Categorias
Comportamento Diversos

10 Principais Motivos Para se Contratar Prestadora de Serviço Mulher

A contratação de prestador de serviços é algo que se tornou muito frequente nas empresas, pois é um trabalhador terceirizado que não tem vínculo empregatício e geralmente realiza um trabalho fora da área de atuação da companhia.

E muitas empresas estão preferindo contratar mulheres não só como prestadoras de serviço, mas para fazerem parte de sua equipe de funcionários.

A mulher possui muitas qualidades que contribuem para o bom andamento da empresa.

Ela é rápida ao realizar as tarefas que lhe foram solicitadas, aceita melhor as novas ideias, participa mais, dando sugestões para o melhoramento na gestão da empresa e tem mais jogo de cintura ao lidar com momentos difíceis.

Se você está em dúvida se contrata ou não um mulher como prestadora de serviço você precisa conhecer os 10 principais motivos para fazer isso.

Vamos lá?

Ter acesso a bons talentos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a mulher quando tem oportunidade de estudar tem maior dedicação que o homem, sendo que em média da escolaridade do sexo feminino é de 9,2 anos, enquanto que do sexo masculino é 8,2 anos.

Além disso, o número de profissionais mulheres tem aumentado no mercado de trabalho em diferentes níveis de atuação, mostrando como as mulheres estão esforçadas nos estudos.

Por isso ao contratar uma mulher como prestadora de serviços você tem boa chance de contar com uma profissional qualificada.

Melhora o ambiente de trabalho

Foto: via UCEFF

O segundo motivo para se contratar uma prestadora de serviço mulher, é que as mulheres são mais empáticas, pois conseguem se colocar no lugar do outro e compreender melhor as pessoas.

Isso faz com que a relação com outros funcionários na empresa seja melhor, podendo otimizar o ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável e cooperativo.

Dessa forma você poderá contar com uma profissional que se empenhará para ter um bom relacionamento com sua equipe e diminuirá as chances de ter problemas interpessoais entre os funcionários e a prestadora de serviço.

Boa comunicação e boa ouvinte

A mulher não tem apenas empatia, mas uma boa comunicação. Além disso, ela sabe ouvir, procurando agir depois de escutar.

Assim as pessoas se sentem mais confortáveis para compartilhar sua opinião e se arriscar.  

Dessa forma você e mesmo a equipe de sua empresa podem ser ouvidos de forma imparcial, não importando quem está certo ou errado. E poderão informar à prestadora o que está acontecendo e o que esperam de seu trabalho.

O que importa são as decisões que podem ser tomadas depois de ouvir a opinião de todos, assim contribuindo para o bom desempenho da empresa.

Mais atenção aos detalhes

Foto: via Blog da Clínica de Oftamologia Integrada

A mulher também é muito detalhista, valorizando cada detalhe. Por isso ela pode ver aspectos que podem passar pelos homens sem a devida atenção.

Ter uma mulher como prestadora de serviço pode contribuir para que você comece a prestar atenção às pequenas coisas, que podem ser cruciais para seu negócio, assim podendo ajudar no crescimento de sua empresa.

Mais produtividade

Outro motivo é que a mulher pode trazer mais produtividade à sua empresa em dois aspectos. Um deles é que a diversidade na empresa, com homens e mulheres trabalhando juntos pode contribuir para que a equipe trabalhe melhor.

Isso se deve ao fato do homem ser mais prático, enquanto a mulher é mais detalhista, são qualidades que se encaixam perfeitamente. Dessa forma mais conhecimento e experiência serão trocados.  

Além de outras características e habilidades que cada pessoa possui e que pode ajudar no crescimento da empresa.

O segundo aspecto é que as mulheres conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Pois elas têm facilidade nessa parte sem reduzir a qualidade do trabalho.

Dessa forma você terá a certeza de que sua prestadora de serviços realizará um bom trabalho, o que contribuirá para o futuro de seu negócio.

Aumenta a performance operacional e financeira

Foto: via PREVISC

Como as mulheres são mais detalhistas e dedicadas é uma ótima ideia deixar a parte financeira para elas tomarem conta.

Pois elas são boas para planejar e executar projetos de corte de custo, o que pode aumentar a performance operacional e financeira da empresa.

Compreende melhor os clientes

Além de melhorar a relação entre funcionários, a mulher também pode fazer o mesmo com os clientes.

Pois através de sua empatia e preocupação com os outros ela tem uma grande capacidade em entender o que eles sentem e desejam.

Dessa forma a mulher pode ter um bom desempenho ao falar com clientes, podendo pedir informações que farão diferença para o sucesso do negócio.

Pra você ter ideia um artigo publicado na revista The Economist falou que 80% das decisões de compra em países desenvolvidos são feitas por mulheres. Elas conseguem identificar os produtos certos para o mercado.

Sabe equilibrar a parte profissional com a pessoal

Foto: via Exame

As mulheres conseguem equilibrar tanto o lado profissional com o pessoal. Uma vez que elas conseguem realizar várias tarefas, são capazes de administrar bem seu tempo e se dedicarem às suas vidas.

Dessa forma você poderá ter tranquilidade em saber que conta com uma profissional capaz e séria, que vai ter responsabilidade em suas atividades.

Sabe lidar com situações difíceis

A mulher também sabe lidar com situações difíceis, tendo maior jogo de cintura e sabendo como conduzir dificuldades e obstáculos que podem aparecer.

Sempre se preocupando em achar soluções que são eficazes para resolver o problema.

Dessa forma ela poderá lidar com eventuais problemas que podem acontecer tanto com outros funcionários como os clientes com tranquilidade e poder te ajudar a encontrar a melhor solução.

Mais lucros para a empresa

Foto: via Novo Negócio

Por todos esses motivos as mulheres proporcionam mais lucros para a empresa.

Pra você ter ideia segundo um estudo realizado por Cindy Padnos, empresário e investidor, startups que são administradas por mulheres tiveram lucros 12% mais altos do que as conduzidas por homens.

Isso mostra que contratar uma mulher como prestadora de serviço é uma boa escolha para sua empresa.

Dicas

Como contratar um prestador de serviços?

Como você já conheceu os motivos para se contratar uma prestadora de serviço mulher, chegou o momento de conferir dicas que vão te ajudar a contratar uma prestadora de serviços.

Vamos conferir?

Prestador de serviço não é empregado

Foto: via Exame

É importante estar a par da Lei nº 13.467/2017, da Reforma Trabalhista, que fala que o trabalhador autônomo não é empregado. Dessa forma isso não pode ser cobrado pelo trabalhador.

Ao mesmo tempo a empresa deve evitar qualquer situação que possa dar a entender que o prestador de serviço é um empregado.

Subornação, pessoalidade e onerosidade são requisitos encontrados nos empregados das empresas, mas não devem ser vistos em um prestador de serviço.

Escolha o prestador de serviço que esteja legalizado

Para que um prestador de serviço possa trabalhar para você ele deve ser regularizado e ter um cadastro junto à prefeitura da cidade onde reside para poder prestar o serviço e também ter inscrição junto à previdência social.

Elabore um contrato de prestação de serviço

Foto: via Associação Saúde da Família

Você deve elaborar um contrato de prestação de serviço, que deve conter dados do contratado e contratante, assim como o serviço que o profissional vai realizar, o preço e o prazo.

Além disso, no contrato também deve ter as obrigações das duas partes. Quanto ao contratante, deve especificar as condições referentes ao pagamento do serviço, descrever o espaço físico que será oferecido ao profissional autônomo para realizar seu trabalho, assim como os equipamentos e materiais que serão disponibilizados.

Quanto ao contratado deve dar dados que se referem ao serviço que irá executar e os materiais que oferecerá para que o serviço seja realizado.

Faça o pagamento de forma correta

Como se trata de uma pessoa física ela não poderá emitir a Nota Fiscal, assim é necessário que seja feito o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

No recibo a empresa deve colocar as contribuições do INSS referente à prestação do serviço, imposto de renda e ou ISS. Isso vai variar de acordo com a atividade do profissional e a cidade.

Envie o contrato e os recibos de pagamento para a contabilidade

Para que tudo seja contabilizado é importante que você envie todo mês à contabilidade os contratos e recibos de pagamento.

Dessa forma a contabilidade poderá enviar as informações ao fisco (órgão responsável pelo recolhimento de impostos).

Quais as vantagens em contratar um prestador de serviço?

Vimos os motivos para se contratar uma prestadora de serviço mulher e também quais os passos que se deve tomar para fazer isso.

Agora vamos ver quais as vantagens em contratar o profissional autônomo para realizar algum serviço na empresa.

Poder se concentrar na atividade principal da empresa

Foto: via Conube

Geralmente quando uma empresa contrata o serviço de um profissional autônomo é para uma atividade que não tem setor em sua empresa.

Por exemplo, uma empresa de educação contratar um profissional desenhista para fazer os desenhos de uma apostila que será disponibilizada aos alunos.

Assim a empresa pode continuar a se concentrar em continuar ministrando as aulas e administrando a escola, sem que seus funcionários tenham que mudar suas funções.

Ter profissionais especializados para cuidar de certos trabalhos

Contratando um prestador de serviço você tem a oportunidade de ter um profissional especializado para cuidar do trabalho que você precisa.

Dessa forma o serviço será realizado com mais eficácia, com menor probabilidade de haver erros e má qualidade no trabalho.

O profissional autônomo também poderá trazer inovações no seu ramo de atuação, contribuindo para que sua empresa apresente melhores serviços e produtos a seus clientes.

Redução dos custos

Contratando um prestador de serviço você também reduz os custos da empresa com a operação da atividade realizada.

Pois assim não é necessário que ela treine profissionais para a área, além de não precisar pagar encargos trabalhistas.

No entanto no valor combinado com o prestador de serviço deve ter inclusas despesas como férias, faltas, rescisão, entre outros. Dessa forma você pode planejar melhor a parte financeira e se programar para contratar o profissional de forma correta.

Mais produtividade por parte dos funcionários

Foto: via Blog Cesta Nobre

Com uma pessoa realizando uma prestação de serviços para sua empresa você pode designar outras tarefas relacionadas a esse trabalho a seus funcionários.

Dessa forma eles poderão analisar, fazer pesquisas e realizar planejamentos para que seja tomada a melhor decisão para a empresa.

Ainda falando do exemplo da apostila, professores podem cuidar da elaboração do conteúdo da mesma enquanto o profissional desenhista faz as ilustrações. Para que o produto saia de acordo com o que é ensinado na instituição.  

Chance de ampliar seus negócios

O trabalho com o prestador de serviço também te ajuda a ter mais tempo para desenvolver estratégias para ampliar os negócios.

A empresa também pode pensar em novos investimentos e negócios. Mas para isso é necessário que o profissional autônomo esteja ciente e disposto a te ajudar.

Quais as desvantagens em contratar um prestador de serviço?

Também existem desvantagens ao contratar um prestador de serviço.

Entre elas:

  • Você não pode exigir cumprimento de horário;
  • O contrato não pode ser estendido por mais de 270 dias;
  • O profissional autônomo pode trabalhar ao mesmo tempo com outras empresas;
  • Podem ocorrer conflitos que podem atrapalhar o cumprimento do contrato.

Como você pode ver ao contratar uma prestadora de serviços mulher você pode contribuir muito para o crescimento de sua empresa.

A mulher é uma profissional responsável, que pode realizar várias tarefas e é compreensiva, o que pode ajudar no bom relacionamento entre funcionários e também com o cliente.

Ao contratar os serviços de um prestador de serviço, seja mulher ou homem você deve seguir a lei da Reforma Trabalhista e tomar um grande cuidado na realização do contrato, para que tudo seja especificado e não haja dúvidas sobre o trabalho a ser realizado.

Entre as vantagens em se contratar um prestador de serviço está a possibilidade de se concentrar em outras atividades da empresa, inclusive no crescimento da mesma.

Você ainda tem uma boa economia, já que não é necessário se preocupar com encargos trabalhistas e ainda pode aumentar a produtividade de seus funcionários.

No entanto a prestação de serviços também tem suas desvantagens como a limitação do tempo de contrato e o fato do profissional autônomo não dar exclusividade na execução do serviço para sua empresa. Podendo trabalhar ao mesmo tempo com outras.

É importante que ao contratar uma prestadora de serviços você leve em consideração todos os aspectos citados neste artigo, dessa forma você poderá escolher a melhor opção para sua empresa e obter bons frutos através dessa decisão.