in

Cabelo Poroso: O que é? Como Recuperar?

O que é? Como Recuperar? Dicas de Menina
Foto: via Belezamor

Você acha que está com o cabelo poroso e não sabe como recuperá-lo? Pois saiba que esse é um grande problema para as mulheres.

O significado de cabelo poroso é aquele cabelo que tem as seguintes características: está danificado com as cutículas abertas, quebradiço, tendo o aspecto ressecado, sem elasticidade e com frizz.

Saiba que é possível recuperar o cabelo através de alguns cuidados fazendo um cronograma capilar que reúne os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Outro tratamento que pode ajudar é o botox.

Você também pode usar produtos naturais no cabelo como o vinagre de maçã, o óleo de coco, entre outros e também a ampola de queratina, que ajuda a repor a proteína que o fio perdeu.

Reunimos muitas dicas para te ajudar a acabar com o cabelo poroso, por isso continue lendo este artigo para conferir.

Mas antes vamos entender…

Por que o cabelo fica poroso?

O cabelo pode ficar poroso por vários motivos, seja pelo excesso de químicas no cabelo, pela ação excessiva do sol, efeito da água do mar ou da piscina, por sempre lavar os cabelos com a água muito quente ou mesmo por usar em excesso o secador e a chapinha.

Para saber se o cabelo está poroso ou não há dois testes simples que você pode fazer:

No primeiro você deve apanhar uma mecha dos seus cabelos e esticar. Passe o polegar e o indicador nos cabelos, mantendo o formato de pinça. Se você notar que o cabelo está áspero quer dizer que as cutículas estão abertas e seu cabelo está poroso.

No segundo você deve pegar um fio de seu cabelo e mergulhar em um copo com água se o cabelo afundar, quer dizer que ele está poroso.

Outra forma de você identificar isso é observar quando lava o cabelo. Geralmente o cabelo poroso perde facilmente a umidade e quando você penteia os cabelos e passa o creme de pentear, ele não demora muito para ficar com frizz e com o aspecto ressecado.

A mesma coisa acontece quando você pinta o cabelo poroso, a tinta não dura muito tempo e logo começa a sair. Isso acontece porque os cabelos porosos não absorvem substâncias, uma vez que suas cutículas estão abertas, deixando o cabelo com aspecto de espiga de milho.

Como recuperar o cabelo poroso?

Uma forma eficaz de recuperar o cabelo poroso é fazendo um cronograma capilar. O cronograma capilar se trata de uma rotina em que durante o mês você realiza vários tratamentos para recuperar os hidratar, recuperar os nutrientes e proteínas do cabelo. Dessa forma ajudando a fechar suas cutículas e tornando-o mais macio, sedoso e sem frizz.

O cronograma capilar é formado por três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Você deve organizar sua agenda de acordo com seu tipo de cabelo (seco, oleoso, misto, cacheado, liso) e fazer os tratamentos necessários.

O tratamento completo é composto pelos seguintes passos:

Semana 1 – Duas Hidratações e Uma Nutrição

Semana 2 – Duas Hidratações e Uma Nutrição

Semana 3 – Duas Hidratações e Uma Reconstrução

Semana 4 – Duas Hidratações e Uma Nutrição

Os tratamentos devem ter dois dias de intervalo.

Por exemplo: Se faço a primeira hidratação na segunda-feira só devo fazer a segunda na quarta-feira e a nutrição na sexta-feira. E assim por diante.

Caso seu cabelo não esteja tão danificado você pode diminuir uma hidratação por semana, ficando assim:

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Semana 1 – Uma Hidratação e Uma Nutrição

Semana 2 – Uma Hidratação e Uma Nutrição

Semana 3 – Uma Hidratação e Uma Reconstrução

Semana 4 – Uma Hidratação e Uma Nutrição

Se o seu cabelo for oleoso você deve realizar menos nutrições no mês, já que esse tratamento usa óleo vegetal.

Agora se o seu cabelo for ressecado você deve fazer o tratamento de forma equilibrada usando o mesmo número de hidratações e nutrições, como mostrado na relação acima.

Já se o seu cabelo for misto você deve evitar passar as máscaras capilares na raiz dos seus cabelos.

Como fazer o cronograma capilar?

O que é? Como Recuperar? Dicas de Menina
Foto: via All Thiings Hair

Você deve organizar os dias de acordo com sua possibilidade e ir realizando os processos durante as semanas.

Confira como fazer cada tratamento do cronograma capilar:

Hidratação para cabelo poroso

No caso da hidratação você deve lavar os cabelos normalmente com xampu (dando preferência a xampus para cabelos danificados, pois ajudarão no processo) e em seguida deverá passar uma máscara de hidratação.

Você deverá escolher a máscara hidratante, geralmente vem escrito na embalagem, e com composição de siliciones, frutas, babosa (aloe vera), álcool modificado, glicerina, vitaminas, açúcares ou pantenol.

Para potencializar sua máscara você também pode misturá-la com produtos naturais como mel, babosa, abacate, entre outros.

Passe a máscara em todo o cabelo e deixe agir por trinta minutos. Depois retire com água morna ou fria.

A hidratação ajudará seus cabelos a ficarem mais hidratados e prontos para receber os outros tratamentos.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Nutrição para cabelos porosos

Já na nutrição que também pode ser chamada de umectação geralmente é realizada com óleos vegetais, como óleo de coco, de abacate, argan, amêndoas, entre outros.

Diferente da hidratação ela deve ser aplicada nos cabelos secos e sujos, passando em todas as mechas, para que tome todo o cabelo. Quem tem os cabelos oleosos ou mistos devem evitar a raiz e passar muito óleo.

Depois é preciso deixar os cabelos presos em uma touca e deixá-los assim por uma hora. Aí sim, você pode lavar os cabelos com xampu, tirando bem todo o óleo do cabelo e então passar o condicionador.

Caso o seu cabelo seja muito ressecado, uma dica é que você primeiro lave os cabelos com o xampu e depois passe uma mistura da quantidade que você costuma usar de máscara capilar com uma colher do óleo escolhido e então deixar agir por trinta minutos antes de enxaguar novamente. Você também pode usar uma máscara de nutrição, que geralmente já vem com o óleo capilar.

A nutrição ajuda a dar mais brilho aos fios, reduzir o volume, o frizz, definir os cachos e evitar as pontas duplas.

Reconstrução para cabelos porosos

A reconstrução trata-se da reposição das proteínas e nutrientes do cabelo como queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, aminoácidos, entre outros.

Ela deve ser realizada com queratina líquida ou em gel ou outra proteína das que foram citadas acima, mas a queratina é a mais utilizada.

Você deve primeiramente lavar os cabelos com xampu (de preferência um que seja antirresíduo para tirar todas as impurezas de seus cabelos), depois enxugue os cabelos retirando o excesso da água.

Aplique a queratina em todas as mechas do cabelo, para que a queratina seja bem absorvida. Caso a queratina seja líquida passe com a ajuda de um borrifador. Deixe o produto agir no cabelo por dez minutos.

Depois passe a mascara capilar por cima da queratina. Prenda o cabelo em uma touca de plástico e deixe agir por vinte minutos. Depois enxágue os cabelos de modo que retire toda a máscara.

A reconstrução capilar ajuda a reparar os cabelos porosos, devolvendo a queratina aos fios, deixando o mais fortalecido, com menos frizz e com mais brilho. É normal os cabelos ficarem rígidos após o processo, mas não se preocupe, pois quando você for fazer novamente a hidratação a rigidez vai amenizar.

O cronograma capilar deve ser feito até que os cabelos fiquem do jeito que você espera, o que pode demorar uns seis meses, mas é possível fazê-la sempre, já que faz muito bem aos cabelos.

Confira esse vídeo interessante da Júlia Doorman onde ela explica como faz seu cronograma capilar, para você ver na prática como funciona.

Reparar o Cabelo Poroso com Botox

O botox é conhecido por ser um tratamento de alisamento sem química, pois como não utiliza formol não prejudica os fios. Além disso, o botox também ajuda a hidratar os cabelos, pois seus nutrientes que envolvem lipídio, ceramida, elastina e colágeno nutrem os fios, deixando-os mais bonitos e fortes. O botox ainda contém aminoácidos que ajudam a diminuir a porosidade dos cabelos.

Esse tratamento deve ser feito no salão de beleza com a ajuda de uma cabeleireira ou cabeleireiro profissional, para sua maior segurança e durabilidade.

Para fazê-lo é utilizado um creme alisante e posteriormente é passado o secador e a chapinha, pois os componentes do creme agem com o calor, assim alisando os cabelos.

O efeito não fica o mesmo de uma escova progressiva, no entanto os fios ficam mais fortes e prontos a receberem outros tratamentos, como a hidratação, nutrição e reconstrução que se fazem necessárias para reparar o cabelo poroso.

Reparar o Cabelo Poroso com Vinagre

O vinagre de maçã também pode ser usado para reparar o cabelo poroso. Pois ele tem o pH baixo, de 2,5 a 3,5, o que ajuda a selar a cutícula e manter o cabelo hidratado por mais tempo e com brilho.

Para usá-lo primeiramente você deverá lavar seus cabelos com xampu. Depois os seque com uma toalha para tirar a umidade e passe o vinagre diluído na água com a ajuda de um borrifador. Você deve utilizar 25 ml de vinagre para 100 ml de água.

Tome o cuidado de passar em todos os fios, inclusive na raiz, uma vez que o vinagre ajuda a evitar caspa. Depois você deve enxaguar os cabelos e passar o condicionador.

Você pode utilizar o vinagre após a hidratação, nutrição e reconstrução. Ele ajudará a manter os tratamentos nos seus fios.

Reparar o Cabelo Poroso com Óleo de Coco

Como dissemos anteriormente é possível fazer a nutrição capilar com óleo de coco. O óleo de coco é muito benéfico para os cabelos, ele é rico em ácidos graxos, ajuda a diminuir o ressecamento dos fios e a deixar os cabelos com um brilho mais bonito.

Para usá-lo você deve fazer da mesma forma que explicamos na nutrição, passar nos cabelos sem lavar e aplicá-lo da raiz às pontas.

Em seguida você deve prender o cabelo e deixar o produto agir por duas horas. Se quiser você pode usar à noite e dormir com ele para lavar o cabelo no dia seguinte.

Depois você deve lavar bem os cabelos com água morna, enxaguando bem para tirar o óleo de coco e passar o xampu e o condicionador.

O ideal é que quando começar a fazer os tratamentos você evite a chapinha, o secador e usar química no cabelo. Dessa forma você ajudará os produtos a agirem melhor e deixar seus cabelos mais hidratados, nutridos e fortes.

Reparar cabelo poroso com tapioca

A tapioca é rica em carboidratos, ajudando a hidratar os cabelos, possui vitamina B9, C e magnésio. Ela pode ser usada durante a hidratação dos cabelos, uma vez que ajuda a dar mais brilho, força e maciez aos cabelos.

Ad DDM

Confira a receita da hidratação com tapioca.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de goma de tapioca;
  • 100 ml de água;
  • 1 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 tampinha de bepantol líquido;
  • Quantidade que você costuma usar de máscara hidratante.

Para fazer a receita você deve levar ao fogo a goma de tapioca e a água, misture sem parar em fogo baixo até que se forme um gel transparente. Deixe o gel esfriar e misture com os outros ingredientes em outro recipiente até que se forme uma massa homogênea.

Aplique nos cabelos lavados com xampu, mecha por mecha, até envolver todo o cabelo, evitando a raiz. Depois prenda o cabelo em uma touca plástica e deixe agir nos cabelos de acordo com o tempo estimado no rótulo da sua máscara. Então enxágue os cabelos e seque normalmente.

Produtos para cronograma capilar para cabelos porosos

Agora se você prefere mais praticidade e usar produtos prontos e quer algumas dicas, confira o vídeo da vlogueira Fernanda Bellissimo, que indica alguns em seu vídeo.

Dicas

Algo importante de saber é que a queratina não deve ser usada em excesso, pois como ela deixa os fios rígidos, pode fazer com que eles se quebrem, caso passe demais.

Apesar dos tratamentos citados separadamente é importante seguir o cronograma capilar à risca se você quer recuperar seus cabelos e aliviar a porosidade. Dessa forma eles ficarão mais fortes, bonitos e saudáveis.

É interessante conferir opiniões de vlogueiras na internet para saber os produtos usados e também pedir conselhos à uma cabeleireira de confiança para que você possa ter mais dicas sobre bons produtos para usar em seus cabelos.

Deixe uma resposta

Quais são as vantagens de usar corset dicas de menina

Tight Lacing: O que é? Faz Mal?

goji berry como consumir? veja aqui diversas dicas!

Goji Berry como Consumir? Veja aqui diversas dicas!