in

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo?

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo Dicas de Menina
Foto: via Wiki How

Na internet sempre vemos receitas caseiras para o cabelo, afinal há muitos produtos naturais que fazem bem para nossas madeixas. E algo que tem sido divulgado é usar bicarbonato no shampoo.

Falam que essa mistura traz muitos benefícios para os cabelos, entre eles faz o cabelo crescer, combate a caspa, a queda de cabelo e até mesmo clareia o cabelo, ajudando a desbotar uma coloração mais escura que pintamos nossas madeixas e não gostamos.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Mas será que o bicarbonato é bom mesmo para o cabelo? Qual será o resultado antes e depois?

É o que você vai descobrir através das informações que reunimos.

O que é bicarbonato?

O bicarbonato de sódio é um sal de sódio do ácido carbônico. Ele pode ser produzido na indústria através do uso de amoníaco, dióxido de carbono e cloreto de sódio.

O bicarbonato também pode ser encontrado na natureza dentro de depósitos naturais como a Bacia do Rio Verde, que fica nos Estados Unidos e é um dos maiores depósitos naturais de bicarbonato do mundo.

Essa substância é usada na indústria para melhorar o rendimento de alimentos embalados. Ela também pode ser usada de forma caseira nos alimentos, para limpeza, na pele e nos cabelos.

Como o bicarbonato pode ser usado nos cabelos?

O bicarbonato pode ser usado de várias formas nos cabelos, entre elas:

Shampoo de bicarbonato de sódio

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

Muitas mulheres estão aderindo ao no poo, um método criado pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey para higienizar os cabelos que não usa o shampoo tradicional.

Isso se deve ao fato do shampoo conter uma substância chamada sulfato e que deixa os cabelos ressecados, retirando todo o óleo natural dos cabelos.

E um dos produtos usados no lugar do shampoo para higienizar os cabelos é o bicarbonato. Ele ajuda a tirar a oleosidade excessiva dos cabelos e promove uma boa limpeza no couro cabeludo.

Para ser usado como shampoo você deve misturar em um recipiente uma colher de sopa de bicarbonato e um copo de água de 250 ml. Caso seu cabelo seja comprido use duas colheres de sopa de bicarbonato e duas xícaras de água.

Molhe os cabelos e jogue a mistura no couro cabeludo, massageando bem durante o banho. Depois é só enxaguar os cabelos.

Bicarbonato no shampoo

Também é possível misturar o bicarbonato no shampoo. Essa opção é para quem está com os cabelos muito oleosos e deseja fazer uma limpeza mais profunda.

Para fazer o bicarbonato no shampoo basta misturar uma colher de sopa de bicarbonato com a quantidade de shampoo que você vai usar para lavar seus cabelos.

Assim é só aplicar o shampoo nos cabelos e enxaguar normalmente. Como essa mistura deixa os cabelos mais ressecados não é indicado fazer sempre, mas pelo menos uma vez por mês.

Shampoo seco

Você ainda pode aplicar o bicarbonato de sódio diretamente no cabelo. Essa opção deve ser realizada quando você não tem tempo de lavar os cabelos, mas quer retirar sua oleosidade.

Para fazer isso você deve polvilhar um pouco de bicarbonato na raiz do cabelo seco e esfregar bastante.

Hidratação com bicarbonato para o cabelo

A vlogueira Nath Pimenta também divulgou uma hidratação com bicarbonato para fazer no cabelo.

Na receita usa-se uma colher de sobremesa de bicarbonato, duas colheres de sopa de leite e uma colher de sopa de creme hidratação. Você deve misturar os ingredientes em um recipiente e reservar.

Lave os cabelos normalmente com shampoo e passe a mistura, deixando agir por quinze minutos sob uma touca plástica. Depois é só enxaguar e arrumar os cabelos como de costume.

Confira o vídeo da vlogueira a seguir que ela explica como fazer a receita na prática e mostra o resultado antes e depois:

O legal é que a vlogueira é bem sincera e fala sobre o bicarbonato deixar seus cabelos ressecados. Algo importante a se ressaltar e que falaremos mais a seguir.

Quais os benefícios que o bicarbonato no shampoo proporciona aos cabelos?

O bicarbonato proporciona alguns benefícios quando usado no shampoo, entre eles:

Bicarbonato no shampoo para caspa

O bicarbonato ajuda a combater a oleosidade do couro cabeludo, assim ajudando a evitar a caspa e a seborreia.

Para combater a oleosidade dos cabelos você pode fazer um spray com bicarbonato de sódio e passá-lo antes de lavar os cabelos.

Para isso coloque um copo de água de 200 ml e duas colheres de sopa de bicarbonato em um borrifador.

Molhe os cabelos e borrife a mistura, massageie os fios suavemente, deixe agir por dez minutos e depois lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

Bicarbonato no shampoo cresce cabelo

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo Dicas de Menina
Foto: via Salon Line

O bicarbonato também ajuda o cabelo a crescer de forma saudável, já que através da limpeza ele ajuda a eliminar os resíduos que enfraquecem o cabelo, deixando os fios mais fortes.

Bicarbonato para queda de cabelo

O bicarbonato também ajuda a evitar a queda de cabelo já que como ele é alcalino diminui a acidez que provoca a queda dos fios e redução de seu crescimento.

Bicarbonato no shampoo clareia cabelo

Se você pintou seus cabelos com uma coloração mais escura e não gostou o bicarbonato ajuda a clarear o cabelo sem danificá-lo.

Para isso você deve misturar uma colher de sopa de bicarbonato em um frasco de 300 ml de shampoo. Você deve realizar a mistura em um recipiente à parte para poder misturar bem os ingredientes e obter uma mistura homogênea.

Depois é só voltar a mistura para o frasco de shampoo. Para utilizar a receita você deve molhar seus cabelos e aplicar o shampoo, tomando o cuidado de massagear suas madeixas.

Deixe a mistura agir por trinta minutos e depois enxague normalmente os cabelos. Em seguida faça uma hidratação nos cabelos para que eles não fiquem ressecados. Confira aqui como fazer hidratação para cabelos ressecados e quebradiços.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Para que os cabelos não fiquem ressecados você deve fazer essa receita pelo menos uma vez por semana até que seus cabelos voltem ao normal. O bicarbonato no shampoo não desbota o cabelo de um dia para o outro, mas aos poucos.

Bicarbonato no shampoo dá mais brilho

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo Dicas de Menina
Foto: via 1 Zoom Me

O bicarbonato também dá mais brilho aos cabelos, deixando-os com uma aparência mais bonita.

Bicarbonato no shampoo remove o cloro

Se você faz natação ou tem o costume de nadar na piscina com frequência saiba que o bicarbonato também ajuda a tirar o cloro dos cabelos, protegendo-os contra os danos que ele causa aos fios.

O bicarbonato realmente é bom para os cabelos?

Apesar de todos os benefícios o bicarbonato deve ser usado com cautela nos cabelos, isso se deve ao fato da substância ter o pH alcalino (9) enquanto que o cabelo normalmente tem o pH ácido (4,5).

Essa diferença de pH acaba prejudicando os cabelos, pois ao usar o bicarbonato ele não tira somente a oleosidade excessiva do couro cabeludo, mas sim sua camada protetora, podendo causar irritações na pele.

Além disso, o bicarbonato também resseca bastante o cabelo, deixando suas cutículas abertas, assim facilitando sua quebra e causando porosidade.

O bicarbonato pode fazer uma boa limpeza nos cabelos, mas ele não tira os resíduos poluição e como os cabelos ficam mais sensíveis após seu uso ficam mais suscetíveis às ações externas. Por isso seu uso não é recomendado por especialistas.

Alguns blogs recomendam o uso do vinagre de maçã como condicionador após o bicarbonato no shampoo, pois como o vinagre tem o pH ácido ajuda a fechar as cutículas, combatendo o ressecamento causado pelo bicarbonato.

Para utilizá-lo você deve misturar de uma a seis colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água de 250 ml. Para dar um cheiro mais agradável aos cabelos você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial.

Após lavar os cabelos com bicarbonato no shampoo utilize essa mistura nos cabelos, massageando bem. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.

Só tome cuidado para o vinagre não escorrer em seus olhos, pois como tem o pH ácido pode causar irritação.

Sendo assim o uso do bicarbonato deve ficar à sua livre escolha. O que indicamos é que se for usar siga as recomendações de utilizá-lo apenas uma vez por mês e após seu uso usar o vinagre de maçã. Fazer uma hidratação toda semana nos cabelos também pode ajudar.

Outros usos para o bicarbonato de sódio

Além dos cabelos o bicarbonato de sódio também pode ser usado de outras formas, entre elas:

Esfoliante para pele

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo Dicas de Menina
Foto: via Beleza Feminina

Como o bicarbonato de sódio é uma substância que tem propriedades antibacterianas, adstringentes e anti-inflamatórias é ótimo para limpar a pele e remover células mortas e bactérias.

Devido ao seu pH alcalino ele também não causa danos à pele. No entanto você deve fazer um teste em uma pequena área de sua pele se sente irritação ao passar o bicarbonato.

Para usar como esfoliante tanto em seu rosto com corpo você deve misturar uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de água. Misture em um recipiente até formar uma mistura homogênea.

Então aplique a mistura no rosto e faça movimentos circulares. Depois deixe agir por vinte e cinco minutos e enxágue com água morna até que limpar completamente.

Hidratante para pele

O bicarbonato de sódio também pode ser usado como hidratante para pele.

Para isso você deve misturar uma colher de sopa de bicarbonato e três colheres de sopa de creme hidratante em um recipiente. Misture até que se forme uma mistura homogênea e passe no corpo ou no rosto (tudo vai depender do creme hidratante que você está utilizando).

Enquanto passa a mistura você deve massagear a pele com movimentos circulares suaves até que o creme seja totalmente absorvido.

Desodorante corporal

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado como desodorante corporal, pois ele tem como característica a capacidade de tirar maus odores.

Além disso, o bicarbonato também evita o crescimento de fungos, pois absorve a umidade. Você pode utilizá-lo de duas formas em pó ou em spray.

Em pó basta que você aplique o bicarbonato direto nas axilas com os dedos ou com uma esponja de pó.

Em spray você deve misturar duas colheres de chá de bicarbonato em um copo de água e deixar repousar por 24 horas. Depois coloque em um borrifador e aplique.

Limpeza da casa

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo Dicas de Menina
Foto: via Gazeta do Povo

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado para a limpeza da casa. Uma das formas de utilizá-lo para esse fim é tirar o mau cheiro da geladeira. Para isso basta colocar meia xícara de chá de bicarbonato em um pote de plástico dentro da geladeira. Então basta trocar o bicarbonato a cada três meses.

Outra forma é através da limpeza a seco, que é feita em objetos que não podem ser lavados como tapetes, carpetes, colchões, estofados, almofadas e cortinas. Assim basta polvilhar o bicarbonato sobre o objeto, esfregar um pouco e depois aspirar.

Você também pode usar o bicarbonato como alvejante e amaciante, pois ele ajuda a limpar as roupas, ajudando a realçar o branco dos tecidos e também a cor das roupas coloridas.

Para usá-lo você deve acrescentar meia xícara de chá de bicarbonato junto com o sabão para lavar suas roupas.

Saúde

Você também pode usar o bicarbonato para sua saúde, pois ele traz vários benefícios, entre eles:

Reduz a acidez bucal – se você tem refluxo ou estomatite saiba que fazer bochecho com bicarbonato de sódio é benéfico, pois ele ajuda a reduzir a acidez que fica na boca com volta do suco gástrico. Além disso, ele também combate afta, cáries e ajuda a clarear os dentes.

Para fazer o bochecho você deve dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com três dedos de água. Você deve fazer o bochecho três vezes por dia.

Melhora saúde bucal – como o bicarbonato reduz a acidez da boca consumindo-o você pode ter outros benefícios como redução da sensibilidade dos dentes, mau hálito e clareamento dos dentes.

Combate a acidez estomacal – Se você tem problemas com digestão saiba que o bicarbonato também age como um antiácido, ajudando a neutralizar o ácido clorídrico.

Para tomar o bicarbonato de sódio você deve diluir uma colher de chá em meio litro de água e ir tomando.

Combate a pedras nos rins – o bicarbonato também pode ajudar a combater a pedra os rins. Isso acontece devido ao fato do bicarbonato ser alcalino o que ajuda a reduzir a formação de carbonato de cálcio e sua excreção pelos rins.

E então gostou das dicas? O que acha de usar bicarbonato de sódio no shampoo?

Reconstrução Capilar com Ovo Dicas de Menina

Reconstrução Capilar com Ovo: Funciona? Como Fazer?

Pernas Bonitas: Como ter? Veja muitas Dicas!