Categorias
Diversos

Casamento na Praia: Quando fazer, como planejar? Vantagens e desvantagens

Casamento na praia sem dúvida é o evento mais esperado, principalmente por casais que são apaixonadas por natureza e que desejam ousar mais nesse dia tão especial.

E claro, não basta apenas um pôr do sol, o azul do céu, o mar e colocar os pés na areia para ter a festa ideal. Existem muitos aspectos que precisam ser analisados bem, antes de se decidir fazer um casamento na praia.

É fundamental fazer um bom planejamento, levando em consideração todos os mínimos detalhes possíveis, q fim de que a cerimônia seja perfeita. E pensando nisso, o texto de hoje irá abordar temas ligados ao casamento na praia, e ainda você entenderá as vantagens e desvantagens de fazer a cerimônia nessa modalidade.

Qual a melhor época para fazer um casamento na praia?

Em determinados meses do ano é mais favorável fazer um casamento na praia, pois traz mais vantagens e o ambiente fica mais bonito e propício para esse tipo de cerimônia. Portanto, separamos nesse tópico os principais meses que você pode escolher sem nenhuma frustração e que cada um pode trazer de bom para o seu dia especial.

  • Que tal o mês de Abril?

O mês de abril é um mês muito positivo para se fazer um casamento na praia. Nessa época, a temperatura tá mais confortável, nesse caso o calor não é tão sufocante, sem contar que a chuva praticamente não aparece, porque o mês se destaca pela ausência desse fenômeno e o clima não dá nem para comparar. Enfim, quem não quer contar com surpresas do clima, pode apostar no mês de abril como um mês muito vantajoso para se realizar o evento.

  • Que tal o mês de Maio?

Com certeza você já deve ter ouvido falar que o mês de maio é o mês das noivas. Mas não é por isso que ele está aqui na nossa lista não viu. Embora ele não seja mais o favorito para se realizar um casamento, pois hoje em dia a maioria das noivinhas estão escolhendo outros meses, ele ainda assim é uma ótima opção para quem quer fazer um casamento na praia.

Nesse período do ano, o clima não tá nem muito quente nem muito frio, não ocorrem chuvas pois é uma época de ausência desse fenômeno e ainda você tem uma gama enorme de praias maravilhosas brasileiras para escolher.


• Que tal o mês de Agosto?

Apesar do mês de agosto não ser o mês escolhido com frequência para se realizar casamentos devido a superstição que o povo de Portugal trouxe sobre esse mês não ser um mês positivo para esse tipo de cerimônia, sem dúvida nenhuma não podemos negar que é um período bem propício para se fazer um evento como esse de forma perfeita.

Se você não tem superstição e não se importa em realizar o casamento em agosto, então pode aproveitar que esse mês é ótimo para você se casar e sabe porquê? Além de ter várias datas disponíveis para você poder escolher, nessa época você tem acesso as flores muito mais delicadas e com muito mais charme para poder decorar a sua cerimônia, como é o caso da flor de Íris.


• Que tal o mês de Setembro?

O casamento a ser realizado em setembro é muito disputado porque é um mês que traz uma variedade enorme de flores que você pode estar escolhendo para fazer a decoração, sem contar que o clima desse período é muito favorável.
Podemos afirmar que um dos pontos negativos que você vai enfrentar se desejar casar em setembro é justamente essa disputa enorme, então se você quer e não abre mão de jeito nenhum de fazer o seu casamento na praia nesse mês, planeje com bastante antecedência, porque senão você não vai conseguir vagas.


• Que tal o mês de Outubro?

O auge da primavera sem dúvida é no mês de outubro e por isso é uma ótima opção para quem vai fazer o seu casamento na praia esse período, e embora esteja esquentando mais ainda mantém um clima bastante agradável e com poucas possibilidades de chuva.

Como fazer um casamento na praia? Princípios básicos

Antes de falarmos um pouco sobre as desvantagens e vantagens de ter um casamento na praia agora vamos te ensinar os princípios básicos de um bom planejamento nessa hora. Veja mais a seguir:
Tudo começa com planejamento: Uma festa de casamento e uma cerimônia não deve ser feitos assim do nada, você precisa planejar todos os detalhes e quando a gente fala de planejamento não estamos nos referindo apenas aos gastos, mas tudo, desde o fator clima até o fator tempo.
A contratação de bons profissionais, tanto para fazer decoração como todo planejamento e para registrar todos os momentos é muito importante. Aliás, em algumas praias do Brasil são cobradas taxas para realizar esse tipo de evento. Então você precisa se certificar se a praia que você deseja realizar o casamento está dentro desses princípios e se for o caso, precisa pedir autorização da prefeitura da cidade para verificar todo o procedimento a ser realizado.
Além disto, outro aspecto que você precisa ter bastante cautela é quanto ao planejamento da hospedagem dos convidados, afinal nem todo mundo mora perto da praia e aqueles que você convidar que morar distante precisarão de uma acomodação durante esse período de festividade.
Claro que os noivos não sai obrigados a custear a hospedagem, mas é positivo pesquisar as melhores acomodações para indicar aos convidados. Aliás o indicado é que o casal faça a reserva de pelo menos sessenta por cento da acomodação e se no dia nem todas forem preenchidas, é o casal que arca com o gasto.

Sai caro fazer um casamento na praia?

Os gastos de um casamento na praia vai variar de local para local. No litoral norte do Estado de São Paulo, por exemplo, custa em torno de seiscentos reais por pessoa fazer um evento como esse.
Mas não há um padrão, afinal de estado para estado tudo pode variar.

Casamento na praia: Principais vantagens

Não dá para negar que o casamento na praia tem uma paisagem de dar inveja. A beleza do Céu azul do mar e a paisagem natural é de encher os olhos de qualquer um por isso a maioria dos casais amantes da natureza desejam se casar nesse ambiente tão magnífico.
Dificilmente você encontrará um casal que não deseja fazer um casamento na praia, afinal a paisagem natural transmite alegria, paz, harmonia e tranquilidade, aspectos importantíssimos para um casal que decide iniciar uma vida a dois juntos. Aliás paisagem natural é super romântica.
Uma das vantagens de fazer um casamento na praia é aproveitar o ambiente descontraído e fazer a cerimônia com os pés no chão, assim todo mundo fica bem à vontade e ainda participa de uma experiência única. Esse estilo de cerimônia não é apenas moderno é acima de tudo muito charmosa.
Na maioria dos casos, o casamento na praia dura cerca de dois a três dias. Em vista disso, todos os convidados já estão relaxados e a vontade e estão preparados para qualquer tipo de atraso que possa ocorrer na festa e aliás o ambiente fica muito descontraído e traz muita diversão a todos.
Com certeza se casar na praia é uma das formas mais animadas de celebrar o matrimônio entre duas pessoas que se amam, aliás a celebração começa na sexta-feira, o grande dia do casamento geralmente é no sábado e no domingo a celebração continua prevalecendo. O fim de semana é de muita alegria, animação e comemoração do amor entre um casal. Sem contar que essa é uma maneira maravilhosa de reunir parentes, amigos e familiares.
Outra vantagem do casamento na praia é que a maioria das cerimônias são bem íntimas. Pelo ambiente ser mais aconchegante e acolhedor, os noivos optam por convidar menos pessoas, ou seja, convidam apenas os mais achegados, assim dá mais familiaridade para o evento.
A praia já é um local que demanda algo mais rústico e descolado, em vista disso os casamentos realizados nesse ambiente podem aproveitar a decoração mais rústica que vai super combinar. E além do mais, os locais que ficam pertinho do mar geralmente já oferecem mobílias próprias para esse tipo de cerimônia.
Se você gosta de algo mais moderno, descontraído e aconchegante, simultaneamente, pode apostar no casamento na praia, que você vai amar a experiência.
A informalidade da praia permite que os convidados fiquem mais à vontade, as mulheres, por exemplo, podem usar vestidos bem coloridos e florais. Os homens também podem ficar bem mais a vontade. De forma geral, podemos afirmar com certeza que a maior vantagem de todas de ter um casamento na praia é a paisagem natural belíssima.
E claro, quem deseja ter personalidade no evento pode ficar despreocupado que apesar da praia combinar bastante com estilo mais rústico, o casal pode adaptar toda a decoração de acordo com aquilo que eles mais gostam. A modernidade da paisagem permite que o casal ouse mais na cerimônia e faça aquilo que mais gosta sem medo de ter que seguir certo padrão.
Outro aspecto positivo que não poderíamos deixar de falar é sobre as fotos de um casamento na praia, que são sem dúvida, incomparáveis. Se você e seu noivo, por exemplo, são loucos para ter fotos do casamento de vocês como um cartão postal, pode se animar que o casamento na praia é o lugar ideal para vocês.
Contratando um bom profissional de fotografia ao ar livre, pode ter certeza que as fotos da cerimônia vão ficar perfeitas, Afinal, só o ambiente natural já garante sucesso em todas as fotografias, agora imagine somar essa paisagem incrível com toda a decoração e toda modernidade dos convidados? Dá para imaginar como iria ficar lindo não é mesmo?
Casamentos na praia também ganha a vantagem de apresentar um cenário perfeito em sua composição, e somando isso com um bom profissional de fotografia, todos os momentos inesquecíveis da cerimônia serão registradas com qualidade, sem dúvida nenhuma e sem contar que o resultado das fotos são de deixar qualquer um de queixo caído.
E uma dica muito importante nessa hora é manter a naturalidade e descontração. Quanto mais à vontade o casal e convidados ficarem, mas bonitas ficarão as fotos. Por isso confie no profissional que irá fazer as fotos desse momento especial, aproveite aí máximo a cerimônia e divirta-se. Deixe que o fotógrafo se encarregue das fotos e faça o trabalho dele, não há com o que se preocupar nessa hora, apenas relaxe.
Para quem ainda tem dívida se quer um casamento na praia, prende bem porque uma festa especial como essa em uma passagem natural não tem comparação. Toda a beleza do sol, do mar, das árvores, do Céu azul, das estrelas e de tudo que compõe esse cenário divino garante que esse dia seja perfeito do começo ao fim.

Desafios que você pode acabar encarando em um casamento na praia

Mais importante do que conhecer as inúmeras vantagens de se fazer um casamento na praia, sem dúvida é conhecer os possíveis desafios que podem surgir no caminho e acabar mudando o planejamento. E tudo o que nenhum casal deseja no casamento é que algo dê errado não é mesmo?
Pois bem, para te ajudar a planejar bem esse evento, separamos aqui os principais desafios que você pode enfrentar:


• O clima pode mudar derrepente:

Esse fator é o que chamamos de incógnita, ou seja, como o clima vai estar no casamento será sempre um mistério, porque na praia tudo pode mudar. Mas independente se vai fazer sol ou chuva, a cerimônia deve acontecer e por isso é sempre bom ter um plano b, caso ocorra alguma surpresa inesperada nesse aspecto.


• Faça um bom planejamento sobre quem serão seus fornecedores

Para que um casamento na praia saia como previsto é preciso profissionais que possam de fazer isso acontecer. Em vista disso, orienta-se procurar um bom profissional de organização, através de indicações de amigos e familiares que já tiveram contratos com o mesmo e pesquise bem sobre possíveis índices de reclamação na internet. Assim você não corre o risco de contratar alguém que não cumpra com o combinado.


• Você precisa traçar uma boa Estratégia

Se você pretende fazer um casamento na praia, precisa estar ciente de que precisa ficar bem antenada em todos os detalhes, afinal eles fazem toda a diferença. É preciso agendar o evento em um horário legal que dê para aproveitar o momento do pôr do sol, por exemplo.
Claro que de forma geral, em qualquer momento do dia, um casamento na praia fica lindo, mas é importante pensar naquilo que você deseja para esse dia e planejar conforme isso.


• Tenha cautela com os possíveis atrasos

Quando a pensamos em casamento, naturalmente acabamos associando a possíveis atrasos, como o da noiva, por exemplo. Contudo, como a praia é um ambiente natural e a paisagem depende de fenômenos naturais, é imprescindível planejar bem a ponto de poder rever possíveis atrasos, pois eles podem acabar comprometendo o cenário que você deseja registrar nas fotos do casório.

Se você deseja casar no fim do dia, por exemplo, precisa ser pontual porque se atrasar facilmente você perde a luz natural do dia e o casório pode acabar acontecendo em um ambiente com pouco luz. Principalmente se a cerimônia não apresentar uma boa estruturação de luzes para dar suporte nessas horas.


• A luz natural do cenário varia muito

E ligando o desafio anterior, já mencionamos que a luz do cenário pode variar e prejudicar a qualidade do evento se não houver um bom planejamento. A maioria dos profissionais de fotografia afirmam que de fato, uma das maiores dificuldades que eles acabam enfrentando é a luz natural do ambiente junto com sua imprevisibilidade.
E aqui enfatizamos a importância de contratar um bom profissional, pois ele saberá contornar qualquer imprevisto referente a isso.


• Escolha com cuidado todo o cardápio da cerimônia

Dá para imaginar que o fato de realizar um casamento na praia, que é um ambiente mais quente, já demanda um cardápio mais levezinho com bebidas bem geladas. Por isso é fundamental escolher bebidas que combinem com a temperatura e pratos que sejam mais frescos, assim a festa com certeza será impecável e agradável a todos.


• É importante ter cautela na hora de escolher as flores

Embora nem todo mundo veja a parte da escolha das flores algo tão relevante, mas sim é necessário ter cuidado para escolher aquelas que melhor se adequam a uma cerimônia realizada no ambiente da praia.
Um profissional de decoração poderá te orientar melhor quanto a melhor escolha nesse caso. Mas de forma geral, flores como Hortências ou Tulipas, por serem delicadas demais e demandarem uma dose extra de cuidado não são tão indicadas. Opte por flores com maior resistência ou ainda, se você quiser inovar aproveite e invista em um ambiente mais botânico em sua decoração.


• Mantenha a sustentabilidade

Da mesma forma que você ama a natureza e deseja realizar o seu casamento nela, você precisa tomar todos os cuidados para manter o ambiente cuidado e não danificar o local.

A sustentabilidade é importante em todas as circunstâncias, porém enfatizamos aqui a questão do casamento na praia, que demanda muito mais cautela, ou seja, você precisa planejar a cerimônia de tal forma que não danifique o nosso meio ambiente, isso é imprescindível.


• O céu talvez nem esteja tão azul quanto você gostaria

Outro desafio bem comum de quem deseja o casamento na praia é referente a cor do céu, que em primeira instância, imaginamos um céu bem azul naquela paisagem linda natural, mas como já vimos o ambiente natural por si só já traz uma imprevisibilidade no seu clima.

Isso significa que no dia do seu casamento o céu pode não necessariamente estar tão azul quanto você gostaria que ele tivesse, inclusive o tempo pode até fechar.

Em vista disso, reforçamos mais uma vez a importância de se contratar bons profissionais para elaborar a sua cerimônia de casamento, assim todos esses imprevistos serão bem contornados e você não terá dor de cabeça no seu dia tão especial.


• Tenha cuidado com a maquiagem que irá usar

De forma geral, casamentos demandam uma maquiagem mais leve e delicada nas noivas. E quando se trata de uma cerimônia na praia é ainda mais importante ter cuidado na hora de fazer a make, afinal esse ambiente necessita ainda mais de leveza e delicadeza para tal produção.

Na hora de fazer a preparação da maquiagem, invista em uma pele impecável, pois a pele por si só, quando bem feita já faz toda a diferença na maquiagem e dependendo do horário da cerimônia, você pode ousar com batom vermelho, por exemplo e claro você pode abusar dos cílios postiços, pois eles sim são indispensáveis em qualquer momento.

De maneira geral, você pode apostar em tons mais nudes ou cintilantes para a maquiagem, um olho mais iluminado com côncavo marcado de forma leve, são ótimas opções pois a noiva fica linda e ao mesmo tempo de forma natural.


• Atente-se a aspectos como Umidade do ar

Para quem não sabe, a umidade do ar pode interferir negativamente na qualidade dos penteados em vista disso é muito importante investir em produtos de altíssima qualidade para que você se mantém a impecável durante toda a cerimônia. Em vista disso, opte por produtos com ação anti-frizz e que mantenha o controle dos níveis de umidade.


• Preste atenção no fator Vento

Obviamente, se o casamento vai ser no ambiente ao ar livre é muito importante estar tenta ao fator vento isso porque inclusive na praia costuma ventar muito, por isso mesmo na hora de fazer toda a estrutura da cerimônia você precisa planejar direitinho para que nada saia do lugar.
Se se toda estrutura for planejada em direção contrária ao vento, por exemplo, já dá para imaginar a catástrofe não é mesmo. Imagine só o penteado dos convidados, inclusive da noiva, como podem ser prejudicados e tudo isso simplesmente por uma falta de planejamento.


• Preste atenção nas taxas para utilizar um espaço público

E como já mencionamos várias vezes, o planejamento é importante em todas as etapas num casamento. Em algumas praias, se cobram taxas para que se realize a cerimônia naquele ambiente, por isso para você não se surpreender com gastos extras, é fundamental se certificar exatamente onde quer se casar e se existe gastos extras para se realizar o evento naquele local.


• A questão do frete pode sair mais caro do que você imagina

Geralmente os ambientes já oferecem certas mobílias que se adaptam a cerimônia, porém nem todo casal vai gostar do perfil de mobília que o local oferece não é mesmo? Portanto se esse for o seu caso planeje bastante, porque pode sair bem mais caro pedir para entregar novas mobílias para o ambiente em que você vai se casar. Se você não quer investir tanto dinheiro assim no matrimônio, leve isso em consideração.


• O sol pode estar bem quente no dia especial

Outro fator muito importante a ser levado em consideração é a questão do horário da cerimônia. Por ser um ambiente ao ar livre e ser bem na beira do mar, o clima costuma ser muito quente. Então, o sol entre o período de 10:30 da manhã até 2:30 da tarde é muito quente e por isso esse intervalo de tempo é o período onde não se recomenda de jeito nenhum fazer o casamento na praia.


• Cuidado com os desperdícios

Tanto a temperatura quente da praia como o vento em excesso, podem interferir negativamente nos docinhos da cerimônia. Tanto a aparência bonita dos docinhos como o próprio sabor podem acabar sendo prejudicados por conta disso, por isso é muito importante ter cautela nessa hora, afinal quem quer um brigadeiro mole e cheio de areia não é mesmo?

Agora que você já sabe todos os pontos positivos de se realizar um casamento na praia e já está com cautela de todos os pontos que podem acabar atrapalhando de alguma forma, você está pronta para fazer aquele planejamento top e arrasar no dia mais especial da sua vida.

Imprevistos podem acontecer, isso é totalmente normal. Não quer dizer que se planejar, nada vai dar errado, afinal não dá para controlar tudo.

Mas você estando ciente dos fatores que podem acabar dando errado de alguma forma, te ajuda a ganhar mais confiança e segurança para o dia tão esperado, inclusive a partir do momento que você contrata profissionais de qualidade, qualquer imprevisto que venha acontecer será contornado de forma eficiente.