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Calmantes Naturais Funciona? Veja diversos

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Foto: via Boa Forma Abril

Em uma realidade em que as pessoas vivem estressadas e correndo de um lado para o outro é comum haver aquelas que sofrem de ansiedade, stress e até mesmo insônia.

Muitas recorrem a remédios calmantes para resolver o problema, no entanto estes podem causar efeitos colaterais, sendo prejudiciais à saúde. Por isso são indicados calmantes naturais que além de ajudar a combater o estresse e induzir o sono não possuem efeitos adversos agressivos como os medicamentos.

Esses calmantes naturais podem ser feitos de forma caseira, como chás ou mesmo fitoterápicos produzidos com plantas como passiflora e valeriana.

No entanto assim como os medicamentos, os calmantes naturais também devem ser usados sob prescrição médica, sendo que a pessoa deve tomar todos os cuidados e recomendações.
Há também calmante natural infantil como o seakalm, indicado para crianças maiores de 12 anos e calmante natural para bebê, como o passiflorine.

Esses calmantes naturais funcionam, no entanto agem de forma mais lenta no organismo, demorando um pouco para fazer efeito.

Confira a seguir diversos calmantes naturais, seus efeitos no organismo e saiba mais sobre o assunto.

Calmante natural para estresse

Existem vários calmantes naturais que ajudam a combater o estresse. Através de suas propriedades eles atuam no cérebro produzindo um efeito calmante que ajuda a pessoa a relaxar.

Confira a seguir:

Calmante natural passiflora

A passiflora nada mais é do que a flor do maracujá. Muita gente fala que tomar suco de maracujá acalma, mas na verdade quem tem o efeito de calmante não é sua fruta, mas sim sua flor.

A flor do maracujá contém flavonoides, alcaloides e saparinas que atuam no sistema nervoso central, ajudando a organizar os neurotransmissores, dessa forma ajudando a relaxar tensões musculares, diminuir a pressão arterial e melhorar a respiração.

A passiflora ainda contém substâncias que ajuda a controlar a produção de serotonina, hormônio que estimula a sensação de bem estar.

A planta pode ser usada como calmante natural e sedativo leve, ajudando a controlar a ansiedade, tratar a insônia, melhorar distúrbios gastrointestinais causados pelo nervosismo, controlar a hiperatividade das crianças, diminuir a irritabilidade e ainda ajuda a diminuir a intensidade dos sintomas da depressão.

No entanto a passiflora se usada em excesso pode causar distúrbios visuais e sonolência. Por isso apesar de ser natural o uso da passiflora deve ser indicado por um médico.

Pessoas que tenham pressão baixa ou que tomam medicamentos calmantes e sedativos não devem fazer uso da passiflora, pois ela pode diminuir os ritmos cardíacos e acentuar os efeitos dos medicamentos.

Essa planta pode ser encontrada em cápsulas, comprimidos ou em forma de xarope em farmácias. Mas também em lojas naturais em forma de chá. O chá não precisa de prescrição médica, pois seu efeito é menor, mas ainda assim é bom tomar cuidado com a quantidade ingerida, sendo indicado uma xícara por dia, duas horas antes de dormir.

Para fazer o chá você deve colocar 200 ml de água em uma panela, levar ao fogo e deixar ferver. Depois apague o fogo e coloque três colheres de chá de folhas secas de maracujá e deixe em infusão por de minutos.

Calmante natural valeriana

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Foto: via Cuidados de Flores Bonitas

A valeriana conhecida também como erva dos gatos, é uma planta com propriedades medicinais. Ela tem propriedades sedativas, calmantes, soníferas, relaxantes, soporíferas, antiespasmódicas e anticonvulsionantes.

A planta tem efeito sonífero, ajudando a diminuir o tempo que a pessoa demora para dormir. Ela também aumenta a quantidade do GABA (ácido gama-aminoburítico), uma substância que ajuda a regular as células nervosas e diminui a ansiedade, assim ajudando a combater o estresse.

A valeriana ainda auxilia o tratamento de pessoas que sofrem de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), que têm a necessidade de verificar as coisas várias vezes e de ter uma rotina regrada de forma rígida de acordo com regras estabelecidas pela pessoa.

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Além disso, a planta ajuda o tratamento de hiperatividade infantil juntamente com a erva cidreira.
No entanto a planta não é indicada para pessoas com hipersensibilidade a ela, mulheres grávidas e pessoas que sofrem de problemas no fígado. Crianças e mulheres lactantes não devem usar a planta sem orientação médica.

Se tomada em excesso a valeriana pode causar efeitos colaterais como tontura, mal funcionamento do sistema digestivo, alergias de contato, dor de cabeça, excitação, mal-estar e dilatação da pupila. Também não deve ser tomada por muito tempo, pois pode causar cansaço, insônia e desordens cardíacas.

A valeriana não deve ser usada antes de atividades que exijam muita atenção, como dirigir e operar máquinas pesadas, por exemplo. É importante consultar um médico antes de fazer uso da erva.
Para fazer o chá você deve colocar 200 ml de água em uma panela e levar ao fogo para ferver.

Depois coloque a água em uma xícara de chá. Em seguida acrescente uma colher de chá de raiz e rizoma de valeriana picados e deixe em infusão por cinco minutos. Depois é só coar e tomar o chá quando estiver morno.

Calmante natural camomila

A camomila é uma planta que tem propriedades medicinais que ajudam a tratar ansiedade, insônia, cólicas, queimaduras e catapora. Ela possui propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias.

O chá da camomila ajuda a combater a ansiedade e a insônia, pois contém glicenia, uma substância que produz efeito calmante sobre os nervos, o que ajuda a dormir.

A camomila também contém o flavonoide apigenina que se liga a receptores GABA, assim ajudando a diminuir a ansiedade.

Apesar de natural é preciso ter alguns cuidados com a camomila, sendo que pessoas que usam anticoagulantes e gestantes devem evitar usá-la.

Também é preciso tomar cuidado com a quantidade do chá ingerida, sendo que o excesso pode causar sedação, pressão baixa, diarreia, insônia, excitação nervosa, náusea e vômitos.

É indicado consumir de duas a três xícaras de chá por dia. Sendo que para cada 200 ml de água deve ser usada uma colher de sobremesa da planta seca.

Para fazer o chá você deve colocar 200 ml de água em uma panela e levá-la ao fogo para ferver. Depoi adicione uma colher de sobremesa da planta seca. Deixe em infusão por cinco minutos. Em seguida coe e tome-o quando estiver morno.

Calmante natural lúpulo

O lúpulo é uma planta que possui propriedades calmante, sonífera e antiespasmódica. Ela é usada para auxiliar no tratamento de agitação, ansiedade, perturbações do sono e cólicas menstruais.
No entanto essa planta é contraindicada para mulheres grávidas, que estejam amamentando e pessoas que tenham diabetes e câncer.

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O lúpulo também não deve ser consumido em excesso, caso contrário pode causar sonolência e diminuição da libido.

Para fazer seu chá você deverá colocar 200 ml de água em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois é só desligar o fogo e acrescentar uma colher de chá de lúpulo e deixar em infusão por dez minutos. Então é só coar e beber antes de dormir.

Calmante natural erva-de-são-joão

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Foto: via Mundo Boa Forma

A erva-de-são-joão é uma planta medicinal que é usada para tratamento de vários males e doenças, entre eles a depressão, ansiedade, cansaço, insônia e perda de apetite.

Essa planta ajuda a combater a depressão leve a moderada, melhorando o humor e diminuindo os sintomas da depressão como ansiedade e insônia.

No entanto se for ingerida em excesso a erva-de-são-joão pode causar efeitos colaterais como insônia, alucinação, inquietação, ansiedade, irritabilidade, irritação estomacal, fadiga, boca seca, tontura, maior sensibilidade ao sol, irritação na pele, dor de cabeça, diarreia e formigamentos.

Mulheres grávidas, que estejam amamentando, mulheres que tenham problemas de fertilidade e estiverem tentando engravidar, pessoas com esquizofrenia, mal de Alzheimer, que vão fazer cirurgia ou que vão começar quimioterapia não devem usar a erva-de-são-joão.

A planta também não é indicada para pessoas que tomem medicamentos para ansiedade, que aumentam a sensibilidade ao sol, anticoncepcionais com estrogênio, que aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, que são metabolizados pelo fígado, medicamentos para HIV, analgésicos, sedadivos, entre outros. Pois a erva pode agir de forma adversa com o medicamento.

A planta deve ser ingerida em forma de extrato, sendo a quantidade indicada de 200 a 300 miligramas por dia. O ideal é que se consulte um médico antes de tomá-lo.

Calmante natural kava-kava

É uma pimenta que tem origem polinesia. Ela é conhecida desde os anos 1990 por ser ótima para tratar problemas de ansiedade, tensão nervosa, agitação e insônia.

Seu uso produz um efeito relaxante sobre os músculos, sendo conhecida como uma das ervas mais relaxantes de existem.

No entanto seu uso não é legal em todos os países, sendo que ela só pode ser consumida com prescrição médica.

Não é indicado tomá-la por muito tempo, pois ela pode causar hipertensão, redução nos níveis de proteínas, anomalias em células sanguíneas e problemas no fígado.

Se for tomada em excesso também pode causar enfraquecimento dos músculos, debilidade visual e tonturas.

Essa planta não é indicada para mulheres grávidas, que estejam amamentando ou crianças menores de 12 anos.

Calmante natural caseiro

O calmante natural caseiro é aquele que pode ser encontrado em forma de chás, sendo vendidas folhas, flores e raízes da planta.

O chá costuma ter um efeito mais fraco, mas é mais seguro para tomar, podendo ser consumido mais livremente. Mas ainda assim é preciso tomar cuidado. Como foi mostrado anteriormente vimos que cada planta produz um efeito colateral e é contraindicada para diferentes tipos de pessoa.

Por isso para ter segurança o ideal é consultar um médico antes de consumir o chá, ainda mais se for criança, idoso ou grávida.

Calmante natural fitoterápico

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Foto: via Universa Uol

Além dos chás, os calmantes caseiros também são vendidos em formas de fitoterápicos, que são medicamentos naturais que são aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os fitoterápicos mais do que o chá precisam de prescrição médica para serem usados, pois podem causar efeitos colaterais e agir de forma negativa com outros medicamentos.

Calmante natural infantil

Também existem calmantes naturais infantis que são voltados para crianças. E com estes deve-se ter um cuidado muito grande, sendo que eles só podem ser indicados pelo médico.
Entre os calmantes naturais para crianças e bebês, temos:

Calmante natural seakalm

É um calmante natural que ajuda a combater a ansiedade, agitação nervosa, insônia e outros tipos de distúrbios nervosos.

É indicado para crianças a partir de 12 anos de idade, sendo indicado ingerir dois comprimidos ao dia. O uso do medicamento deve ser de no máximo 90 dias. Caso seja tomado em excesso pode causar náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia.

Esse medicamento não é indicado para crianças menores de 12 anos.

Baby Sono

É um floral que é indicado para tratar insônia em crianças. Ele é composto por ácido ascórbico, flavorizante, sorbitol, benzoato de sódio, água e essências florais líquidas.

É indicado que seja pingado 4 gotas embaixo da língua da criança, três vezes ao dia.

Passiflorine para bebê

Esse fitoterápico também é indicado para tratamento de insônia tanto de crianças quanto de adultos. Ele é feito com Passiflora incarnata l, Oxuacantha l e Salis alba l.

Bebês devem tomar meia colher (2,5 ml) uma ou duas vezes ao dia. E crianças de 2 a 5 anos devem tomar duas colheres de uma a duas vezes ao dia.

Outros tipos de calmantes naturais para o bebê

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Foto: via M de Mulher

Também há outras coisas que você pode fazer para acalmar o bebê e ajudá-lo a dormir. Algo interessante é que o bebê reage a estímulos. Por isso se você o manter em um ambiente mais silencioso e calmo e colocar músicas clássicas com sons da natureza, isso vai ajudar a acalmar o bebê.

Fazer massagens suaves no bebê e deixá-lo ter contato com a pele da mãe , dar um banho morno e criar um ambiente sereno e tranquilo para o pequeno também pode ser bom.

Calmante natural funciona?

Sim, os calmantes naturais funcionam e podem ser usados em tratamentos para stress, ansiedade, insônia ou mesmo depressão. No entanto os resultados são mais demorados para aparecer.
Os efeitos dos calmantes naturais são mais leves e fazem melhor ao corpo do que os medicamentos convencionais.

No entanto é importante que a paciente siga as recomendações do médico e só use o calmante natural sob prescrição médica, seja em forma de chá ou fitoterápico, pois mesmo sendo naturais podem ter uma interação perigosa com medicamentos, podendo anular ou aumentar os efeitos de certas drogas.

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