Categorias
Diversos

21 Resoluções de Ano Novo para Começar Bem 2020

A celebração do ano novo é antiga e ocorre há mais de 4 mil anos. Ela começou na Mesopotâmia quando o povo comemorava a chegada da primavera, uma nova oportunidade de plantio e colheita.

Atualmente não é diferente, as pessoas desejam uma nova oportunidade no início de um novo ano, para mudar de vida e melhorar, por isso fazem as resoluções de ano novo.

Assim elaboram seus objetivos mentalmente, falando uns para os outros ou mesmo anotando-os.

Quais são suas resoluções para o ano novo? Já pensou nisso?

Para te ajudar reunimos 21 resoluções para você começar bem esse ano de 2020.

Vamos conferir?

Pagar dívidas

Se você tem dívidas aproveite seu décimo terceiro salário ou algum dinheiro que você poupou para renegociá-las, dessa forma você vai se sentir aliviada e poderá seguir em frente com outros objetivos em 2020.

Mas se você não tem nenhum dinheiro sobrando para isso, então a saída é poupar e até mesmo encontrar uma forma de ganhar um dinheirinho a mais, como fazer um trabalho freelancer, vender doces, alugar um imóvel ou mesmo tomar conta de um animal de estimação.

Emagrecer

Foto: via ABC Farma

Muita gente tem a resolução de emagrecer no ano novo, mas infelizmente não consegue cumprir o objetivo. É preciso ter força de vontade e perseverança.

Se você quer mesmo emagrecer comece aos poucos, vá a um médico endocrinologista e veja se você tem algum problema de saúde que dificulte a perda de peso.

Marque uma consulta em um nutricionista e peça para ele avaliar sua alimentação e montar um cardápio de acordo com suas necessidades.

Esforce-se para se alimentar melhor e tire as guloseimas de vista. Matricule-se em uma academia ou se comprometa a fazer exercícios em casa ou caminhar no parque pelo menos três vezes por semana.

Dando um passo de cada vez você conseguirá chegar ao seu objetivo e emagrecerá com saúde.  

Cuidar da saúde

É importante que você cuide da saúde, vá ao médico e faça um check-up para saber se está tudo bem.

Se você tem uma doença crônica, tome todos os cuidados e recomendações médicas para tratá-la e mantê-la sob controle.

Procure também ter uma alimentação saudável e pratique atividades físicas, dessa forma você se sentirá mais animada para continuar suas atividades diárias e cumprir mais objetivos.

Realizar um sonho

Foto: via CVC

Se você tem um sonho grande, como realizar uma viagem ou comprar uma casa, comece a se programar desde já.

Poupe dinheiro para realizar esse sonho, converse com sua família e se organize. Pode ser um objetivo difícil de alcançar, mas com perseverança e fé você poderá conseguir.

Organize-se

Você não consegue manter a ordem na sua casa, tudo está bagunçado ou sua mesa de trabalho também?

Organize-se e tire um dia para arrumar o que for necessário, em um ambiente limpo e arrumado você se sentirá melhor e conseguirá realizar suas tarefas com mais animação.

Cuide da parte emocional

Foto: via Metrópoles

É difícil não ter dias em que ficamos estressados e esgotados devido à correria do dia a dia e situações chatas que podem acontecer no trabalho ou em casa.

Mas é importante que você sempre reserve um momento para si mesma, para meditar, relaxar e refletir sobre a vida e suas ações.

Ouça músicas com letras animadas, medite, converse com Deus e faça uma atividade que realmente goste. Dessa forma se sentirá menos estressada.

E se precisar desabafar ou não sabe lidar com algum problema converse com uma pessoa de confiança ou mesmo com um psicólogo.

Pratique mais exercícios físicos

Praticar exercícios físicos, além de ser ótimo para a saúde e para te deixar em forma ainda pode combater o estresse.

Pois quando fazemos atividades físicas nosso corpo produz endorfina, que é o hormônio que promove a sensação de bem-estar.

Por isso se você é uma pessoa sedentária é uma ótima ideia começar a praticar exercícios físicos nesse ano de 2020. Pratique algo que você goste, podendo ser caminhada, natação, corrida, musculação, karatê, yoga, etc.

Faça coisas diferentes

Foto: via Vira Volta

Que tal sair um pouco da rotina em 2020? Muitas vezes ficamos entediados com as mesmas atividades de sempre e realizar coisas diferentes pode ajudar a dar uma animada.

Assista peças de teatro, jante em um restaurante novo, visite parques, faça um passeio que nunca realizou antes como um passeio de balão, participe de um retiro ou mesmo pratique algum esporte radical se quiser.

Escolha as atividades de acordo com suas possibilidades e gostos e se precisar se preparar para realizá-la faça isso para não haver problemas de saúde ou riscos desnecessários.

Invista em sua vida profissional

Está cansado de sua rotina profissional e não se sente mais motivado com a atividade que pratica? Que tal investir em sua vida profissional?

Não precisa se demitir de seu emprego, mas veja com seu chefe se há a possibilidade de mudar de atividade, se é possível ganhar uma promoção e o que você pode fazer para melhorar sua vida profissional.

Fazer uma faculdade ou um curso novo? Ou será que você quer realizar o sonho de ter seu próprio negócio?

Comece mantendo seu emprego e realize uma atividade empreendedora em conjunto e quando chegar o momento certo, em que você pode viver do seu negócio se dedique totalmente a ele.

Poupe mais dinheiro

Foto: via Go! Go! Nihon

Se você deseja ter mais dinheiro em 2020 para realizar um sonho ou mesmo se prevenir caos precise resolver algum problema, poupe mais, economize, não compre coisas supérfluas e que não vai usar.

Engorde sua poupança e converse com sua família para que todos ajudem a poupar dinheiro.

Já pensou conseguir economizar para fazer uma viagem bem legal com sua família? Com certeza todos vão querer ajudar.

Trate bem as pessoas

Muitas vezes nós queremos que as pessoas nos tratem melhor, mas nem sempre nós fazemos isso.

Procure ser mais gentil, cumprimente as pessoas com um sorriso, agradeça quando receber algo, ofereça ajuda, ceda seu lugar no ônibus para idosos, mulheres grávidas ou pessoas com deficiência.

Seja uma pessoa mais agradável, dessa forma você não só conquistará as pessoas como se sentirá melhor consigo mesmo. Pois quando tratamos os outros com gentileza nosso cérebro produz o hormônio oxitocina, que desperta a empatia, sendo conhecido como “hormônio do amor”.

Deixe os maus hábitos de lado

Foto: via SPA Sorocaba

Você tem vontade de parar de fumar ou beber, mas ainda não conseguiu dar o passo inicial?

Hábitos que fazem mal à saúde ser deixados de lado neste ano que vai se iniciar.

O cigarro faz muito mal podendo causar pressão alta, problemas cardiovasculares, bronquite crônica e até mesmo câncer.

Enquanto que a bebida em excesso pode causar gastrite, úlcera, cirrose hepática, problemas cardíacos, depressão, alterações no humor, entre outros.

Faça um planejamento e busque ajuda profissional se necessário, fique próximo a pessoas que não têm esses hábitos e procure ocupar sua mente com coisas boas para não pensar no vício.

Dando um passo de cada vez você vai conseguir se libertar desses hábitos que só fazem mal.

Faça atividades que são boas para a mente

Procure realizar atividades que estimulem a sua mente e ao mesmo tempo relaxem. Ler livros é uma boa forma de aprender, melhorar sua escrita, memória e forma de falar.

Outra atividade legal é escrever, dessa forma você vai conseguir se expressar melhor, entender e ajudar a si mesmo.

E por que não aprender algo novo?

Que tal aprender a tocar um instrumento, cozinhar ou desenhar? São atividades que dão prazer e ao mesmo tempo fazem bem para a mente.

E por que não aprender um novo idioma? Ou a linguagem de sinais?

O aprendizado pode te abrir novos horizontes e te ajudar a crescer profissionalmente e socialmente.

Divirta-se mais

Foto: via Bem dormir Bem Viver

Se você é uma pessoa que vive focada no trabalho é bom tirar um tempo para relaxar. Passe um tempo gostoso com a família, saia, se divirta.

Isso é importante, pois dessa forma você diminui o stress, se sente melhor e ainda tem um momento gostoso com as pessoas que você ama.

Seja uma pessoa mais positiva

A positividade não só nos faz sentir bem como nos ajuda a ter sucesso em nossas lutas. Dessa forma você vê as coisas de uma forma mais tranquila e não dá tanta importância para os problemas, sempre tentando encontrar um lado bom em tudo.

De acordo com pesquisas nós temos a capacidade de escolher pensamentos e emoções positivas.

Para começar você não deve julgar a si mesmo e aceitar você como pessoa, não tentando ser o que não é.

Defina objetivos e pense de forma positiva sobre eles, medite sobre coisas boas, tenha mais gratidão, faça autoafirmações sobre coisas positivas como “Eu sou digno de amor e respeito”.

Seja uma pessoa otimista, aprenda a lidar com experiências negativas, sorria, pratique exercícios físicos, não se preocupe com coisas sem importância, faça coisas que te deixem feliz e tenha compaixão pelos outros.

Durma melhor

Foto: via M de Mulher

Dormir bem é essencial tanto para nossa saúde física quanto mental, pois dormindo bem nosso corpo funciona melhor, nossos hormônios são regularizados, nossa memória se torna duradoura, nossas feridas são cicatrizadas e nosso sistema imunológico é fortalecido.

Por isso é importante que você tenha um sono de qualidade e procure dormir de 7 a 8 horas por dia.

Deixe seus medos de lado

Se você tem medo de alguma coisa e que te impede de ter uma vida mais tranquila e feliz como medo de andar de avião, de dirigir, de altura, de algum inseto, entre outros, se esforce para superá-los.

Coloque-se em situações em que você fique de frente com seus medos e tente ultrapassar seus limites, tenha pensamentos positivos, comemore cada pequena vitória que alcançar e peça o apoio de familiares e amigos.

Cumpra suas obrigações

Foto: via Blog da Marelli

Se você tem a tendência de se enrolar com o trabalho e não ser responsável em suas obrigações, torne-se diferente neste ano de 2020.

Evite ficar nas redes sociais para não atrapalhar seu rendimento, veja menos televisão, esforce-se para cumprir suas metas e seja mais pontual.

Dessa forma você vai ver como terá mais tempo para fazer as coisas que você gosta sem prejudicar sua produtividade no trabalho.

Coloque mais vida na sua casa

Que tal ter uma planta em casa ou um animal de estimação? Para dar vida a uma casa nada melhor do que seres vivos, não é mesmo?

E sejam as plantas com sua beleza ou os animais com sua fofura eles nos trazem mais alegria.

Mas se você quer ter mesmo eles em casa, deve ter consciência de que é responsável por cuidar dessas belas criaturas e deve fazer de tudo para que eles fiquem bem.

Aprecie os pequenos momentos

Foto: via Notícias ao Minuto

Algumas pessoas querem tanto, mas não enxergam o quanto os pequenos momentos são preciosos.

Uma conversa com uma pessoa especial, uma brincadeira com os filhos, passear em um parque e ver a natureza, olhar para o céu estrelado ou simplesmente sentir a grama em seus pés.

Se você aprender a valorizar os pequenos momentos, vai aproveitar todas as fases de sua vida e quando conseguir alcançar seu objetivo não será ele que te fará feliz, pois você já será uma pessoa que sabe apreciar a felicidade e tudo o que a vida lhe oferece.

Tenha gratidão

Seja uma pessoa grata, saiba agradecer pela vida, pela natureza, pela família e amigos, pelo alimento que tem na mesa, pelo trabalho, por tudo o que você tem.

Isso vai te ajudar a valorizar mais o que tem, ser uma pessoa mais feliz, e enxergar a beleza que há em viver.

Dicas para conseguir alcançar seus objetivos para 2020

Agora que você já conseguiu se inspirar com algumas resoluções de ano novo e começar a estabelecer seus objetivos, a questão é…

Como alcançar os objetos traçados?

Confira algumas dicas que podem te ajudar.

Escolha objetivos que se abiquem à sua vida

Foto: via Blog da VR

A primeira dica é escolher objetivos que você quer realmente alcançar e que sejam realmente alcançáveis.

Por isso seus objetivos devem ser realistas, ter importância à sua vida e estar de acordo com suas prioridades.

Defina suas metas de forma objetiva

Para facilitar você deve estabelecer metas, de forma objetiva, ou seja, começar a percorrer caminhos para alcançar seu objetivo.

Por exemplo, se você quer emagrecer em 2020, você pode começar estabelecendo a meta de perder 10 kg até o meio do ano.

Planeje como alcançá-las

Depois de estabelecer suas metas planeje como alcançá-las. Continuando com o objetivo de emagrecer, você pode, por exemplo, planejar uma visita a um médico em janeiro, ir a um nutricionista em fevereiro e começar a fazer aulas de natação em março.

Cumprindo cada um dos planejamentos você terá mais ânimo para seguir em frente e aos poucos vai conseguir alcançar seu objetivo.

Anote suas metas e deixe sempre à vista

Para não se esquecer de suas metas você deve anotá-las em um caderno ou quadro de avisos e deixá-las sempre à vista para que você sempre se lembre.

Seja perseverante

Foto: via Personare

Não desista, no início pode ser difícil, mas conforme você for conseguindo cumprir seu planejamento e metas você vai se sentir mais animada.

Caso aconteça algum imprevisto você pode se reorganizar e encontrar novas formas de seguir com seu objetivo.

Comemore pequenas conquistas

A cada quilo perdido comemore, fique feliz com suas pequenas realizações, isso só te dará mais forças para continuar e saber que está no caminho certo.

E isso não deve ser feito apenas por quem tem o objetivo de emagrecer, mas seja qual for o seu.

O que realmente importa é seguir em frente e não desistir, e mesmo que seu maior objetivo não seja alcançado ao final de 2020, você poderá ficar satisfeita por ter se esforçado e se sentirá realizada.