in

Argila Preta – Para que serve, Quais seus benefícios, Como usar

Argila Preta Dicas de Menina
Foto: via Via Luxo

A argila preta é um produto natural que contém características benéficas para a pele e o cabelo.

É muito utilizada em tratamentos estéticos, pois proporciona vários benefícios, atuando como rejuvenescedora, desintoxicante, bactericida e cicatrizante.

A seguir você vai poder saber mais informações sobre a argila preta e descobrir para que ela serve, quais são todos os seus benefícios, como usá-la e quais são os outros tipos de argila existentes.

Vamos conferir?

O que é a argila preta?

A argila preta é um produto, que é originado através da divisão de rochas sedimentares e é formado por vários minerais, em especial silício e alumínio.

Ela é obtida em uma profundidade de 4 metros, sendo considerada a argila com mais características benéficas para a pele e o cabelo.

Para que serve a argila preta?

A argila preta pode ser usada para várias finalidades, como tratar a inflamação de espinhas, limpar tanto a pele como o cabelo, relaxar a pele, desintoxicar, rejuvenescer, diminuindo as rugas e a flacidez e fortificar.

Quais os benefícios da argila preta?  

A argila preta proporciona vários benefícios à pele e aos cabelos, entre eles:

Purifica e desintoxica a pele

Para que serve, Quais seus benefícios, Como usar Dicas de Menina
Foto: via Enfermagem Estética

A argila preta contém um grande poder de absorção, ajudando a retirar partículas de poluição e sujeira da pele.

Elimina as impurezas dos cabelos

A argila preta também ajuda a retirar as impurezas dos cabelos, proporcionando um desenvolvimento saudável aos fios.

Clareia manchas na pele

Devido às suas propriedades antioxidantes e iluminadoras a argila preta também ajuda a dar mais brilho à pele além de prevenir contra a aparição de manchas escuras.

Diminui rugas e flacidez

Para que serve, Quais seus benefícios, Como usar Dicas de Menina
Foto: via Dr IIner Souza

A especialista em cosmecêuticos Karina Muriano que deu entrevista ao site Bem Paraná fala que como a argila preta aumenta a oxigenação, nutrição e a produção de colágeno, melhora a aparência da pele, tornando-a mais rejuvenescida após um tempo de uso.

Controla a oleosidade

A argila preta também ajuda a limpar os poros da pele, dessa forma diminuindo o excesso de sebo.

Ajuda a cicatrizar a pele inflamada pelas espinhas

Como tem ação anti-inflamatória e bactericida a argila preta também ajuda a cicatrizar a pele inflamada pelas espinhas e ainda trata ferimentos superficiais, auxiliando na sua cicatrização.

Reduz celulites e estrias

Como a argila preta age como um desintoxicante e aumenta a produção de colágeno também ajuda a reduzir as estrias e celulite.

Como usar a argila preta no rosto

Para que serve, Quais seus benefícios, Como usar Dicas de Menina
Foto: via Blog Nkoss Cosméticos

Para usar a argila preta no rosto você deve fazer uma máscara de argila e aplicar em sua pele, evitando as áreas dos olhos, sobrancelhas e boca. Você pode passar com os dedos ou utilizando um pincel ou espátula.

Leia também:  Argila para o Rosto: Funciona, Onde Comprar, Como Usar?

Confira a seguir algumas receitas que ensinam como fazer a máscara de argila preta.

Receita de máscara de argila preta simples

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Uma colher de sobremesa de argila preta;
  • Uma colher de sobremesa de água mineral ou soro fisiológico.

Você deverá misturar os ingredientes em um recipiente de plástico (nunca use um pote de metal, pois pode retirar as propriedades da argila preta) até que se forme uma pasta homogênea.

Em seguida você deve lavar seu rosto com água e um sabonete próprio para ele. Seque-o então passe a pasta na sua face com a ajuda de um pincel ou uma espátula.

Espalhe a pasta pelo rosto, evitando passar na área dos olhos, sobrancelha ou boca.

Depois que terminar deixe agir em sua pele de vinte a quarenta minutos e então enxágue o rosto e passe um hidratante facial para deixar a pele mais hidratada, já que depois do tratamento com a argila preta ela fica mais ressecada.

Confira a seguir a receita da vlogueira Bruna Simionato e veja como se faz uma máscara de argila preta para o rosto, na prática:

Receita de máscara de argila preta com óleo de rosa mosqueta

Nesse receita é acrescentado o óleo de rosa mosqueta, que é rico em ácidos graxos, vitamina A e compostos cetônicos, ajudando a melhorar a síntese de colágeno e elastina, assim dando mais firmeza à pele, além de nutri-la e auxiliar na redução de rugas e cicatrizes.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de argila preta;
  • Uma colher de sopa de soro fisiológico;
  • 5 gotas de óleo de rosa mosqueta.

Misture os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta homogênea. Não se esqueça de antes de passar a mistura lavar bem a face com água e sabão.

Então aplique na pele, com cuidado para não passar na área dos olhos, boca e sobrancelha e aguarde vinte minutos. Passado esse tempo é só enxaguar bem o rosto e passar um creme hidratante.

Receita de máscara de argila preta com óleo essencial de alecrim

Nessa receita é adicionado o óleo de alecrim, que possui propriedades antioxidantes, que auxiliam a combater os radicais livres assim prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, ele também ajuda a combater infecções, dessa forma tratando a acne.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Duas colheres de café de argila preta;
  • Duas colheres de café de soro fisiológico;
  • Três gotas de óleo essencial de alecrim.

Você deve apanhar um recipiente onde seja possível misturar os ingredientes e mexer bem até que se adquira uma consistência de pasta.

Então você deve lavar bem seu rosto com sabonete e secá-lo. Em seguida aplique a máscara, evitando as áreas dos olhos, boca e sobrancelha.

Deixe a mistura agir na sua face por vinte minutos, então é só enxaguar o rosto, secá-lo com água e passar um creme hidratante.

Como usar a argila preta no cabelo

Para que serve, Quais seus benefícios, Como usar Dicas de Menina
Foto: via A Mulher

Também é possível usar a argila preta no cabelo. Ela auxilia no fortalecimento dos fios, assim combatendo a queda capilar.

A argila também ajuda a retirar as toxinas do couro cabeludo, otimizando a circulação do sangue, dessa forma melhorando seu crescimento.

Além disso, a argila faz uma limpeza no couro cabeludo, retirando a caspa e a oleosidade excessiva dos fios.

Confira algumas receitas de máscara de argila preta para os cabelos:

Leia também:  Argila Preta: Benefícios, Antes e Depois

Receita de máscara de argila para o cabelo simples

Nessa receita você vai precisar de:

  • Três colheres de sopa de argila preta;
  • Três colheres de sopa de soro fisiológico.

Primeiramente você deverá apanhar um pote de plástico e colocar os dois ingredientes dentro dele, mexendo até que se forme uma mistura homogênea.

Então você deverá passar a mistura na raiz dos cabelos e esperar vinte minutos.

Em seguida você deverá retirar a argila com água e lavar os fios com xampu e passar o condicionador. Depois é só arrumar os cabelos como de costume.

Receita de máscara de argila preta para o cabelo com óleo de coco

Nessa receita além da argila preta também é acrescentado o óleo de coco e o óleo essencial de alecrim.

O óleo de coco reforça a ação da argila preta, pois também otimiza a circulação do sangue na raiz dos cabelos, fazendo com que os fios fiquem fortalecidos e assim cresçam de forma saudável.

Além disso, o óleo de coco também protege os cabelos contra fatores externos, auxilia na hidratação dos fios, reduz o frizz e as pontas duplas e ainda ajuda a combater infecções.

Já o óleo essencial de alecrim é rico em nutrientes e substâncias antioxidantes, também ajudando a prevenir a queda capilar, além de ter efeito calmante quando aplicado no couro cabeludo, ajudando a combater o estresse.

O óleo de alecrim ainda previne o envelhecimento precoce dos cabelos, fortalece os fios, auxiliando no seu bom crescimento, protege os cabelos contra infecções e caspa e diminui a oleosidade e o frizz.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Três colheres de sopa de argila em pó;
  • Quatro colheres de sopa de água mineral;
  • Uma colher de chá de óleo de coco;
  • Cinco gotas de óleo essencial de alecrim.

Você deve apanhar um recipiente de plástico e misturar os ingredientes até que se forme uma mistura homogênea. O recomendado é que a consistência da mistura seja mais líquida.

Depois você deve passar na raiz dos cabelos e aguardar vinte minutos. Então é só tirar a argila com água e lavar os cabelos com xampu e passar o condicionador.

Receita de máscara de argila preta para o cabelo com vinagre de maçã

O vinagre de maçã auxilia a selar as cutículas dos fios, assim mantendo a ação do tratamento, ele também ajuda a repor os nutrientes que os fios perderam, auxiliando na recuperação de fios enfraquecidos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Quatro colheres de sopa de argila preta;
  • Um pouco de água;
  • Mistura de água com vinagre (duas partes iguais).

Misture os ingredientes em um recipiente de plástico ou vidro até que se forme uma mistura homogênea, ela não deve estar nem muito fina nem muito grossa.

Em seguida aplique no couro cabeludo e deixe agir de dez a vinte minutos. Depois é só retirar a mistura do cabelo com água morna e lavar os fios normalmente com xampu e condicionador.

Como usar a argila preta para fazer detox em casa?

Para que serve, Quais seus benefícios, Como usar Dicas de Menina
Foto: via A Mulher

Como dissemos anteriormente a argila preta pode ajudar a desintoxicar a pele, limpando e melhorando sua superfície. Na pele do rosto você pode utilizar as máscaras que citamos neste artigo e assim fazer a desintoxicação duas vezes por semana.

Para fazer detox de argila preta no corpo você deve utilizar a máscara de argila preta simples, aumentando a proporção e após aplicar no corpo envolver a pele com filme de PVC e aguardar vinte minutos.

Leia também:  Argila Preta: Benefícios, Antes e Depois

Passado esse tempo você deve lavar o corpo com água morna.

Onde encontrar a argila preta para comprar?

É possível encontrar a argila preta para comprar em lojas de produtos naturais ou de cosméticos. E não é só loja física em que é possível encontrar a argila preta, lojas virtuais também a comercializam.

É bom que você verifique se a empresa que produz a argila e a loja que a vende, são confiáveis. Por isso você deve pesquisar bastante e conferir comentários e opiniões de clientes.

O preço médio de 1 kg de argila preta na internet varia entre R$10,90 e R$16,11.

Também é possível encontrar máscaras de argila pronta para vender de variadas marcas, mas seus preços podem ser mais caros, chegando a R$119,90, como a máscara de argila purificante Chronos, da Natura.

Quais os outros tipos de argila existentes?

Para que serve, Quais seus benefícios, Como usar Dicas de Menina
Foto: via Correio 24 Horas

Além da argila preta existem outros tipos de argila e cada uma é boa para tratar determinado problema. Confira cada uma delas:

Argila vermelha

A argila vermelha é muito rica em hematite, uma molécula que auxilia na oxigenação das células, assim ajudando na renovação celular, na circulação sanguínea, a energizar e suavizar a pele.

Esse tipo de argila é indicado para pessoas que tem peles sensíveis e com rosácea.

Para utilizar a argila vermelha é só misturar uma colher de sopa com um pouco de água filtrada ou mineral. Lavar a pele com água e sabão, aplicar a máscara e aguardar vinte minutos. Depois é só enxaguar.

Argila branca

É a argila mais leve que tem, sendo composta de pequenas partículas de silicato e alumínio.

Ela ajuda a revitalizar a pele, clarear manchas, proporciona cicatrização, suaviza a pele e diminui inflamações.

Além disso, essa argila também auxilia na retirada de oleosidade da pele e desintoxicação.

Para utilizá-la você deve misturar uma colher de sopa de argila branca com um pouco de água termal, passar no rosto limpo com água e sabonete e esperar vinte minutos.

Você também pode acrescentar óleos essenciais à mistura e assim se beneficiar de suas propriedades.

Argila verde

A argila verde tem como benefício principal a retirada da oleosidade excessiva da pele.

Essa argila tem origem através da decomposição de rochas magmáticas e possui muitos minerais em sua composição, especialmente óxido de ferro.

Além de retirar a oleosidade essa argila também ajuda a desintoxicar a pele, ajudando a diminuir olheiras e celulite.

Para utilizá-la você deve fazer uma máscara misturando uma colher de sopa de argila verde em uma colher de sopa de água mineral. Mexa bem até formar uma pasta e aplique na pele limpa, aguardando vinte minutos e posteriormente enxaguando o rosto.

Argila rosa

A argila rosa é uma mistura da argila branca com a vermelha, sendo assim ela possui as propriedades das duas argilas, ajudando a acalmar irritações da pele, minimizar rosáceas e acnes, além de proporcionar hidratação à pele, ativar a circulação e reduzir a celulite.

Essa argila também ajuda a desintoxicar a pele, retirando as impurezas, os radicais livres e o excesso de sebo da pele.

Para aplicar a argila rosa no rosto você deve fazer uma máscara com uma colher de sopa de argila rosa e um pouco de soro fisiológico ou chá de camomila.

Misture bem e aplique no rosto limpo, deixando agir por trinta minutos. Depois é só retirar a máscara com água e secar o rosto.

Argila amarela

Já a argila amarela ajuda a rejuvenescer a pele, pois ela estimula a produção de colágeno, assim dando mais elasticidade, diminuindo a formação de rugas, flacidez e celulite e também impedindo a degeneração da pele.

Ela ainda tem ação cicatrizante, hidratante e anti-inflamatória.

Para utilizá-la você deve misturar duas colheres de sopa de argila amarela com água mineral ou soro fisiológico.

Então você deverá passar a máscara em uma face limpa com água e sabão e aguardar de vinte a quarenta minutos. Em seguida você deverá retirar a máscara com água morna ou fria.

Apesar de a argila ser tão benéfica para a pele e os cabelos você deve tomar cuidado ao utilizá-la e consultar um dermatologista para verificar se essa alternativa é boa para seu tipo de pele para que não haja reação alérgica a algum de seus componentes.

Espinhas no Couro Cabeludo Dicas de Menina

Espinhas no Couro Cabeludo – Causas, Sintomas, Tratamento

Passo A Passo Para Sair Sozinha