in

Cabelo 4B: Curto, Longo, Como Cachear?

Cabelo 4B Dicas de Menina
Foto: via All Things Hair

Quem tem o cabelo do tipo 4 sofre com sua sensibilidade e ressecamento. Mas seja seu cabelo curto ou longo saiba que é possível cacheá-lo, deixando-o mais definido.

Neste artigo vamos te ensinar a como cachear seu cabelo crespo seja ele 4A, B ou C. E se você é homem saiba que também é possível cachear cabelo crespo 4B masculino.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Você também vai aprender a como cuidar melhor de suas madeixas e deixar seus cabelos mais bonitos. Existe até mesmo o cabelo crespo tipo 5, que é bem raro e também precisa de cuidados.

Vamos conferir?

O que é Cabelo 4 A, B e C?  

O cabelo tipo 4 tem a textura bem crespa. Seus cachos são bem pequenos e unidos, dando a impressão de que o cabelo é mais curto do que é realmente. Além disso, ele é muito fácil de secar e tem pouca oleosidade.

O cabelo tipo 4 é dividido em três seguimentos: A, B e C. Cada um deles possui um tipo de cacho diferente. Vamos conhecê-los:

Cabelo 4A

Curto, Longo, Como Cachear Dicas de Menina
Foto: via Cacheia!

O cabelo do segmento A tem um cacho mais aberto do que os outros do tipo 4. Ele chega a formar alguns cachos, mas bem unidos.

Cabelo 4B

Curto, Longo, Como Cachear Dicas de Menina
Foto: via To de cacho

O cabelo do segmento B tem menos cachos e tende a ser mais seco, precisando de mais hidratação.

Cabelo 4C

Curto, Longo, Como Cachear Dicas de Menina
Foto: via Blog da Sah Silveira

O cabelo 4C é o mais crespo, tendo uma estrutura mais frisada e com pouquíssimos cachos. Ele é mais ressecado e fino que os outros, precisando de hidratação constante.

Como cachear cabelo 4B curto

O cabelo crespo curto costuma ficar mais volumoso, ao mesmo tempo em que é difícil fazer algum penteado com ele. Por isso uma boa forma de arrumá-lo e criar um look diferenciado é fazendo cachos.

Confira algumas formas de cachear cabelo 4B curto:

Fitagem

A fitagem é uma técnica simples e que deve ser feita nos fios úmidos, sendo assim você pode fazer isso após lavar os cabelos.

Então você deve dividi-los em quatro partes, duas na frente e duas atrás. Comece fazendo a fitagem nas mechas de trás, pegue uma quantidade suficiente do seu creme de pentear, sem economizar, e passe no comprimento da mecha.

Em seguida passe os dedos entre os fios, da raiz até as pontas, de forma que separe a mecha em fitas. Repita a operação nas outras partes do cabelo.

Em cabelos longos é costume amassar as pontas dos cabelos em direção à raiz para dar mais forma aos cachos, mas nos cabelos curtos não fica muito legal, pois os fios acabam perdendo a definição.

Depois espere seus cabelos secarem e coloque os dedos entre a raiz puxando-a para fora, para que o cabelo fique mais solto e tenha mais movimento. Você também pode fazer isso usando um pente garfo.

Então aplique óleo capilar nas pontas dos cabelos e amasse-as com cuidado. Assim seus cachos terão maior duração.

Quer ver como é a fitagem de cabelos 4B curtos na prática?

Então confira o vídeo da vlogueira Naamy Silva que mostra o passo a passo de como fazer a fitagem em cabelos crespos e curtos.

Dedoliss

Outra forma de cachear cabelos crespos e curtos é através do dedoliss. Essa técnica ajuda a dar mais textura aos cabelos e deixa os cachos mais uniformes.

Ela pode ser feita juntamente com a fitagem, nas partes do cabelo que ficaram sem definição ou no cabelo todo.

O dedoliss permite que você tenha mais dias de day after, ou seja, seus cabelos ficarão arrumados por mais tempo. Isso é ótimo para quem tem a vida corrida e não tem tempo de ficar arrumando os cabelos todos os dias.

Essa técnica é demorada, podendo durar uma hora, por isso deve ser feita em um dia que você esteja mais livre.

Mas apesar dos benefícios dessa técnica ela não deve ser feita em quem está passando pela transição capilar, pois devido à ponta lisa, a técnica dará mais trabalho.

Para fazer o dedoliss você deve dividir o cabelo em partes e prendê-las com grampos. Comece com a parte mais próxima à nuca e solte uma das mechas.

Depois aplique um bom creme de pentear e separe uma mecha bem fina, enrole-a com o dedo da raiz até as pontas. Segure-a por alguns segundos e depois solte com cuidado para que ela não se desmanche.

Pegue mais uma mecha pequena e continue fazendo o mesmo em todas as partes do cabelo. Depois é só deixar o cabelo secar naturalmente, ou se preferir pode usar um secador com difusor para não estragar os cachos.

Caso queira que seu cabelo fique com um aspecto mais natural você pode separar as mechas passando um pouco de óleo nas pontas.

Como cachear cabelo 4B longo

Os cabelos crespos longos são mais versáteis que os curtos, sendo possível fazer penteados e texturizá-los de várias formas.

Confira algumas formas de cachear cabelos 4B longos:

Fitagem

Também é possível fazer a fitagem nos cabelos crespos longos. O processo é o mesmo dos cabelos curtos, mas nesse caso após passar os dedos entre as mechas do cabelo você deve amassar os fios. Assim os cachos ficarão mais definidos.

Confira o vídeo da vlogueira Camilla de Lucas que mostra o passo a passo de como fazer a fitagem em cabelos crespos e longos.

Texturizações

As texturizações ajudam a criar cachos diferentes, dando uma nova aparência aos cabelos. Existem vários tipos de texturização, como:

Dedoliss

Já falamos sobre o dedoliss neste artigo, ele nada mais é do que modelar os cachos com os dedos. O processo é o mesmo que falamos nos cabelos curtos.

Bigudinhos

Curto, Longo, Como Cachear Dicas de Menina
Foto: via Youtube

Você também pode usar acessórios para modelar os cachos como os bigudinhos, que nada mais é do que um cilindro de plástico flexível. Esse método é ótimo para quem está passando por transição capilar.

Para usar os bigudinhos seus cabelos devem estar úmidos. Você deve passar um creme de pentear neles e desembaraçar com uma escova ou um pente de dentes largos.

Em seguida você deve separar as mechas no tamanho que você quiser (lembrando que quando maior a mecha, mais aberto seu cacho vai ficar). Comece a enrolar as mechas perto da nuca e quando terminar de enrolar cada mecha prenda o acessório.

Faça o mesmo processo em todo o cabelo e deixe-o secar naturalmente ou use um secador. Depois que os cabelos estiverem completamente secos tire o bigudinho com delicadeza. Então é só passar os dedos na mecha para soltar os cachos.

Twists

Você também pode fazer twists no cabelo. Essa técnica deve ser aplicada nos cabelos úmidos. O ideal é fazer isso antes de dormir.

Você deve primeiramente dividir o cabelos em partes, aplicar o creme de pentear em uma das partes e desembaraçar os cabelos.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Depois você deve apanhar uma mecha e dividi-la em duas. Então enrole essas duas partes e depois enrole a pontinha para que elas permaneçam unidas.

Você deve fazer esse processo em todo o cabelo. Depois é só esperar secar.

Então quando o cabelo estiver totalmente seco é só aplicar um óleo vegetal em suas mãos e desenrolar as mechinhas devagar para não estragar os cachinhos.

Confira o vídeo da vlogueira Luany Cristina, que mostra o passo a passo de como fazer os twists.

Tranças

Esse tipo de texturização é parecido com os twists, mas ao invés de enrolar duas mechas você deverá fazer várias trancinhas no cabelo.

Para isso você deve passar o creme de pentear nos cabelos úmidos e desembaraçá-lo. Depois você deve dividi-lo em mechas e fazer pequenas trancinhas.

Prenda a trancinha com um elástico e faça isso em todo o cabelo. Então é só esperar o cabelo secar e soltar suas trancinhas com cuidado.

Coquinhos

Outro tipo de texturização são os coquinhos. Para fazê-los você deverá aplicar um creme de pentear nos cabelos úmidos e desembaraçar os cabelos.

Depois divida os cabelos em mechas (o tamanho da mecha vai variar de acordo com o tamanho do coquinho que você deseja fazer). Então você deverá enrolar o cabelo no seu dedo até que a mecha se torça e forme um pequeno montinho.

Em seguida você deverá prender o montinho com um grampo e fazer isso em todo o cabelo. Quando o cabelo secar totalmente você deverá soltar os coquinhos com cuidado para não desmanchar os cachos.

Como cachear cabelo 4B masculino

Curto, Longo, Como Cachear Dicas de Menina
Foto: via All Things Hair

Os homens podem seguir as mesmas dicas de finalização que demos até o momento.

No entanto é preciso que você tome alguns cuidados especiais, já que o cabelo masculino geralmente é mais oleoso que o feminino devido à ação dos hormônios.

Por isso quando for lavar os cabelos você deve usar água morna ou fria, nunca quente, pois pode aumentar a oleosidade.

Caso esteja frio lave os cabelos com água morna e jogue um jato de água fria na última enxaguada, isso ajudará a deixar os fios com mais brilho.

Outra coisa importante que você deve se atentar é que quem tem cabelos crespos não deve lavar o cabelo todos os dias, mesmo que ele seja curto. Pois isso pode fazer com que seu cabelo fique mais ressecado.

Por isso o indicado é que você dê um intervalo de um ou dois dias entre cada lavagem.

Para evitar o ressecamento dos fios você também pode utilizar o shampoo diluído em um pouco de água.

Você deve colocar a quantidade que shampoo que vai usar dentro de um potinho e misturar um pouco de água e então aplicar em seus cabelos, tomando o cuidado para colocar apenas no couro cabeludo.

Já o condicionador deve ser passado apenas no comprimento e nas pontas do cabelo.  Caso seu cabelo seja muito curto passe apenas nas pontinhas.

Quando for desembaraçar os cabelos sempre faça isso com os fios úmidos e não secos, pois você poderá quebrar os fios. Utilize pentes com cerdas largas ou desembarace com os próprios dedos.

Você pode modelar os cabelos com gel, de preferência sem álcool e para dar mais volume deve usar um pente garfo para puxar a raiz.

Conheça algumas técnicas de finalização de cabelos cacheados masculinos:

Utilize Óleo e Gel (OG)

Pra deixar seus cachos mais definidos você pode usar o óleo vegetal em combinação com o gel.

Primeiramente você deve colocar três gotas de óleo vegetal em suas mãos e passar sobre os cabelos úmidos. Caso seu cabelo seja oleoso, passe apenas nas pontas. Depois aplique o gel em todo o cabelo. Então é só esperar os fios secarem naturalmente ou com secador com difusor.

Utilize líquido, óleo e gel (LOG)

Nessa técnica você deverá colocar água ou soro fisiológico em um borrifador. Preencha até um pouco mais da metade.

Depois acrescente a quantidade de duas moedas de um creme de pentear e duas gotas de óleo vegetal. Mexa bem. Depois borrife a mistura em todo o comprimento do cabelo fazendo com que ele fique umedecido. E pronto.

Outra forma de aplicar a mistura é borrifar apenas a água ou o soro fisiológico no cabelo e depois passar duas gotas do óleo vegetal nos cabelos. Espere de cinco a dez minutos e depois passe o creme de pentear e arrume os fios com os dedos.

Você pode fazer o dedoliss ou a fitagem utilizando essa técnica.

Confira o vídeo do vlogueiro Jhonathan Caetano que mostra como faz a finalização de seu cabelo usando fitagem e dedoliss.

Plopping

Se você tem os cabelos médios ou longos pode fazer o plopping. Uma forma prática e fácil de secar os cabelos e que ajuda a deixá-los com mais definição.

Para fazer essa técnica, primeiramente após lavar os cabelos você deve aplicar o creme de pentear.

Depois abaixe a cabeça, jogando o cabelo pra frente. Pegue uma camiseta ou toalha macia e cubra toda a cabeça. Depois prenda o cabelo e de um nó para que ele fique totalmente preso pela camiseta ou toalha.

Você deve ficar assim por trinta minutos. Depois solte os cabelos e deixe-os secar naturalmente, assim seus cachos ficarão moldados, com mais movimentos e menos frizz.

E não é só os homens que podem fazer essa técnica, as mulheres também podem.

Como cachear cabelo 4C

O cabelo 4C é um dos mais crespos que existem. Seus fios tem o famoso formato Z e eles são difíceis de cachear naturalmente. Então é necessário realizar as finalizações e texturizações que indicamos.

Confira no vídeo abaixo a finalização surpreendente que a vlogueira Pam Cachopa deu nessa menina que tem o cabelo tipo 4C.

Como você pode ter as técnicas usadas são a de twists e tranças, que são métodos simples e práticos, mas que dão certo.

Como é o cabelo tipo 5?

Curto, Longo, Como Cachear Dicas de Menina
Foto: via Dicas de Mulher

Existe um tipo de cabelo que é o mais crespo de todos é o cabelo tipo 5. Esse cabelo é bem crespo e não forma cachos até mesmo quando está molhado. É um cabelo difícil de ter definição.

No Brasil é um tipo raro e estima-se que apenas 2% das mulheres apresentem o cabelo tipo 5.

A mulher precisa tomar os mesmos cuidados que os cabelos crespos precisam, necessitando fazer nutrição nos fios para combater seu ressecamento.

Para deixar os fios mais cacheados é necessário fazer as texturizações dos cabelos e usar as dicas que indicamos neste artigo.

Hidratação com Açúcar Dicas de Menina

Hidratação com Açúcar: Funciona? Como Fazer?

Quem tem cabelo cacheadinho ou Crespo adora deixar as madeixas cheias de definição não é mesmo? E para alcançar esse objetivo a mulherada encontra vários métodos diversos de finalização capilar para chegar nesse objetivo e um deles é o chamado Dedoliss. O artigo de hoje irá aprofundar mais sobre essa técnica incrível que também ganhou o coração das cacheadas. Classicamente a Fitagem sempre foi a mais popular das técnicas para definir os cachos, juntamente com os procedimentos de Texturização que deixa as ondas completamente perfeitas. Em meio a tantos modos de definir cachinhos chegou o Dedoliss para animar ainda mais as vaidosas. Basicamente trata-se de uma técnica em que você utiliza os seus dedinhos para definir os cachos, com o auxílio, é claro, de um bom creme para pentear.

Dedoliss: Como fazer perfeito? Transição Capilar