in

Banho de Assento para: Candidíase, Coçeira, Hemorroidas

banho de assento para: candidiase, coçeira, hemorroidas

As mulheres estão suscetíveis a diversos problemas e um deles, mais comum do que imaginamos, está ligado diretamente ligado à região íntima. Coceiras, Infecção, Candidíase e Hemorroidas fazem parte dessa lista, trazendo efeitos desagradáveis para a classe feminina. Dentro desse contexto está o banho de assento.

Nem todo mundo conhece o poder que um banho de assento bem feito tem, na hora de agir para combater tais problemas. O tratamento é caseiro, mas ajuda e muito a mulher superar qualquer um destes obstáculos.

Para quem não sabe, o banho de assento é uma espécie de banho onde a mulher lava a região do quadril até as pernas, focando-se nas partes íntimas. Algumas receitas naturais utilizando esse tipo de banho, promovem uma melhora significativa de problemas relacionados a infecções vaginais, e muitos outros que você puder imaginar.

E o artigo de hoje irá dar as melhores dicas de receitas caseiras para melhorar candidíase, coceiras, hemorroidas e corrimento vaginal. Mas antes você vai aprender qual o momento certo para fazer tal banho, como fazer e quais as devidas precauções deverá tomar.

Tenha uma boa leitura e aproveite todas as dicas sobre Banho de Assento!

Qual o momento mais apropriado para fazer banho de assento?

O hábito dos banhos de assentos originou-se na Europa, contudo, eles popularizaram-se em vários outros lugares do mundo, também sendo chamado comumente por “Banho de Bacia”. Esse tipo de banho é muito utilizado para tratar enfermidades de cunho genital feminino e também masculino. Dos mais comuns citamos problemas com Herpes, corrimento, Hemorroida e assim por diante. Indo um pouco mais longe, o banho de assento também é um ótimo remédio para ajudar a deixa a temperatura do corpo regulada, principalmente quando estamos falando de problemas como Febre e Insolação. O banho de assento também é recomendado para indivíduos que passaram por cirurgia, visto que nesse período de recuperação, pode ocorrer dores que podem ser amenizadas com tal banho.

O hábito dos banhos de assentos originou-se na Europa, contudo, eles popularizaram-se em vários outros lugares do mundo, também sendo chamado comumente por “Banho de Bacia”.

Esse tipo de banho é muito utilizado para tratar enfermidades de cunho genital feminino e também masculino. Dos mais comuns citamos problemas com Herpes, corrimento, Hemorroida e assim por diante.

Indo um pouco mais longe, o banho de assento também é um ótimo remédio para ajudar a deixa a temperatura do corpo regulada, principalmente quando estamos falando de problemas como Febre e Insolação.

O banho de assento também é recomendado para indivíduos que passaram por cirurgia, visto que nesse período de recuperação, pode ocorrer dores que podem ser amenizadas com tal banho.

Quais as precauções que devem ser tomadas?

De maneira geral, esse tipo de cuidado caseiro não traz malefícios para quem o usa. A única recomendação, é que esse banho seja feito com a ajuda de alguém de confiança, pois existem alguns casos em que o banho deixa a pessoa com alguma vertigem ou uma tontura bem leve. Por via das dúvidas, o auxílio de alguém é fundamental, para evitar que você leve alguma queda e se machuque caso venha sentir tais sintomas. E antes de começar a usar essa dica, é sempre bom falar com o médico a respeito para receber maiores orientações.

De maneira geral, esse tipo de cuidado caseiro não traz malefícios para quem o usa. A única recomendação, é que esse banho seja feito com a ajuda de alguém de confiança, pois existem alguns casos em que o banho deixa a pessoa com alguma vertigem ou uma tontura bem leve.

Por via das dúvidas, o auxílio de alguém é fundamental, para evitar que você leve alguma queda e se machuque caso venha sentir tais sintomas. E antes de começar a usar essa dica, é sempre bom falar com o médico a respeito para receber maiores orientações.

De que forma esse banho deve ser feito?

Fazer um banho de assento não é nenhum bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, é até bem fácil de se fazer. Só que você precisa mesmo é uma bacia que tenha um tamanho favorável para caber suas ancas e suas nádegas. De tal forma que ambas as partes possam ser mergulhadas na água.

O resto do corpo não é imerso nessa água, apenas a região íntima que receberá o banho de assento. Embora seja bem mais fácil encontrara banheiras para essa finalidade na região europeia, dá para fazer o banho usando bacias grandes. Aqui no Brasil, por exemplo, essa é a solução, já que é raro encontrar banheiras próprias para essa finalidade.

O mais importante mesmo, é garantir que a bacia esteja bem higienizada. Para isso, basta pegar uma esponjinha e um pouco de sabão para lavá-la e logo após passar um pouquinho de álcool para promover a desinfetação.

De forma bem geral esses banhos e assento usam apenas água, seja morna ou fria, mas dependendo do problema pode usar alguns ingredientes específicos.

Para promover a melhora da Herpes na região das genitálias, por exemplo, acrescenta-se uma colherzinha de sal na água. Em seguida se faz o banho de assento, ficando na água por pelo menos quinze minutos de molho.

O indicado é repetir o banho por pelo menos três no dia, diariamente, até que a melhora seja nítida. Além disso, como já mencionamos anteriormente esse banho de assento é ótimo também para tratar de infecção de caráter genital.

Nesse caso, o indicado é permanecer no banho por cinco minutos de molho e repetir ele uma vez no começo do dia, e outra no final do dia (noite).

Se acrescentar sal do tipo amargo na água do banho de assento, alguns outros benefícios podem surgir. Como por exemplo, a melhora da circulação do sangue, o promovimento de relaxamento do corpo e o alívio de estresse.

A seguir daremos várias receitinhas de Banho de assento, com variados ingredientes, para ajudar no tratamento e melhora de alguns problemas bem comuns da região íntima feminina. Preste atenção nas dicas e coloque em prática, para se livrar de vez com os incômodos na região.

Como tratar candidíase com banhos de assento?

Quando se trata de Candidíase, o banho de assento também promove seus benefícios. Utilizando Vinagre ou Óleo de Coco no local acometido pelo problema, aos poucos ele vai melhorando.

O banho de Assento com o Vinagre, por exemplo, é maravilhoso visto que promove o equilíbrio do PH da vagina, com isso, os fungos não conseguem se desenvolver e proliferar na região e consequentemente a Candidíase não se instala.

Claro que os medicamentos que são solicitados pelo seu médico para tratar a Candidíase, não devem ser substituídos. Mas você pode acrescentar o método caseiro para potencializar ainda mais o tratamento.

Para quem não sabe, a Candidíase se trata de uma enfermidade que é decorrente do desenvolvimento de um fungo chamado Cândida, em vária regiões corporais. As regiões mais afetadas por ele é a Genital e a bucal.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

A utilização de alguns medicamentos antibióticos também podem promover condições que contribuam para o surgimento desse fungo, além do fato de que alguns tipos de reações alérgicas ou problemas que comprometem a saúde do sistema imunológico, também podem acarretar esse problema.

Dos sintomas mais típicos da Candidíase, podemos destacar a coceira na região vaginal. Contudo, é importante frisar que essa doença costuma ser silenciosa. Ou seja, na maioria dos casos ela não evidencia sintomas e a mulher só acaba descobrindo quando vai fazer algum exame rotineiro.

Receita de Banho de Assento utilizando Vinagre

Como já mencionamos, o vinagre ajuda a equilibrar o PH vaginal. Isso ocorre, porque o Vinagre, especificamente o de maça, possui PH similar ao da região íntima. Em vista disso, ele facilmente ajuda a regularizá-lo e ainda reduzir o nível de propagação de fungos causadores do problema, na região afetada.

Além disso, o banho de assento com Vinagre promove a diminuição das coceiras, do corrimento e dos desconfortos que acabam surgindo nas partes íntimas. Ou seja, o problema é melhorado com mais rapidez.

Anote a seguir os ingredientes necessários para fazer esse banho: meio litro de água em temperatura morna e quatro colheres de Vinagre, de preferência o de maça. Para realizá-lo, primeiramente lave a região genital com água corrente.

Após misturar ambos os ingredientes, coloque-os numa bacia e sente na mistura, deixando agir por quinze ou vinte minutos. Em seguida, para lavar a região, utilize a mesma mistura com vinagre e pronto. O ideal é fazer isso no mínimo três vezes por dia, todos os dias até que a Candidíase melhore.

Receita de Banho de Assento utilizando bicabornato

Outra receita excelente para tratar a Candidíase, é utilizando o Bicabornato no banho de assento. Esse ingrediente já é conhecido por sua versatilidade na hora de ser útil para várias situações, e essa é uma delas. Além de melhorar a Candidíase, esse ingrediente ajuda a melhorar diversos outros tipos de infecções decorrentes do fungo Cândida. Para quem não sabe, esse fungo se desenvolve na medida em que há algo desregulado no organismo feminino. Essa condição pode surgir caso a região íntima fique úmida, pelo uso de determinados antibióticos ou até mesmo por quedas na potência imunológica. Geralmente, que usa roupa de banho molhada por muito tempo na praia ou na piscina, acaba ficando mais suscetível para ter o problema. De forma geral, o indicado para evitar ter Cândida é cuidar da alimentação, mantendo-a saudável e equilibrada, além de higienizar bem as partes íntimas e optar por roupas mais leves, não muito apertadas ao corpo. Quem vem sofrendo com coceiras decorrentes da Candidíase ode fazer o Banho de assento com o Bicabornato, afim de aliviá-las. Esse ingrediente, assim como o Vinagre de Maça, ajuda a equilibrar o PH vaginal e controle e reduz os sintomas provocados pelo problema. Caso o seu nível de candidíase seja leve, pode ser que a mistura da água com o sal tradicional, já resolva. Mas não se indica substituí-lo pelo Bicabornato de Sódio, já que ambos não se equivalem. Inclusive, não faça qualquer um desses banhos sem falar com o médico. Ele poderá te orientar e te direcionar para o tratamento perfeito para sua condição e mostrara qual banho de assento mais se adequa a você. Anote a receita do Banho de assento utilizando o Bicabornato: um litro de água para cada colher de bicabornato. Na dúvida de qual bacia usar, escolha a que você consiga sentar dentro sem nenhum problema. O modo de preparo é bem fácil: ferva bem a água e despeja-a na bacia. Ainda quente misture o bicabornato e mexa bem. Quando mistura estiver bem morninha, mergulhe a região na bacia e deixe agindo por no mínimo vinte minutos. Posteriormente é só tomar banho normalmente, lavando a região como você costuma fazer. Se você preferir, você pode higienizar a parte íntima antes desse banho de assento ou depois, como exemplificamos anteriormente.

.Outra receita excelente para tratar a Candidíase, é utilizando o Bicabornato no banho de assento. Esse ingrediente já é conhecido por sua versatilidade na hora de ser útil para várias situações, e essa é uma delas.

Além de melhorar a Candidíase, esse ingrediente ajuda a melhorar diversos outros tipos de infecções decorrentes do fungo Cândida. Para quem não sabe, esse fungo se desenvolve na medida em que há algo desregulado no organismo feminino.

Essa condição pode surgir caso a região íntima fique úmida, pelo uso de determinados antibióticos ou até mesmo por quedas na potência imunológica. Geralmente, que usa roupa de banho molhada por muito tempo na praia ou na piscina, acaba ficando mais suscetível para ter o problema.

De forma geral, o indicado para evitar ter Cândida é cuidar da alimentação, mantendo-a saudável e equilibrada, além de higienizar bem as partes íntimas e optar por roupas mais leves, não muito apertadas ao corpo.

Quem vem sofrendo com coceiras decorrentes da Candidíase ode fazer o Banho de assento com o Bicabornato, afim de aliviá-las. Esse ingrediente, assim como o Vinagre de Maça, ajuda a equilibrar o PH vaginal e controle e reduz os sintomas provocados pelo problema.

Caso o seu nível de candidíase seja leve, pode ser que a mistura da água com o sal tradicional, já resolva. Mas não se indica substituí-lo pelo Bicabornato de Sódio, já que ambos não se equivalem.

Inclusive, não faça qualquer um desses banhos sem falar com o médico. Ele poderá te orientar e te direcionar para o tratamento perfeito para sua condição e mostrara qual banho de assento mais se adequa a você.

Anote a receita do Banho de assento utilizando o Bicabornato: um litro de água para cada colher de bicabornato. Na dúvida de qual bacia usar, escolha a que você consiga sentar dentro sem nenhum problema.

O modo de preparo é bem fácil: ferva bem a água e despeja-a na bacia. Ainda quente misture o bicabornato e mexa bem. Quando mistura estiver bem morninha, mergulhe a região na bacia e deixe agindo por no mínimo vinte minutos.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Posteriormente é só tomar banho normalmente, lavando a região como você costuma fazer. Se você preferir, você pode higienizar a parte íntima antes desse banho de assento ou depois, como exemplificamos anteriormente.

Como tratar a Coceira Vaginal com dicas caseiras?

Quem sofre com coceira na parte íntima também pode se beneficiar de banhos de assento para melhorar o desconforto. A candidíase, como já mencionamos, costuma provocar essas coceiras e um bom banho de assento usando algumas ervas, tipo o alecrim, a Sálvia e o Tomilho podem ajudar a enfrentar esse problema.

Misturando tais ervas para o banho é tiro e queda, visto que as substâncias presentes nelas que são de caráter antimicrobiano, ajudam a impedir que os fungos cresçam excessivamente e ainda acalma a região afetando, propiciando uma boa regeneração da mucosa.

Veja a seguir, algumas receitas para curar esse mal:

Receita de Chá de Ervas para Coceiras Vaginais

Primeiramente, separe cerca de trezentas e setenta e cinco mililitros de água, duas colheres de Tomilho seco, uma colher de alecrim seco e uma colherzinha de Sálvia, também seca.

Depois de separá-los, ponha a água para ferver e posteriormente vá adicionando as ervas. E deixe a mistura descansando com uma tampa fechando a panela, por no mínimo uns vinte minutinhos depois de desligar o fogo.

Depois desse tempo de descanso, é só coar o chá e usar essa bebida par afazer a higienização vaginal, por pelo menos duas as vezes ao dia, diariamente, até que o problema apresente melhoras.

Receita de Chá de Uva-Ursina para Coceiras Vaginais

Outra receita de chá natural, excelente para combater coceiras na região íntima, é a infusão de Uva-Ursina. Para preparar o chá separe uma porção de água e duas colherezinhas de folhas da erva.

Depois que a água ferver deixe a erva descansando cerca de no mínimo dez minutinhos nela. Caso deseje fazer o banho de assento, separe no mínimo mil milímetros de água para cada quatro colheres da erva. Depois de esfriar a mistura, use-a para fazer o banho de assento.

Para quem não sabe, a Uva-Ursina é uma erva excelente, visto que é rica em substâncias de caráter antimicrobiano. Tanto o chá como o banho são ótimas formas naturais para minimizar as coceiras provocadas pela Candidíase.

O ideal é tomar o chá entre duas ou três vezes no dia e repetir o banho por no mínimo duas vezes diárias, até notar melhora.

Tratamento para a sensação de ardor na Vagina

Visto que Candidíase também provoca ardências na vagina, o banho de assento usando o óleo de Melaleuca é um dos melhores remédios. Esse óleo, é mais conhecido como Árvore do chá e suas substâncias de caráter antifúngico ajuda a combater o fungo responsável por provocar o surgimento da enfermidade.

Anote aí a Receita do Banho de Assento para você fazer e combater os ardores:

Separe um litro de água em temperatura morninha e cinco gotinhas do óleo. Depois despeje a mistura na sua bacia de banho e sente (mergulhando as partes íntimas), permanecendo por no mínimo vinte minutos enquanto a receita age devidamente.

Você também pode pegar um absorvente interno e adicionar nele uma gotinha do óleo, para usar no decorrer do dia.  Caso você tenha também coceiras ou aquele corrimento de aspecto branco, também pode usar essa receita para promover melhoras eficientes.

Tratamento para a Cistite

A cistite também é um problema que afeta a vagina da mulher e banhos de assento também são úteis para ajudar a combater esse caso. Você pode usar aquela mesma receita de Vinagre que ensinamos fazer no início desse artigo.

Esse banho utilizando Vinagre é ótimo, porque como já sabemos, esse ingrediente promove o equilíbrio do PH da Vagina. Em vista disso, as sensações de ardor, coceira e afins, acabam melhorando significativamente. Inclusive, esse equilíbrio promovido, ajuda a evitar que bactérias que causam enfermidades na Ureta se proliferem.

Tratamento para a Herpes

Banhos de Assento também combatem o surgimento da Herpes nas genitálias. Basicamente, o ingrediente principal é o sal, visto que ele é ótimo para promover a secagem das lesões na região afetada.

Para fazer o banho, separe seiscentos mililitros de água para cada colher de sal. Deixe a água morna antes de misturar com o sal e pronto, é só adicionar a receita em uma bacia grande, de tal forma que você consiga imergir a região íntima no concentrado.

Permaneça por uns quinze minutos na bacia e depois repita por mais duas vezes durante o dia. O ideal é fazer banho de assento diariamente, até que a melhora seja nítida.

Tratamento para a Hemorroidas

Quem tem Hemorroidas, também pode fazer banho de assento para minimizar o problema e os desconfortos que ele causa. Para este caso, os banhos feitos com Hamamélis, com Cipreste e com Alfazema é o remédio caseiro ideal, visto que possuem substancias de caráter Adstringente, Analgésico, Anti-inflamatório e Calmante.

Ad DDM

Em vista disso, os sintomas dos problemas são eficientemente aliviados, bem como a sensação dolorosa que o indivíduo sente durante a evacuação. Claro que o tratamento indicado pelo médico, não pode ser substituído.

A dica caseira é apenas algo complementar para dar mais potência aos tratamentos profissionais e ajudar acelerar a melhora. Geralmente o tratamento indicado é a base de medicamentos específicos, pomadas e de um cardápio alimentos ricos em fibras. Há casos que precisa de intervenção cirúrgica.

De qualquer forma, consulte o médico e pergunte se ele libera os banhos para o seu caso. Se você for liberado, comece a se beneficiar desse método caseiro. Veja a seguir a receita desse preparo:

Receita de Banho de Assento para Hemorroidas

Separe dois litros de água em temperatura bem quente e adicione uma colher de Hamamélis, uma de Cipreste, três gotinhas de óleo de limão e três de essência de Alfazema.

Quando a água ferver, adicione os outros ingredientes e deixe descansando por no mínimo dez minutos. Em seguida, quando o concentrado ficar morno, despeje-o na bacia que você irá tomar o banho e permaneça com a região íntima imersa por pelo menos vinte minutinhos.

O recomendado é que se faça esse banho por pelo menos três vezes ao dia, diariamente, até que as sensações desconfortáveis dos problemas sejam melhoradas.

Tratamento para Corrimento na Vagina com dicas caseiras

Uma solução bem simples para tratar corrimentos na região da vagina, é fazer banho de assento usando o chá das folhas do pé de goiabada. Claro que é fundamental ter uma dieta equilibrada, para que a flora da vagina seja normalizada.

O banho de assento é um complemento do processo de cuidados e é simples fazer. Vale enfatizar que mesmo fazendo os tratamentos caseiros, e depois de três dias o corrimento persistir, o recomendado é ir pedir as orientações de um médico da área ginecológica.

Outro ponto importante a enfatizar é que quando uma mulher está se tratando de um problema com corrimento, ela não pode ter relações sexuais sem a devida proteção. Inclusive para evitar contrair alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível).

Receita de Chá de Goiabeira para Banho de Assento

Sabe aquele corrimento que apresenta um aspecto de coloração amarelada e esverdeada? O banho de Assento com chá de goiabeira é um excelente remédio natural.  Ele ajuda a combater o problema e inclusive a melhorar a questão do mau odor.

Para a receita separe trinta gramas de folhas da goiabeira para cada litro de água. Primeiramente deixa a água alcançar o ponto de fervura e depois, adicione as folhas para deixá-las descansando por pelo menos cinco minutos.

Quando a mistura ficar morna, coe e adicione ela na bacia onde o banho será realizado. Repita esse banho de duas a três vezes no seu dia e continue fazendo até perceber melhoras.

Os corrimentos provocados por problemas como a Candidíase e a Tricomoníase são facilmente melhorados com esse banho. Essa receita é segura, não possui riscos para saúde e é superacessível. Vale a pena testar.

Receita de Chá de Goiabeira utilizando Vassourinha-Doce

Outra receita usando as folhas do ´pé de goiabeira, acrescenta-se apenas a Folha de Vassourinha-doce. Separe uma porção de folhas de goiabeira, para a mesma porção da Vassourinha. E faça a infusão em aproximadamente dois copos com água.

Quando a água ferver, adicione os ingredientes e deixe eles descansando por uns dez minutinhos. Quando a mistura esfriar, coe e use para higienizar a região íntima diariamente.

Lembre-se de usar um paninho bem limpo e macio para essa higienização e repita esse procedimento diariamente, antes de ir dormir, por pelo menos um período de uma semana. Caso não haja melhoras, procure o seu médico.

Os banhos de assento são opções naturais muito eficazes para ajudar a cuidar de problemas com infecções na região íntima, que pode afetar qualquer mulher. Caso você esteja enfrentando algum deles, aproveite nossas dicas e converse com o seu médico antes de começar a utilizá-la.

Compartilhe essas dicas com suas amigas e familiares, para que todos saibam o que fazer para conseguir superar tais infecções. Caso não note alguma melhora, fale com sua ginecologista sobre o assunto, para que ela encontre outras alternativas de cuidado que ajudem o seu caso.

Não troque o tratamento profissional pelo caseiro. Apenas adicione os banhos como um complemento que te ajudará a melhorar mais rápido. Afinal, com saúde não se brinca!

 

 

Avatar

Written by Carolina Santos

Deixe uma resposta

Melhores Marcas e Como usar! Dicas de Menina

Defrizante para Cabelo: Melhores Marcas e Como usar!

Corrimento com Sangue: O que pode ser?

Corrimento com Sangue: O que pode ser?