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Boxe Feminino Vantagens e Desvantagens

Vantagens e Desvantagens Dicas de Menina
Foto: via Greenlife Academias

O boxe feminino tem feito muito sucesso entre as mulheres nos últimos tempos. Isso se deve ao fato dele trazer muitos benefícios ao corpo, como tonificação muscular, emagrecimento e alívio do stress.

Muitas academias oferecem aulas de boxe feminino, até mesmo para iniciantes. O treino se baseia repetições de socos, chutes, agachamentos e outros exercícios que ajudam a tonificar os músculos e a eliminar a gordura corporal. O preço das aulas varia de academia para a academia.

O boxe feminino ficou tão conhecido que a luta se tornou uma modalidade nas Olimpíadas de Londres em 2012. Confira as vantagens e desvantagens do boxe a seguir e mais informações.

Qual a origem do boxe?

O boxe surgiu no Egito Antigo, por volta de 3 mil a.C. Na época as lutas eram realizadas em festas realizadas pelo faraó. Mais tarde o esporte chegou às Olimpíadas no século VII a.C, em que os lutadores usavam um pedaço de couro para proteger as mãos.

No Império Romano o boxe era praticado pelos gladiadores que utilizavam luvas de metal, o que rendia batalhas sangrentas que podiam terminar em morte.

Após a queda do Império Romano o boxe ficou esquecido até que em 1880 começou a ocorrer lutas na Inglaterra, até chegar aos Jogos Olímpicos de St. Louis em 1904. Então veio a Federação Internacional do Boxe Amador em 1920 e em 1946 surgiu a Associação Internacional de Boxe Amador (AIFA), que é responsável pelas competições mundiais.

Como dissemos anteriormente, o boxe feminino só foi considerado como categoria esportiva nas Olimpíadas de 2012 em Londres. E de lá pra cá tem se tornado cada vez mais comum nas academias.

Vantagens do Boxe

O boxe traz muitas vantagens ao corpo, pois proporciona muitos benefícios à saúde tanto física quanto psicológica. Entre as vantagens estão:

Bom Para o Coração

O boxe é bom para o coração, pois ao praticá-lo você mantém o nível dos batimentos cardíacos regular, em cerca de 75% a 85% da frequência máxima. Isso faz com que o coração se fortaleça, diminuindo os riscos de ter ataques cardíacos, derrames e doenças cardíacas. O treino de boxe, como um bom exercício aeróbico, também faz você respirar de forma profunda, assim há o aumento no bombeamento de sangue, facilitando a passagem do líquido para todo o corpo.

Aumento da Resistência

Como o boxe se baseia na repetição de movimentos que acabam exigindo um pouco de força e agilidade, ele acaba aumentando a resistência do corpo.

Emagrecimento

Outra vantagem é que o boxe proporciona o emagrecimento, sendo que em uma aula de uma hora é possível eliminar até 660 calorias.

Isso se deve à intensidade de movimentos e exercícios que não envolvem apenas socos e chutes, mas também flexões, agachamentos e pulos verticais.

Além disso, os exercícios proporcionam a queima de gorduras da barriga, já que com a prática é queimada a gordura visceral, que fica atrás da parede abdominal. Isso é bom, uma vez que se essa gordura estiver em grande quantidade pode causar problemas de saúde.

Fortalecimento e tonificação dos músculos

Com a prática do boxe seus músculos ficarão fortalecidos e tonificados, uma vez que com os exercícios você aumentará sua força, velocidade e resistência.

Além disso, como o boxe faz uso de movimentos repetitivos os músculos ficarão mais tonificados. Mas as mulheres que estão preocupadas em ficarem musculosas podem ficar tranquilas, uma vez que para ganhar massa muscular é preciso combinar a musculação com o boxe.

O que acontece com a prática do esporte é que a massa gorda será substituída pela massa magra e assim suas pernas, glúteos, abdômen e especialmente os braços ficarão mais definidos.

Alívio do Stress

A atividade física de moderada a intensa pode ajudar a reduzir o stress, já que durante a prática aumenta a endorfina, que é o hormônio do bem-estar, ao mesmo tempo em que diminui o cortisol, que é o hormônio produzido durante uma situação estressante.

Mas claro, que a prática deve te agradar, pois se for um exercício prazeroso a sensação de bem-estar é ainda maior. E isso é ótimo para aliviar a tensão do dia a dia e melhorar seu humor.

Aumenta a Autoestima

Se você deseja tonificar seu corpo e até eliminar aquelas gordurinhas incômodas vai se sentir bem praticando boxe, pois como dissemos anteriormente, ele te ajudará a emagrecer e a tonificar seus músculos.

Dessa forma conforme a mudança for ocorrendo você se sentirá mais animada e com a autoestima mais elevada.

Além disso, a sensação de bem-estar e a melhora na sua agilidade e força te deixarão mais confiante.

Melhora na Coordenação Motora

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Foto: via Blog Kanui

Outra coisa que melhora é a coordenação motora, pois para coordenar os movimentos de golpes você precisa de prática e também aprimorar sua aptidão. A repetição de movimentos ajuda a melhorar a coordenação do corpo, assim como o reflexo, que fica mais rápido e ajudando ainda a aumentar o equilíbrio e agilidade.

Esse esporte é até mesmo indicado para idosos, já que a coordenação e o equilíbrio ajudam a diminuir o risco de quedas.

Melhora a Postura

Outra vantagem do boxe é que ele melhora a postura, já que com a prática ajuda o corpo a manter uma postura correta, não prejudicando a estrutura das vértebras.

Pois é preciso ficar com as costas retas para realizar os golpes de forma correta e também a se esquivar.

Desvantagens do Boxe Feminino

Apesar de o boxe feminino ser menos violento que o masculino, ainda assim a prática de lutas pode causar lesões, podendo provocar hematomas no corpo e dores no final dos treinos.

Por isso o esporte não é indicado para mulheres grávidas, pessoas que tenham problemas nos joelhos e articulações ou na coluna e pressão alta.

Por isso é indicado que antes de começar a praticar o esporte você consulte um médico e avalie se você está em condições de praticá-lo.

Pode Causar Lesão Cerebral

Saiba que a repetição de lesões do boxe pode fazer muito mal à saúde. Devido aos socos dados na cabeça, atletas podem ter encefalopatia traumática crônica, que é quando o tecido do cérebro se degenera, podendo provocar comportamentos e sintomas que lembram demência e também tendências agressivas e maníacas.

Além disso, as lesões cerebrais a longo prazo deixam o cérebro mais suscetível a doenças como Alzheimer e Parkinson.

Também pode haver o rompimento de algum vaso sanguíneo, podendo provocar hemorragia, assim como a laceração microscópica de tecidos que se encontram ao redor do vaso. Essa hemorragia pode levar ao coma ou colocar a vida da pessoa em risco.

Por isso quem quiser praticar o boxe deve utilizar todo o equipamento de proteção necessário, como luvas, proteção para a boca e para a cabeça.

 Pode Causar Problemas nos Olhos

Se o golpe indiretamente acertar os olhos a pessoa pode ter problemas oculares e até mesmo cegueira, pois devido a socos indiretos pode ocorrer fraturas na cavidade ocular e nos olhos, podendo causar outros problemas que podem levar à cegueira.

Violência

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Foto: via Brasil 2016

Além disso, o boxe é um esporte violento, em que você deve socar e chutar o oponente até ele desistir ou cair no chão.

Isso leva as pessoas a pensarem em como esse ato é errado, mesmo você sabendo que não tem intenção de ferir a pessoa.

É algo a se pensar.

Se você também não concorda com esse tipo de luta, algo que pode fazer é treinar apenas os movimentos e não entrar em uma luta com outra pessoa.

Como é o treino de Boxe Feminino

O treino se baseia na prática de movimentos técnicos e exercícios de alta intensidade. Devido à intensidade dos movimentos é indicado que a pessoa faça um alongamento no começo e no fim de cada sessão de exercícios.

A blogueira Lalá Noleto deu uma entrevista para o site da revista Boa Forma em abril de 2017 e relatou como funcionava seu treino.

Entre os exercícios que ela praticava estão: aquecimento com corda, elevação de joelhos, elevação de calcanhares, upper com halter ou gancho (prática que envolve posição de defesa segurando um pesinho em cada mão e fazer movimento de soco de cima para baixo), sombra com halter (ainda segurando os pesinhos, movimento de soco, estendendo o braço à frente do corpo), pêndulo na corda (segurando os pesinhos ficar em posição de defesa e passar por baixo de uma corda, flexionando os joelhos a 90°C, se levantar e repetir os movimentos de um lado para o outro), abdominal com manopla (fazer abdominais com luvas de boxe, a cada vez que subir o tronco, fazer movimento de soco com os dois braços), direto embaixo (com os joelhos flexionados fazer movimento de soco levando os braços à frente do corpo), exercícios com o saco de pancadas como jab direto, cruzado e hook.

O jab é uma posição que você fica com um dos pés à frente do outro (vai variar se for destro ou canhoto), joelhos flexionados e punhos fechados na altura do queixo. Você alterna as mãos para dar um soco, esticando todo o braço.

O direto você também fica na mesma posição, mas o soco é dado pela mão da perna que está atrás, sendo que você deve girar o tronco levemente, para ter mais força no golpe.

Na aula de boxe feminino o treino em sua maior parte é aeróbico, sendo que é tudo feito muito rápido, o que ajuda a queimar ainda mais calorias. Além disso, cada exercício, especialmente os de posições de golpes são repetidos muitas vezes, o que acaba equivalendo um exercício de musculação.

Dessa forma, você pode queimar muitas calorias e desenvolver a musculatura, mas sem aumentá-la, apenas deixando-a em seu tamanho original.

Confira o depoimento da vlogueira Tamy Gonçalves para você ter uma ideia de como funciona o treino de boxe. Ela dá um relato bem legal em seu vídeo.

Boxe Feminino Curitiba

Se você mora em Curitiba e está procurando uma academia para fazer aulas de boxe feminino saiba que um bom site para procurar é o Gympass.

O Gympass é um site que oferece planos de assinaturas para que você possa frequentar não só uma, mas várias academias, podendo praticar mais de um esporte, tendo acesso ilimitado.

E não é só em Curitiba que essa empresa trabalha, mas em mais de 1510 cidades. Os planos tem validade de no mínimo seis meses e você pode frequentar todas as academias cadastradas, de acordo com o número permitido no plano.

Por exemplo, o segundo plano de R$199,90 ao mês, te dá a liberdade de frequentar 13053 academias, sendo que 303 delas ficam em Curitiba.

O site também te mostra a localização das academias, assim como as atividades que elas oferecem.

É uma boa opção para quem vive viajando, e não pode frequentar um só local. No entanto você deve ficar atento, pois dependendo do caso pode acabar não compensando para você fazer o plano.

Pra você ter uma ideia os preços mostrados nos planos do Gympass não são realmente o que a academia vai cobrar para você, sendo que há muitos casos em que os preços são cobrados individualmente, podendo ser até por pagamento à vista.

Outra coisa é que você não pode fazer os treinos em qualquer horário, muitas academias apresentam horários limitados para os utilizadores do Gympass. O serviço também pode ser inferior se comparar com frequentadores normais das academias.

Outra desvantagem é que as academias podem decidir diminuir horários ou cortar planos como bem entenderem, fazendo com que o usuário fique sem escolha, a não ser se submeter às suas decisões.

Por isso é importante pensar bem antes de decidir aderir ao plano da Gympass. Outra forma de saber como a Gympass trabalha é através do site Reclame Aqui, que contém as reclamações dos clientes e a resposta que a empresa fornece.

Mas independente disso, no site da empresa você poderá encontrar o endereço de várias academias não só de Curitiba, mas como outros lugares do Brasil.

Clique neste link para conferir. E se quiser pesquisar em outras cidades é só digitar no Google Boxe Feminino Academia e a cidade que deseja que uma das primeiras opções vai ser o site do Gympass.

É importante que você confira o endereço das academias e telefone para saber mais informações sobre as aulas e os preços.

Antes de decidir fazer aula de boxe é interessante que você confira opiniões de outras pessoas, como mostramos no vídeo da Tamy Gonçalves, dessa forma você saberá como funciona e poderá decidir se é bom para você ou não.

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