Categorias
Diversos

As Profissões em Alta para 2020

O ano está acabando e com ele vem inúmeras dúvidas e ansiedades sobre os planos futuros para esse novo ciclo que vem chegando. E pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre as profissões em alta para 2020. São dicas importantes para que você possa decidir com mais sabedoria sobre o que fazer da sua carreira profissional nesse novo ano. Bora lá?

As dúvidas sobre profissão costumam assolar principalmente quem está procurando o primeiro emprego, mas para quem também está pensando em mudar de área no trabalho, a dificuldade de decidir qual nova profissão seguir também é um desafio.

Antes de decidir qualquer coisa é importante estudar bem as profissionais em alta de 2020 para que você possa escolher algo que goste e que vai te ajudar a alcançar o sucesso tão desejado.

Quem é empreendedor, por exemplo, precisa praticar um Exercício de cunho mental, a fim de pensar bem em quais profissões estão mais em alta. Isso porque recomenda-se ter uma visão futura para tentar prever o que pode ou não acontecer nos próximos cinco e dez anos.

Ainda no contexto de um empreendedor, o raciocínio básico é justamente esse: Sabendo quais são as profissões em alta para 2020, um empresa pode se guiar e se dedicar a ter uma excelente equipe de profissionais, a fim de que ela tenha destaque em todas as áreas possíveis.

Se você já é dono de empresa, é muito válido fazer investimentos no processo de desenvolvimento e de capacitação daqueles seus colaboradores, focando-se justamente na meta de formar equipes com aqueles conhecimentos mais importantes para o desenvolvimento do trabalho na organização.

Aliás, a maioria da profissões em alta para 2020 ganharão super valorização, também por conta da escassez de pessoas capacitadas na área.

Outro ponto importante é para quem está pensando na profissão, mas não deseja ir em busca do empreendedorismo. Obviamente, quanto mais o mercado demanda por certas profissões, mais promissora a carreira de quem a segue será.

E mesmo que já está atuando no mercado de trabalho, conhecer as profissões em alta para 2020 é essencial até mesmo para promover o aperfeiçoamento da suas próprias habilidades e a se manter sempre antenado e atualizado, a fim de que as expectativas para o trabalho seja sempre atendida.

Profissões em alta: Definição

Para quem gostaria de uma definição melhor de profissão em alta, de forma geral, essas profissões nada mais são de que ocupações que acabam sendo muito valorizadas e de forma crescente, no âmbito do mercado de trabalho.

Se tratando desse processo de valorização, ele não só se refere ao aumento crescente da demanda de profissionais da área, como também o aumento significativo da remuneração.

Inclusive também porque muitas das áreas de trabalho são constituídas por trabalhadores no ramo autônomo e por Empresários individuais, que precisam manter uma relação forte e direta com clientes para conseguir manter os ganhos em dia.

Do ponto de vista empresarial, a profissão em alta é aquela que tem a capacidade de gerar receitas de forma alta, seja direta ou indiretamente. E em vista disso, que exerce uma dessas profissões acabam ganhando muito bem, afinal, a lucratividade que proporcionam para as empresas é significativa.

Profissões em alta para 2020: Conheça as principais áreas envolvidas

Não basta apenas saber quais os tipos de ofícios estam.com amor valorização no âmbito de trabalho, eu fundamental saber um pouco sobre cada área de casa profissão em alta.

Sabe porque? Pelo fato de que dentro de cada área, a probabilidade de surgir profissões novas é grande. Pensando nisso vamos falar a seguir, um pouco sobre as principais áreas onde as profissões em alta para 2020 estarão a todo vapor:


• Áreas Tecnológica

Não é nem novidade falar sobre a área de tecnologia, que vem ganhando cada vez mais espaço na nossa vida já que em pleno vinte e um praticamente tudo gira em torno de tecnologia.

Em vista disso, as profissões em alta para 2020 ganhou destaque na era tecnológica principalmente aquelas ligadas à questão de programação, inclusive aquelas que estão ligadas com linguagens diretamente relacionadas com automação, internet das coisas, a própria inteligência artificial, dentre outras do tipo.


• Área de dados

E pensando justamente nessa questão tecnológica que está super em alta, entramos também na questão do mundo do Big data, no qual o processo de coleta e de processamento de dados cresce progressivamente.

E quando falamos de profissão em alta, não estamos apenas nos referindo a questão de tecnologias de Big data, como mencionamos, mas também na área da análise estratégica de dados, que são obtidos através do processo de tomada de decisão dentro de uma organização.


• Área Compliance

Sem dúvida, não é novidade que o Público consumidor passou por grandes mudanças e hoje está cada vez mais exigente e com sua consciência Socioambiental antenada sobre o seu impacto na economia de produção que acaba provocando no mundo.

Em decorrência disso, quem atua na área profissional de Compliance, basicamente atua com o objetivo de fazer com que as organizações empresariais cumpram todas as leis e regulamentos ligados a sua área, para justamente se valorizar cada vez mais.


• Áreas de Experiência

Você já parou para se perguntar qual o sentido de existir em lojas físicas se os produtos vendidos online vem sendo cada vez mais procurados e em números é muito mais vantajoso?

Para quem não sabe, uma das principais tendências de quem é varejista é justamente reservar espaços de cunho físico, justamente para fazer o chamado Showroom, que é basicamente voltado para promover experiências impossíveis aos seus possíveis consumidores dentro de ambientes de caráter virtual.

E por conta desse cenário, surge uma nova necessidade de um novo perfil de gerência, ou seja, de uma profissional capaz de pensar de forma estratégica dentro do contexto de experiência do seu público.


• Área de Qualidade de Vida

Se tratando da área de qualidade de vida, a gente pode dizer que ela é bem similar a área citada anteriormente. Na verdade, dentro de um mundo onde a tecnologia e a conexão virtual está em alta, de fato há uma certa necessidade de enfatizar o que é faz parte da realidade, o que é humano e o que o mundo virtual não consegue ainda dar conta do recado.

Dentro de um cenário onde a ansiedade o estresse vem afetando cada vez mais a vida das pessoas, o surgimento de profissões que estejam diretamente ligadas à questão da qualidade de vida está super em alta, porque com tantos problemas afetando a saúde psicológica se torna cada vez mais importante o surgimento de métodos que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas afetadas.


• Área da saúde

Por conta dos grandes desenvolvimentos que a área da saúde vem passando e a expectativa de vida da população, fará com que o processo de envelhecimento chegue com mais ênfase. Em vista disso, as profissões ligadas diretamente com a Gerontologia, por exemplo, estarão super em alta nos próximos anos.

Da mesma da mesma forma são as profissões ligadas diretamente com a questão da biotecnologia, pois vão promover uma melhora genética tanto nos vegetais quanto nos animais e também até nos seres humanos.

Mercado de trabalho: Quais são as profissões mais requisitadas?

Se tratando das áreas de trabalho que mencionamos no tópico anterior, elas fazem parte da lista de profissões valorizadas justamente por conta de aspectos referente a questão do avanço tecnológico e de mudanças de caráter demográfico e comportamental.

Porém, há outra questão muito importante capaz de determinar o olhar de um empresário sobre a profissão, a ponto de determinar se ela é ou não algo importante a ser supervalorizado: e esse fator nada mais é do que a oferta existente de mão de obra, ou seja, a quantidade de profissionais disponíveis no mercado para atuar nessa área.

O raciocínio é o mesmo quando se trata da lei de oferta e de procura, que basicamente é o que determina se vai haver alta ou se vai haver queda, no preço de algum produto comercializado.

É uma espécie de relacionamento existente entre a quantidade dos indivíduos profissionais e capacitados para um determinado trabalho e o número de vagas existentes para que eles insiram no mercado.

Se tratando das vagas existentes ou seja das oportunidades disponíveis no mercado, tudo isso vai depender da tendência do mercado trabalhista naquele determinado momento. Então vai ter momentos em que existirão muito mais oportunidades e outros que quase não vão ter.

Falando mais sobre a questão da oferta existente de profissionais capacitados, podemos sim dizer que esse ponto está também suscetível a sofrer com a flutuação decorrente das necessidades impostas pelo mercado de trabalho, porém existem muitos outras motivos que acabam alterando essa questão da quantidade de oferta existente.

E por conta desses outros motivos, que muitas pessoas também têm um olhar diferente sobre determinadas áreas profissionais, quando por exemplo vai começar um curso numa Universidade, isto é, existem cursos que são muito mais valorizados do que outros.

Porém, nem todo mundo tem a preocupação de pesquisar mais sobre a área que deseja ingressar no mercado de trabalho ou sobre o curso que deseja estudar para saber exatamente aquilo que quer para sua vida e saber o que de fato está em alta.

É por conta disso, que existem tantas vagas disponíveis em determinadas áreas onde a oferta de profissionais é muito baixa e por isso ela é super valorizada. Da mesma forma também existem muitas ocupações profissionais, sem nenhum tipo de valorização, onde a oferta de profissionais para atuar é muito alta.

Saiba mas sobre profissões futuras que vão estar em alta em 2020 no próximos anos

Vale lembrar que essas profissões futuras que estarão em alta em 2020 e nos próximos anos são apenas uma espécie de projeção, claro que tudo pode mudar de alguma forma, mas de acordo com análises feitas baseada nos critérios que não se explicam amos anteriormente, essas são as profissões com maior tendência a se destacar nos próximos anos.


• Gestor o analista de TI (tecnologia da informação) para Smart Cities

Ver cidades conectadas de forma inteligente está na mira da tendência, cuja conexão abarca vários tipos de sistema do ramo de inteligência artificial e da internet, para fazer com que ela se torne ainda mais eficaz.

As pessoas profissionais e capacitadas não só na parte técnica, como também na parte de estratégias voltadas para tornar a cidade cada vez melhor, com certeza serão muito valorizadas na área de trabalho futuramente.


• Gerente de Showroom

Já mencionamos anteriormente que a funcionalidade efetiva das lojas físicas vão acabar mudando, já que as vendas virtuais estão cada vez maiores e apresentam muito mais vantagem.

Por conta disso, que o profissional da gerência, não vai mais ter a preocupação que ele tinha com a questão de estoque, de logística e dos processos de negociação. Muito pelo contrário, ele vai passar a ter que se focar a garantir com que os seus clientes passem pela melhor experiência que eles podem passar dentro da loja física.


• Gestor de Qualidade de Vida

A fim de garantir que os colaboradores de uma empresa mantenham-se no foco, com alto nível de satisfação e super engajados no seu trabalho, as organizações empresariais necessitam ir em busca de todos os meios possíveis que garantam a sua qualidade de vida.

Pensando nisso, a necessidade de ter profissionais especializados nessa área justamente voltados para promover melhorias na qualidade de vida dos colaboradores é muito importante.

Esses profissionais são basicamente consultores que atuam de forma autônoma, trazendo orientações e conselhos de mudanças no estilo de vida tanto dentro do ambiente empresarial quanto fora.


• Técnico em Tecnologia (área de saúde)

Muito provavelmente, as soluções de caráter tecnológico, como por exemplo os dispositivos wearables, eles vão ser comumente usados durante o tratamento de muitos pacientes.

Por conta disso, quando se trata de profissão em alta, as pessoas especializadas tanto na área de programação, configuração, utilização e manutenção de equipamentos desse tipo serão altamente valorizados.


• Terapeuta de Saúde Mental

Nos dias atuais, existem vários tipos de tratamentos voltados para garantir a saúde mental dos indivíduos. O fato de vivermos numa sociedade onde os níveis de ansiedade, depressão e muitos outros tipos de transtorno de caráter psicológico aumentaram consideravelmente, a existência de profissionais que trabalham nessa área se tornou cada vez mais importante.


• Profissional Geneticista

Se tratando de genética, com certeza nos próximos anos esse tema vai ganhar destaque. Já ocorreram diversos avanços nessa área e com certeza ela demanda um nível de conhecimento e de especialização avançado, onde é necessário estudar por muitos anos.

Portanto, se você tem interesse em atuar na área de genética, você precisa estudar desde cedo, o mais rápido possível, para conseguir se aprofundar o bastante nessa área a ponto de conseguir se inserir no mercado de trabalho fazer sucesso.


• Programador de Inteligência Artificial

Graças a inteligência artificial, as máquinas existentes já começam a ter a capacidade de tomar suas próprias decisões. O fato da tecnologia está super em alta em pleno século 21, com toda a certeza o profissional que ter a capacidade de dominar os algoritmos que fazem parte de todo esse universo, vai se dar muito bem no mercado de trabalho.


• Programador de Machine Learning

Para quem nunca ouviu falar, na verdade, o Machine Learning é uma etapa posterior a Inteligência Artificial. Nesse caso, além das máquinas terem a capacidade de tomar suas próprias decisões, elas começam a aprender coisas novas de acordo com suas próprias experiências e ainda conseguem se aperfeiçoar por si só.

E obviamente, o profissional capaz de dominar esse assunto vai se destacar no mercado de trabalho com toda certeza.


• Gestor de Computação em Nuvem

Dificilmente você vai encontrar uma empresa que não tenha se rendido às facilidades dos softwares e dos sistemas na nuvem. Em vista disso, o profissional capaz de gerir esse assunto vai se destacar no trabalho, lembrando que é de sua responsabilidade manter a coordenação do uso de tais soluções e sempre manter elas ajustadas aos objetivos centrais da organização empresarial.


• Profissional Hacker de segurança

Para quem não sabe, o indivíduo que trabalha como hacker de segurança é contratado justamente para poder tentar descobrir os possíveis erros que possam existir no sistema empresarial que a organização utiliza. É o que chamamos de Hacker de segurança.

Embora pareça ser uma novidade no mercado de trabalho, essa profissão já existe há alguns anos, inclusive nos Estados Unidos. Contudo, com sua grande demanda, ela vai ganhar cada vez mais destaque território brasileiro.


• Advogado na área de Proteção de Dados

Por conta da tecnologia e da informatização se tornar cada vez mais comum, a informação acabou se tornando algo extremamente valioso e dentro desse contexto, a ocorrência de crimes do tipo virtual se tornaram cada vez mais comuns.

Desse modo, se tornou necessário garantir a segurança jurídica para poder justamente prevenir qualquer tipo de prejuízo referente a isso. E para isso, é necessário um advogado que tenha especialização em crimes que ocorrem em ambientes online e a sua atuação é importante, justamente para proteger os clientes de possíveis vazamentos de dados, por exemplo, e de ocorrências diretamente ligadas a isso também.


• Profissional Facilitador de Treinamentos

Sem dúvida, o ambiente de trabalho e o mercado atual estão cada vez mais dinâmicos e por isso não basta ter apenas conhecimento técnico, se tornou cada vez mais importante desenvolver uma mentalidade com mais flexibilidade criatividade e aberta inovação.

E para alcançar isso, um das melhores métodos é justamente promover a transmissão de valores, através de treinamentos realizados no ambiente interno da organização. Esses treinamentos devem ser conduzidos por profissionais facilitadores, justamente para guiar o funcionário a desenvolver esse tipo de perfil.


• Profissional Consultor de Agricultura urbana

Ainda se tratando da importância de promover qualidade de vida, manter o contato com a terra, sem dúvida é um dos maiores aliados dessa meta. O fato da população se concentrar mais na área urbana, ou seja, na cidade propriamente dita, se tornou muito importante focar mais na questão da agricultura, ou seja, as hortinhas urbanas acabaram se transformando em tendência e vão se destacar cada vez mais em alta nos próximos anos.

Como você pode se preparar para as profissões em alta?

Não basta apenas conhecer as principais profissões em alta de 2020 e querer atuar em uma delas. Se você não se preparar devidamente para isso, tudo será em vão, e quando a gente fala de preparação a palavra chave é qualidade.

Sem dúvida nenhuma é importante sempre estudar e buscar especializações, mas o mais importante de tudo isso é buscar conhecimento de forma segura, se formar em escolas de qualidade, que realmente vão te preparar para atuar nessa área de forma eficiente.

Um exemplo disso é para quem gosta da área administrativa. Existe a Fundação Instituto de Administração, conhecida como FIA, que é uma das melhores opções para quem quer se especializar na área. Para se ter uma ideia, o curso de graduação oferecido pela instituição é o único que tem a nota máxima em todos os critérios avaliados pelo Enade e além de você se formar de forma completa, tudo que você aprende é de forma atualizada para atender no mercado atual.

Além disso, é importante saber que para se preparar para esse mercado de trabalho de 2020 ou dos próximos anos é muito essencial entender bem esse processo de globalização, de tecnologia e de concorrência que cresce gradativamente As empresas demandam cada vez mais profissionais que tenham versatilidade e flexibilidade não só na forma de agir como de pensar.

Portanto, sempre procure se desenvolver, conhecer sobre vários assuntos multidisciplinares e aumentar a sua capacidade de análise sistêmica, sempre em prol do aperfeiçoamento profissional você não vai se arrepender.