradicionais costumam ser muito chiques, mas caros. Para um casamento simples você pode pensar em uma opção mais barata, mas que seja bonita também.

Uma dica é que você mesmo prepare o convite no computador, optando pela letra e os dizeres que deseja. Então é só imprimir e entregar aos convidados.

Também existem fornecedores online que enviam os convites para sua casa, apresentando um custo menor do que o convite tradicional.

Outra dica mais moderna é escolher uma bela opção de convite online, escrever o texto que deseja e enviar a seus convidados por e-mail ou pelas redes sociais. Dessa forma o convite chegará mais rápido e você não terá gasto com papel.

Procure uma opção mais econômica de buffet

Foto: via Mercado Livre

Geralmente opções de almoço e jantar para casamento são mais caras, por isso é bom optar por algo mais barato como brunch, que é uma refeição realizada no meio da tarde e que pode ter como pratos salgadinhos (finger foods), tortas e sanduíches.

Outra opção é o coquetel, que inclui bebidas e salgadinhos. Para economizar no buffet você pode não optar por haver garçons e dispor a comida em uma mesa para que os convidados possam se servir sozinhos.

Uma boa dica é pesquisar bastante antes de contratar uma empresa. O ideal é verificar o cardápio e escolhê-lo com cuidado, elegendo certa variedade, para que a comida seja do agrado de todos.

Uma opção interessante e barata para sobremesa é o geladinho, também conhecido como sacolé, boa escolha em épocas de calor.

O bolo não precisa ser sofisticado, pode ser um estilo simples redondo, coberto por chantilly para as fotos, ou se preferir pode usar um bolo artificial.

Além disso, você pode ter um bolo grande retangular guardado na cozinha para servir os convidados posteriormente.

Você ainda pode optar por contar com o auxílio de familiares e amigos para fazer o cardápio.

Se sua mãe ou sua tia gostam de fazer doces, pode pedir para uma delas fazer o bolo ou se tem um conhecido que trabalha com salgadinhos, pode pedir para ele fazer o buffet da festa a um preço mais em conta.

Escolha opções baratas de música

Foto: via Bandas para evento corporativo

As músicas de casamento são itens importantes na cerimônia. Mas você não precisa contratar uma banda, basta ter um DJ que já é possível ter tudo o que precisa.

Outra opção é chamar amigos ou conhecidos que façam um preço menor ou mesmo não cobrem para tocar no seu casamento.

Opte por uma decoração rústica

Você também pode economizar na decoração do casamento escolhendo enfeites mais baratos. Uma boa opção é usar plantas baratas, mas bonitas para decorar as mesas, o que dá um ar mais rústico.

Se você tem habilidade manual e tempo também pode investir em decoração DIY (Do It Yourself que significa “faça você mesma”). Nesse caso você pode pedir a ajuda do noivo, familiares e amigos próximos para fazer os enfeites e lembrancinhas.

Quanto mais criativa você e seus ajudantes forem melhor, você pode aproveitar móveis antigos, caixotes, peças de decoração de sua casa, garrafas, entre outros.

Escolha trajes mais simples

Os trajes em um casamento simples também devem combinar com a ocasião, por isso não é indicado usar roupas muito chiques e pomposas.

A noiva pode usar um vestido mais curto, ou se preferir comprido, optar por modelos sem babados e detalhes muito chamativos.

 Já o noivo não precisa usar um smoking, mas um terno e uma camisa ou mesmo uma camisa combinando com um colete de alfaiataria combina com o evento.

Onde fazer o casamento?

Foto: via Portal das Noivas

Se o seu casamento é simples, então o local onde ele será realizado deve seguir a mesma linha. Salões de festas geralmente são muito caros, por isso você deve optar por locais mais em conta ou mesmo familiares.

Dessa forma você não só economiza como ajuda a tornar a ocasião mais íntima e aconchegante.

Você pode escolher uma chácara de algum familiar ou amigo, um hotel fazenda, um restaurante, o salão de festas do seu condomínio ou mesmo o jardim da casa dos seus pais.

Se tiver um amigo que tem um local que pode ser usado para realizar o casamento você também pode conversar com ele e pedir para alugar por um preço mais em conta.

Uma ideia legal é fazer o casamento ao ar livre, assim a cerimônia fica mais bonita e você pode usar a própria natureza como parte da decoração.

Nesse caso é importante ficar atenta ao clima ou mesmo mandar colocar uma cobertura no local da festa para que se chover não estrague esse dia tão importante.

Outra dica é realizar a cerimônia no mesmo local da festa, dessa forma você economiza e ainda os convidados não são obrigados a se deslocarem.

O que é mini wedding?

Uma das características de um casamento simples é o número reduzido de convidados, o que também caracteriza o mini wedding, mas nem sempre um mini wedding é um casamento simples.

O mini wedding é um casamento que contém de dez até cem convidados. Ele é mais íntimo, sendo que as pessoas convidadas são as mais chegadas dos noivos.

No entanto o mini wedding não precisa ser simples, muitos noivos aproveitam o menor número de convidados para caprichar na decoração, comida, bebida e diversão.

Os convites podem ser tão sofisticados quanto os casamentos tradicionais e o local escolhido apesar de pequeno pode conter uma decoração requintada.

Os locais podem ser os mesmos mostrados no casamento simples, mas o buffet tem uma maior variedade, a música pode ser tocada por um DJ ou banda e a decoração pode ser simples ou sofisticada. Tudo fica à escolha dos noivos.

O que é micro wedding?

Foto: via Casamento Prático

O que muda do micro wedding para o mini wedding é o número de convidados, que nesse caso varia de dez a sessenta.

É uma cerimônia de casamento ainda mais íntima, em que geralmente os noivos chamam apenas a família e amigos mais íntimos.

Alguns noivos optam pelo micro wedding, pois podem caprichar no casamento sem ter gastos exorbitantes, tendo a mesma qualidade de um casamento tradicional, mas com um número menor de convidados.

Geralmente a decoração escolhida nesse tipo de casamento é mais simples, para não ficar exagerada. Assim uma boa opção é escolher um lugar bonito naturalmente como um jardim, um restaurante, uma praia ou a paisagem de uma chácara.

Quais as vantagens de um casamento simples?

Você pode pensar que um casamento simples é feito apenas para poupar dinheiro, mas na verdade não é assim. Existem várias vantagens em fazer um casamento simples.

Entre elas:

Ter uma cerimônia mais íntima

Foto: via Le Gras Fotografia

Ao optar por um casamento simples você tem a oportunidade de ter uma cerimônia mais íntima, feita apenas para seus parentes e amigos mais próximos.

Isso te permite ficar à vontade e ser mais verdadeira, assim tornando o momento mais especial e agradável para você, seu noivo e convidados.

Nesse tipo de cerimônia é possível fazer a retrospectiva do casal, mostrando fotos de quando eram crianças até quando se conheceram e firmaram compromisso.

Você também pode optar por uma diversão mais familiar, podendo escolher músicas para os convidados e vocês noivos se divertirem, realizar atividades que todos gostem e fazer a tão emocionante despedida dos noivos.

Ter um casamento original

Ao realizar os preparativos do seu casamento, cuidando da decoração de forma rústica ou até mesmo fazendo você mesma os enfeites você estará montando um casamento original, com a sua cara, do seu noivo e convidados.

Ter mais dinheiro para investir nas fotografias

Foto: via Fernando do Longen

Algo no casamento em que não é preciso economizar é nas fotografias, pois contratando um fotógrafo profissional você terá fotos de primeira qualidade e que poderá guardar por toda sua vida para mostrar às futuras gerações, familiares e amigos.

Ter mais dinheiro para a lua de mel

Através de um casamento simples você poderá poupar dinheiro e assim investir em uma lua de mel caprichada, podendo optar por um lugar bonito e que agrade tanto a você como seu noivo.

Afinal a viagem de lua de mel assim como o casamento também é importante para os noivos, já que marca o início de sua vida a dois.

Dar atenção a todos os convidados

Foto: via Singular 8

Com um número menor de convidados no casamento você poderá dar mais atenção a cada um deles e assim ter momentos memoráveis com sua família e amigos.

Pois geralmente em casamentos tradicionais os noivos mal tem tempo de comer, devido às fotos e os cumprimentos. Em um casamento simples você pode ter mais tempo livre para curtir o momento com pessoas importantes na sua vida.

Fazer a cerimônia e a festa no mesmo lugar

Outra vantagem do casamento simples é fazer a cerimônia e a festa de casamento no mesmo lugar. Isso facilita muito a vida dos noivos e convidados que não precisam se deslocar de um lugar para o outro.

Assim você pode cuidar de todos os preparativos com calma e não tem que correr por falta de tempo.

Ter mais liberdade para se vestir

Os trajes dos noivos nos casamentos tradicionais, especialmente o vestido de noiva não é muito confortável, por isso poder escolher roupas mais confortáveis e simples é uma boa vantagem no casamento simples. Assim você poderá ficar mais à vontade sem perder a elegância.  

Como vimos o casamento simples é um tipo de casamento em que você prioriza a simplicidade e a economia sem perder a qualidade e valor da cerimônia.

É importante levar algumas coisas em conta como a lista de pessoas que serão chamadas, a decoração, o local da festa e a comida. Tudo deve estar muito bem planejado para o grande dia.

Se você for convidar poucas pessoas saiba que esse tipo de casamento pode ser conhecido como mini e micro wedding.

As vantagens em realizar um casamento simples são muitas, como ter uma cerimônia mais íntima e poder ficar mais à vontade tanto com os convidados como para se vestir.

Então se a sua intenção é economizar, ter uma cerimônia singela, mas bonita e um maior contato com seus convidados o casamento simples é o mais indicado.